quarta-feira, 27 de maio de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais um fim-de-semana, mais uma conquista para o Ecletismo encarnado! Desta feita, a nossa equipa de Hóquei em Patins ergueu a Taça de Portugal, encerrando a época com chave de ouro, conquistando a "dobradinha". No Basquetebol, as "águias" ficaram a uma vitória do Tetra. Por fim, o Futsal teve que suar para dar o primeiro passo rumo à Final do Campeonato Nacional. Uma jornada à Benfica!

Confira todo o rescaldo de todos estes encontros onde o Glorioso cumpriu o seu destino: vencer!

Vinte anos depois, o Hóquei em Patins benfiquista conquistou a "dobradinha", após ter vencido, pela segunda vez consecutiva, a Taça de Portugal desta modalidade. Em Vila Franca de Xira, o OC Barcelos foi o adversário na meia-final da prova. Tal como tinha previsto, a formação nortenha seria um "osso (muito) duro de roer". E assim foi!
Os encarnados entraram fortes no ringue e criaram, desde muito cedo, as primeiras oportunidades de golo. Ricardo Silva e a ineficácia dos nossos atletas impediram a abertura do marcador. Fazendo jus à máxima "quem não marca sofre", a formação minhota aproveitou a transformação de um livre directo para abrir o activo. Luís Querido foi o autor do golo, quando estavam jogados cerca de cinco minutos. 
Volvidos quatro minutos, João Rodrigues, à boca da baliza, aproveitou uma boa assistência de Diogo Rafael para restabelecer a igualdade na partida. Até ao intervalo, as águias foram "carregando" em busca da reviravolta, mas sem sucesso na hora da finalização. 
Logo no início da segunda parte, aproveitando uma enorme desatenção da defesa encarnada, o OC Barcelos colocou-se novamente em vantagem, com um golo apontado por João Guimarães. Na resposta surgiu a 10ª falta do nosso opositor. Porém, um Nicolia desinspirado não bateu, no livre directo, o guarda-redes adversário. Ainda assim, o Campeão Nacional continuava em busca do golo. E este apareceu aos 10 minutos desta etapa complementar, com uma stickada bem colocada de Tiago Rafael. 
A meio da segunda metade do encontro, o Benfica somou a sua décima falta e Luís Querido, na transformação do respectivo livre directo, não conseguiu superar Guillem Trabal. 
A partida estava muito intensa, sempre com os encarnados no controlo das operações e os minhotos a aproveitar saídas rápidas para o ataque. Até que, a seis minutos do fim, o "matador" João Rodrigues aproveitou uma confusão dentro da área para colocar as águias pela primeira vez em vantagem no desafio. Ufa!
Até ao apito final, João Rodrigues ainda desperdiçou um livre directo, mas o resultado não mais se alterou. Vitória benfiquista pela margem mínima que carimbava o passaporte para a decisão da competição. Muito Bem!
Na outra meia-final, o Sporting foi mais forte e derrotou a Oliveirense por quatro bolas a uma, ficando marcado um emocionante derby para a Final!
Na tarde de Domingo, a equipa de Hóquei em Patins do SL Benfica conquistou a 15ª Taça de Portugal do seu historial, após superar o Sporting por 3-0 na final da prova "rainha" do calendário nacional. 
O Pavilhão da UD Vilafranquense foi pequeno para albergar o entusiasmo dos adeptos que lá se deslocaram para apoiar as duas equipas. Uma escolha de recinto sem sentido por parte da Federação. 
Emoções à flor da pele no eterno "derby", o qual foi totalmente dominado pelos encarnados. Só um Girão em grande plano evitou por várias ocasiões a festa vermelha durante a primeira parte. Nem o génio Nicolia conseguiu bater o guarda-redes leonino na transformação de um livre directo. Porém, a pouco mais de trinta segundos do intervalo, Nicolia aproveitou uma perda de bola sportinguista, isolou-se e finalmente inaugurou o marcador. Estava feita justiça. 
Quando os jogadores iam para os balneários, um Girão de cabeça perdida resolveu empurrar Nicolia e instalou-se a confusão entre todos os atletas. Nesse momento, um energúmeno chamado João Pinto resolve cuspir em Pedro Henriques e este responde com um soco. Do lado leonino, Tiago Losna ainda tentou agredir um atleta benfiquista. No regresso ao recinto, a decisão dos árbitros foi expulsar - e bem - o nosso guarda-redes Pedro Henriques e Tiago Losna. João Pinto e Girão continuaram em campo... Inacreditável! 
No segundo tempo, mais do mesmo. As águias a mandarem no jogo e, do outro lado, os créditos iam todos para Girão que continuava a manter o Sporting na discussão do encontro. Carlos López, Nicolia e João Rodrigues bem tentaram, mas nem de bola parada conseguiuram superar um enorme Girão. Ricardo Figueira também não conseguiu superar Trabal na transformação de um livre directo. 
A partida estava "quentinha" e os árbitros tentavam segurar os acontecimentos perante um Sporting "chorão" que nada jogava e muito discutia as decisões dos juízes do encontro. Com 11 minutos para o fim, grande penalidade bem assinalada a favor do Benfica. No encalço deste lance, Girão resolve atirar o seu stick ao ar, é admoestado "apenas" com o cartão azul e João Rodrigues, frente a Zé Diogo Macedo, amplia a vantagem benfiquista. Merecido!
Até ao fim, assistiu-se a um Sporting completamente de cabeça perdida, à imagem do seu presidente, tendo o Benfica aproveitado para fechar as contas pelo génio Nicolia na marcação de um livre directo. Um 3-0 limpinho, limpinho, limpinho! 
Seguiu-se a festa dos adeptos, jogadores e staff encarnado. Parabéns a todos! É linda a comunhão que existe entre todos estes intervenientes. Foi também a homenagem merecida ao fantástico Carlos López e a Tuco que fizeram a última aparição com o Manto Sagrado. Muito Obrigado!
Época brilhante com a conquista da "dobradinha", vinte anos depois. Sem qualquer dúvida, somos o melhor colectivo nacional!

Taça de Portugal (Final Four) - Resultados das Meias Finais

SL BENFICA 3-2 OC Barcelos
Oliveirense 1-4 Sporting

Taça de Portugal (Final Four) - Final

SL BENFICA 3-0 Sporting 


Dois jogos, duas vitórias do Tri-Campeão Nacional de Basquetebol frente ao Vitória SC de Guimarães na Final dos Playoffs. Antes de mais, importa destacar a boa presença de público na Luz para assistir a dois belos espectáculos protagonizados pelos dois melhores conjuntos nacionais. 
No jogo 1, os primeiros dez minutos foram de grande equilíbrio (21-19), mas cedo se percebeu que, sob o comando de Doug Wiggins, os vimaranenses iam criar muitos problemas à defesa encarnada. 
Até ao descanso, as dificuldades causadas pelos bases contrários tornaram-se mais evidentes. E também surpreendente era a forma como o Benfica se deixou dominar na luta das tabelas. Permitimos muitos ressaltos ofensivos ao adversário e segundos lançamentos que levaram a que a formação minhota liderasse o marcador, com alguma vantagem, durante o segundo período. Com João Soares na defesa ao base contrário, a nossa equipa foi mais coesa a defender a bola e conseguiu reduzir a desvantagem para sete pontos (34-41) no final dos primeiros vinte minutos. 
Os comandados de Carlos Lisboa regressaram para o segundo tempo a explorar o jogo interior e foi dessa forma que somaram os primeiros quatro pontos (38-41). No entanto, o Vitória continuava eficaz no tiro exterior através de João Balseiro, e Wiggins, com um triplo, fez subir de novo a vantagem dos visitantes para a casa das dezenas (48-58). Nos instantes finais do terceiro período surgiu Jobey Thomas que, com um triplo, fixou o placar em 53-58. Tudo em aberto para os últimos 10 minutos. 
O derradeiro quarto iniciou-se da mesma forma. Uma "bomba" de Jobey Thomas deu o mote para um parcial de 12-3 que colocou o Benfica na frente do marcador (65-61). Os encarnados defendiam melhor as penetrações de Wiggins, porém um triplo de Paulo Cunha colocou os homens do Minho somente a um ponto de diferença (65-64). A partida estava ao rubro e dois triplos fantásticos de Jobey Thomas deram o "xeque-mate" no encontro. Ganhámos por 75-67 e entrámos com a "mão direita" na luta pelo título. 
Ao vencer o Vitória (77-69) no segundo jogo do Playoff Final da Liga Portuguesa, o SL Benfica ficou a um triunfo de somar o seu quarto Campeonato seguido. Novamente o sucesso benfiquista foi muito suado e a "chave" para este desfecho esteve na defesa. 
Nos primeiros vinte minutos, nenhuma das equipas revelou ascendente sobre o opositor e as suas estratégias não mudaram muito em relação ao dia anterior. As águias apostaram numa defesa bem agressiva na tentativa de condicionar o jogo do base Doug Wiggins, que elabora todo o processo ofensivo dos vimaranenses. No ataque, voltamos a solicitar - e bem - o jogo interior e tiramos partido da vantagem que temos nas áreas próximas do cesto. 
O início da etapa complementar coincidiu com a fase em que o Benfica se afastou um pouco no marcador, com Slay em grande destaque pela sua enorme versatilidade ofensiva, criando problemas ao adversário de costas para o cesto ou mesmo através do lançamento exterior. Um verdadeiro "one man show". O lançamento de três pontos do Vitória não funcionava da melhor forma e a sua pontuação ressentia-se muito disso. 
Nos últimos dez minutos, sob a batuta de Wiggins, o Vitória não "deitou a toalha ao chão" e tentou encurtar novamente a diferença no marcador. Contudo, com o cansaço acumulado, as decisões tomadas não eram as melhores e os encarnados dominaram a sua tabela e venceram a luta dos ressaltos (36-28). O jogo interior através de Gentry (12 pontos e 7 ressaltos), Andrade (12 pontos e 6 ressaltos) e Slay (25 pontos e 4 ressaltos) fez mossa e acabou por sentenciar o encontro. 
A série muda-se para o Minho onde a formação local vai procurar, a todo o custo, levar a eliminatória para a "negra", na Luz. Nada está ganho e só um grande Benfica vencerá em território alheio.

Resultado Final do Jogo 1 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 75-67 V. Guimarães (1-0)

Resultado Final do Jogo 2 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 77-69 V. Guimarães (2-0)


Três semanas após a Final da Taça de Portugal, AD Fundão e SL Benfica voltaram a encontrar-se, desta feita em partida da primeira ronda das meias-finais dos Playoffs da Liga de Futsal. Voltaram a levar a melhor as águias, que venceram, na Beira Baixa, por 3-6, após prolongamento, e assim se colocaram em vantagem na eliminatória. 
O Fundão iniciou melhor o embate e Juanjo foi chamado a intervir muitas vezes. Entramos muito passivos, "a dormir", e permitimos que o adversário estivesse por cima no encontro. 
Joel Rocha não estava a gostar nada do que via e pediu um desconto de tempo com pouco mais de cinco minutos jogados. Os nossos jogadores serenaram e regressaram definitivamente melhores ao jogo. E foi mesmo o Benfica a marcar primeiro, através de um grande pontapé de Alessandro Patias. 
A jogar no seu reduto, o Fundão foi em busca do empate, o qual viria a surgir a quatro minutos do intervalo, num excelente golo de Tiago Soares, que aproveitou uma adiantamento de Juanjo e surpreendeu o espanhol a 30 metros da baliza. Perto do descanso, os homens da casa reclamaram uma eventual defesa de Juanjo com as mãos fora da área e, na sequência dos protestos, André Nabais foi expulso, deixando a sua equipa em inferioridade numérica. 
Na segunda parte, o Fundão voltou a entrar a "todo o gás" e em pouco mais de dois minutos chegou ao 3-1. Mário Freitas e Anilton foram os autores dos golos. 
Os encarnados tinham que correr atrás do prejuízo e protagorizaram 10 minutos finais de grande qualidade. Bruno Coelho reduziu a desvantagem para a margem mínima através de um remate bem colocado, quando faltavam 8 minutos para o fim. Entretanto construímos várias oportunidades para empatar, mas fomos muito perdulários na hora da finalização. 
Apostamos no guarda-redes avançado nos últimos minutos e a estratégia deu frutos. A 16 segundos do final do tempo regulamentar, Rafael Henmi restabeleceu a igualdade num grande remate de fora da área. 
Já no tempo extra, as águias não deram hipóteses ao seu rival. Poucos segundos de prolongamento decorridos e Ré já havia protagonizado a reviravolta no marcador, numa boa combinação colectiva. Ainda antes do intervalo, Patias bateu Gonçalo Portugal na execução de um livre frontal. Coube novamente a Ré fechar as contas, com um golo de cabeça, obtido já na segunda metade do prolongamento. 
Um susto que serve de aviso à nossa equipa, a qual terá de lutar muito para conquistar o Campeonato Nacional. Cada jogo é uma Final e agora o objectivo passa por fechar a série no segundo jogo e carimbar, logo aí, o passaporte para a decisão do título. 

Resultados Finais do Jogo 1 das Meia Finais dos Playoffs

AD Fundão 3-6 SL BENFICA (0-1)
Sporting 2-1 Sp. Braga (1-0) 



Sem comentários:

Enviar um comentário