segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais um troféu para a vitrine do Museu Cosme Damião! A gloriosa equipa de Futsal do SL Benfica sagrou-se, após levar de vencida a AD Fundão por 6-3 (a.p.), na tarde deste Domingo, vencedor da Supertaça Nacional!!!

A cidade de Oliveira de Azeméis acolheu o arranque oficial da temporada, com o Pavilhão Dr. Salvador Machado bem composto (mais de 1500 espectadores) e os encarnados a confirmarem o estatuto de favorito, isto é, arrecadando a 7.ª Supertaça do seu historial, ante um adversário aguerrido que valorizou o triunfo dos pupilos de Joel Rocha.

As águias entraram melhor na quadra e o reforço Fernando Wilhelm deixou logo um aviso com um remate fortíssimo de meia distância, mas sem sucesso. Curiosamente, quando já se tinham passado mais de sete minutos de jogo, o rival adiantou-se no marcador numa boa jogada individual de Anilton, contra a corrente do jogo. Sensivelmente um minuto depois do golo adversário, começou o festival de bolas ao poste por parte da turma benfiquista, com Chaguinha a abrir as hostilidades. A partir daqui, ou seja, na 2.ª metade do 1.º tempo, a supremacia benfiquista acentuou-se com várias oportunidades de golo desperdiçadas, porém a formação vinda do interior do país teve mérito na forma determinada e solidária como se apresentou tacticamente, com uma postura coesa a nível defensivo, obrigando esporadicamente o Benfica a jogar directo para o pivot, e procurando incessantemente o erro encarnado. Os rapazes orientados por Joel Rocha depararam-se com algumas dificuldades, conforme era expectável, e a cerca de cinco minutos do intervalo atingiram as cinco faltas, sendo que na sequência da bola parada, Márcio Moreira, de fora da área, aumentou a vantagem para 0-2. Até ao final da 1.ª parte, o Benfica tentou de tudo para reduzir as distâncias no marcador. Primeiro, Ré atirou ao poste, e instantes depois, o mesmo, viu o seu remate sofrer um corte cirúrgico em cima da linha. As situações de finalização sucediam-se, com Chaguinha novamente perto do golo e, posteriormente, Jefferson a enviar a bola ao poste. Nos últimos segundos, Alessandro Patias chutou também ao poste, na conversão de um livre - 5.ª falta do conjunto da Beira Baixa. Eis, que chegou o intervalo, e pese embora o, autêntico massacre, maior caudal ofensivo do SL Benfica (29 remates contra 6 do Fundão), com várias hipóteses para inaugurar o marcador, totalizando 4 bolas ao poste (!), o Fundão vencia por duas bolas a zero. Ademais, há que enaltecer a excelente exibição do endiabrado Guarda-Redes Iago Barro, contratado ao El Pozo, e alguma ineficácia benfiquista.

Na etapa complementar assistiu-se a vinte minutos impróprios para cardíacos, com o SL Benfica, à semelhança do que aconteceu nos primeiros vinte minutos, a manter o domínio do embate e a restabelecer a igualdade ao "cair do pano".
Após o sufoco no final da 1.ª parte, o descanso foi proveitoso para o rival, que no início da 2.ª parte voltou a consentir a iniciativa do jogo às águias e a dar-se bem com isso (contra-ataque), dilatando a vantagem para 0-3, com Anilton a bisar, e causando enorme surpresa no recinto, volvidos cinco minutos. Praticamente logo a seguir, Bruno Coelho vê o poste novamente impedir o 1.º tento benfiquista. O tempo ia-se esgotando e a tarefa ficava cada vez mais complicada, justamente pelo facto do Fundão fechar bem os espaços e o SL Benfica permanecer em branco, muito embora por várias vezes estivesse iminente o golo dos Campeões Nacionais. Contudo, apesar da ansiedade que se sentia, a nossa equipa nunca se deixou entregar, revelando grande espírito de preserverança, conforme foi apanágio na época transacta. Até que, a menos de oito minutos do final do tempo regulamentar, Jefferson enganou tudo e todos e ofereceu o golo a Bruno Coelho que ao 2.º poste, com a baliza deserta, reduz para 1-3. Restando somente quatro minutos para o término da partida, Joel Rocha coloca o "5 para 4", com Bruno Coelho como Guarda-Redes avançado, tendo surtido efeito. Um minuto depois, Fernando Wilhelm foi feliz, num golo em que o Guarda-Redes contrário foi mal batido, e a esperança benfiquista aumentou em flecha. A pouco mais de um minuto do apito final, os fundanenses assustaram, visto que acertaram no poste, contudo a menos de 20 segundos do fim, surgiu o empate, através de um passe de Bruno Coelho que descobriu Alan Brandi dentro de área e resultou num auto-golo, levando as decisões para o prolongamento. Emoções ao rubro!

A equipa benfiquista estava claramente por cima, quer psicologicamente quer fisicamente, e com naturalidade consumou a reviravolta nos primeiros cinco minutos do prolongamento, por intermédio do reforço Fábio Cecílio que com um disparo fulminante de pé esquerdo repôs a justiça no marcador. Logo a seguir, aproveitando o facto do adversário estar a jogar na situação de "5 para 4", Juanjo fez o 5-3 de baliza a baliza. Na 2.ª parte do tempo extra, Fernando Wilhelm ultrapassou com distinção o guarda-redes adversário e bisou, sentenciando assim as contas do placar, no entanto logo a seguir o poste evitou uma maior diferença de golos. 

O Benfica venceu por 6-3, sem contestação, ante uma AD Fundão muito bem trabalhada, que irá certamente se cotar como uma das melhores equipas nacionais na temporada que acaba de iniciar. Grande espectáculo de futsal protagonizado pelas duas equipas.

Nota ainda para a expulsão de Alessandro Patias, devido a uma atitude anti-desportiva quando o jogo terminou. Tiaguinho, Bruno Pinto e Rafa Henmi ficaram na bancada, este último devido à alteração de regulamento das competições nacionais que apenas permite a utilização de cinco jogadores estrangeiros (o SL Benfica possui 6). Joel Rocha promoveu as estreias de Fernando Wilhelm e Fábio Cecílio. Bonita homenagem protagonizada por Bruno Coelho e Joel Rocha que se fizeram acompanhar na Conferência de Imprensa pós-jogo pelo Técnico de Equipamentos, Orlando Ferreira, que se encontra no nosso clube há já 14 anos.

Assim se cumpriu o primeiro objectivo da temporada. Parabéns a toda a secção pelo 3.º título consecutivo e 21.º do nosso palmarés (excluindo os troféus regionais)! Viva o BENFICA!

Resultado Final da Supertaça Nacional

SL BENFICA 6-3 Fundão (após Prolongamento)



Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 da modalidade, pode ver aqui:


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário