segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim de semana glorioso! A fabulosa reviravolta europeia em Andebol e os três pontos conquistados em casa do Campeão Nacional de Voleibol foram os pontos mais altos da jornada. Sublinhe-se ainda as equipas de Futsal, Hóquei em Patins e Basquetebol, que cumpriram com a sua obrigação.

Confira o rescaldo de cada uma dessas partidas onde o Benfica confirmou a sua supremacia.


Em pleno Pavilhão Fidelidade, a iniciar um Sábado à BENFICA, os homens de "águia ao peito" derrotaram amplamente a formação do Sampaense por 99-65, em jogo a contar para a 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Não há muito a escalpelizar, basta atentar à diferença no marcador. O colectivo orientado por Carlos Lisboa regressou tranquilamente aos triunfos, após o deslize em Oliveira de Azeméis. Continuamos na liderança da pauta classificativa com Galitos Barreiro e Oliveirense a apenas um ponto de distância.

Na recepção ao último classificado, e dada a diferença grande de argumentos entre os dois conjuntos, o técnico benfiquista poupou Carlos Morais e aproveitou a oportunidade para lançar um conjunto de jogadores menos utilizados que revelaram estar ao nível das responsabilidades.

Depois de um 1º Período em que tudo se mantinha em aberto (24-19) e com os forasteiros a liderarem o marcador na parte inicial, vencemos os dois parciais seguintes de forma categórica, sem dar qualquer hipótese ao nosso adversário (28-16 e 28-15), conquistando obviamente uma vantagem confortável que dilatamos até final. No cômputo geral, circulamos a bola no ataque sem grande dificuldade (30 assistências), mostrámos eficácia no lançamento de curta e longa distância (60% nos 2 pontos e 52% nos 3 pontos) e ainda superamos o opositor na luta das tabelas (38-26 nos ressaltos). 

Nota final para os cinco jogadores encarnados que marcaram mais de 10 pontos, entre os quais se destacaram Tomás Barroso (26 pontos (8/14 de 3 pontos), 5 assistências e 26.5 de valorização MVP), João Soares (15 pontos e 5 ressaltos), Carlos Andrade (15 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências), Raven Barber (14 pontos) e Derek Raivio (12 pontos e 7 assistências). De frisar igualmente a exibição rubricada por Nuno Oliveira (7 pontos, 4 ressaltos e 8 assistências).

Resultados Finais da 8ª Jornada

SL BENFICA 99-65 Sampaense
CAB Madeira 86-87 Eléctrico
Lusitânia 68-78 Oliveirense
Maia Basket 74-94 V. Guimarães
Ovarense 66-79 FC Porto
Illiabum 59-71 Galitos Barreiro


Na partida de abertura da segunda ronda do Grupo A da Liga Europeia de Hóquei em Patins, os encarnados visitaram e bateram o RHC Diessbach por quatro bolas a três.

Com esta nova vitória e o empate registado entre Vic e Amatori Lodi (2-2), os actuais Campeões Europeus da modalidade ficaram sem companhia no topo da tabela classificativa. De realçar o apoio numeroso e ruidoso das largas dezenas de benfiquistas que marcaram presença no apoio aos rapazes liderados por Pedro Nunes.

O Benfica confirmou o favoritismo e derrotou o actual Campeão Suíço, mas teoricamente esperavam-se mais facilidades. Com eficácia nas bolas paradas, a vitória teria outros números bem mais expressivos. Mas pela frente tivemos um Carlos Silva inspirado, bem como algumas dificuldades de adaptação ao piso.

Quanto ao jogo propriamente dito, aos 5 min, Diogo Rafael inaugurou o marcador após uma bela assistência de Carlos Nicolia. Decorridos 6 min, e depois de João Rodrigues falhar uma grande penalidade, o Diessbach empatou, numa transição rápida em que Miguel Rocha deixou o seu opositor solto de marcação. Não tardou a resposta benfiquista, novamente um passe magistral de Nicolia e Valter Neves fez o 1-2. Ao intervalo não houve mexidas no marcador, todavia também Jordi Adroher desperdiçou um castigo máximo, a meio da 1ª parte.

Nos segundos 25 min, as características do jogo mantiveram-se intactas, isto é, o Benfica com bola e o adversário a responder no contra-golpe. O astro Nicolia, que também não conseguiu converter com sucesso uma grande penalidade (antes Trabal defendeu uma), dilatou a vantagem benfiquista, numa forte e cruzada "stickada", mas logo de seguida borrou a pintura ao perder uma bola em zona proibida que permitiu aos helvéticos (que antes dispuseram de um livre directo mas claudicaram) reduzir para 2-3. A normalidade voltou à pista a cerca de 10 min do apito final, com Miguel Rocha a desferir um míssil de meia distância. Mas mais uma vez, depois de Nicolia falhar um livre directo, a reacção dos da casa foi rápida, culminando no 3-4, num lance em que imperou a passividade benfiquista.

Feitas as contas, o Benfica trouxe os três pontos com menos tranquilidade do que o previsto, ainda assim fica a réplica dos suíços, que podem complicar a vida a Vic e Lodi quando visitarem o seu reduto. O Benfica segue lançado para o apuramento, agora há que ganhar o duplo compromisso frente aos italianos.

Resultados Finais da 2ª Jornada do Grupo A da Liga Europeia

RHC Diessbach 3-4 SL BENFICA
Vic 2-2 Amatori Lodi


Na Luz, as águias suplantaram de forma sofrida o Unidos Pinheirense, por 3-2, para a 8ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Este desfecho permitiu a subida do Benfica ao 1º lugar nesta Fase Regular, ainda que à condição tendo em conta a participação do Sporting nas competições europeias.

O resultado final aponta para um triunfo difícil das águias, no entanto no cômputo geral assistiu-se a um jogo quase totalmente dominado pelo Benfica. Duas distracções na segunda metade da 2ª parte, permitiram ao conjunto nortenho reduzir para a diferença mínima e colocar em sentido o colectivo orientado por Joel Rocha.

Com Elisandro ainda de fora, Ré regressou após cumprir castigo, ficando Franklin também de fora das opções para o jogo. A equipa oriunda de Gondomar veio à Luz com uma estratégia assente num bloco defensivo baixo, seguro e coeso, e espreitando o contra-ataque conforme fosse possível. Com muitas baixas na equipa e usando somente 5 a 6 jogadores de campo, a equipa não se podia desgastar. E na realidade foi competente, condicionando a manobra ofensiva benfiquista. Nos primeiros 20 min, o jogo foi de sentido único, mas só à passagem do min 12, o Benfica abriu o activo, por intermédio do melhor jogador do Campeonato do Mundo 2016. Fernando Wilhelm, à lei da bomba, desferiu um remate indefensável que só parou no "canto onde mora a coruja", após uma reposição lateral cobrada por Mário Freitas. Até ao descanso regulamentar, os encarnados construíram suficientes situações para aumentar o resultado mas a ineficácia ofensiva e o guarda-redes contrário impediram tal desiderato, pelo que se registava o 1-0 no momento de recolher aos balneários.

Na etapa complementar, o cenário permaneceu praticamente igual, com o Benfica sempre com a posse de bola. Estavam jogados 28 min, quando Fernando, com novo remate fulminante e ao ângulo, ampliou para 2-0. Volvidos 2 min, foi a vez de Fábio Cecílio ser protagonista, e com classe, ao disparar de pé esquerdo ludibriando o guardião do Unidos. Parecia que já estava encontrado o vencedor. Puro engano. Duas desatenções da defesa benfiquista em lances semelhantes redundaram em transições rápidas do conjunto opositor, e num instante o marcador assinalava 3-2. A intranquilidade tomou conta dos homens de "águia ao peito" e os derradeiros instantes foram complicados para o Benfica, autênticos momentos de aperto. O Unidos teve oportunidade para igualar o encontro e apostou no "5 para 4", que felizmente não surtiu efeito. Deu para assustar!

A nível exibicional, este jogo foi muito menos conseguido do que na semana anterior. O Benfica teve dificuldades em bater uma defesa muito baixa, e que "inclinou" o nosso jogo para os corredores laterais, de onde é mais difícil visar com perigo a baliza contrária. Teve mesmo de ser à lei da bomba, mas fica o alerta que o Benfica tem de fazer mais e melhor, já na próxima Quinta-feira diante do Belenenses.

Resultados Finais da 8ª Jornada

SL BENFICA 3-2 Unidos Pinheirense
Sp. Braga 5-3 Quinta dos Lombos
Futsal Azeméis 8-6 Leões de Porto Salvo
Módicus 5-1 Os Vinhais
Rio Ave 3-3 CS São João
Burinhosa 4-7 Belenenses
Sporting 9-1 AD Fundão


A noite de Sábado ficou marcada pela vitória categórica da equipa de Voleibol do SL Benfica, na deslocação aos Açores, por 1-3 contra a Fonte Bastardo, na 6ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.

O jogo não contou com transmissão televisiva (vergonhoso!), pelo que nos socorremos apenas das informações conseguidas para analisar este importante triunfo que nos permitiu cimentar a liderança isolada da tabela classificativa, ao passo que os insulares desceram para o 3º posto, trocando de posição com o Sp. Espinho.

O técnico José Jardim fez alinhar a mesma equipa inicial da Supertaça, que venceu de forma contundente o conjunto açoriano - Vinhedo, Honoré, Zelão, Ché, Raphael Oliveira, André Lopes e Ivo Casas.

Frente ao actual Campeão Nacional, que averbou o 2º desaire consecutivo a nível interno e não pôde contar com o contributo de João Ricardo Freitas (Oposto), o Benfica deu seguimento ao excelente início de temporada, conquistando todos os pontos em disputa. A entrada das águias na partida atesta isso mesmo, com clara supremacia durante o primeiro set, 18-25. O segundo set do encontro começou equilibrado, e a formação da casa chegou a comandar a marcha do marcador por largo período, mas a equipa encarnada efectuou a remontada e disparou, na parte final do parcial, chegando à vitória por 22-25. No terceiro parcial, os papéis inverteram-se, com a Fonte a reagir e a vencer por 25-21. No quarto e derradeiro set da partida, o equilíbrio voltou a ser uma constante, porém, quando se esperava que os anfitriões fossem dar tudo por tudo para levar a decisão do encontro à "negra", mais uma vez o Benfica foi mais forte na fase final e venceu por 20-25.

A superioridade encarnada foi nota dominante em todos os capítulos do jogo. Um serviço agressivo a juntar uma eficiente e imprevisível distribuição. Na recepção estivemos bastante seguros e no bloco fomos eficazes, particularmente no 1º e no 4º set. André Lopes foi o nosso melhor pontuador (13 pontos).

Em suma, uma vitória que permite ao Benfica abrir as portas de forma escancarada do primeiro posto desta fase e, consequentemente, o acesso aos Playoffs com "vantagem casa". Mas nada está garantido!

Resultados Finais da 6ª Jornada

Fonte Bastardo 1-3 SL BENFICA (18-25; 22-25; 25-21; 20-25)
Castêlo da Maia 3-1 Atl. Madalena (25-17; 25-23; 19-25; 25-16)
Esmoriz 3-2 SC Caldas (25-20; 25-15; 22-25; 16-25; 15-9)
Leixões 1-3 Ac. São Mamede (22-25; 25-21; 22-25; 18-25)
VC Viana 2-3 Ac. Espinho (26-24; 17-25; 21-25; 25-20; 12-15)
V. Guimarães 1-3 Sp. Espinho (21-25; 25-19; 19-25; 17-25)


A fechar em beleza mais um fim de semana à BENFICA, em Andebol os encarnados consumaram uma fantástica reviravolta ao vencerem, por 24-18, o KS Azoty-Pulawy, em jogo da 2ª Mão da 3ª eliminatória da Taça EHF. Não se compreende como um jogo desta importância não tenha sido alvo de transmissão televisiva por parte da BENFICA TV.

Pedia-se uma exibição à BENFICA, com uma grande assistência e um ambiente infernal a empurrar os nossos gloriosos, conforme tínhamos mencionado na crónica de antevisão, e assim se confirmou! Raça, Querer e Ambição! Tal como em 2014/2015, contudo na altura nos 1/4 Final da Challenge Cup, o SL Benfica eliminou esta formação polaca. A tarefa não se adivinhava nada fácil, em virtude da primeira Mão, jogada em solo polaco, que perdemos por 34-29. Porém, é certo que Quinta-feira, pelas 10 horas, há sorteio da Fase de Grupos e nós vamos marcar presença (Pote 3)! "Nenhum de nós é mais forte o suficiente do que todos nós juntos. Viva o BENFICA!"

Fantástico desempenho dos comandados de Mariano Ortega, ante o actual 3º classificado do principal Campeonato da Polónia e que na passada Quarta-feira perdeu por 39-38 (após prolongamento) no reduto do actual Campeão Europeu. Ao invés do que se sucedeu na 1ª Mão, os homens que envergam o "Manto Sagrado" defenderam com muita agressividade e união, com Hugo Figueira a um nível assombroso (19 defesas!!!), e souberam opor-se às principais armas ofensivas contrárias, revelando a lição bem estudada.

Uma entrada fenomenal por parte das águias redundou num parcial inicial de 4-0. Excelente actuação no capítulo defensivo, desde logo com um punhado de excelentes intervenções de Hugo Figueira, e assinalável dinâmica/eficácia no ataque, com sucessivas trocas de posição a criar notórios problemas ao rival. A formação polaca apresentava evidentes dificuldades nesta fase tenra da partida e o Benfica aproveitou para dilatar a vantagem, 7-1. Sensivelmente já dentro dos últimos 15 min do 1º tempo, as águias perderam algum fulgor e começaram a ter dificuldades em ataque organizado, que originou vários ataques precipitados e sem objectividade. Os polacos corrigiram algumas falhas e aproximaram-se gradualmente no marcador. Ainda chegaram a encurtar para dois golos de diferença (9-7). Ao intervalo era a turma benfiquista que estava a ganhar, 11-8. Uma grande primeira parte do ponto de vista defensivo, sabia a pouco apenas 3 golos de vantagem no descanso.

Nova entrada determinada da formação encarnada, com dois golos sem resposta, 13-8. O opositor polaco reagiu e voltou à distância de dois golos, 15-13. Com cerca de 19 min por disputar-se, Ales Silva foi desqualificado, viu o cartão vermelho devido a três exclusões. O Benfica, com o Pavilhão da Luz ao rubro, puxou pelos galões (17-13) e partiu em busca de um resultado que lhe garantia o apuramento. Os últimos 10 min foram inesquecíveis, tanto dentro na quadra como nas bancadas completamente lotadas. O rival tremeu, fisicamente e mentalmente, e o Benfica não teve piedade, arrecadando uma vantagem que lhe valeu o passaporte para a fase seguinte da prova europeia.

É porventura injusto, depois de tamanha proeza, referir destaques individuais, mas há dois nomes que merecem ser enaltecidos, pela qualidade demonstrada e pelo "benfiquismo" puro! Na baliza, um "muro" de seu nome Hugo Figueira, enquanto no ataque, um bravo Paulo Moreno (melhor marcador do lado encarnado, a par de Elledy Semedo, com 5 golos), que lutou de igual para igual contra os corpulentos adversários. A nossa equipa tem muito para dar!

Resultado Final da 2ª Mão da Taça EHF (3ª Ronda)

SL BENFICA 24-18 KS Azoty-Pulawy


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário