segunda-feira, 14 de março de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Balanço positivo deste fim de semana, no qual se destaca a conquista da Taça de Portugal de Voleibol. Só não correu tudo de forma perfeita, devido ao deslize do Tetra-Campeão Nacional de Basquetebol no reduto do principal adversário interno. 

Feito este apontamento, confira uma análise a cada jogo das modalidades na última ronda desportiva.


Mais uma para o Museu Cosme Damião! No Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz, o Voleibol encarnado conquistou a 2ª Taça de Portugal consecutiva da modalidade e a 16ª do palmáres.

No Sábado carimbou o passaporte para a Final da competição ao derrotar a valorosa equipa do Castêlo da Maia por 3-1. Na memória ainda se encontra a eliminação imposta pela formação maiata na Meia Final da competição na temporada 2013/2014. Mas, desta vez, o Benfica garantiu que não houvesse lugar a surpresa.

Relativamente ao jogo, no 1º set o oponente começou por cima mas, após o 1º tempo técnico, os pupilos de José Jardim responderam e passaram a comandar a marcha do marcador (17-11), aproveitando os erros cometidos pelo adversário e vencendo com larga diferença (25-15). No parcial seguinte, o Castêlo da Maia voltou a iniciar melhor e demonstrou a sua qualidade, com vários jovens jogadores talentosos aliado à experiência de Manuel Silva e Flávio Cruz (ex-Benfica), ao empatar a partida (22-25). A partir daqui, as águias tomaram as rédeas da partida, pese embora o equilíbrio nos momentos iniciais de cada parcial, e não permitiram mais veleidades ao conjunto contrário, conforme atestam os dois sets seguintes (25-17 e 25-17) que selaram a vitória benfiquista. O Capitão benfiquista, Hugo Gaspar, como não poderia deixar de ser, notabilizou-se como o melhor pontuador do embate, com 23 pontos.

Domingo, na Final, encontro frente à Fonte Bastardo, crónico rival na luta pelos troféus nacionais. O SL Benfica provou o seu favoritismo e venceu com categoria por 3-1 (25-19; 20-25; 25-19; 25-17, revalidando o título.

A partida começou bastante equilibrada no 1º set, as equipas iam-se impondo e o jogo foi mantendo a diferença curta entre as equipas, entre 1 e 2 pontos até ao momento em que o Benfica conseguiu descolar, primeiro para 3, e aos 16-12 para 4. Dos 19-15 chegou-se aos 22-15, e com naturalidade o set foi fechado aos 25-19, num set onde o Benfica se superiorizou em todos os aspectos do jogo.

No 2º set a história foi semelhante mas de protagonistas inversos. Equilibrio nos primeiros pontos mas depois a Fonte a descolar para o Benfica jamais conseguir encurtar distâncias no marcador, com o período crítico a chegar dos 17-18 no marcador para os 17-21. Nesta parte final, José Jardim trocou Mart por Duff (troca que iria durar para o resto da partida), além de ter feito mais três mexidas, sem efeitos práticos.

O 3º set seria fundamental para o desenrolar da partida, e neste parcial o Benfica não entrou bem, muito desconcentrado, e irritado com a situação, José Jardim trocou Roberto Reis por André Lopes, o que acabou por servir de despertador para os restantes jogadores, mais concentrada a equipa aumentou a eficácia das suas acções. Com Zelão em grande no centro da rede, no bloco e no ataque, impecável no serviço, o Benfica foi somando e descolando no marcador, para jamais perder o controlo da situação, fechando aos 25-19.

No 4º set só deu Benfica, de começo a fim. Rapidamente os encarnados ganharam vantagem e aumentaram-na, num set em que quase tudo saiu bem, com destaque para o bloco encarnado que mesmo não fazendo muitos pontos directos, amorteceu muitas bolas que permitiram variados contra-ataques, onde Hugo Gaspar foi um garanto de pontos na saída da rede. Destaque também para a prestação de Kolev no ataque, mas o MVP da final foi sem dúvida Zelão, grande exibição. Aos 19-11 começou a fazer-se a festa na bancada, e já todos sentiam que a vitória não iria fugir, com o parcial fechado aos 25-17. Parabéns BENFICA!

Agora é mudar o "chip" para a 1ª Mão da Meia Final da Taça Challenge frente ao Calzedonia Verona, realizada em solo transalpino e agendada para esta Quarta-feira, a partir das 19h30.

Final Four

Meias Finais

SL BENFICA 3-1 Castêlo da Maia (25-15; 22-25; 25-17; 25-17)
Fonte Bastardo 3-0 SC Caldas (25-17; 25-18; 27-25)

Final

SL BENFICA 3-1 Fonte Bastado (25-19; 20-25; 25-19; 25-17)


A iniciar um Sábado repleto de modalidades na Luz, o Campeão Nacional de Futsal conseguiu um triunfo expressivo frente ao Boavista por 7-0, a contar para a 19ª Jornada do Campeonato Nacional.

Na recepção ao distinto último classificado da fase regular, a turma sob as ordens de Joel Rocha não facilitou e despachou a formação portuense, com os mesmos números do jogo a meio da semana ante o Sp. Braga. Na tabela classificativa, tudo igual. Benfica segue no topo, com mais três pontos e um jogo comparativamente ao rival Sporting, o nosso próximo adversário.

Os experientes Fernando Wilhelm e Gonçalo Alves foram baixas confirmadas para esta partida. Joel Rocha apostou nas melhores opções à sua disposição e logo no início deu para perceber as intenções das águias, isto é, queriam o jogo resolvido o mais cedo possível. Sempre com um futsal fluído e a procurar as melhores soluções para finalizar, enquanto na vertente defensiva se comportou de forma solidária e segura. Ainda com menos de 1 min decorrido, o energético Chaguinha abriu as hostilidades ao empurrar a bola para dentro da baliza na sequência de um cruzamento/remate de Alessandro Patias. Alan Brandi com uma movimentação à pivot marcou o 2º tento da tarde, ele que inscreveu o seu nome na lista de marcadores nos últimos cinco jogos do Benfica, e novamente Chaguinha a bisar após canto batido irrepreensivelmente por Bruno Coelho. Eis, sucintamente, os primeiros 20 min.

O brasileiro Jefferson, assistido por Chaguinha, deu continuidade à natural supremacia benfiquista no 2º tempo, numa transição rápida benfiquista. O argentino Alan Brandi voltou a facturar, com Bruno Coelho novamente a servir na transformação de uma bola parada. Fábio Cecílio, em zona frontal, aproveitou uma bola devolvida pelo guarda-redes boavisteiro e apontou sem piedade o 6º golo benfiquista. Alan Bandi confirmou ser a figura da partida ao lograr um "hat-trick", após recuperação de bola e excelente trabalho de Mário Freitas.

Resultados Finais da 19ª Jornada

SL BENFICA 7-0 Boavista
CS São João 4-5 Burinhosa
Sporting 6-1 Fundão
Rio Ave 4-4 Belenenses
Módicus 7-5 SL. Olivais
Sp. Braga 2-2 Gualtar
Leões de Porto Salvo 4-0 Quinta dos Lombos


Quanto ao Hóquei em Patins do SL Benfica, bateu a Oliveirense por 5-3, no jogo "grande" dos dezasseis avos da Taça de Portugal.

Foi como se esperava, uma excelente partida de Hóquei em Patins, com as equipas a arriscarem por ser um jogo a eliminar em vez de se retraírem. Ganharam os adeptos, que assistiram a um belo espectáculo. O Benfica arrancou muito bem, Valter Neves abriu o marcador à bomba do meio da rua, e antes dos 5 minutos Jordi Adroher fez o 2-0, numa altura em que o Benfica jogava com mais um jogador depois de Adroher ter falhado um livre directo, na sequência de um cartão azul a Pedro Moreira a roçar o vermelho.

Contudo, a Oliveirense respondeu. Mesmo sem Caio e com Carlos López a fazer o primeiro jogo nas últimas semanas, a equipa visitante foi dando trabalho a Trabal e reduziu distâncias num lance algo fortuito, mas que não serviu de aviso aos encarnados, o empate chegaria numa jogada que o Benfica viu muitas vezes: Carlos López trabalhou atrás da baliza e serviu um colega na área para o golo. Em cima do descanso, novo cartão azul para a UDO, com Carlos Nicolia a falhar o livre directo.

O Benfica não conseguiu aproveitar a superioridade numérica, que terminou já no começo da segunda parte, mas não tardia em chegar novamente à vantagem, lançado em contra-ataque Miguel Rocha não vacilou na cara de Puigbi e recolocou o Benfica na frente. O jogo entraria num longo período sem golos, mérito total dos guardiões, que deram muito espectáculo, com variadas defesas de qualidade. Puigbi e Trabal foram protagonistas, com o guarda-redes do Benfica a ser fundamental na parte final do jogo e antes, ao travar um livre directo de Souto. É que se o Benfica chegou ao 4-2 por Valter Neves à entrada para os últimos 5 minutos, a UDO arriscou tudo e valeu Trabal. O 4-3 chegou de grande penalidade pouco depois, e a sobrecarga da Oliveirense veio, arriscando mesmo jogar sem guarda-redes. À entrada para o último minuto, a 10ª falta da UDO levou Marc Torra para a marca do LD, e o catalão com categoria fez o 5-3, golo que arrumou com a eliminatória!

Resultados Finais dos 1/16 Final

SL BENFICA 5-3 Oliveirense
Parede 8-4 Sesimbra
Juv. Viana 3-5 Sporting
Tojal 2-5 CH Carvalhos
AE Física 2-4 Paço de Arcos
Ac. Espinho 2-5 HC Braga
SC Marinhense 8-1 Lavra
HC Vasco da Gama 4-2 Taipense
Salesiana 6-6 (1-3 g.p.) Valongo
AA Coimbra 2-3 Candelária
Infante Sagres 4-5 AD Sanjoanense
Sp. Tomar 3-7 Porto
Alcobacense 4-6 HC "Os Tigres"
HCP Grândola 2-6 HA Cambra
OC Barcelos 6-1 HC Turquel
Gulpilhares 1-4 Valença HC


A nossa equipa principal de Andebol consumou a passagem à Final Four da Taça de Portugal, após vencer a AA Avanca por 31-24, no Complexo da Luz.

Terceiro jogo diante desta equipa, terceira vitória benfiquista. No entanto, o conjunto orientado por Mariano Ortega sentiu dificuldades para confirmar a qualificação para a discussão das contas finais desta prova, a disputar a 2 e 3 de Abril em Almada, onde estarão presentes FC Porto, Sporting e Madeira SAD.

Perante uma equipa que terminou a 1ª Fase da competição máxima nacional num bastante razoável 8º lugar, o Benfica entrou determinado no confronto e cedo cavou uma boa vantagem (10-5 e 15-8), gerindo-a até ao intervalo (18-14), com Elledy Semedo e Javier Borragán a demonstrarem os seus créditos de bons atiradores na 1ª Linha ofensiva.

Na etapa complementar, as águias relaxaram e viram a AA Avanca conseguir um parcial de 0-5 a seu favor, chegando assim à igualdade (20-20), obrigando o treinador encarnado a pedir desconto de tempo. Nesta fase, o espanhol Javier Borragán (melhor marcador da partida com 8 golos) esteve eficaz e assegurou a vantagem benfiquista no placar. Na entrada para os últimos 10 min do encontro, a equipa visitante estoirou fisicamente e o Benfica, com o guardião Nikola Mitrevski em bom plano, partiu definitivamente para a vitória folgada.

Agora o foco passa novamente para o Campeonato Nacional, com o início da discussão por uma vaga na Final dos Playoffs marcada para Quarta-feira na visita ao reduto do Hepta-Campeão, FC Porto.

Resultado Final dos 1/4 Final

SL BENFICA 31-24 AA Avanca
Madeira SAD 33-27 AC Fafe
Porto 29-25 Boa Hora FC
CD Marienses 17-41 Sporting


Por último, nova derrota, por 97-94, no Dragão Caixa, frente ao FC Porto, a contar para a 4ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Que desilusão!

Nova oportunidade desperdiçada pelos homens liderados por Carlos Lisboa resulta na terceira derrota consecutiva ante a formação portista. Continuamos na dianteira da classificação, todavia é factual que estamos em desvantagem no confronto com o rival nortenho na presente temporada. Sinais que preocupam para o que resta da temporada.

Se é verdade que o jogo ofensivo dos Tetra-Campeões depende muito dos lançamentos longos, com a ausência de Frederick Gentry torna-se ainda mais evidente essa realidade. E uma ineficácia relativamente ao tiro exterior não menoriza a actuação da equipa encarnada, antes pelo contrário. O Benfica continua obsessivo na procura da inspiração individual a nível ofensivo e permissivo no aspecto defensivo. Não é novidade, há muito a evoluir colectivamente, mesmo que os resultados apareçam...

Nos 10 min iniciais do duelo, os ataques superiorizaram-se às defesas, sendo que a formação da casa se apresentou mais capaz no momento de atirar ao cesto, conforme reflecte o resultado (24-16). Até ao intervalo, a toada do encontro manteve-se, com os encarnados a revelarem-se de forma gritante perdulários sobretudo no tiro exterior mas também nos lançamentos ditos fáceis. O conjunto portista chegou a lograr uma vantagem na "casa" das dezenas (31-18), porém as águias melhoraram no capítulo defensivo e diminuíram ligeiramente a diferença nos instantes finais da 1ª parte (41-33).

Quando se esperava que as águias continuassem a recuperar a desvantagem após o reatamento da partida, sucedeu-se o inverso. O FC Porto voltou a disparar no marcador (57-40) e isso fez com os "homens de águia ao peito" voltassem a despertar, reduzindo a desvantagem (60-53) e encarando o derradeiro período com 10 pontos de distância (65-55). Finalmente, surgiu um Daequan Cook a levar a equipa às costas (76-74) e a lutar pelo resultado até ao som da buzina final, no entanto o FC Porto reagiu (86-78), com eficácia fundamentalmente nos triplos. Os minutos finais foram marcados por enorme emoção, com o Benfica, à boleia de Cook (autor de 44 pontos!), a restabelecer a igualdade (94-94), contudo tudo ficou resolvido com um triplo da turma visitada ao "cair do pano".

A rotatividade imposta pelo FC Porto deu frutos, quando comparada com as mexidas de Carlos Lisboa. O rival geriu bem o cansaço físico dos seus jogadores e conseguiu colocar bastante intensidade e mobilidade no seu processo ofensivo perante uma defesa acessível e pouco agressiva do Benfica a conceder espaços recorrentemente. Ademais, há vários jogadores encarnados que atravessam um momento de forma pouco feliz.

Agora as atenções viram-se para a disputa da "Final Eight" da Taça de Portugal da modalidade, que se desenrolará em Oliveira de Azeméis, onde os rapazes que envergam o "Manto Sagrado" batalharão por erguer o troféu pela 3ª época seguida. É o mínimo que se exige!

Resultados Finais da 4ª Jornada

Porto 97-94 SL BENFICA
Ovarense 76-64 Barcelos
Oliveirense 75-69 Galitos Barreiro


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário