quinta-feira, 6 de abril de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Três partidas com desfecho semelhante. Águias tremeram mas completaram com êxito a sua missão.

Confira o rescaldo das partidas realizadas pelo Glorioso nos últimos dias.


Na Terça-feira, o SL Benfica confirmou o acesso aos Quartos de Final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins, após bater a Juventude Salesiana por 3-5, no Estoril.

Os pupilos orientados por Pedro Nunes carimbaram o passaporte para a próxima etapa da competição, onde irão defrontar o OC Barcelos, valendo fundamentalmente a eficácia de João Rodrigues e a exibição em crescendo de Diogo Almeida para lograr tal desiderato. Excelente réplica dos anfitriões, essencialmente na primeira parte. Benfica cumpriu serviços mínimos.

A estratégia da equipa da casa, composta por muitos jovens, surtiu efeito e não foi por muito que poderíamos estar aqui a referi-la como "tomba-gigante". Apoiada numa estratégia bem coesa no processo defensivo, com o seu guardião inspirado, e atrevida na exploração de contra-ataques, a Salesiana colocou efectivamente problemas ao Benfica. Problemas esses que têm
 sido crónicos ao longo da presente temporada. Quanto atacamos de forma vertiginosa e sem discernimento, com a equipa toda projectada para a frente, a reacção à perda da bola é deficitária e o adversário com facilidade chega à nossa baliza, beneficiando do nosso desposicionamento. 

Logo nos primeiros segundos se começou a perspectivar uma tarde difícil para a formação Bi-Campeã Nacional, uma vez que a Salesiana inaugurou o marcador numa transição rápida. A resposta benfiquista apenas surgiu volvidos 5 min, por intermédio de João Rodrigues após cobrança de uma grande penalidade. Depois vieram mais dois golos para a equipa da Linha, no contra-golpe e em superioridade numérica, e pelo meio Diogo Almeida, titular, defendeu um castigo máximo. Um tiro de meia distância aplicado por João Rodrigues fixou o 3-2 ao intervalo.

Somente na 2ª parte, e depois de Diogo Almeida defender nova grande penalidade, o Benfica chegou à vantagem pela primeira vez no encontro, com dois golos de João Rodrigues, em ambos os lances solicitado por Carlos Nicolia. O internacional luso completou um "poker" e foi indiscutivelmente o melhor em rinque. Os estorilistas naturalmente revelaram desgaste físico mas continuaram a dispor de várias oportunidades flagrantes, sem a devida recuperação defensiva encarnada mas com Diogo Almeida a bom nível na baliza - defendeu um penalty e um livre directo. Depois de João Rodrigues enviar a bola ao poste após grande penalidade, Jordi Adroher, que também desperdiçou um livre directo, inscreveu o seu nome na lista de marcadores, dilatando a vantagem a 7 min do fim e sentenciando o apuramento das águias.

Resultado Final dos 1/8 Final

Salesiana 3-5 SL BENFICA


Já na tarde Quarta-feira, os homens que envergam o "Manto Sagrado" arrecadaram três importantes pontos, batendo o Madeira SAD por 34-31, para a 2ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Pese embora o jogo repartido durante os 60 min, o colectivo encarnado esteve quase sempre em posição de vantagem e foi um justo vencedor. O Campeão Nacional ABC impôs a primeira derrota ao FC Porto no campeonato. Infelizmente para nós o título é uma miragem. Se tivéssemos sido competentes contra ISMAI, AA Avanca e Águas Santas, o cenário era bem diferente por esta altura...

Começo do jogo equilibrado com ambas as equipas a conseguirem encontrar o caminho do golo. Belone Moreira (7 golos) e, na fase final da 1ª parte, Elledy Semedo (5 golos) foram os mais esclarecidos no ataque encarnado perante uma formação bem trabalhada por Paulo Fidalgo, e que veio à Luz estimulada pela vitória obtida na recepção ao ABC. Nos derradeiros instantes da 1ª parte, a equipa encarnada aumentou a agressividade e subiu o bloco defensivo, conseguindo assegurar uma vantagem de dois golos ao intervalo, 19-17. Os ataques superiorizaram-se claramente às defesas, com ambos os guarda-redes sem conseguirem fazer a diferença.


Nos segundos 30 min, os encarnados continuaram sempre na frente do marcador, e alcançaram a diferença de três golos, por mais do que uma vez. Nos 15 min finais os insulares, mais agressivos, subiram a defesa e empataram a 27 golos, restavam 10 min, mantendo a incerteza no marcador até ao final. Mariano Ortega pediu de imediato desconto de tempo e o Benfica partiu para um final de jogo com eficácia no ataque, conduzido por Tiago Pereira (5 golos), e concentrado defensivamente.

Resultados Finais da 2ª Jornada (Fase Final)

SL BENFICA 34-31 Madeira SAD
ABC 30-28 FC Porto
Sporting 36-31 Águas Santas


Regresso aos triunfos, ainda que de forma sofrida, para a 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. No Barreiro, o Benfica suplantou o Galitos por 78-79.

Na noite de Quarta-feira, houve um jogo renhido e com incerteza no marcador até aos segundos finais, à semelhança do que aconteceu no confronto para a 1ª Fase mas que ditou a vitória tangencial da equipa da casa.

Ambas as equipas apresentaram-se desfalcadas. 
Derek Raivio, Carlos Andrade e Damian Hollis não estiveram à disposição de Carlos Lisboa, por se encontrarem lesionados. O Galitos entrou melhor, como traduzia o 20-16 favorável quando acabou o primeiro Período. Nos 10 min seguintes, as águias responderam com um parcial dilatado e protagonizaram a reviravolta. Ao intervalo venciam por 38-41.

No reatamento do encontro, o Benfica manteve o ritmo e aumentou distâncias (59-46) mas foi "sol de pouca dura". Na parte final do 3º Período, 
sinal mais para a equipa da casa que encurtou o fosso no marcador (59-62). No último Período tudo se mantinha em aberto, pois os encarnados nunca conseguiram ter o jogo controlado, tendo o Galitos inclusivamente assumido a liderança do marcador (63-62, 72-68), todavia o Benfica operou a reviravolta e segurou a vitória.

O norte-americano Raven Barber, que actua na posição de Poste, rubricou uma boa exibição, com 28 pontos e 6 assistências, a par de Tomás Barroso, Base português. com 16 pontos e 5 assistências.

Resultados Finais da 6ª Jornada (2ª Fase)

Galitos Barreiro 78-79 SL BENFICA
Illiabum 65-89 V. Guimarães
FC Porto-Oliveirense (6/04, às 20h30)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário