sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim de semana de muita acção nas modalidades encarnadas, com 2 troféus em disputa: A equipa de Hóquei em Patins disputa a Supertaça António Livramento, a equipa de Basquetebol a Final Four do Troféu António Pratas, enquanto as equipas de Futsal e Andebol prosseguem o trajecto no Campeonato Nacional.

Confira a antevisão de cada uma das partidas onde esperamos que o SL Benfica aumente o seu pecúlio de títulos.

No Sábado à tarde, e no único jogo em casa no fim de semana (e antecedendo também o futebol), a equipa de Futsal recebe o CS São João em jogo da 4ª Jornada do Nacional. Depois de dois testes mais complicados este é um jogo claramente acessível, e ainda bem para os encarnados que o sorteio "ofereceu" esta jornada, já que a preparação da equipa esta semana foi claramente prejudicada pela presença dos jogadores nas selecções nacionais, agravada pela viagem transcontinental da Selecção Nacional, o que causará mais desgaste nos jogadores que foram até ao Brasil.

Além disso este jogo antecede nova viagem, para a Eslovénia, para a disputa da Fase Principal da UEFA Futsal Cup. Seria por isso mentir não reconhecer que o ideal é mesmo defrontar um adversário que se estreia na primeira divisão, e que até agora conta os seus jogos por derrotas. É um jogo em que o Benfica tem toda a dose de favoritismo, em que sabe bem que a maior dificuldade será fazer o primeiro golo e soltar-se, depois mantendo elevados níveis de concentração, tudo ficará mais fácil. Será também plausível uma maior utilização, em primeira instância, dos jogadores que ficaram cá durante a semana, e se o marcador permitir, dar minutos a jogadores com menos utilização até ao momento. A nível da sempre necessária escolha do atleta não formado em Portugal a excluir, não me espantaria se para este jogo fosse Juanjo a ficar de fora. Num jogo em que se espera nada mais do que a vitória e muitos golos, estou também certo que teremos casa cheia ou perto disso na Luz, dado anteceder o futebol.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 4ª Jornada

Sábado - dia 26:

SL BENFICA-CS São João 16h BENFICA TV 1
Burinhosa-Fundão 18h30
Boavista-Leões de Porto Salvo 16h
Sporting-Rio Ave 15h
Quinta dos Lombos-Módicus 16h
Belenenses-Sp. Braga 16h
SL. Olivais-Gualtar 18h


Quanto à equipa de Andebolcumpre a 5ª jornada do Nacional, defrontando o Passos Manuel no Pavilhão da Escola da Quinta de Marrocos (em Benfica). Ou seja, pela 5ª ronda consecutiva os pupilos de Mariano Ortega jogam em Lisboa, embora desta feita o horário do jogo (coincidente com o futebol na Luz) não seja simpático. Pela frente uma equipa com fortes ligações ao Benfica, em função das relações entre os dois clubes, estão vários jogadores emprestados ao Passos Manuel, tal como nas últimas temporadas.

A equipa alfacinha será um adversário mais complicado do que o da semana passada, por exemplo, mas ainda assim está no grupo das equipas a que o Benfica tem de ganhar de forma clara. Para o lado dos encarnados as noticias são mais animadoras em termos de boletim clínico, os jogadores têm vindo a recuperar das suas mazelas e agora precisam de ritmo de jogo para mais rapidamente subirem de forma. Assim espera-se mais um trabalho sério durante os 60 minutos, todas as etapas são importantes no processo de crescimento de uma equipa, e certamente que este jogo irá colocar desafios novos que terão de ser ultrapassados. 

Com o calendário a apertar em breve, nem que seja por chegarem as jornadas com embates perante as equipas do pelotão da frente, é preciso que a equipa continue a evoluir, para estar melhor preparada para essas partidas. Vamos continuar com o pleno de vitórias, rapazes!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 5ª Jornada

Sábado - dia 26:

Passos Manuel-SL BENFICA 18h30
Belenenses-ISMAI 18h30
Madeira SAD-Sp. Horta 17h
AA Avanca-AC Fafe 18h
Águas Santas-Sporting 18h30
Porto 32-27 ABC (23/9)


A equipa de Basquetebol joga a Final Four do Troféu António Pratas, a disputar no Complexo Desportivo Municipal de São Pedro do Sul (a transmissão da prova foi assegurada pela ABOLATV). É por isso altura de trazer mais um caneco! E não vou fugir do tema do momento, a meia-final que marca o reencontro entre águias e dragões, três anos volvidos sobre o eclipse azul e branco da LPB. 

Contudo seria também hipócrita não reconhecer que embora seja um troféu oficial, é um período de pré-época, e foi bem visível nas partidas da semana passada que todas as equipas ainda estão longe do seu melhor, há muito trabalho pela frente. Esse factor também leva a que se note uma eventual progressão relativamente à semana passada, até porque nestas alturas essas diferenças são mais evidentes. Quanto mais tempo de preparação decorrido, melhor a forma dos atletas, e por conseguinte melhor o desempenho da equipa. Os comandados de Carlos Lisboa fizeram o seu trabalho a semana passada, e agora têm mais um passo importante para dar, para trazer o troféu para a Luz. Com os reforços ainda em adaptação, os jogadores da casa devem voltar a ser preponderantes, como aconteceu com Carlos Andrade e Mário Fernandes nos últimos jogos.

Em caso de triunfo no Sábado, na final o Benfica terá pela frente ou o adversário da semana passada, Oliveirense, ou a Ovarense, equipa que se tem vindo a reforçar. Uma vez mais será preciso lembrar que a final é Domingo, ou seja ganhar ao FC Porto vale somente a passagem à final, depois é preciso ganhar esta para conquistar o troféu! À vitória, força rapazes!

Troféu António Pratas - Final Four 

Meias-Finais

Sábado - dia 26:

SL BENFICA-Porto 21h (ABOLA TV)
Ovarense-Oliveirense 18h30

Final

Domingo - dia 27:

Vencedores das Meias Finais 20h30 (ABOLA TV)


Domingo pode ser o dia de trazer 2 troféus para casa, além do Basquetebol, disputa-se a Supertaça António Livramento de Hóquei em Patins em jogo a disputar no Pavilhão Municipal de Desportos Armindo Peneque, em Aljustrel, e em directo também em ABOLA TV. E nada melhor do que um Benfica-Sporting para começar a temporada de forma oficial!

Antes demais comentar a escolha deste pavilhão, uma vez mais a FPP com uma escolha de carácter duvidoso face ao "cartaz" da partida em questão. E com um "derby" lisboeta, haveria necessidade de jogar a 200 km de Lisboa? O Pavilhão também levanta dúvidas, não só pela lotação (1112 pessoas), como pelas dimensões da pista (máximas), factor que o Benfica teve em conta na preparação para esta partida.

O jogo não será nada fácil, desde logo por ser o reencontro das equipas depois da Final da Taça de Portugal, onde o Benfica ganhou muito bem, mas o seu adversário no seu tradicional mau perder e com atitudes muito feias e que não se podem esquecer, tentou tirar o mérito aos encarnados. Há jogadores que irão a jogo no lado leonino e que deveriam estar a cumprir castigo nesta partida, e esses artistas irão certamente providenciar mais do mesmo: provocações, agressões, quezílias. E um dos principais visados será Trabal, até pelo facto de Pedro Henriques cumprir castigo neste jogo (estará um guardião dos sub-20 no banco). Caberá ao Benfica em primeiro lugar jogar com esta parte mental do jogo, fazendo valer a sua experiência.

Além disso alguns atletas debateram-se com problemas de sáude na última semana, e embora seja de esperar que estejam todos recuperados, não estiveram todos disponiveis nos últimos jogos de preparação. Do outro lado estará um adversário mais forte do que encontrámos na final da Taça, será preciso um Benfica em bom nível, muito concentrado, trabalhador e com sangue-frio para aguentar um jogo muito intenso. Para terminar, a Supertaça na temporada passada foi um desastre, e também por isso o Benfica tem de fazer melhor. Só a vitória é admissível!

Supertaça "António Livramento" 

Domingo - dia 27:

SL BENFICA-Sporting 18h BOLA TV 


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário