segunda-feira, 31 de março de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada com sabores distintos para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. O fim-de-semana é marcado, em sentido positivo, pela passagem à 'Final Four' da Taça de Portugal de Futsal e pela qualificação do Voleibol para o 'Playoff Final'. Pela negativa, destaque para a derrota na Catalunha que complica as contas da secção de Hóquei em Patins no acesso à 'Final Four' da Liga Europeia. 

Confira tudo sobre as partidas onde o 'Glorioso' foi protagonista nos últimos dias. 

Em Braga, o Futsal encarnado carimbou a passagem à 'Final Four' da Taça de Portugal após derrotar o Sporting local por 1-2 no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho. 
João Pinto começou com Marcão na baliza, Ricardo Fernandes, Bruno Coelho, Serginho e Alan Brandi. 
Os primeiros 20 minutos foram pautados pelo equilíbrio. As equipas estavam receosas uma da outra e não quiseram arriscar muito. À passagem do minuto 5, Rafael Henmi, após combinação com Nenê, abriu o activo. Destaque para a boa coesão da defesa benfiquista que não permitiu ao adversário criar perigo junto da nossa baliza. 
O descanso chegou com o 0-1 favorável ao Benfica que premiava a equipa mais sólida em campo. 
Na etapa complementar, o Sp. Braga entrou forte e Tiago Brito restabeleceu a igualdade num entendimento com Miguel Almeida, numa das poucas falhas dos encarnados. Apoiados pelo seu público, os donos da casa tentaram intensificar a pressão, mas o conjunto da Luz respondeu com muita personalidade. 
Serginho deu o aviso ao acertar no ferro. Com 10 minutos para o fim, Paulinho marcou um canto que encontrou o capitão, Gonçalo Alves, liberto para fazer o 1-2 voltando a colocar as águias na frente do marcador. 
A formação minhota via-se na obrigação de correr atrás do prejuízo, mas pela frente encontrou um Benfica bem organizado, não dando hipóteses de golo ao seu oponente. Então, o Braga avançou para a situação de '5 para 4' com o avançar do guarda-redes Beto, numa primeira fase, e depois com André Machado como quinto elemento de campo. Esta opção não teve qualquer resultado prático. 
A pouco mais de 2 minutos do final do encontro, o jogador do Sp. Braga, André Machado, foi expulso com o segundo cartão amarelo, em virtude de este ter tirado a bola das mãos de Marcão. Situação muito favorável para o Benfica controlar o jogo a seu bel-prazer. 
Com mais um jogador, a turma encarnada decidiu gerir a posse de bola sem correr grandes riscos, ainda que tivesse estado muito perto do terceiro golo em várias situações por intermédio de Joel e Gonçalo Alves. Quando reentrou o quinto elemento bracarense, a 25 segundos do fim, os minhotos tentaram forçar o prolongamento mas sem qualquer sucesso. Grande vitória benfiquista num terreno onde há muito tempo não ganhávamos. E triunfamos longo numa partida decisiva que nos garante um lugar na decisão da prova. 
Após uma reestruturação grande na modalidade, estamos bem posicionados nas duas grandes competições para sermos felizes. Contudo, nada está ganho. Passo a passo, vitória após vitória, vamos ganhando uma equipa. 
Módicus, Arsenal da Parada (que surpresa!) e Fundão são as restantes equipas presentes em Oliveira de Azeméis para a disputa da 'Final Four' entre os dias 2 e 4 de Maio. 

Taça de Portugal - Resultados dos 1/4 Final

Sp. Braga 1-2 SL BENFICA
Dramático de Cascais 1-2 Módicus
Arsenal Parada 5-3 Leões de Porto Salvo
Unidos Pinheirense 2-3 Fundão 


Jornada dupla de sucesso para os comandados de José Jardim. Triunfos sobre Sp. Espinho e V. Guimarães garantem o acesso ao Playoff Final de Voleibol onde será decidido o próximo Campeão Nacional. 
No Sábado, o SL Benfica recebeu e venceu o conjunto espinhense por 3-2 na 6.ª Jornada da 2.ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade.
Triunfo muito suado diante de um adversário que deixou tudo em campo no sentido de acalentar ainda algumas esperanças no segundo posto desta fase. 
O primeiro set foi favorável aos encarnados por 25-20, fruto essencialmente de uma boa recepção e um bloco eficaz. 
Nos parciais seguintes, oscilação grande na recepção e o adversário começou a acreditar num bom resultado. Derrota na fase decisiva por 32-34 e 25-27. Apesar da bola valia do adversário, a nossa equipa pode e deve fazer muito melhor. Cometemos muito erros pouco habituais nesta altura do encontro. A entrada de Hugo Gaspar por troca com Ché trouxe maior qualidade e imprevisibilidade ao remate benfiquista na hora do aperto.
Assim, o Campeão Nacional impôs a sua supremacia no quarto set por 25-20. Tínhamos que ir à negra para decidir o vencedor. 
Aí foi tudo muito equilibrado com muitas variações na liderança do marcador. Porém, o serviço agressivo por parte do Benfica fez a diferença, fechando as contas partida com um apertado 17-15. 
Salvou-se o mais importante - a vitória, claro - mas, com o aproximar da grande decisão, temos que melhorar o nosso estado de forma. Não nos apresentámos ao nosso melhor nível. 
Ontem, novamente no Pavilhão da Luz, o Campeão Nacional derrotou de forma tranquila o V. Guimarães por 3-0. 
Com algumas mudanças na equipa - as entradas de Miguel Tavares, Marcel Gil ou Hugo Gaspar na formação inicial -, a turma benfiquista não deu qualquer chance ao conjunto minhoto.
Os parciais de 25-17, 25-17, 25-15 dizem praticamente tudo sobre a supremacia evidente dos encarnados em todas os capítulos do jogo. 
João Oliveira e Zelão também tiveram tempo de jogo e mostraram ser opções bem credíveis. 
As contas são fáceis de fazer. Nos desafios que faltam desta 2.ª Fase, chegam dois triunfos por 3-1 perante Madalena e Castêlo da Maia para garantir o primeiro lugar e assim termos a vantagem caseira no Playoff Final.
No entanto, o pensamento tem que ser a vitória na próxima jornada, nos Açores, e assim, desde logo, assegurar a primeira posição. Vamos Rapazes!

Resultados Finais da 6ª Jornada

SL BENFICA 3-2 Sp. Espinho (25-20; 32-34; 25-27; 25-20; 17-15)
Atl. Madalena 0-3 V. Guimarães (17-25; 19-25; 24-26)
Castêlo da Maia 1-3 Fonte Bastardo (18-25; 25-23; 14-25; 21-25)

Resultados Finais da 7ª Jornada

SL BENFICA 3-0 V. Guimarães (25-17; 25-17; 25-15)
Sp. Espinho 1-3 Fonte Bastardo (22-25; 25-16; 21-25; 21-25)
Atl. Madalena 1-3 Castêlo da Maia (23-25; 23-25; 25-19; 16-25)


Na Catalunha, o Campeão da Europa em título foi derrotado por 5-2 frente ao Réus na 1.ª Mão dos Quartos-de-Final da Liga Europeia de Hóquei em Patins
Acredito que podemos dar a reviravolta na eliminatória mas, infelizmente, este é um resultado que não me surpreende. Não me tem agradado nada a forma como o nosso colectivo tem actuado. Muita permissividade defensiva e pouco esclarecimento e intensidade ofensivas. 
O Benfica iniciou a partida com Traball, Valter Neves, Tuco, João Rodrigues e Carlos López. Como já é hábito no seu terreno, o Réus entrou a todo o gás. Muita pressão sobre o adversário e grande objectividade no ataque às redes contrárias. Aos 4 minutos de jogo, o conjunto espanhol inaugurou o marcador. Na resposta, e através de um livre directo, Carlos López desperdiçou ocasião para chegar ao empate. Contudo, volvidos 2 minutos, o mesmo López fez o 1-1 numa boa 'stickada' de fora da área. 
Neste primeiro tempo, o conjunto da casa foi 'ajudado' por uma equipa de arbitragem que já tinha marcado 9 faltas aos encarnados, com 15 minutos jogados. Um hábito em terras espanholas... Não serve como desculpa, mas ajuda a desequilibrar um encontro. 
A 10 minutos do intervalo, e aproveitando um erro grave na saída para o ataque benfiquista, o Réus conseguiu chegar ao 2-1 num contra-ataque de 2 jogadores frente a Traball. Já vi este filme vezes de mais esta temporada. Não vejo melhorias neste particular. 
No minuto seguinte, e numa grande penalidade que deixa muitas dúvidas, Casanovas aumenta a vantagem catalã. Marc Coy ainda diminiu a desvantagem a 4 minutos do descanso numa finalização oportuna dentro de área. Porém, o momento do jogo teve lugar quando, a 10 segundos do fim da primeira metade chegou a 10.ª Falta do Benfica. Xavi Costa não desperdiçou e fez o 4-2 no recolher aos balneários. 
Nos restantes 25 minutos, as águias tentaram chegar ao golo, contudo sempre revelaram pouca clarividência. As oportunidades surgidas resultaram, sobretudo, de jogadas individuais. A 5 minutos do fim, teve lugar o momento mais crítico do encontro, quando Adroher fez o 5-2 final. 
Derrota justa para os pupilos liderados por Pedro Nunes. Na Luz, no dia 12 de Abril, exige-se uma grande exibição para a 'Final Four' ser uma realidade. 
Liceo da Corunha, Valdagno e Barcelona encontram-se em vantagem nas restantes eliminatórias e são os favoritos a alcançar o lote das 4 melhores equipas da Europa nesta temporada. 
Agora importa centrar as atenções para o Campeonato Nacional, no qual se vislumbram "finais" complicadas pela frente. 

Liga Europeia - Resultados dos 1/4 Final (1ª Mão)

Réus 5-2 SL BENFICA
FC Porto 1-2 Liceo da Corunha 
Valongo 2-3 Barcelona
Vendrell 4-6 Valdagno 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário