terça-feira, 25 de agosto de 2015

Mais SLB

João Ribeiro, que integrou o ambicioso quarteto luso, vice-campeão Europeu da disciplina de K4 1000 m, e Teresa Portela, em K1 500 m, cumpriram com o objectivo, isto é, carimbaram o passaporte para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
Em Estocolmo, Suécia, João Pereira conquistou a medalha de Prata, na 8.ª e antepenúltima etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo, e subiu ao 8.º lugar do Ranking Mundial. Fantástica prestação e que abre boas perspectivas para o que resta da competição!
Modesta. Assim se resume a prestação dos atletas que já estiveram em acção, cinco de oito, no Campeonato do Mundo de Atletismo que decorre na capital da China.



Em solo transalpino, na cidade de Milão, João Ribeiro (K4 1000 m) Teresa Portela (K1 500 m) confirmaram, através das prestações obtidas no Campeonato do Mundo de Velocidade, entre 19 e 23 de Agosto, o acesso aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016! Missão cumprida.
Se Teresa Portela se notabilizou ao carimbar, ainda que dependendo de terceiros (devido aos lugares libertados em função dos resultados no K4 500 m), o acesso para as olimpíadas de 2016 na competição individual de K1 500 m, tornando-se na primeira canoísta portuguesa a fazê-lo, fruto do 9.º posto arrecadado na Final da especialidade, João Ribeiro e restante tripulação nacional, medalha de Prata no Mundial de 2014, depois de uma categórica passagem à Final (vencedor da Meia-Final), classificaram-se no 5.º lugar e, portanto, não desperdiçaram a hipótese de "vingar" o falhanço da qualificação da embarcação de K4 1000 m para Londres 2012, pois estavam em causa 7 vagas, imediatamente na primeira prova de apuramento para o maior evento mundial desportivo, que se realizará no Brasil.
Inglória. Assim se define a participação da benfiquista Joana Vasconcelos, bem como das restantes canoístas lusas que fizeram parte da embarcação, tendo em consideração que, pese embora o modesto 17.º lugar (8.º lugar na Final B) em K4 500 m, por 0,018 s, e no último suspiro (foi ultrapassada e terminou na 4.ª posição), não atingiu a Final A e repetiu o feito dos dois companheiros de equipa acima indicados. No entanto, a possibilidade de "adquirir" o bilhete olímpico" ainda permanece em aberto.
Nota ainda para o 8.º lugar de Teresa Portela na Final B de K1 200 m e para Joana Vasconcelos que integrou o barco de K2 500 m 6.º classificado na  Final B.

Resultados oficiais:
João Ribeiro - 5.º Lugar em K4 1000 m
http://canoe2015.microplustiming.com/pdf/CLS-ASM-K4m1000-FINALE-01.pdf
Teresa Portela - 9.º Lugar em K1 500 m; 17.º Lugar em K1 200 m
http://canoe2015.microplustiming.com/pdf/CLS-ASF-K1m500-FINALE-01.pdf

No Estádio "Ninho de Pássaro", em Pequim, conforme referido na rubrica da semana passada, 8 atletas do SL Benfica marcam presença na 15.ª edição do Campeonato do Mundo de Atletismo, que se estende até 30 de Agosto.
No que diz respeito aos que já estiverem em competição, até à data, o balanço é mediano. Sinteticamente, os nossos atletas não se exibiram ao seu melhor nível e notou-se a diferença no confronto com a elite Mundial.
O 3.º melhor velocista português no hectómetro, Yazaldes Nascimento foi o 1.º atleta ligado ao nosso clube a entrar em competição, porém não foi além do 7.º lugar na série 6, insuficiente para alcançar sequer a Meia-Final dos 100 m. No mesmo dia, Susana Costa desiludiu pois todas as tentativas foram consideradas nulas e, como tal, não logrou o apuramento para Final do Triplo Salto. Na jornada seguinte, ou seja no 2.º dia da competiçãoSérvio Vieira, não concluiu os 20 Km Marcha, alegadamente devido a problemas musculares que o levaram a desistir ainda na primeira metade da prova, e o recordista nacional Tsanko Arnaudov, que se tem revelado na presente temporada, apresentou-se aquém do esperado e obteve o 26.º posto no Lançamento do Peso. Na Segunda-feira, a fundista Dulce Félixaparentemente afectada por uma gripe, terminou a corrida de 10000 m na 19.ª posição, distante do ambicionado top 10.
Resultados oficiais em:

Mais uma brilhante perfomance de João Pereira! Este Domingo, o triatleta do SL Benfica foi 2.º classificado na 8.ª etapa do Circuito Mundial de Triatlo disputada no Norte da Europa, especificamente em Estocolmo, capital da Suécia.
Com este resultado, o benfiquista ascendeu do 13.º ao 8.º posto do Ranking Mundial da modalidade. Restam duas provas para o fim do Campeonato do Mundo de Trialto 2015.
Perante uma concorrência de luxo, com a nata do Triatlo Mundial a competir, o 5.º melhor triatleta do mundo em 2014 demonstrou mais uma vez a sua capacidade, com uma prova bastante regular, e uma actuação de qualidade no último segmento do percurso, a Corrida de 10 Km. João Silva abandonou a prova, e foi relegado do 20.º para o 24.º lugar do Ranking Mundial..
Resultados oficiais em:
http://www.triathlon.org/results/result/2015_itu_world_triathlon_stockholm/271862
http://www.triathlon.org/rankings/itu_world_triathlon_series/male

1 comentário:

  1. Viva,

    Já adicionamos o seu blog. Confira na secção "Blogues sobre o SL Benfica" disponível no separador direito.
    Muito sucesso!

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar