terça-feira, 25 de junho de 2013

Época 2013/2014 - "As Sugestões"

Não sou o dono da verdade. Muito menos me quero considerar mais inteligente do que aqueles que mandam no clube. Mas, atendendo a que, na próxima época, o objectivo é "Fazer mais com menos", passo a enunciar quais seriam as minhas opções para cada secção do clube. Não considero nenhuma irreal. Sei muito bem que a contratação de alguns jogadores/técnicos será difícil, mas para isso é que eu e muitos pagámos as quotas de sócio. Queremos competência e qualidade dentro de cada modalidade do clube. Penso que mais do que qualquer opção, o acompanhamento do dia-a-dia e jogos das modalidades de pavilhão pela direcção do clube devia ser mais próximo, assim como o presidente do clube devia estar muitas vezes presente a assistir aos jogos importantes de cada secção. 


SPORT LISBOA E BENFICA – 2013/2014

VOLEIBOL

Oposto: Hugo Gaspar, Ché

Zona 4: Roberto Reis, André Lopes, Ricardo Lima, Afonso Guerreiro

Central: João José, Zelão, Kibinho

Líbero: João Coelho, João Magalhães

Distribuidor: Miguel Tavares, Pedro Sousa

Treinador: Hugo Silva (GC Vilacondense)

Director Desportivo: Rui Guedes

Saídas: Vinhedo, Reffatti, Reidel, Honoré

Entradas: André Lopes, Ricardo Lima, João José, Pedro Sousa


É uma equipa Campeã Nacional com todo o mérito. No entanto, penso que seria a altura ideal para a saída do técnico José Jardim. Admiro-o muito pela forma como lutou pelo nosso Voleibol, pelo seu benfiquismo e por tudo aquilo que conquistou pelo clube, mas o seu ciclo chegou ao fim. Sair Campeão era de facto especial para quem tanto deu à modalidade. Não gosto muito da sua maneira de gerir os recursos. Penso que cometeu erros primários ao longo de encontros decisivos e perdeu duas finais (2010/2011 e 2011/2012) de forma inadmissível.
A solução para o nosso comando técnico era Hugo Silva, técnico do Vilacondense na última época. Acompanho este técnico há alguns anos e penso ter grande qualidade. Jovem, tira o máximo de cada jogador e tem feitos bons trabalhos pelos clubes que tem representado.  
Quanto ao plantel, a saída de Vinhedo é inevitável. Um jogador com mercado no Brasil e que irá para uma das melhores equipas de um melhores campeonatos do mundo. A saída de Reffati também penso ser inevitável, pois é um jogador que pretende fazer carreira no seu país. Optava pela saída de Honoré pois, apesar de considerá-lo um grande jogador, preferia a opção João José, isto considerando que, a nível orçamental, seria incomportável os dois juntos na mesma equipa. Quanto a Reidel trata-se de um jogador muito irregular em todos os capítulos de jogo, apesar de estar no clube há muitos anos, daí também defender a sua saída.
Ao nível das contratações, como já referi, optava por João José para Central. Um dos melhores centrais do Mundo e que nunca foi Campeão em Portugal. Um craque, um senhor jogador que penso ter a pretensão de vir para o seu país. Para "zonas 4", contratava o "nosso" André Lopes e Ricardo Lima. André Lopes, um jogador de Selecção Nacional que está sem clube e que já passou pelo Benfica com enorme sucesso. Um excelente jogador e um fantástico servidor (algo que precisámos muito). Ricardo Lima, um atacante que fez um grande época no Castêlo da Maia em 2012/2013, foi dos melhores pontuadores e servidores do Campeonato Nacional passado. Um bom reforço e barato. Quanto à posição de distribuidor, apostava em Pedro Sousa para fazer concorrência ao Miguel Tavares. Pedro Sousa fez uma época em Guimarães onde foi, para mim, uma das revelações do Campeonato. 
Somando tudo isto a uma base constituída por Hugo Gaspar, Roberto Reis, João Coelho, Zelão, Kibinho, Miguel Tavares, aos sempre muito úteis Ché, João Magalhães e a mais um jovem da formação - Afonso Guerreiro -, temos uma equipa que será a principal candidata a vencer tudo em Portugal. 




BASQUETEBOL

Base: Diogo Carreira, Tomás Barroso, Nuno Oliveira

Base-Extremo: Carlos Andrade, José Silva

Extremo: Betinho, Carlos Ferreirinho

Extremo-Poste: Seth Doliboa, Nuno Cortez

Poste: Cláudio Fonseca, Frederick Gentry, Cândido Sá

Treinador: José Ricardo Rodrigues

Director Desportivo: Carlos Lisboa 

Saídas: Miguel Minhava, Ricky Franklin, Lace Dunn, Heshimu Evans, Elvis Évora

Entradas: Nuno Oliveira, José Silva, Carlos Ferreirinho, Nuno Cortez, Cândido Sá


Uma secção à Benfica. Bicampeões Nacionais. Na observação feita ao plantel dos últimos anos, penso ser necessário um rejuvenescimento da nossa equipa de Basquetebol. Juntando a isto um corte orçamental necessário, visto a concorrência ser cada vez mais debilitada, penso ser o plantel acima enunciado aquele que poderia continuar a dominar em Portugal. 
Para continuar com a nossa hegemonia na modalidade e precaver um eventual regresso à modalidade do Porto, temos que ter os melhores portugueses, de preferência jovens com largo futuro pela frente.
Começando pelo comando técnico, sempre afirmei que não gosto do treinador Carlos Lisboa. Gere mal a equipa e, apesar de ter notado melhorias de época para época, não consegue espremer toda a qualidade do plantel. Não consegue fazer evoluir os jogadores. Colocaria Carlos Lisboa como Director Desportivo da modalidade pelo seu conhecimento e benfiquismo que é preciso incutir no clube. 
A minha solução é José Ricardo Rodrigues, treinador do Barcelos. Um líder nato. Um técnico que faz com que os jogadores acreditem que aquilo que ele pretende é o melhor para a equipa. Fez um grande trabalho no Barcelos que, na última época, levou aos Playoffs. Quem trabalha com ele, sabe bem o que significa a palavra "evolução".
Quanto ao plantel, optava pela saída dos veteranos Heshimu Evans (37 anos) e Elvis Évora (35 anos). Heshimu, pois já muito fez pelo clube e a sua carreira está no fim. Élvis, porque penso que o próximo ano será o da aposta total em Cláudio Fonseca. Muito obrigado ao Heshimu Evans e Élvis Évora. Lace Dunn, pela sua enorme qualidade e por ser um jogador com muito mercado em países com muito mais competitividade (desportiva e financeiramente), será muito complicado de segurar em Portugal. 
Relativamente a Minhava e Franklin, são dois jogadores que dispensava. Para a posição de base, temos duas soluções com mais qualidade (Tomás e Diogo). Minhava já pouco contou esta época e Franklin é um americano que não faz sentido manter no plantel, pois não faz a diferença.
Nas entradas para o plantel, apostava em jovens portugueses com muito potencial. Jogadores de Selecção Nacional como Nuno Oliveira e José Silva. O primeiro é um base que nos próximo anos aposto que será o melhor em Portugal. Defende muito bem, muito agressivo no ataque, mas tem que melhorar o seu lançamento exterior. Já José Silva é um atirador que brilhou em Guimarães, proveniente das escolas do Barreiro, que juntamente ao regresso de Ferreirinho seria um enorme "upgrade" ao nosso jogo exterior. Depois iria buscar o Nuno Cortez que penso ser o português mais dominante no jogo interior. É jogador para 18/20 pontos e 10 ressaltos de média. Tem 30 anos.
De resto, continuava com o núcleo base da equipa Campeã Nacional: Diogo Carreira, Tomás Barroso, Carlos Andrade, Betinho, Doliboa e Gentry. 
Também integraria o jovem Cândido Sá, oriundo da nossa formação, pois parece-me um jogador já com potencial para integrar a nossa equipa principal. Grande ressaltador. 
Na próxima época, obviamente o objectivo é ganhar tudo. E com tudo, quero dizer que é para vencer finalmente a "maldita" Taça de Portugal.



HÓQUEI EM PATINS

Guarda-Redes: Guillem Trabal, Pedro Henriques

Defesas/Médios: Valter Neves, Tuco, Diogo Rafael, João Rodrigues, Miguel Rocha

Avançados: Montivero, Carlos Lopez, Guilherme Silva

Treinador: Vitor Fortunato

Director Desportivo: Luís Ferreira 

Saídas: Ricardo Silva, Marc Coy, Cacau, Luís Viana

Entradas: Guillem Trabal, Miguel Rocha, Montivero, Guilherme Silva


Os novos Campeões da Europa. Não podemos relaxar à custa da grande conquista da época que agora terminou. Temos que recuperar o título nacional e conquistar a Taça de Portugal. 
Também alterava o comando técnico desta secção. É verdade que Luís Sénica ganhou todas as competições ao longo dos últimos 4 anos, mas também não é mentira que perdeu mais competições que ganhou. Não deixa de ter mérito em tudo que conquistou, contudo penso que o seu ciclo no clube terminou. Agradeço por tudo aquilo que deu ao clube.
A minha aposta para treinador da nossa equipa de Hóquei em Patins era Vítor Fortunato. Um homem que "sabe tudo" sobre a modalidade. Um Benfiquista muito competente. Basta conhecer o seu trabalho na Física para perceber toda a sua qualidade. A seu lado, como Director Desportivo optaria por Luís Ferreira. Outra ex-glória do clube que respira Benfica, com grande conhecimentos sobre a modalidade e conhecedor profundo do mercado. Também é preciso Benfiquistas nas modalidades do clube. Têm é que ser competentes. 
Na baliza, a substituição de Ricardo Silva por Guillem Trabal é um grande acréscimo de qualidade e que pode ser muito importante para as grandes decisões. Ricardo Silva fez grandes actuações com a nossa camisola mas, nos jogos decisivos, raramente faz a diferença. Espero isso de um dos melhores do Mundo: Trabal. 
O regresso de Miguel Rocha é obrigatório. É da nossa formação e fez um grande época na Oliveirense. Um dos melhores jogadores jovens do Mundo. Assim, dispensaria os préstimos de Coy que nunca mostrou qualidade acima da média no Benfica. Ao nível dos avançados, Luís Viana já não é o craque dos grandes jogos, apesar do seu enorme valor, e a contratação de Montivero seria fundamental, pois, além de excelente jogador, é um bom executante de bolas paradas. Se o orçamento permitisse, manteria no plantel o Cacau, caso contrário faria subir ao plantel principal o Guilherme Silva (jogador da nossa equipa B e de Júniores), que é um dos grandes valores do futuro.
O objectivo principal tem que ser o Campeonato Nacional. Não podemos facilitar em nenhum jogo e temos que ser muito eficazes na bola parada em jogos equilibrados. A luta pela conquista da Taça de Portugal, bem como da Supertaça Europeia e Taça Intercontinental são também objectivos da época 2013/2014.



ANDEBOL

Guarda-Redes: Hugo Figueira, Miguel Ferreira

Central: Tiago Pereira, Pedro Cruz, Hugo Lima

Pivot: José Costa, João Antunes

Lateral Esquerdo: Elledy Semedo, Fábio Magalhães, Álvaro Rodrigues

Lateral Direito: Inácio Carmo, Belone Moreira

Ponta Esquerdo: Dario Andrade, João Pais

Ponta Direito: David Tavares, Davide Carvalho

Treinador: Paulo Fidalgo

Director Desportivo: Carlos Resende 

Saídas: Vicente Álamo, Ricardo Candeias, João Ferreirinho, Carlos Carneiro, Nuno Grilo, Davor Cutura, João Lopes, Cláudio Pedroso, António Areia

Entradas: Hugo Figueira, Pedro Cruz, João Antunes, Elledy Semedo, Fábio Magalhães, Belone Moreira 


A "vassourada" tem que ser real. Acabar com vícios perdedores, dirigentes incompetentes e "vacas sagradas" dentro desta secção. 
Optaria pela não inscrição desta equipa nas competições europeias. Não merecem esse esforço por parte do clube. 
Além do mais, penso ser justo desinvestir um pouco numa modalidade que poucos sucessos trouxe ao clube nas últimas épocas. Contratos por objectivos deviam ser feitos nesta e em todas as outras secções.
Ao nível do comando desta secção entregava-o a Carlos Resende. Sei muito bem que parece um opção irreal pelo seu passado no Porto mas se lhe apresentarem um bom projecto com futuro é alguém com muita competência para ajudar a concretizá-lo. É um senhor que conhece como ninguém o Andebol Nacional. 
Para dirigir a equipa optava pela saída de Jorge Rito e entrada de Paulo Fidalgo. Jorge Rito falhou quando lhe foram dadas todas as condições para o sucesso. Paulo Fidalgo, além de ser um técnico com vastos conhecimentos, é alguém que tem uma personalidade que enquadra naquilo que é necessário nesta secção: disciplina e liderança.
O desinvestimento passa pelas saídas de Vicente Álamo (grande qualidade, mas penso que pretende seguir para Espanha) e Davor Cutura (nunca fez a diferença para um estrangeiro no nosso Andebol). Os guarda-redes Candeias e Ferreirinho fruto das várias lesões e do pouco tempo de utilização nunca mais foram os mesmos e, como tal, optava pela sua saída. João Lopes já não acrescenta nada à equipa. Nuno Grilo era o melhor jogador do Campeonato antes da chegada ao Benfica e aqui nunca mostrou o seu real valor. Não sei os motivos mas durante dois anos não jogou nada. Sempre alheado dos jogos parecendo até que estava a fazer um "frete". Muito estranho. As saídas mais sonantes que faria eram as de Carlos Carneiro e Cláudio Pedroso. Falando deste último, penso ser uma promessa nunca concretizada. Foram já muitas as oportunidades dadas e nunca confirmou todo o potencial que tem. Uma aventura no estrangeiro não lhe faria mal para ajudar ao "sim ou sopas". Quanto a Carlos Carneiro, sempre deu tudo pelo clube, foi fantástico no ano do título (já lá vão 5 anos), é um dos melhores jogadores portugueses, mas sinto que tem demasiado "poder" dentro da secção. Parece ter lugar sempre assegurado, quer jogue bem ou mal. Precisava de um "Donner" para o colocar no sítio. 
Visto existir um grande corte orçamental no nosso rival da 2ª circular, iria fazer um esforço para ir lá buscar alguns jogadores. Hugo Figueira na baliza. O melhor Guarda-Redes português. Fábio Magalhães para Lateral Esquerdo, jovem com grande valor que, com um Paulo Fidalgo a comandar, iria evoluir muito, principalmente a nível ofensivo. João Antunes, regresso do "nosso" pivot, para fazer concorrência a José Costa e que pode ser fundamental na nossa organização defensiva. Três jogadores que poderiam acrescentar qualidade em posições carenciadas.
Também traria os dois laterais do Belenenses no inicio da época que agora findou: Elledy Semedo e Belone Moreira. Acompanhei-os em vários jogos e penso serem bons reforços para a 1ª Linha encarnada. É necessário ganhar poder de "fogo" e com Elledy isso pode ser uma realidade. O Belone é um jogador mais cerebral, muito inteligente e que pode ser importante em jogos decisivos. 
Se o orçamento esticar, iria à Maia contratar o central Pedro Cruz que foi o melhor da época passada. Marca e dá muitos golos a marcar. É top nacional. Não sendo possível, temos como segunda opção o nosso jovem da formação Hugo Lima que faz parte de uma geração muito talentosa. É o melhor jogador da nossa equipa vice-campeã nacional de Júniores. Tem que ser aposta.
Tenho que ser realista e se o Porto mantiver a sua equipa na totalidade, é o principal favorito ao título. No entanto, com toda esta estrutura acredito que o SL Benfica não irá perder mais com Águas Santas, Horta e ABC. E é aí que temos perdidos os últimos campeonatos. 
Partindo como "outsiders" podemos lutar e ganhar todos os troféus na próxima época. 



FUTSAL

Guarda-Redes: Marcão, André Sousa, Carlos Paulo

Fixo: Gonçalo Alves, Ricardo Fernandes

Ala: Marinho, Bruno Coelho, Paulinho, Bruno Pinto, Rafael Henmi, Amílcar, Diece

Pivot: César Paulo, Noé Pardo 

Treinador: Adil Amarante

Director Desportivo: Alípio Matos 

Saídas: Bébe, Davi, Diego Sol, Vitor Hugo, Joel, Néne, Teka

Entradas: Ricardo Fernandes, Paulinho, Bruno Pinto, Rafael Henmi, Amílcar, Noé Pardo 


Temos vindo a assistir, pese embora os títulos, a um decréscimo de qualidade dos plantéis do Futsal do SL Benfica. Aliado a isso, a veterania de bastantes elementos do plantel tem como consequência a perda da hegemonia nacional que chegámos a deter. Aliás, há 3 anos, éramos Campeões da Europa. 
Temos que devolver o comando do nosso Futsal a quem nos trouxe mais competência e muitas alegrias: Adil Amarante. Não vejo melhor solução para trazer a nossa secção aos tempos de glória. 
Alípio Matos como Director Desportivo, penso ser uma boa solução. 
Relativamente ao plantel, penso ser necessária uma pequena revolução. Davi já não é o mesmo de outros tempos, Diego Sol acrescenta muito pouco ao colectivo, Néne não tem qualidade para jogar no Benfica, o tempo de Bébe penso ter terminado e Joel é um grande jogador/goleador mas é um foco de problemas dentro e fora do campo.
A contratação de jovens jogadores de Selecção e com muita qualidade faz portanto todo o sentido. É aí que se enquadram as aquisições de Ricardo Fernandes, Paulinho e Bruno Pinto.   Também ia a Braga para trazer Amílcar que me parece um dos melhores desequilibradores do Campeonato e que faz muito falta à nossa equipa. Na baliza, André Sousa parece-me o melhor guarda-redes nacional e com largo futuro pela frente. O jovem prodígio Rafael Henmi vindo do Japão é um excelente reforço para trazer magia e a criatividade que o colectivo necessita. O pivot Noé Pardo que actua no Fundão era uma boa aquisição para a posição especifica de pivot, pois tem características diferentes de César Paulo (não caminha para novo), contudo é alguém que marca bastantes golos e tem muita qualidade técnica pelo que pude observar. 
O objectivo é a conquista de todos os troféus, a nível nacional. Recuperar a hegemonia perdida nesta modalidade tão querida para os sócios e adeptos do clube.  


Apesar destas minhas sugestões, quero acima de tudo que todas as modalidades de pavilhão do SL Benfica consigam atingir os seus objectivos principais. GANHAR tem de ser o verbo melhor conjugado dentro do clube. 

Por todos aqueles que vos apoiam na Luz e por todo este país, gostava muito de, no fim da época 2013/2014, dizer que fui Campeão Nacional nas cinco modalidades de pavilhão.


Está aberto o debate...



Porque o SL Benfica não é só Futebol...


SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

13 comentários:

  1. Excelente a analise e acho que o director das modalidades deveria ler com a atencao esta tua sugestao, nao vai ser possivelcumprir os 100%, mas se fizessem 80% o SLB seria ainda maior.

    ResponderEliminar
  2. voleibol:
    Não o trabalho do Rui Guedes, mas acho que está na hora do Jardim sair, por isso penso que seria sempre um upgrade.
    Quanto à equipa, acho que com as entradas do João José e do André Lopes a equipa melhorava muito, mas será que o orçamento não seria muito elevado?!
    Objectivo: Ganhar tudo e só com vitórias!

    basquetebol:
    Concordo com a mudança de treinador. É certo que foi duas vezes campeão, mas acho que seria mais importante ser apenas director, tanto do basquetebol, como das outras modalidades. benfiquista a 100% o que é muito importante! Não conheço o treinador que sugeriste, mas desde que seja um líder é meio caminho andado para o sucesso.
    Quanto à equipa, com a já contratação do Mário Fernandes, o Nuno Oliveira deixa de fazer sentido. Quanto ás outras contratações concordo em todas e penso que teríamos um plantel claramente superior aos outros.
    Objectivo: Ganhar tudo e só com vitórias!

    Hóquei:
    Embora preferisse o Fortunato, o Pedro Nunes é um nome que me satisfaz bastante! Não concordo com a saída do Trindade depois do que conseguiu.
    Com a contratação do GR e do Miguel, melhorámos claramente o plantel, mas considero-o ainda curto. O Montivero é caro?! É que para estar no Candelária... É que uma equipa que é campeã da Europa tem que manter o investimento e não acredito que ele receba assim tanto. A ficar com esta equipa, o Luís Viana tem que ficar, ficando o Guilherme como 11o jogador!
    Objectivo: Ganhar Supertaça Europeia e campeonato!

    Andebol:
    Quanto ao treinador concordo, pois estou farto do Rito! Mas no director desportivo pelo facto do seu passado não concordo. Prefiro alguém que seja benfiquista e que não tenha medo de falar nem de ir ao Dragão. Um pouco à imagem do Carlos Lisboa!
    Quanto à equipa, se o Alámo sair é fundamental ficar com o Figueira tem que ser contratado, e acho que temos que ter um 2o GR. O Candeias chegava! A central, só o Tiago não chega e é também preciso saber para onde iria o Carneiro caso saísse. Gosto do Pedro e da possibilidade de dar minutos ao Hugo! O João Antunes já li que irá ficar, mas há sempre o Moreira do Sporting. Quanto a mim faltaria um LD de qualidade que podia ser estrangeiro!
    Objectivo: Ser campeão nacional!

    Futsal:
    Concordo com o treinador e com o director!
    Quanto à equipa gosto da opção do André Sousa, mas também gostava se fosse o Vítor Hugo! Em fixo o Gonçalo e o Ricardo chegavam, com o Cary a ajudar (as relações do Alípio com ele podiam ajudar, assim como os cortes). Para alas ficava com o Marinho, Vítor Hugo, Hemni, Diece, Amílcar e Joel. Para pivot apostaria no César Paulo e em outro (não conheço o Noé). Em relação ao plantel do SCP, com os cortes acho que realisticamente só o Cary e o Caio é que vinham, pois o Paulinho não o queria e o marcelinho penso que ele não queria e os outros não temos relações!
    Objectivo: Ser campeão Nacional e ganhar a Taça de Portugal!

    ResponderEliminar
  3. Não concordando com algumas sugestões, tenho que dar os PARABÉNS e agradecer o seu benfiquismo. Desejo que continue activo nas conversas sobre o nosso Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Excelente trabalho.

    Mas parece-me que o plantel sugerido para o hóquei não dá garantias de poder reconquistar o título. Até concordo com a entrada do Guilherme Silva e a saída do Coy, apesar de achar que nesta época ele vai apresentar outro nível. Mas o Montivero não me convence. E aproveitando a poupança salarial com Cacau, Viana e Coy, acho que no lugar do Montivero tem que vir um desiquilibrador de classe mundial. Para mim só faz sentido ter um ex-júnior se for para contrabalançar com uma estrela. Quem não sei. Mas 1/10 do custo com o entulho que temos na equipa B do futebol provavalmente daria para um Jordi Bargalló.

    ResponderEliminar
  5. Em relação ao futsal, para mim a limpeza tem que ser ainda mais radical. Continuo a não perceber o que vêem no Gonçalo enquanto jogador, acho-o péssimo. Enquanto capitão... inqualificável. O Diece é outro que tem que estar num dos primeiros lugares para sair. Depois do que se passou na final, não percebo como sequer se põe a hipótese de continuar.

    Quanto a entradas, não conheço o suficiente da modalidade. Mas para mim os únicas a manter no plantel seriam Marcão, Marinho, Bruno Coelho e César Paulo. O resto é tudo para varrer.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde.

    Eu considero esta análise muitissimo boa ...

    Relativamente ao Voleibol ... estou amplamente de acordo, não negaria se tivessemos a possibilidade de contratar um Alexandre Ferreira por exemplo.

    BASQUETEBOL

    Base: Diogo Carreira, Tomás Barroso, Nuno Oliveira - teria uma atenção também para o José Barbosa.


    Base-Extremo: Carlos Andrade, José Silva


    Extremo: Betinho, Carlos Ferreirinho


    Extremo-Poste: Seth Doliboa, Nuno Cortez


    Poste: Cláudio Fonseca, Frederick Gentry, Cândido Sá
    - atenção para o Cristóvao Cordeiro

    Treinador: José Ricardo Rodrigues

    Director Desportivo: Carlos Lisboa


    HÓQUEI EM PATINS

    Guarda-Redes: Guillem Trabal, Pedro Henriques


    Defesas/Médios: Valter Neves, Tuco, Diogo Rafael, João Rodrigues, Miguel Rocha


    Avançados: Montivero, Carlos Lopez, Guilherme Silva - julgo que para além do motivero necessitavamos de um goleador de topo mundial, o Nicolia é o meu favorito mas o mais dificil ...

    Já foram confirmadas as renovações de tuco ... eu era favorável à sua saída vindo um internacional espanhol ... atenção ao marc coy.


    Treinador: Vitor Fortunato

    Director Desportivo: Luís Ferreira


    ANDEBOL

    Guarda-Redes: Hugo Figueira, Miguel Ferreira - tentaria manter Alamo... grande gr ... e faz sempre bem ter concorrência


    Central: Tiago Pereira, Pedro Cruz, Hugo Lima - concordo ... visto que Rui Silva é de todo impossível, Pedro Cruz


    Pivot: José Costa, João Antunes - excelente mas pelo que se sabe João Antunes vai ficar em Alvalade, pelo que o pivot deles titular era excelente ... Moreira.


    Lateral Esquerdo: Elledy Semedo, Fábio Magalhães, Álvaro Rodrigues


    Lateral Direito: Inácio Carmo, Belone Moreira - Acho que o inácio já só é útil a defender ... um estrangeiro aqui não cairia mal.


    Ponta Esquerdo: Dario Andrade, João Pais


    Ponta Direito: David Tavares, Davide Carvalho - pelo que se sabe david tavares vai sair, assim como joão pais ... pelo que é importante contratar bem ... quem? não sei pois aqui as opções são poucas.

    FUTSAL

    Guarda-Redes: Marcão, André Sousa, Carlos Paulo


    Fixo: Gonçalo Alves, Ricardo Fernandes - Ricardo Fernandes não é, na minha opinião fixo é universal, muito bom para o sistema 4*0, julgo que com Gonçalo Alves em nítida queda seria importante um fixo de qualidade superior ... João Matos é para mim o melhor ... mas julgo que do Brasil virá alguém.


    Ala: Marinho, Bruno Coelho, Paulinho, Bruno Pinto, Rafael Henmi, Amílcar, Diece, juntava a estes o Jovem do Rio Ave da farpa, para a próxima época visto que esta está quase perdida.

    Pelo que ouvi ontem Cary vai ficar no Sporting e de lá para a ala só gosto desde e do paulinho ... não vindo nenhum ... porque não o regresso do Ricardinho?


    Pivot: César Paulo, Noé Pardo - Necessitamos de um pivot mais ... Alex do Sporting era o meu favorito ... mas julgo que o reforço virá mesmo do Brasil ... espero.

    Marco

    Treinador: Adil Amarante

    Director Desportivo: Alípio Matos






    Treinador: Paulo Fidalgo

    Director Desportivo: Carlos Resende

    ResponderEliminar
  7. Relembro apenas que o meu objectivo é "fazer mais com menos".

    Contratar João José e André Lopes, saindo Vinhedo, Reffatti e Honoré representa isso mesmo.

    O importante é que as minhas sugestões sejam apenas o mote para o debate sobre as modalidades do clube.

    Nem tudo vai bem no mundo eclético encarnado...

    ResponderEliminar
  8. Faneca, bom dia. Há quase 10 anos que sou leitor regular do serbenfiquista.com (na altura nem tinha esse nome). Gostaria de te agradecer todo o esforço e conhecimento que colocas nas tuas intervenções tanto lá no fórum como agora aqui neste (excelente) blog. Sou espectador regular de várias das nossas modalidades (sobretudo hóquei e futsal) mas o meu tempo durante a semana é, por razões profissionais, muito limitado. Permite-me por isso que te trasmita a ideia que o que fazes é quase "serviço público" benfiquista. Grande abraço. Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  9. Faneca, reparei que no Basket nao colocaste o Pedro Belo. Por alguma razão? Achas que devia ser emrpestado? No Voleibol não sei até que ponto o PEdro Sousa teria interesse em vir para Lisboa (conjugando vida pessoal e profissional)...quanto ao hóquei, que domino um pouco melhor, não achas que um ataque entregue ao Carlos Lopez ainda que com Montivero e o jovem Guilherme era curto demais?

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigado pelos elogios. Tudo pelo SL Benfica :)

    Sim penso que o Belo devia ser emprestado para ter muito mais minutos e então aí mostrar ou não se vale a pena a aposta nele. Penso que o Pedro Sousa teria todo o interesse em representar o Campeão Nacional tendo uma vida estável.

    Diogo Rafael, Miguel Rocha e João Rodrigues são três jovens que jogam com um intensidade muito alta e têm muita baliza no stick. Miguel Rocha marcou mais golos que o Cacau no passado campeonato, jogando na Oliveirense, por exemplo.

    Obrigado.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Chegando atrasado ao debate vou dar os meus inputs:

    Não concordo com a saída do Carlos Carneiro. Se tem demasiada importância é porque temos tido técnicos moles. Um líder que seja percepcionado pelos jogadores como líder terá sempre o seu respeito, algo que não aconteceu nos últimos anos. O desrespeito ao professor era uma constante por parte de muitos jogadores. Ao Rito simplesmente o ignoravam. Aquilo que eu vi em Tavira é simplesmente inadmissível.

    Dito isto, gostava de dizer que também não mandaria embora o Candeias, acho que lhe faltam minutos de jogo e que se os recuperar poderá voltar à sua forma anterior. Apelava para que não contratassem mais jogadores vindos do Porto. Vêm com brutais ordenados e nunca dão aquilo que lá conseguem dar. Porque será ?

    Quanto ao Sporting, o Benfica só se reforçará com atletas com quem o Sporting não renove, por isso não vale a pena sonhar com muitos dos reforços falados, seja no Andebol, seja no Futsal.

    Não sei se o João José será barato, nem o André Lopes, pois são profissionais nos países onde jogam e para virem para cá teriam que ter outros incentivos à semelhança do Gaspar.

    O Carlos Resende sabe muito, a questão é se não terá muitos anti-corpos por parte dos sócios.

    A terminar uma palavra de apreço para o blog e para ti Faneca pelo trabalho que tens feito em prol do Benfica

    ResponderEliminar
  12. Depois do que escrevi vi a notícia que o Benfica confirmou as saídas de Ricardo Candeias, David Tavares, João Lopes e Nuno Grilo, bem como do treinador-adjunto.

    Sinceramente tenho pena dos dois primeiros atletas e acho que se perdeu a oportunidade de ir buscar um treinador que seja um líder a sério

    ResponderEliminar
  13. BCool,

    Obrigado por nos deixar a sua opinião e pelo elogio ao blog.

    Independentemente de eventuais discordas de opiniões (sinal do que o post foi bem recebido pelos benfiquistas que nos visitam), ambos sabemos que a secção do Andebol tem sido um fracasso nos últimos anos apesar do investimento feito época após época.

    Pessoalmente acho que temos tido bons plantéis, mas não apresentamos resultados. Reconheço que há alguns egos a serem geridos e é aí que o diretor,e restantes superiores, e equipa técnica da secção têm de agir.

    Compreendo a saída de alguns elementos em quaisquer modalidades devido à redução do orçamento para as modalidades. Todavia parece-me haver incoerência, pois mantém-se jogadores bem pagos que mereciam sair ao invés de outros que já vimos confirmadas as suas saídas...

    ResponderEliminar