terça-feira, 31 de outubro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais um fim de semana com pleno de vitórias. Assim se cumpre o desígnio do Glorioso!

Confira o rescaldo dos cinco encontros disputados.


O percurso imaculado dentro de portas do Campeão Nacional permanece ao cabo de cinco rondas na 1ª Fase do Campeonato Nacional de BasquetebolNo Sábado, suplantou o Galitos Barreiro por 70-81.

A equipa treinada por José Ricardo sentiu evidentes dificuldades para regressar a Lisboa com a vitória alcançada. Mérito dos homens da casa que, organizados e certeiros, obrigaram as águias a correrem atrás do prejuízo durante tempo considerável.

No entanto, até foi o Benfica a começar melhor (9-18) e a concluir o 1º parcial na frente do marcador (18-23). A superioridade encarnada atentava numa boa pressão defensiva a provocar o erro do opositor e numa circulação de bola a procurar libertar os atiradores, sobretudo atrás da linha dos 6,75 m.

A vantagem encarnada rapidamente se esfumou (23-23) nos segundos 10 min. Depois de sucessivas alternâncias na liderança do marcador, os barreirenses descolaram (40-36) e recolheram aos balneários a ganhar por 46-41. As águias estavam à deriva, com diversas desconcentrações e precipitações no ataque. Porém, os 28 pontos consentidos no 2º Período traduzem a péssima actuação benfiquista a nível defensivo. Quanta passividade... Já o Galitos galvanizou-se e esteve irrepreensível, quer nos duelos individuais quer no ataque ao cesto, pese embora muitos lançamentos tenham sido de acessível concretização. O ciclo recheado de jogos a nível interno e além-fronteiras não justifica tudo...

Ao intervalo, os homens de "águia ao peito" devem ter ouvido das boas de José Ricardo, essencialmente à conta da prestação defensiva mas também da descoordenação patenteada na fase ofensiva. Os da margem Sul até começaram por dilatar a diferença para a ordem das dezenas (51-41), mas a reacção foi imediata (51-50). O Benfica regressou mais organizado e agressivo defensivamente (sofremos 24 pontos em toda a segunda parte) e mais esclarecido no ataque ao cesto. Ainda assim, à entrada para os últimos 10 min estava tudo em aberto com 59-60 favorável às nossas cores. No 4º Período, finalmente arrancamos para o êxito. O rival revelou claramente maior desgaste físico e o Benfica fez valer a maior profundidade do plantel. A melhor percentagem de lançamento das águias (62% de 2 pts e 43% de 3 pts) foi determinante para o desenlace.

No âmbito particular, referência para a consistente prestação de Jesse Sanders, com 17 pontos, 7 ressaltos e 5 assistências. Esperamos que o norte-americano continue nesta toada de maior egoísmo, isto é, de desbravar caminho até ao cesto, porque efectivamente possui valências nesse aspecto. O internacional português José Silva, a debelar uma lesão, foi ausência notada.

Resultados Finais da 5ª Jornada (1ª Fase)

Galitos Barreiro 70-81 SL BENFICA
Terceira Basket 75-81 FC Porto
Eléctrico 89-81 Barreirense
CAB Madeira 98-91 Oliveirense
Lusitânia 96-104 V. Guimarães
Ovarense 73-84 Illiabum


Dois jogos, duas vitórias. Eis o saldo benfiquista no arquipélago dos Açores, para a 5ª e 12ª Jornadas da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Dois triunfos sem espinhas no reduto da Fonte Bastardo e do Clube K. Os encarnados ascenderam à liderança, à condição. Nota para o surpreendente desaire sportinguista em casa ante o Sp. Espinho.

No Sábado, a turma encarnada despachou na Ilha Terceira a anfitriã Fonte Bastardo. Os parciais de 19-25, 13-25 e 21-25 traduzem bem a supremacia benfiquista na partida. Teste duro ultrapassado com distinção.

Desempenho sólido em todos os parâmetros por parte dos pupilos de José Jardim. Equilibrados em termos defensivos e eficazes no momento ofensivo, provocando problemas claros à recepção contrária. Nota-se que a equipa está a evoluir, está mais entrosada, e que os reforços começam finalmente a revelar as suas capacidades. Os encarnados adquiriram uma boa "almofada" desde o início de cada parcial e geriram exemplarmente a vantagem. O último set foi o mais disputado, porém as águias não permitiram quaisquer veleidades na fase decisiva. Realce para a prestação de Miroslav Gradinarov, ao contribuir com 15 pontos.

No Domingo, agora na Ilha de São Miguel, o Campeão Nacional bateu amplamente o recém-promovido Clube K, fechando da melhor forma o fim de semana de jornada dupla.

Não houve portanto lugar a surpresas. As fragilidades do opositor foram bem esmiuçadas pelas águias que triunfaram com os parciais de 20-25, 11-25 e 19-25. O técnico benfiquista exerceu naturalmente rotação do plantel, fazendo alinhar Zelão, Tiago Violas e Milija Mrdak, autor de 22 pontos e melhor em campo.

Resultados Finais da 5ª Jornada

Fonte Bastardo 0-3 SL BENFICA (19-25; 13-25; 21-25)
V. Guimarães 3-1 Ac. Espinho (28-26; 22-25; 25-22; 25-19)
VC Viana 0-3 SC Caldas (23-25; 23-25; 22-25)
Sporting 0-3 Sp. Espinho (25-27; 22-25; 22-25)
Ac. São Mamede 0-3 Castêlo da Maia (23-25; 21-25; 22-25)
Clube K-Leixões*

*Adiado

Resultado Final da 12ª Jornada

Clube K 0-3 SL BENFICA (20-25; 11-25; 19-25)


No encontro de maior cartaz da 2ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, o Benfica bateu tangencialmente a Juventude de Viana por 2-3.

Duelo electrizante, com polémica bem presente, em que o Benfica arrecadou três pontos incontestáveis e preciosos. Num pavilhão quase lotado, os benfiquistas do Norte responderam à chamada em bom número e empurraram os rapazes da Luz para a vitória.

Desde a fase inicial da partida se percebeu que a tarefa não se adivinhava fácil aos pupilos de Pedro Nunes. Por um lado, enfrentavam uma equipa bem trabalhada, combativa e que conta nas suas fileiras com nomes bem conhecidos do panorama nacional da modalidade. Será certamente um "osso duro de roer" para os principais candidatos ao título. Por outro lado, a dupla de arbitragem carregou as águias com faltas, condicionando o nosso jogo e deixando logo antever que o Benfica teria de evitar a todo o custo pôr-se a jeito às manobras dos homens do apito. A desigualdade de critérios foi notória, com faltas sancionadas contra nós e outras semelhantes por marcar a nosso favor. Ademais, foram várias as tentativas de ludibriar os árbitros levadas a cabo pelos vianenses, com simulações claras e pressão constante do banco caseiro perante a benevolência dos "apitadeiros"...

Pedro Nunes optou por fazer alinhar o mesmo cinco inicial do jogo de estreia no campeonato, com a manutenção de Trabal no banco de suplentes. A fase inicial do jogo foi bastante táctica e conservadora, com ambas as equipas a respeitarem-se em demasia e sem criarem muitas oportunidades de golo. Lá vieram as bolas paradas para desbloquear o marcador. À passagem do min 20, João Rodrigues viu azul, mas Pedro Henriques defendeu o livre directo. Depois Carlos Nicolia cavou uma falta dentro da área laranja e o próprio encarregou-se de abrir o activo de grande penalidade. O craque da Juventude, Emanuel Garcia, restabeleceu a igualdade, após a 10ª falta encarnada. 1-1 ao intervalo, 8-12 em faltas.

Após o descanso regulamentar, veio um Benfica mais vigoroso em pista, acutilante no processo ofensivo e o génio Carlos Nicolia cedo fez "estragos". Logo no reatamento, o argentino bisou em mais uma jogada para emoldurar e rever vezes sem conta. A Juv. Viana reagiu e criou lances de perigo, contudo Pedro Henriques foi parando as investidas minhotas. Seria o Benfica a chegar novamente ao golo. 10ª falta vianense e Jordi Adroher demonstrou mais uma vez arte e engenho na conversão do livre directo. Estava feito o 1-3, com 10 min por jogar. Não tardou muito a resposta caseira. De grande penalidade reduziram para a diferença mínima e tiveram uma boa chance para empatar a contenda, na sequência da nossa 15ª falta cometida, mas Pedro Henriques manteve o Benfica a vencer e transmitiu confiança aos companheiros que souberam conservar a bola na fase final do desafio. Em cima do apito final, com tudo resolvido, Adroher teve possibilidade de aumentar para dois golos de diferença, mas desta vez não conseguiu transpor o guardião nortenho de livre directo.

Resultados Finais da 2ª Jornada

Juv. Viana 2-3 SL BENFICA
Infante Sagres 4-9 Oliveirense
Sp. Tomar 2-5 FC Porto
HCP Grândola 1-4 Sporting
AD Valongo 5-2 HC Braga
HC Turquel 8-3 Paço de Arcos
Valença HC 1-4 OC Barcelos


No jogo de enceramento da 8ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional, o Benfica dizimou o Futsal Azeméis por 7-1.

Quantos aos "olés", perfeitamente escusados, contestados pelo anti-benfiquista e treinador do Futsal Azeméis, são uma coca-cola no deserto comparado aos cânticos ofensivos contra o Maior de Portugal em cada pavilhão ou Estádio de Futebol, não sendo preciso o Benfica ser um dos intervenientes do jogo. Mas em Portugal o ódio ao nosso clube é normal e até motivo de exaltação por parte da Comunicação Social. Mais respeito pelo único clube português Campeão Europeu de Futsal, doa a quem doer...


Diante de uma das equipas mais fortes do campeonato e que decerto irá assegurar presença nos Playoffs, o Benfica realizou indiscutivelmente a melhor exibição de temporada. Estamos no topo da classificação, igualados com o Sporting, todavia os leões contabilizam menos um jogo disputado.

O golo madrugador de Fábio Cecílio serviu de mote para uma noite de Domingo confortável na Luz. O internacional português, solicitado por Robinho na sequência da cobrança de um canto, rematou de meia distância surpreendendo o experiente guardião Cristiano. Para dar maior colorido à entrada fulgurante benfiquista Deives merecia ampliar a contagem para 2-0, mas a trave devolveu a bola depois de um bonito chapéu aplicado pelo brasileiro sobre o guarda-redes contrário. Com uma dinâmica ofensiva constante, fundamentalmente nos 10 min iniciais, a turma encarnada dispôs de vários lances de perigo mas a bola teimava em não entrar. Sem fazer muito por isso, e numa fase em que a formação benfiquista baixou um pouco a intensidade do jogo, o Futsal Azeméis chegou ao empate, beneficiando do mau passe de Tiago Brito, à passagem do min 16. O Benfica demorou menos de 1 min para voltar à dianteira do marcador, por intermédio de Raul Campos. A bola sobrou para o castelhano que à entrada da área disparou um míssil de pé esquerdo ao ângulo superior. Imediatamente a seguir, livre de 10 metros a favor dos visitantes, devido à 6ª falta benfiquista. Joel Rocha fez entrar Cristiano Marques e o jovem luso segurou a vantagem das águias. Até ao intervalo não houve mais assunto.

Na segunda parte o domínio das águias foi avassalador. Foram 20 min de autêntico massacre. As oportunidades foram surgindo em catadupa e o resultado foi sendo avolumando. Deives ampliou para 3-1, oportuno na recarga a um remate desferido por Fábio Cecílio. Pouco depois, incursão de Bruno Coelho que descobriu Robinho que, por sua vez, com um tiro de primeira assinou o 4-1. Estavam disputados menos de 3 min na etapa complementar. Perante um rival desmoralizado, o Benfica controlou a posse de bola a seu bel-prazer e os contornos de goleada foram assumidos. O técnico benfiquista rodou o plantel. Bruno Pinto aproveitou da melhor forma ao inscrever o seu nome na lista de marcadores, a 12 min do fim. O jovem Afonso Jesus também foi utilizado. Houve ainda tempo para o segundo tento de Raul Campos e para Rafael Henmi fixar o resultado final nos expressivos 7-1 que reflectem a clara supremacia benfiquista durante os 40 min.

Resultados Finais da 8ª Jornada

SL BENFICA 7-1 Futsal Azeméis
Unidos Pinheirense 1-1 GD Fabril
Sp. Braga 3-1 Rio Ave
Desp. Aves 2-0 Leões de Porto Salvo
Burinhosa 4-2 Belenenses
Módicus 4-1 AD Fundão
Quinta dos Lombos 1-3 Sporting


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


2 comentários:

  1. E no Pólo Aquático feminino, venceram a Equipa do Fluvial. (9-13)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente forma de iniciar o campeonato! Rumo ao título.

      Saudações benfiquista

      Eliminar