segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana marcado pelas vitórias das equipas de Hóquei em Patins e Basquetebol do SL Benfica na abertura dos respectivos Campeonatos Nacionais. Voleibol continuou o seu caminho de invencibilidade, enquanto o Futsal protagonizou o marco negativo da jornada com a 1.ª derrota da época.
De seguida, farei o rescaldo/análise das incidências de todas estas partidas.

O Voleibol encarnado, na tarde de Sábado, recebeu e bateu a formação do Esmoriz por 3-1 em jogo a contar para a 5ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Uma partida em que o resultado foi melhor que a exibição. O primeiro set demonstrou um conjunto benfiquista desconcentrado, principalmente ao nível da recepção, possibilitando ao adversário equilibrar o parcial. No entanto, a entrada de João Magalhães por troca com João Oliveira (mau jogo) trouxe maior eficácia à recepção, permitindo aos comandados de José Jardim saírem vitoriosos por 25-19. 
No segundo set, o colectivo encarnado entrou bem, conseguindo uma vantagem de 4 pontos (8-4). Aproveitando novamente uma recepção pouco eficaz e vários erros no ataque, o Esmoriz conseguiu virar o marcador, triunfando de forma surpreendente por 24-26. 
Quanto aos terceiro e quarto sets, a lei do mais forte imperou. O SL Benfica venceu por 25-19 e 25-17 respectivamente, conquistando assim mais 3 pontos para o Campeonato Nacional. Obrigação cumprida. Continuámos assim no topo da tabela classificativa, somando triunfos nos jogos realizados nesta 1ª Fase. 

Resultados Finais da 5ª Jornada

SL BENFICA 3-1 Esmoriz (25-19; 24-26; 25-19; 25-17)
Marítimo 0-3 SC Caldas (21-25; 21-25; 19-25)
Fonte Bastardo 3-0 Vilacondense (25-16; 25-15; 25-12)
Clube K 2-3 Ac. Espinho (18-25; 13-25; 25-21; 25-13; 12-15)
Castêlo da Maia 3-1 Sp. Espinho (25-22; 25-20; 22-25; 26-24)
V. Guimarães 3-1 Atl. Madalena (25-22; 23-25; 25-22; 25-23)


A equipa de Futsal do SL Benfica saiu derrotada da deslocação a Braga para o confronto com o Sporting local (6-3), na disputa da 8ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.
À semelhança da época passada, o Sp. Braga voltou a bater o pé aos encarnados, num campo onde não conseguimos ser felizes. 
O equilíbrio foi a nota dominante dos primeiros minutos da partida. As duas equipas criaram poucas ocasiões de golo, embora o SL Benfica pudesse ter chegado à vantagem, por intermédio de Alan Brandi, que não acertou na baliza escancarada. Como quem não marca sofre, com 9 minutos de jogo e aproveitando um desequilíbrio na defesa benfiquista, o conjunto bracarense adiantou-se no marcador. Até ao descanso, as defesas agressivas sobrepuseram-se aos ataques e, por isso, apenas na sequência da 6ª falta do Sp. Braga, os encarnados restabeleceram a igualdade, através de um livre de 10 metros bem executado por Joel Queirós. O empate era o resultado mais ajustado ao intervalo da partida. 
A etapa complementar começou praticamente com o segundo golo do Benfica, através de um gesto técnico fantástico de Alan Brandi. A vantagem benfiquista foi de curta duração, pois os futsalistas da "cidade dos arcebispos" aproveitaram muita passividade da defesa encarnada para assim chegar ao 2-2. Os primeiros dez minutos da 2ª Parte foram totalmente dominados pelo Benfica, onde apenas a falta de eficácia impediu o conjunto liderado por João Freitas Pinto de chegar a uma vantagem importante no jogo. Porém, a 7 minutos do fim, perante a pouca agressividade do sector defensivo encarnado, o Sp. Braga colocou-se novamente em vantagem. E, de seguida, após uma saída em falso de Bebé, o conjunto bracarense fez o 4-2.
A perder por dois golos de diferença, o técnico benfiquista decidiu arriscar tudo na situação de jogo de "5x4", com Ricardo Fernandes a assumir a posição de guarda-redes avançado, mas seriam os visitados a resolver o encontro com mais dois golos. O desnorte apoderou-se da turma encarnada. O melhor que o Benfica conseguiu foi reduzir, no último minuto, graças a mais um genial golo de Alan Brandi 
Vitória justa da formação bracarense. O resultado é bastante exagerado para aquilo que se passou no terreno de jogo. 
Não concordei com a opção Bebé para a baliza. Apesar de algumas más exibições de Marcão, este é o nosso melhor guarda-redes. Nestes jogos de elevado grau de dificuldade tem que ser ele a assumir a defesa das nossas redes. Se é verdade que tivemos as ausências dos nossos desequilibradores, Serginho e Rafael Henmi, tal não pode servir como desculpa para este mau resultado. Os jogadores têm que melhorar a sua eficácia de finalização, pois uma equipa candidata ao título não pode falhar tantos golos como tenho visto a nossa equipa fazer nas últimas partidas. 
Fiquei muito desiludido com o desnorte de todo o colectivo benfiquista na parte final do encontro. Jogadores experientes tomaram decisões precipitadas e erradas, prejudicando todo o trabalho da equipa. Não pode acontecer! São eles quem deve dar o exemplo aos mais jovens. 
Apesar de tudo, recuso enveredar pelo extremismo. Estou consciente e reitero que esta equipa sofreu uma grande reestruturação, apresenta jogadores inexperientes a este nível, esperando, por isso, que este percalço seja uma boa lição para o futuro. 
Não deixei de acreditar na equipa e penso que estaremos a um grande nível nas grandes decisões da temporada. 

Resultados Finais da 8ª Jornada

Sp. Braga 6-3 SL BENFICA
Rio Ave 1-1 Fundão
Vila Verde 4-3 SL. Olivais
Belenenses 0-3 Sporting
Boavista 3-6 Póvoa Futsal
Leões de Porto Salvo 12-5 Módicus
Dramático de Cascais 4-5 Académica 


Presenciei, in loco, ao triunfo do Hóquei em Patins benfiquista frente ao OC Barcelos por 0-3. Com o resultado deste encontro realizado no dia de Sábado, em Barcelos, entramos da melhor maneira no Campeonato Nacional da modalidade. Os pupilos treinados por Pedro Nunes passaram com distinção na primeira final da luta pelo ceptro nacional.
A primeira metade do desafio ficou marcada por um ritmo "morno", no qual ambas as equipas estavam mais preocupadas em não sofrer do que em marcar. Após a rotação feita pelo nosso técnico, a turma benfiquista desinibiu-se e passou a praticar um Hóquei mais dinâmico e rotativo, resultando dessa atitude o golo de Marc Coy, que concluiu da melhor forma uma jogada bem conduzida por Miguel Rocha. Até ao intervalo, cada uma das equipas dispôs de um livre directo, mas ambos os guarda-redes responderam bem e evitaram qualquer alteração no marcador.
Na segunda parte, a equipa da Luz controlou todo o encontro, não dando qualquer hipótese ao seu rival. O "génio" de Carlos López apareceu e, em dois golpes de classe, resolveu a partida, dando os primeiros três pontos ao Campeão Europeu. 
Agora, o pensamento vira-se para a conquista de mais um troféu internacional, a Taça Continental.

Resultados Finais da 1ª Jornada

OC Barcelos 0-3 SL BENFICA
HC Braga 1-13 Porto
HA Cambra 3-4 Paço de Arcos
Sp. Tomar 4-6 AE Física
CH Carvalhos 2-6 Oliveirense
Valongo 5-3 Candelária
HC Turquel 5-2 HC Mealhada
Juv. Viana 5-2 Sporting 


Por fim, no Domingo, o bicampeão de Basquetebol iniciou da melhor forma a defesa do título, com um vitória por 48-96 diante do Galitos, em encontro realizado no Barreiro. 
Nos primeiros 10 minutos, o conjunto encarnado confirmou todo o seu favoritismo, vencendo o parcial por 12 pontos de diferença (10-22). A equipa da margem sul reagiu conseguindo empatar no período seguinte (20-20).
No recomeço da partida, o desempenho defensivo e ofensivo dos benfiquistas foi quase perfeito, tendo sofrido apenas dois pontos e concretizado vinte e nove (32-71).
Até ao final, o Benfica continuou a ser bastante eficaz terminando, à semelhança do jogo realizado no Troféu António Pratas, com uma vantagem perto dos 50 pontos de diferença no marcador. 
Como destaques individuais da partida, saliento as prestações de Carlos Andrade (20 pontos, 8 ressaltos), Jobey Thomas (16 pontos e 5 roubos de bola) e Betinho (14 pontos e 10 ressaltos).
Nota também para o regresso às boas exibições de Seth Doliboa. 
A defender assim, dificilmente alguma equipa nos irá derrotar. Portanto, espero ver este desempenho defensivo em todas as jornadas. 

Resultados Finais da 1ª Jornada

Galitos Barreiro 48-96 SL BENFICA
V. Guimarães 86-81 CAB Madeira
Sampaense 72-79 Barcelos
Ovarense 89-85 Algés
Maia Basket 59-54 Oliveirense
Lusitânia-Académica 5 de Janeiro 21h30 



Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário