quarta-feira, 31 de julho de 2013

A Formação do SL Benfica...

Nas modalidades de pavilhão, um dos assuntos que gostava de ser mais vezes debatido é a Formação do SL Benfica. O trabalho tem sido cada vez melhor, mas ainda existem "arestas para limar" a vários níveis.
Vamos por partes: posso dizer que as nossas formações do Basquetebol, Hóquei em Patins e Andebol são do melhor que existe em Portugal; por outro lado, a secção de Futsal precisa de uma "limpeza" na incompetência e indisciplina que por lá prolifera, enquanto o Voleibol padece de outros problemas, pois é uma modalidade que está implementada muito a Norte do país.
Creio que, para subir os índices de qualidade em todas as formações justifica-se a adopção das seguintes medidas:
- Assegurar uma boa equipa de prospecção para, aquando da definição das escolhas para cada escalão, sejam eleitos os melhores jogadores;
- Contratar treinadores com provas dadas na Formação, dotados de qualidade técnica e de conhecimentos profundos sobre todo o processo de evolução de jovens, além de, claro, serem benfiquistas;
- Exibir exigência máxima no trabalho de campo. Boas conversas com os "putos" para perceberem que estão no SL Benfica;
- Revelar impermeabilidade a reclamações de familiares de jogadores que querem sempre que estes joguem o máximo de tempo possível.

Por fim, pronuncio-me sobre a nota mais importante sobre a nossa Formação nas modalidades. Sou completamente a favor que exista um espaço em cada plantel sénior das modalidades para integrar 1/2 jogadores da respectiva Formação.

Já sei que, depois deste tipo de propostas, procurar-se-á rebater as mesmas com o argumento do "não se ganha títulos com a Formação". Eu estou consciente disso, mas também sei que o objectivo principal e essencial de toda a Formação devia ser colocar o máximo de jogadores nas equipas principais de cada modalidade. Obviamente que só os melhores lá chegarão, mas mesmo estes têm de perceber que tal objectivo é atingível. 

Saliento os casos de Carlos Ferreirinho (Basquetebol), Pedro Henriques, Diogo Rafael e Miguel Rocha (Hóquei em Patins), Miguel Tavares (Voleibol). Estes exemplos são demonstrativos de que é possível ganhar e apostar no melhor que existe na Formação do SL Benfica.

"Formar a ganhar"? Sim... Mas permitam-se acrescentar: "Formar, Ganhar e Apostar"


Sem comentários:

Enviar um comentário