sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...(Andebol - Antevisão da Época 2017/2018)

Virar a página, mantendo a bitola do passado recente, e instalar uma cultura de vitória. O Benfica contratou um novo treinador para gerir os destinos da principal equipa de Andebol, procurando consolidar-se na rota dos títulos.

Chegou à Luz um técnico que nós temos vindo a pedir praticamente desde a criação do nosso Blog. Um homem íntegro, de grande carácter, enorme profissional (tal como o seu antecessor. Obrigado por tudo, Mariano Ortega!), e que conhece a modalidade como poucos. Estamos perante aquele que ainda hoje é considerado como o melhor andebolista português de todos os tempos e que como treinador levou o ABC à conquista de todos os títulos nacionais e à glória europeia, onde imperou a aposta em jovens valores e o aproveitamento de todo o potencial dos atletas à sua disposição em prol do colectivo. Nesse particular, pelo que deu para apurar nos jogos de preparação é expectável um Benfica coeso com variabilidade de soluções ofensivas e defensivas.

Sem entrar em loucuras, o plantel foi construído para o presente (competitivo) e com notória perspectiva futura, assente num projecto estruturado/sustentável, que se espera de sucesso e duradouro, justamente à imagem de Carlos Resende. Em síntese, uma mescla de juventude com jogadores experientes e de qualidade comprovada. No entanto falta alguma profundidade a este plantel, sob pena de parecer uma aposta demasiado arriscada na juventude - não se pode pedir a Gonçalo Nogueira e Pedro Santana que estejam à altura de render Belone Moreira e Alexandre Cavalcanti, por exemplo.

Mas vamos às caras novas principais, a começar por Pedro Seabra. MVP do campeonato de 2015/16, o Central é um reforço de peso e um jogador moldado à imagem do treinador. É sem dúvida alguma a extensão das ideias do treinador para o processo ofensivo dentro do campo, e é deste pequeno génio que se espera magia. Também do ABC, tal como Resende e Seabra, chega Ricardo Pesqueira, Pivot com qualidades comprovadas no processo defensivo, e que promete ser o líder neste sector, que fica agora com muito mais altura e peso no bloco central.

Do estrangeiro chegou o internacional brasileiro João Silva que veio a reforçar a 1ª Linha. Tanto actua a Central como a Lateral Esquerdo, e embora tenha de passar por um natural período de adaptação, é um jogador sob o qual se criaram muitas expectativas.
Alguns talentos da fornada que se sagrou Campeã Nacional no escalão de Júniores foram promovidos ao plantel principal pelo treinador benfiquista. Diogo Valério, Francisco Pereira e André Alves, precisamente. Os dois primeiros brilharam no Mundial Sub-20, e começaram a preparação mais tarde. Pedro Santana, ainda júnior, e Gonçalo Nogueira, ex-juvenil do Alto do Moinho são os benjamins da equipa, e fizeram toda a pré-época com a equipa principal.

Saíram jogadores que não fizeram a diferença na temporada passada ou que se encontravam em fim de linha. Mitrevski, Tiago Pereira, Hugo Lima, Elledy Semedo, Uelington, Papez, Rakovic... Foi hora de mudanças para muitos, mas de facto depois do grande salto em 2015/2016, a época de 2016/2017 soube a muito pouco.

Muito se tem discutido sobre a constituição do nosso plantel, fundamentalmente que é curto, isto é, que deveriam ter sido contratados mais jogadores de créditos firmados e alguns não deveriam ter sido emprestados ao invés de outros, porém Carlos Resende tem às suas ordens aquilo que alegadamente terá exigido. Por alguma razão terá aceitado o projecto do SL Benfica... Ainda assim, e com Terzic em fase de reintegração, é evidente uma lacuna na Lateral-Esquerda, que se espera ver resolvida entretanto, lembrando que o mercado fecha a 31 de Dezembro.

Outra mudança na equipa, por eleição do grupo de trabalho. Paulo Moreno foi seleccionado como novo Capitão, sucedendo a João Pais que será agora vice-capitão. Dois atletas com muitos anos de Benfica e que transportam a mística e valores do clube, sendo que desportivamente Moreno evoluiu muito sob as ordens de Mariano Ortega, e é hoje em dia um dos indiscutíveis deste plantel, embora este ano tenha concorrência reforçada.

Olhando aos objectivos da temporada, conforme Carlos Resende vincou aquando da sua apresentação como novo timoneiro das águias, é essencial colocar definitivamente o Benfica na rota dos títulos domésticos, Campeonato e Taça de Portugal. O Benfica tem de lutar, realisticamente, por estes títulos. E conquistá-los. Na Taça EHF, há que tentar chegar o mais longe possível, no mínimo à fase de grupos, conscientes da realidade europeia mas com máximo afinco por honrar a camisola vestida.


Internamente, há que fazer o olhar à concorrência. A capacidade de investimento elevada do Sporting, totalmente desajustada face ao contexto nacional, continua intacta ou até reforçada. A diferença de orçamentos para todas as equipas é clara e tão clara como foi a derrota dos leões na Supertaça frente ao ABC, carregado de jovens depois de uma verdadeira razia no seu plantel. É a prova de que os orçamentos não ganham jogos, todavia são uma boa ajuda. E continua o absurdo do protocolo celebrado entre a Federação Portuguesa de Andebol (ou será o FCP) e a sua congénere de Cuba. Portanto, FC Porto e Sporting permanecem como favoritos à conquista dos títulos nacionais, em termos contextuais. Mas como se viu na temporada passada, a diferença vai certamente fazer-se por pouco. Cabe ao Benfica não perder pontos contra equipas que não são da luta pelo título, e depois fazer a diferença na 2ª Fase do campeonato.

Arranca então a época com a primeira ronda da Taça EHF, com jornada dupla na Luz esta Sexta-feira, às 20h30, e Sábado, às 17 horas, frente aos vice-campeões sérvios, o HC Dinamo Pancevo. As equipas acordaram jogar a eliminatória em Lisboa, pelo que a primeira mão será com o Benfica na condição de visitado, e no Sábado a segunda, na condição de visitante.

Os sérvios fazem a sua estreia nas competições europeias. Só agora estão atingir um patamar de relevo no voleibol sérvio, com o 2º lugar no campeonato da época passada a ser a sua melhor classificação. Com um plantel constituído exclusivamente por jogadores sérvios, de notar que 12 dos 17 atletas são sub-21. Muita juventude, e certamente muita irreverência mas também inexperiência, algo a explorar pelos encarnados.

A perspectiva é a da qualificação para a ronda seguinte, embora sendo os primeiros jogos oficiais há uma série de condicionantes: desde logo o pouco tempo de trabalho sob os métodos do novo treinador, bem como ainda alguma falta de entrosamento com os novos reforços. Seja como for, espera-se um trabalho sério e o cumprimento do objectivo.

Taça EHF (1ª Ronda) - 1ª Mão

Sexta - dia 1:

SL BENFICA-HC Dinamo Pancevo 20h30 BENFICA TV http://www.ehftv.com/int/livestream/sl-benfica-hc-dinamo-pancevo

Taça EHF (1ª Ronda) - 2ª Mão

Sábado - dia 2:

HC Dinamo Pancevo-SL BENFICA 17h BENFICA TV http://www.ehftv.com/int/livestream/hc-dinamo-pancevo-sl-benfica


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário