sexta-feira, 28 de abril de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O passado fim de semana desportivo não foi de salto positivo. Em Futsal e Hóquei em Patins a missão foi cumprida, porém nas restantes três modalidades já não se pode dizer o mesmo.

Confira a análise jogo-a-jogo da prestação das nossas equipas.


Na curta deslocação à Linha, o Benfica suou para superar a anfitriã Quinta dos Lombos (2-3), em desafio referente à 24ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Com esta vitória, garantimos matematicamente o 2º lugar da tabela classificativa, quando sobram duas jornadas por disputar, antes do arranque dos Playoffs.


A turma comandada por Joel Rocha assumiu as despesas da partida, o que é natural ante um adversário que luta pela manutenção actualmente, mas sentiu dificuldades no ataque planeado perante a boa organização defensiva da Quinta dos Lombos. Ademais, os problemas na finalização continuam, não descurando a boa exibição do guardião da casa. O primeiro tento da noite foi apontado por Franklin, com quase 7 min de jogo decorrido, que recuperou a posse do esférico, conduziu o contra-ataque e finalizou com êxito no frente-a-frente com o guarda-redes contrário. Com 3 min por jogar no 1º tempo, perda de bola dos da casa em zona proibida, junto à sua área, com Fernando a agradecer e a solicitar Chaguinha e o brasileiro a rematar ao poste, mas na recarga o internacional argentino fixou o resultado ao intervalo em 0-2.

Na fase prematura da 2ª parte a equipa de Carcavelos entrou novamente na partida ao reduzir para 1-2, após um contra-ataque bem executado. Cinco min volvidos, as águias ampliaram novamente a vantagem, por intermédio de Elisandro, após reposição lateral, num disparo enrolado que atraiçoou o guardião da turma da Linha. Já dentro dos últimos 10 min, a Quinta dos Lombos voltou a repor a diferença de um golo, num tiro do meio da rua, e as esperanças na conquista de pontos renasciam. Pouco depois surge uma expulsão de um jogador auri-negro, porém encarnados, perdulários, não aproveitaram os dois minutos em superioridade numérica (contra três jogadores de campo). Nos instantes finais, livre de 10 metros a favor dos da casa, a penalizar a sexta falta benfiquista, mas sem sucesso, fruto da intervenção de Cristian Dominguez, que regressou à titularidade na baliza encarnada. Ainda houve tempo para nova expulsão caseira, por acumulação de amarelos. Benfica segurou com dificuldade o magro triunfo.

Resultados Finais da 24ª Jornada

Quinta dos Lombos 2-3 SL BENFICA
Belenenses 4-3 CS São João
Módicus 0-3 Sporting
Futsal Azeméis 4-2 Unidos Pinheirense
Rio Ave 6-2 AD Fundão
Sp. Braga 4-1 Os Vinhais
Burinhosa 6-2 Leões de Porto Salvo


Os Bi-Campeões Nacionais de Hóquei em Patins venceram de forma folgada, por 1-9, no Minho frente ao Valença Hóquei Clube, em jogo respeitante à 20ª Jornada do Campeonato Nacional.

Missão cumprida com tranquilidade. Não houve alterações nos lugares cimeiros da pauta classificativa. Permanecemos a 1 ponto da líder Oliveirense.

Desde o começo da partida, os pupilos de Pedro Nunes colocaram em rinque todo o seu poderio, conforme atestam os três golos de "rajada", no espaço de 3 min e meio, da autoria do matador João Rodrigues. O domínio encarnado manteve-se durante todo o jogo, com Guillem Trabal seguro na baliza perante esporádicas transições rápidas do Valença, contudo curiosamente não se registaram mais golos até ao intervalo.

Nos segundos 25 min, as águias voltaram mais intensas e carregaram no "acelerador", aumentado significativamente a vantagem no marcador. João Rodrigues, por mais duas vezes, Jordi Adroher, a completar um "hat-trick", Valter Neves e Miguel Rocha deram colorido à maior qualidade individual e colectiva benfiquista. Pelo meio João Sardo somou tempo de utilização e o veterano Luís Viana marcou o único golo do conjunto minhoto, ao converter com sucesso uma grande penalidade.

Resultados Finais da 20ª Jornada

Valença HC 1-9 SL BENFICA
Juv. Viana 3-0 OC Barcelos
Sp. Tomar 2-7 AD Valongo
AD Sanjoanense 1-5 Sporting
HC Turquel-Riba D'Ave
Candelária 2-5 Oliveirense
Paço de Arcos 4-10 FC Porto


Jornada dupla agridoce, para a 8ª e 9ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Encarnados venceram, na Luz, Vitória de Guimarães e perderam no reduto da Oliveirense.

O triunfo sofrido, por 80-76, na recepção ao Vitória de Guimarães, no Sábado, carimbou o 2º posto da classificação, a uma ronda do término desta fase. Nota também para a nossa equipa feminina que foi eliminada nos Quartos de Final dos Playoffs.

Num confronto entre duas equipas que lutavam pela vice-liderança, os vitorianos complicaram e de que maneira as intenções benfiquistas, num jogo em que predominou o equilíbrio de forças (45-45 ao intervalo) e se manteve tudo em aberto até ao fim, mas com o Benfica a conseguir segurar a magra vantagem obtida no 3º Período (61-57). Ainda assim, os encarnados chegaram a estar a vencer por 73-61, mas consentiram um parcial de 0-13 favorável aos forasteiros (73-74), no entanto a normalidade foi reposta nos 2 min finais. Mais uma vez, o Benfica socorreu-se dos lançamentos de longa distância no processo ofensivo.

No que concerne aos desempenhos individuais, Carlos Andrade foi MVP da partida (12 pontos, 7 ressaltos e 5 assistências) e Tomás Barroso distinguiu-se como o melhor marcador da águias, com 16 pontos. De frisar que o internacional português foi ausência notada no embate diante da Oliveirense.

No Domingo, na condição de visitante, a formação orientada por Carlos Lisboa foi derrotada de forma expressiva no duelo com a Oliveirense, por 79-62. Terceira derrota da temporada frente ao emblema de Oliveira de Azeméis.

Desfecho contundente, sem margem para dúvidas, que deixa águias definitivamente sem possibilidade de lutar pelo 1º lugar. FC Porto venceu a fase regular do campeonato.

A equipa da casa entrou melhor no encontro, com um parcial de 7-0, pese embora a reacção benfiquista que manteve o jogo dividido até final do 1º Período (13-13), e chegou ao intervalo a vencer por 35-29, numa primeira parte marcada pela fraca pontuação lograda, mas com a UDO na dianteira do marcador. Portanto prevalecia a eficácia defensiva relativamente à qualidade atacante de ambas as equipas.

No 2º tempo só deu Oliveirense perante um Benfica desconcentrado a nível defensivo, a dar muita liberdade aos atiradores contrários, e desnorteado ofensivamente, com várias precipitações. No 3º Período a clivagem pontual acentuou-se efectivamente e as chances de uma possível reviravolta benfiquista já era tarefa muito difícil (59-42) à entrada para os derradeiros 10 min do desafio. Aliás, no último quarto a diferença no marcador ultrapassou a dado momento a casa das duas dezenas (71-48).

A agressividade defensiva e jogo colectivo da equipa da casa foi uma constante. Nota-se a léguas o dedo do treinador na UDO. Por exemplo, souberam tirar proveito da pouca rotação no banco encarnado (apenas quatro unidades no banco, sendo que uma delas era Marko Loncovic que nem sequer despiu o casaco), sobrecarregando-nos com faltas. Da parte das águias foi um jogo muito pouco conseguido, quer em termos defensivos, quer a nível da baixa produção ofensiva, seja no jogo interior ou no tiro exterior (24%, 4/17).

Resultados Finais da 8ª Jornada (2ª Fase)

SL BENFICA 80-76 V. Guimarães
Illiabum 44-88 FC Porto
Galitos Barreiro 72-64 Oliveirense

Resultados Finais da 9ª Jornada (2ª Fase)

Oliveirense 79-62 SL BENFICA
FC Porto 101-96 (a.p.) V. Guimarães
Illiabum 63-72 Galitos Barreiro


Vareiros em vantagem, ao cabo da primeira batalha da Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Voleibol, após receberem e vencerem na "negra" o Benfica, num jogo com muita controvérsia.

Na Arena Tigre, o Benfica apresentou-se ainda sem contar com os contributos de Marc Honoré e André Lopes, e com Roberto Reis limitado. José Jardim fez alinhar Tiago Violas na equipa inicial, em detrimento de Vinhedo. Não estar com plantel todo disponível, ainda por cima com peças nucleares ausentes, nesta fase da temporada é uma enorme dor de cabeça para o técnico encarnado. Por exemplo, com todo o respeito por Mart Van Verkhoven mas sem Honoré, o melhor Central do Benfica, a nossa capacidade de bloco diminui efectivamente.

No duelo de históricos houve de tudo. Jogo emocionante e electrizante durante os cinco sets. Momentos de grande qualidade a contrastar com outros menos condizentes com a valia de ambos os plantéis, e com a arbitragem como protagonista pelas piores razões. O Benfica podia muito bem ter vencido a partida.

A equipa da casa entrou mais forte e assertiva, fruto de uma recepção eficaz e eficácia no remate, tendo vencido o primeiro set (25-17). Depois JJ chamou Vinhedo para a quadra e o brasileiro trouxe maior imprevisibilidade à nossa distribuição. A melhoria foi de tal forma substancial que as águias repuseram confortavelmente a igualdade (15-25), com maior consistência exibicional, fundamentalmente com um serviço mais agressivo.

No parcial seguinte, o equilíbrio foi nota dominante, de tal modo que foi preciso recorrer às vantagens. Aí, o Benfica foi mais forte (27-29) e conseguiu a reviravolta, com Hugo Gaspar a corresponder da melhor forma à chamada, após substituir um irregular Ché. No reatamento, a arbitragem começou a cozinhar a coisa (duas faltas técnicas marcadas) e os vareiros acabaram por levar o encontro para a "negra", mas as decisões polémicas desestabilizaram os encarnados. O árbitro principal mostrou um cartão vermelho, e consequente perca de 1 ponto, às águias, mas não aplicou o mesmo critério relativamente ao homens da casa que por diversas vezes demonstraram o seu descontentamento e protestaram de forma veemente. No set decisivo, as águias chegaram a ter duas chances para fechar o jogo mas não lograram tal feito. A dualidade de critérios da arbitragem afectou o rendimento da nossa equipa e galvanizou o Sp. Espinho que aproveitou para encerrar o embate nas vantagens.

Miguel Maia, de 46 anos, é uma figura incontornável da modalidade e goza de um estatuto especial. Pode falar e protestar as vezes que quiser que nada se passa. Exige-se imparcialidade. O Voleibol em Portugal não se resume a Espinho, caso a Federação Portuguesa da modalidade não saiba...

Rapha, com 24 pontos, e Hugo Gaspar, com 15 pontos, estiveram em plano de destaque no capítulo da concretização.

Resultado Final do Jogo 1 da Final dos Playoffs

Sp. Espinho 3-2 SL BENFICA (25-17; 15-25; 27-29; 25-17; 19-17)


Em Andebol, os encarnados foram ao terreno do Águas Santas empatar a 27 golos, em partida a contar para a 6ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional.

Novo resultado negativo num pavilhão em que habitualmente sentimos enormes dificuldades mas independentemente disso assumimos a condição de favorito. Nesta ronda aconteceu uma derrota surpreendente do FC Porto, por 28-24, na visita ao reduto do Madeira SAD. Continuamos no 3º posto da classificação.

O jogo não foi objecto de transmissão televisiva e portanto apenas podemos adiantar que se tratou de uma partida pautada pelo equilíbrio do início ao fim, com incerteza no resultado até ao apito final, em que nenhuma das equipas conseguiu desfazer a igualdade. A meio da primeira parte, os maiatos alcançaram uma vantagem de três golos (9-6), porém ao intervalo estava tudo empatado, 14-14. Nos últimos 30 min, a toada do encontro permaneceu semelhante, com alternâncias no comando do marcador e com Belone Moreira a marcar o derradeiro tento da tarde de Sábado a 10 segundos do soar da buzina final.

Belone Moreira, 6 golos, e Jernez Papez, 5 golos, foram alguns dos elementos em maior destaque na equipa liderada por Mariano Ortega.

Resultados Finais da 6ª Jornada (Fase Final)

Águas Santas 27-27 SL BENFICA
Madeira SAD 28-24 FC Porto
Sporting 31-26 ABC


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário