domingo, 23 de junho de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Durante este fim-de-semana, o Pavilhão Império Bonança foi o palco da tristeza para o Futsal Benfica. Perante um pavilhão cheio, o Sporting foi mais forte e acaba por ser um justo campeão após estas duas vitórias. No entanto, não deviam precisar de tanta ajuda arbitral para alcançarem os seus objectivos. Infelizmente, tivemos o desfecho esperado.

O terceiro jogo desta Final resultou numa vitória do Sporting por 2-4, em pleno Pavilhão da Luz lotado. Foram, de facto, a melhor equipa, num fraco jogo de Futsal, marcado por erros de arbitragem que influenciaram o resultado da partida.  
As duas equipas entraram em jogo muito cautelosas, sem correr grandes riscos. Consequentemente foram criadas poucas oportunidades de golo. 
Por volta dos 8 minutos de jogo, Joel quebrou a monotonia no jogo e inaugurou o marcador após fantástico trabalho de César Paulo. Contudo, o SL Benfica foi pouco inteligente, sendo demasiado agressivo e chegando assim à 5ª falta ainda na primeira metade do encontro. A 7 minutos do intervalo, a castigar a 6ª falta do Benfica por mão de Diece, Divanei restabeleceu o empate no jogo. No minuto seguinte, um erro incrível de Joel permitiu a Alex fazer o 1-2 com a baliza deserta, pois Bébe encontrava-se na ala contrária numa jogada de estratégia para saída de pressão.
Era, então, a vez do conjunto encarnado ir em busca do prejuízo. No entanto, o conjunto comandado por João Pinto não apresentava dinâmica no seu jogo, sendo assim muito previsível nas suas acções. Apesar disso, César Paulo sofre falta de Djo dentro da área, ficando um penalty por marcar. 
O descanso chegou com o Sporting em vantagem no desafio. 
Na etapa complementar, o Sporting entrou muito forte construindo algumas ocasiões de golo. Numa dessas jogadas de perigo, Marcelinho acabou por fazer o 1-3, após boa jogada de Alex. 
Um Benfica pouco concentrado e inteligente, muito previsível estava a ser incapaz de derrubar a boa organização defensiva sportinguista. O que não desculpa o facto da dupla de arbitragem não ter visto uma falta clara de Benedito sobre César Paulo dentro de área, ficando mais um penalty por marcar a favor dos encarnados. Imperdoável. 
A 4 minutos do fim, o conjunto benfiquista lança a última cartada em jogo: o seu 5x4 com Diego Sol como guarda-redes avançado. Não deu resultado e até foi o Sporting, por intermédio de Alex, a aumentar a diferença no marcador. Até ao final, Joel ainda reduziu num penalty (que o árbitro só marcou porque já não interessava e... até nem era falta) para o 2-4 final.

No Domingo, no quarto jogo desta Final, nova vitória do Sporting por 1-3 frente ao SL Benfica. Triunfo que determina a conquista do título para a equipa de Alvalade. Novamente a arbitragem teve influência no resultado. O abjecto chamado Miguel Albuquerque, com aquela ridícula e parola conferência de imprensa, conseguiu o que queria. Pressão para cima das equipas de arbitragem dos jogos seguintes e assim conseguir obter "bons" resultados. Uma vergonha.
Passando ao jogo em campo, a equipa comandada por João Pinto entrou por cima no jogo. Contudo, foi Alex, num remate muito consentido por Bébe, que inaugurou o marcador com cerca de 3 minutos de jogo.
Apesar disso, o Benfica continuou com maior qualidade no encontro, tendo falhado várias ocasiões de golo. Fomos muito ineficazes. Já com o Sporting com 5 faltas, Djô faz uma falta clara sobre Diece e o árbitro, a 1 metro do lance, assinala simulação do nosso jogador. Inacreditável e escandaloso. 
A nossa equipa foi em busca do empate e conseguiu lograr o mesmo através de Nenê, após boa jogada de Bruno Coelho. 
Até ao intervalo, o conjunto benfiquista mantinha-se superior e Divanei impediu o possível 2-1 sobre a linha de golo, após uma excelente execução de Bruno Coelho. O empate a uma bola no descanso era claramente injusto, atendendo à melhor exibição encarnada. 
Na segunda parte, existiu maior equilíbrio no desafio. Ambas as equipas a criar algumas ocasiões de golo, às quais os guarda-redes Bebe e Benedito responderam da melhor maneira. 
A 10 minutos do fim do tempo regulamentar, na sequência de uma reposição simples lateral, Marcelinho antecipa-se a Diego Sol e coloca o Sporting em vantagem. 
Assim cabia ao Benfica ir atrás do prejuízo, mas frente a um Benedito inspirado e uma boa organização defensiva, não conseguia chegar ao empate. 
Então, a 3 minutos do fim, João Freitas Pinto decidiu arriscar tudo com Diego Sol como guarda-redes avançado. Aí, o Benfica teve muito perto do golo, com Davi a falhar à boca da baliza e César Paulo a ver Benedito negar-lhe o golo, através de uma grande defesa com o pé. No entanto, a pouco mais de 1 minuto do fim, Diece foi expulso de uma forma estranha e confusa e ali ficou praticamente sentenciado o título. Já a 9 segundos do final, Caio Japa ainda fez o resultado final (1-3) atirando para uma baliza deserta. 

Em suma, o Benfica durante toda esta época foi inferior ao rival. Um plantel envelhecido e com baixa qualidade em alguns sectores perante um Sporting forte colectivamente com Alex e Divanei a desequilibrar. A mudança de treinador trouxe alguns aspectos positivos, mas era difícil fazer melhor. Nesta Final, Marcão e Vitor Hugo lesionaram-se, César Paulo, Gonçalo Alves e Joel não estavam nitidamente nas melhores condições físicas, portanto estávamos a pedir um milagre a este técnico. E milagres poucas vezes acontecem.

Quanto a modalidades de pavilhão do SL Benfica, temos que esperar por finais de Agosto/inícios de Setembro para as voltar a ver em campo. Até lá, é precisa muita competência na preparação da época 2013/2014. 





Porque o SL Benfica não é só Futebol...


SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

2 comentários:

  1. Podemos esperar um balanço global à época ou apenas os balanços individuais que já temos visto ?
    Com a anunciada redução nos orçamentos iremos sofrer com isso, se sim em que modalidades ?

    Pessoalmente acho que o andebol foi a pior modalidade, talvez mesmo pior que o futsal.
    O ponto alto para mim foi o Liga Europeia de hóquei em patins, pelo que estranho a saída do Sénica.
    No basquetebol a vitória foi normal, o anormal foi a derrota na taça.
    No voleibol finalmente fomos campeões. No entanto, fica a pergunta, será que o professor Jardim tem a qualidade necessária ?
    Grande trabalho no atletismo, com o tri-campeonato alcançado ao ar livre, embora a vitória tenha sido apertada (e não não é um trocadilho para a derrota do aperta).

    ResponderEliminar
  2. B Cool,

    O Atletismo é sem dúvida uma das secções melhor coordenadas do SL Benfica. Fica a faltar o domínio nos Femininos...

    O mínimo exigível ao SL Benfica, na minha opinião é que se consiga a conquista do Campeonato Nacional em 3 das 5 modalidades de pavilhão. Este ano fomos campeões em Voleibol e Basquetebol,mas fomos campeões europeus em Hóquei em Patins, portanto creio que a análise deve ser positiva.

    Convido-o a ler o post do Faneca com as suas "sugestões" para cada uma das 5 modalidades de pavilhão em:
    http://benficaecletico.blogspot.pt/2013/06/epoca-20132014-as-sugestoes.html


    Gloriosas saudações benfiquistas

    ResponderEliminar