segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada muito feliz para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Triunfos na totalidade dos jogos realizados pelas cinco secções do clube. O verbo 'ganhar' tem que ser conjugado em todos os balneários benfiquistas e colocado em prática em qualquer campo do Mundo. O SL Benfica vive de vitórias!

De seguida, farei o rescaldo das partidas realizadas pelas nossas equipas durante o último fim-de-semana.

No Basquetebol, o Bi-Campeão recebeu e bateu o CAB Madeira por 90-58 na 8ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
À imagem dos restantes encontros disputados na condição de visitado, o conjunto liderado por Carlos Lisboa impôs toda a sua capacidade nas diferentes áreas do jogo e desde o primeiro minuto se percebeu quem iria ser o vencedor da partida. 
Não demos qualquer tipo de hipótese à formação madeirense. Dominamos em toda a linha. O resultado de 24-14 no final do primeiro período e o 52-27 ao intervalo eram demonstrativos do que se tinha passado no campo. 
Apresentámos uma boa eficácia ofensiva: 63% nos 2 pontos e 50% no tiro exterior. Liderámos no ressalto (38 contra 26) e fomos muito agressivos no capítulo defensivo. A diferença na casa dos 40 pontos no final do terceiro parcial (77-35) espelhava na perfeição toda a qualidade da exibição encarnada perante um rival que apenas ia vivendo das acções individuais dos seus jogadores americanos.
No derradeiro período, o Benfica fez - e bem - a rotação de todos os jogadores disponíveis, o que permitiu ao adversário reduzir um pouco a diferença no marcador. 
Destaque individual para o trio benfiquista formado por Jobey Thomas, Frederick Gentry e Seth Doliboa, que se cotaram como os melhores do lado encarnado com 16 pontos cada um.
Continuamos na liderança da tabela classificativa e agora o pensamento tem que estar focado na Taça de Portugal e no confronto diante do Guifões para o acesso à "Final 8" da competição. 

Resultados Finais da 8ª Jornada

SL BENFICA 90-58 CAB Madeira
Algés 75-76 Barcelos
Lusitânia 67-53 Maia Basket
V. Guimarães 98-92 Sampaense
Galitos Barreiro 68-91 Oliveirense 


Em Gaia, o Voleibol encarnado obteve mais um triunfo por 3-0 frente ao Atlântico da Madalena em partida da 13ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Diante da "equipa-sensação" da época até ao momento, os comandados de José Jardim tornaram fácil aquilo que parecia bem complicado, na teoria. 
Novamente com Ché e Miguel Tavares na equipa titular, o colectivo encarnado, apoiado num serviço bem agressivo e a colocar dificuldades na recepção contrária, mas também com um bloco eficaz dominou todo o jogo. 
Apesar de algum dificuldades no set inicial, a vitória por 19-25 é inequívoca e fruto da boa dinâmica existente na nossa equipa. 
Nos restantes parciais, o Benfica mostrou porque é o Campeão Nacional da modalidade e venceu por 10-25 e 17-25, dando a sensação que está a subir de forma para as fases decisivas da temporada que se estão a aproximar. 
Agora só voltam a jogar no dia 11 de Janeiro para as competições oficiais, tendo nestes dias que restam de Dezembro um Torneio na Holanda para disputar, visando com este assegurar ritmo aos atletas nesta paragem Natalícia. 

Resultados Finais da 13ª Jornada

Atl. Madalena 0-3 SL BENFICA (19-25; 10-25; 17-25)
Sp. Espinho 3-1 SC Caldas (21-25; 25-21; 25-22; 25-18)
Marítimo 1-3 Esmoriz (20-25; 25-9; 21-25; 23-25)
Vilacondense 3-1 Ac. Espinho (25-23; 17-25; 31-29; 25-17)


No pavilhão n.º2 da Luz, o Futsal Benfica derrotou a equipa do Fundão por 4-2, para a 15ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional da modalidade. Uma nota para a péssima transmissão da Benfica TV. A um canal 'premium' não se admite tantas falhas. 
Quanto à partida, os pupilos orientados por João Pinto venceram, mas não convenceram, à imagem aliás da maioria dos jogos realizados em casa. Ironicamente, na melhor exibição da época, frente ao Leões de Porto Salvo, não fomos além de um empate na Luz. 
O encontro começou numa toada algo morna, mas sempre com os encarnados a assumir o controlo do ritmo da partida. Sensivelmente a meio do primeiro tempo, Joel Queirós abriu o activo num bom remate que bateu o guarda-redes André Sousa. 
No entanto, quando faltavam cerca de 5 minutos para o descanso e aproveitando muita passividade da defesa benfiquista, o Fundão conseguiu dois golos de rajada e fez a reviravolta na partida. 
Ao cair do pano da primeira parte, na sequência numa boa combinação com Nêne, o incontornável Bruno Coelho empatou o jogo a duas bolas. 
Já na etapa complementar, o Benfica entrou com intenção de garantir a vitória, mas a ineficácia ofensiva ia impedindo tal desidrato. O 'placard' não sofreu alterações até cinco minutos do fim, quando Joel Queirós fez o 3-2 na conversão de um livre de 10 metros. A equipa beirã arriscou de imediato o '5x4' mas não teve sucesso nesse processo de jogo. E foi novamente Joel Queirós a sentenciar a partida nos derradeiros segundos, completando assim o seu hat-trick. 
Manutenção no topo da pauta classificativa. Agora vem aí uma deslocação complicada ao Norte do país para fechar o ano de 2013. 

Resultados Finais da 15ª Jornada

SL BENFICA 4-2 Fundão
Belenenses 2-2 Rio Ave
Sp. Braga 11-3 Leões de Porto Salvo
SL. Olivais 5-5 Módicus
Vila Verde 1-7 Dramático de Cascais
Sporting 8-0 Boavista
Póvoa Futsal-Académica (8/2, 18h30)


Em Aveiro, o Andebol encarnado venceu o Avanca por 22-29, em jogo relativo à 16ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade. 
Uma primeira parte vergonhosa. O resultado de 13-12 favorável ao Avanca ao intervalo diz praticamente tudo sobre a nossa exibição. Não há desculpa! Estávamos a defrontar o último classificado da 1ª Divisão! Como foi possível?
Como ainda faltavam 30 minutos de jogo, a formação treinada por Jorge Rito foi a tempo de evitar o escândalo... Como existe uma diferença brutal de qualidade entre as duas equipas, acabou com um triunfo mais tranquilo que não demonstra as dificuldades que existiram ao longo do encontro. 
Elledy Semedo, com os seus nove golos, foi o melhor jogador em campo. Não percebo - reitero a minha estupefacção! - como o nosso melhor lateral-esquerdo joga tão pouco tempo em jogos decisivos? Enfim...
Segue-se a deslocação até à Maia para defrontar o Águas Santas que irá mostrar se queremos mesmo lutar pelo título até ao fim da temporada. 

Resultados Finais da 16ª Jornada

Avanca 22-29 SL BENFICA
Passos Manuel 24-28 Madeira SAD
AC Fafe 22-22 ISMAI
Sp. Horta 27-33 Porto
Sporting 31-24 Águas Santas
Belenenses 17-27 ABC 


Por fim, o Campeão da Europa de Hóquei em Patins somou a terceira vitória na Liga Europeia, desta vez perante o Vendrell por 3-6 em encontro a contar para a 3ª Jornada do Grupo B da competição. 
Nova visita à Catalunha, após a Taça Continental, novo triunfo benfiquista. O Benfica mostrou que é uma das equipas favoritas a conquistar de novo esta prova. 
O conjunto espanhol entrou melhor em jogo e colocou-se em vantagem logo aos 3 minutos. Porém, as grandes equipas vêem-se nestes momentos complicados. A resposta do conjunto orientado por Pedro Nunes foi fantástica! João Rodrigues, a culminar uma boa jogada colectivo, e Diogo Rafael, num fabuloso remate de longa distância, foram os protagonistas da reviravolta no marcador. O 1-2 ao intervalo era justo perante aquilo que se tinha assistido no ringue. 
Na segunda parte veio ao de cima o futuro do Hóquei Mundial! Miguel Rocha e Diogo Rafael, com o 'Super' Trabal na baliza (a mostrar porque é um dos melhores do Mundo na sua posição) fizeram a diferença! Miguel Rocha, com duas execuções geniais, praticamente sentenciou a partida, fixando o marcador em 1-4. O Vendrell ainda reagiu, mas Diogo Rafael mostrou porque já é um jogador de 'top' Mundial, conduzindo os encarnados para uma vitória que praticamente lhes garante o acesso aos quartos de final da prova. 
Agora falta assegurar, na próxima jornada, o primeiro lugar do grupo na recepção ao Vendrell.
Não podemos descansar, pois vem aí mais uma Final para o principal objectivo da época 2013/2014. 

Resultados Finais da 3ª Jornada

CE Vendrell 3-6 SL BENFICA
HC Quévert 9-2 RHC Diessbach 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

1 comentário:

  1. Eu diria mesmo: ainda bem que o Benfica não é só futebol!
    Tanto talento entre as modalidades do slb, só é pena não ser mais reconhecido... E estou a ver que esta jornada foi particularmente bem sucedida! Carrega Benfica!!!

    ResponderEliminar