segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais uma jornada muito positiva para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. O complexo da Luz viveu um fim-de-semana com diversas vitórias, tendo como único momento menos feliz a derrota do Andebol encarnado. Gostei de ver a adesão dos benfiquistas aos encontros do Futsal e Voleibol num Sábado de exaltação de Benfiquismo. 
Confira, já de seguida, a análise às partidas do Ecletismo encarnado. 

Logo ao início da tarde de Sábado, a equipa de Futsal do SL Benfica recebeu e venceu a formação do SL. Olivais por 5-2 na abertura da 12ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.
Os comandados de João Freitas Pinto confirmaram todo o seu favoritismo e assim seguem na liderança da principal competição do Futsal português. 
Foi muito forte a entrada em campo dos encarnados. Logo aos dois minutos de jogo, Bruno Coelho deu a melhor sequência a uma assistência de Ricardo Fernandes. No entanto, o nosso adversário respondeu de imediato e restabeleceu a igualdade numa desatenção da defesa benfiquista. O Benfica ia construindo diversas ocasiões de golo mas os postes, por um lado, e o guarda-redes contrário, por outro, iam evitando os festejos encarnados. Mas à passagem do minuto 14, após uma grande combinação entre Bruno Coelho e Serginho, o brasileiro atirou cruzado, fora do alcance de Babalu. Contudo, volvidos três minutos, o ex-benfiquista Jony fez o 2-2. E assim foi o resultado para o intervalo. Sentia-se uma grande injustiça por aquilo que a nossa equipa tinha feito dentro do terreno de jogo. 
No arranque da segunda metade da partida, Bruno Coelho voltou a colocar o Benfica na frente através dum grande remate de meia distância. O colectivo benfiquista continuava "a carregar no acelerador", mas revelava muita ineficácia diante da baliza adversária. Aos 28 minutos, Tunha, jogador do SL Olivais foi expulso por derrubar Rafael Henmi. Na sequência do livre, Paulinho ampliou a vantagem do Benfica. Os últimos dez minutos do encontro foram completamente controlados pela formação encarnada que continuava a desperdiçar ocasiões de golo. Ainda assim, Bruno Coelho assinou o seu "hattrick" fechando as contas do jogo. 
Nota final para a excelente composição da plateia benfiquista. Estavam presente perto de 2000 pessoas. Muito Bem! 

Resultados Finais da 12ª Jornada

SL BENFICA 5-2 SL. Olivais
Sp. Braga 5-1 Fundão
Dramático de Cascais 3-1 Rio Ave
Vila Verde 3-3 Boavista
Belenenses 3-1 Módicus
Leões de Porto Salvo 2-3 Póvoa Futsal 
Sporting-Académica (Adiado para 11/12)


Jornada dupla 100% vitoriosa para o Voleibol encarnado. No Sábado, triunfo por 3-0 diante do Castêlo da Maia na 10ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade. 
O conjunto liderado pelo Prof. José Jardim iniciou a partida de forma desconcentrada permitindo ao rival liderar muito tempo no primeiro parcial. Mas as entradas de Ché e Miguel Tavares por troca com Hugo Gaspar e Perini foram fundamentais para conseguirmos a reviravolta no marcador. Estivemos a perder por 22-24 e ainda conseguimos vencer por 26-24, muito graças à nossa agressividade no serviço e eficácia no bloco. 
Já no segundo e terceiro sets, o Benfica impôs toda a sua qualidade e superiorizou-se de forma natural por 25-21 e 25-16. 
Estava assim conseguido o primeiro objectivo deste fim-de-semana. Continuamos na luta pelo 1º Lugar desta 1ª Fase. 
No dia seguinte, nova vitória por 3-0 (25-19; 25-20; 25-14) frente ao Vitória de Guimarães na 1ª Eliminatória da Taça de Portugal. Uma pequena "vingança" da eliminação da época transacta nesta prova.
Aproveitando algum desgaste do adversário, o colectivo encarnado não deu qualquer hipótese à turma de Guimarães durante todo o encontro. 
O nosso técnico deu continuidade - e muito bem! - à aposta no jovem Miguel Tavares na distribuição e em Ché como oposto. O resultado foi muito positivo. O cubano revelou-se o melhor jogador da partida. 
Em todos os capítulos do jogo estivemos estáveis. Quando assim é dificilmente teremos uma oposição à altura em Portugal. 
Os sinais indicam que estamos a retomar o caminho das boas exibições. 

Resultados Finais da 10ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Castêlo da Maia (26-24; 25-21; 25-16)
SC Caldas 0-3 Atl. Madalena (19-25; 20-25; 23-25)
Sp. Espinho 3-1 V. Guimarães (25-21; 22-25; 25-23; 25-19)
Marítimo 1-3 Vilacondense (20-25; 23-25; 28-26; 22-25)

Taça de Portugal - 1ª Eliminatória

SL BENFICA 3-0 V. Guimarães (25-19: 25-20; 25-14)


Em terras francesas, o Campeão da Europa de Hóquei em Patins bateu o Quévert por 4-5 em jogo a contar para a 2ª Jornada do Grupo B da Liga Europeia. 
Está assim cumprida a nossa obrigação. Continuamos na liderança do Grupo com 6 pontos, a par do CE Vendrell.
As duas formações não arriscaram muito na primeira metade do desafio e apenas aos 7 minutos, João Rodrigues inaugurou o marcador. Dois minutos depois, Maxi Oliva fez o 1-1. Ainda antes do intervalo, Carlos López recolocou o Benfica na frente e levou o conjunto orientado por Pedro Nunes a vencer para o descanso. 
A etapa complementar do encontro foi jogada com muito maior intensidade. Marc Coy aumentou a vantagem aos 28 minutos e Diogo Rafael fez o 1-4 aos 31 minutos. Novamente Maxi Oliva reduziu as distâncias, logo no minuto seguinte. 
A meio da segunda parte, Marc Coy recolocou a vantagem encarnada nos 3 golos. Pensava-se que estava garantida mais uma vitória tranquila para a nossa equipa. Puro engano. 
Nos últimos cinco minutos de jogo, o Quévert aproveitou alguma passividade do colectivo encarnado mas também decisões arbitrais incompreensíveis. A 2 minutos do fim, o Benfica liderava pela margem mínima. Tuco falha um livre directo que podia ditar o desfecho do desafio a nosso favor, e a seguir faz uma falta dura, sem qualquer justificação, levando o cartão azul e permitindo assim ao adversário beneficiar de um livre directo para empatar a partida. Mas, neste momento, Trabal respondeu da melhor maneira e assegurou a segunda vitória benfiquista na defesa do título europeu.
Vitória complicada mas inteiramente justa da melhor equipa que esteve no ringue. 

Liga Europeia -  2ª Jornada do Grupo B 

HC Quévert 4-5 SL BENFICA
RHC Diessbach 2-5 CE Vendrell 


Na noite de Sábado, o Andebol benfiquista saiu derrotado por 24-25 no embate da 1ª Mão da 3ª Ronda da Taça EHF perante os húngaros do Pick Szeged. 
Para se perceber a valia deste opositor, o seu orçamento está na ordem dos 8 milhões de euros. É uma formação que joga constantemente na Liga dos Campeões da modalidade. Lidera o Campeonato do seu país somando vitórias em todos os jogos realizados. 
O equilíbrio foi a nota dominante nos primeiros 30 minutos de encontro. Nenhuma das equipas conseguiu uma grande vantagem no marcador. Os pupilos treinados pelo Prof. Jorge Rito defenderam muito bem diante de um adversário muito forte a todos os níveis. 
O resultado de 13-14 no intervalo mostrava que as duas equipas se equipararam. 
A fase inicial da segunda parte foi decisiva para definir o vencedor da partida. O Benfica teve muito ineficaz no capítulo do remate e a equipa do Pick Szeged aproveitou para garantir uma diferença confortável no resultado. A meio da etapa complementar, o Benfica perdia por 17-23. 
Na fase final, os encarnados encetaram uma recuperação notável apoiada numa defesa muito coesa e agressiva, chegando a ter a possibilidade de igualar o encontro no último minuto de jogo. Fizemos uma boa exibição.
Destaque individual, mais uma vez, para Cláudio Pedroso que, com 7 golos, se salientou como o melhor marcador.
Não entro em demagogias e sei que não temos qualquer chance de bater este poderoso adversário no seu reduto. Apenas peço à nossa equipa para dar o seu melhor e honrar a camisola do clube. 

Taça EHF - 1ª Mão da 3ª Ronda

SL BENFICA 24-25 Pick Szeged 


Na Maia, o bicampeão Nacional de Basquetebol derrotou a equipa local por 55-82 para a 5ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
Do princípio ao fim do encontro, o colectivo orientado por Carlos Lisboa dominou e controlou as duas tabelas. 
Sofrer 55 pontos é um bom registo defensivo. E marcar 82 pontos pode ser considerado uma boa marca no ataque. 
Perante um adversário sem Nuno Marçal, os americanos Jobey Thomas e David Weavaer cotaram-se como os melhores jogadores dos encarnados. O atirador concretizou 6 triplos em 7 tentativas, totalizando 24 pontos, enquanto o poste foi a referência do jogo interior benfiquista registando 15 pontos e 9 ressaltos.
O SL Benfica continua na liderança da tabela classificativa a par do Vitória de Guimarães. 

Resultados Finais da 5ª Jornada

Maia Bsket 55-82 SL BENFICA
Sampaense 89-67 Algés
Barcelos 70-85 CAB Madeira
V. Guimarães 81-61 Galitos Barreiro
Oliveirense 20-0 Académica (Falta de comparência)
Ovarense 66-69 Lusitânia


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário