segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada com sabores distintos para as três modalidades de pavilhão do SL Benfica que jogaram no fecho do ano de 2013. Triunfos importantes para as secções de Futsal e Andebol e um empate com sabor a derrota a complicar as contas do Hóquei em Patins encarnado.

Confira, de seguida, o rescaldo de cada um destes encontros. 

No Pavilhão do Infante de Sagres, a equipa de Futsal do SL Benfica venceu o Boavista por concludentes 0-4 para a 16ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.
Perante um pavilhão que mostrava muito ódio ao vermelho, mas onde bastantes benfiquistas fizeram ouvir o seu apoio, os pupilos liderados por João Freitas Pinto mostraram porque estão na liderança da tabela classificativa. 
Os encarnados precisaram de apenas 27 segundos para inaugurar o marcador, por intermédio de Joel Queirós. Dois minutos depois, Bruno Coelho após assistência de Joel Queirós ampliou a vantagem das "águias", fixando o resultado com que se chegaria ao intervalo.
O jogo mostrava um colectivo benfiquista muito personalizado e rigoroso na prossecução dos seus objectivos. 
Na etapa complementar, o Benfica voltaria a marcar por Ricardo Fernandes, com 4 minutos jogados. Construía-se uma goleada encarnada. Os axadrezados tiveram poucas chances de chegar ao golo, perante a coesão e segurança defensiva demonstradas pelos benfiquistas. 
A cerca de 5 minutos do final da partida, o Boavista arriscou no "5 para 4" que foi muito bem controlado pela nossa equipa. No entanto, com 37 minutos de jogo, num lance complicado e algo estranho de difícil juízo, Bebé acabou expulso. Marcão entrou na partida e manteve as redes encarnadas invioláveis. Logo de seguida, o nosso adversário viria um seu jogador a ser bem expulso. Da falta cometida surgiu o livre de 10 metros que Joel Queirós aproveitou para ampliar o marcador e fechar as contas do encontro. 
Boa exibição por parte dos encarnados. Agora é necessário transportar o nível que temos exibido fora de portas para as partidas realizadas no Pavilhão da Luz. 
Terminámos assim o ano no primeiro lugar da classificação. "O caminho faz se caminhando". E eu acredito muito no sucesso deste grupo! 

Resultados Finais da 16ª Jornada

Boavista 0-4 SL BENFICA
Leões de Porto Salvo 8-3 Belenenses
Fundão 4-1 SL. Olivais
Módicus 6-1 Académica 
Dramático de Cascais 2-3 Sp. Braga
Vila Verde 2-1 Póvoa Futsal
Rio Ave 1-7 Sporting 


Em terras maiatas, o Andebol encarnado derrotou a formação do Águas Santas por 26-30 em jogo da 17ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Com Carlos Carneiro ausente por lesão, o conjunto orientado pelo Prof. Jorge Rito entrava para uma das deslocações mais complicadas desta fase, não podendo perder mais nenhum ponto na luta pelo título nacional após o desaire caseiro frente ao Sporting. 
O "sete" encarnado, com Chernov a central, iniciou bem o desafio, conseguindo alcançar uma vantagem inicial de 3 golos de diferença (1-4). Porém, a equipa da casa tomou conta do encontro e, a partir de uma defesa agressiva, conseguiu dar a volta ao resultado, chegando a vencer por quatro golos. Só com a entrada de Tiago Pereira (algo limitado fisicamente) é que o ataque benfiquista mudou para muito melhor! Mais colectivo, dinâmico, aproveitando bem todas as oportunidades para finalizar. Assim conseguimos equilibrar as contas e levar o marcador para uma desvantagem mínima no intervalo da partida (15-14).
Na segunda parte, o equilíbrio foi a nota dominante até aos últimos 10 minutos. Nessa altura, o Benfica respondeu melhor e, aproveitando as falhas técnicas do adversário, conseguiu uma vantagem de 3 golos de diferença que manteve até ao final. Desta forma conquistou três pontos muito importantes para a classificação. 
Além da dinâmica imposta por Tiago Pereira, foram fundamentais os nossos pontas, Dario Andrade e António Areia, bem como o grande reforço da época chamado Elledy Semedo, que se cotou como melhor marcador encarnado, com 7 golos concretizados. 
Uma nota apenas para dizer que tem sido com o Tiago Pereira no comando do nosso ataque que temos tido os melhores desempenhos ao longo da temporada. A relação com o pívot José Costa é assim mais eficaz, concedendo-se mais espaço para a nossa 1ª linha finalizar e, ao mesmo tempo, conseguir algumas exclusões dos opositores.
De referir também a lesão no início da partida de Cláudio Pedroso. Esperemos que não seja nada de grave, pois ele tem sido dos melhores na época 2013/2014. 
Estamos na luta pelo objectivo maior e agora temos uma paragem para a Selecção Nacional. O Campeonato apenas regressa a 18 de Janeiro. 

Resultados Finais da 17ª Jornada

Águas Santas 26-30 SL BENFICA
ABC 25-22 FC Porto
Sp. Horta 27-28 Sporting
Madeira SAD 28-24 AC Fafe
ISMAI 27-24 Belenenses
Passos Manuel 29-27 Avanca 


A desilusão do fim-de-semana chegou de Alenquer, onde o Campeão da Europa de Hóquei em Patins empatou frente ao Sporting na 9ª Jornada do Campeonato Nacional da modalidade. 
Antes de passar propriamente ao jogo, queria chamar a atenção para a arrogância de certos benfiquistas que, antes deste encontro, perspectivavam goleadas, humilhações, massacres, etc, etc. Muitas vezes, os problemas também começam aí. Somos estupidamente arrogantes com muita pouca base de sustentação. Também é por isso que qualquer adversário tem um sentimento especial por nos derrotar. Não somos humildes. Espero que aprendam a lição de uma vez por todas! 
Um 'derby' é sempre um 'derby', seja em que modalidade for. O respeito pelo adversário e pela rivalidade têm de estar acima de tudo. 
Como claro favorito a vencer o encontro, o Benfica entrou destemido e ansioso na procura da baliza contrária. A eficácia é que esteve muito longe do pretendido. Apenas aos 9 minutos, Valter Neves conseguiu bater o guarda-redes contrário, colocando alguma justiça no resultado. Nem Tuco, na transformação de uma grande penalidade, conseguiu espelhar no 'placard' toda a supremacia benfiquista. 
A vantagem mínima ao intervalo revelava toda a ineficácia do Benfica que podia e devia ter resolvido o jogo naqueles primeiros 25 minutos. 
A entrada para a segunda parte foi muito passiva por parte dos encarnados, que pagaram bem caro toda essa falta de concentração. O Sporting chegou à igualdade, mas João Rodrigues ainda respondeu e deu nova vantagem ao colectivo benfiquista. Contudo, aproveitando esse Benfica apático, completamente fora do ringue, e um arbitragem parcial, o conjunto leonino deu a volta ao marcador. Em três minutos fez 3 golos, colocando-se na frente por 2 golos (4-2). A estupefacção estava instalada em Alenquer. Uma equipa que luta para ser campeã não pode ter estes momentos! 
Mas mostrando uma fibra de campeões, os comandados de Pedro Nunes reagiram e, através de um 'hat-trick' de João Rodrigues, conseguiram nova reviravolta no marcador. Jogo muito emotivo! 
Faltavam 5 minutos para o final do desafio. O Benfica tinha 12 faltas. E aí, de novo, fomos 'anjinhos', pois fizemos faltas estúpidas, sem qualquer nexo, que permitiram ao rival beneficiar de um livre directo que determinou novo empate a dois minutos do fim.
Até final, ainda tivemos uma grande oportunidade para ganhar, mas Marc Coy desperdiçou-a.
Fomos vítimas de mais um "fartar vilanagem"? É verdade. Porque se anulou aquele golo que dava o 3-5??? O nome do responsável é, para que conste, Joaquim Carpelho. 
Colocámo-nos a jeito para isso? Claro que sim! O que podemos fazer perante isto? Não deixar senhores como este apitar jogos do SL Benfica. 
Importa também assumir que o nosso técnico também tomou algumas opções incompreensíveis. Valter Neves não deve jogar tanto tempo. Quando sofremos o 3-2 devia ter pedido logo um tempo para acalmar a equipa. Após o 4-5, João Rodrigues devia ter ficado em campo, assim como Carlos López, pois é um jogador muito experiente que sabe segurar a bola como ninguém. Temos que ser mais matreiros a segurar vantagens nestes jogos equilibrados.
São 4 pontos perdidos de forma inglória, devido a muita ineficácia da nossa parte quer em lances de bola corrida, quer na bola parada. Não pode acontecer. Temos que rectificar urgentemente estas questões para podermos atacar o Campeonato. Estamos no 4º lugar da pauta classificativa e, até ao final da primeira volta, a nossa obrigação é ganhar os jogos todos. Todos.

Resultados Finais da 9ª Jornada

Sporting 5-5 SL BENFICA
HC Mealhada 4-6 Oliveirense 
AE Física 1-4 FC Porto
Paço de Arcos 2-4 Valongo
HC Cambra 3-2 HC Braga
Sp. Tomar 3-1 OC Barcelos
Juv. Viana 8-0 CH Carvalhos 
HC Turquel 1-1 Candelária 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário