sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O último fim de semana de Janeiro está repleto de históricos e empolgantes encontros. São três clássicos!

Veja aquilo que projectamos para a jornada desportiva que se avizinha.


Sábado, a partir das 15 horas, águias e vareiros defrontam-se em Espinho, para a 19ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol. Quem não puder comparecer na Arena Tigre, pode assistir a este embate em directo na SPORT TV 2.

Jogo de alerta máximo para o Benfica, mesmo estando o Sp. Espinho abaixo de outras temporadas, a jogar no seu reduto é sempre um adversário temível. Recentemente eliminado da Taça, o que até levou a mudança de comando técnico, a equipa local respondeu com um triunfo por 3-0 sobre o V. Guimarães, e certamente irá querer continuar a sua retoma diante do SL Benfica.

Os encarnados entram aqui num ciclo "terrível" de jogos e absolutamente decisivos para a questão do primeiro lugar na fase regular: esta deslocação, a recepção ao Sporting e ida a Guimarães, com os jogos da Challenge Cup pelo meio. Aliás, é já na próxima semana que o Benfica viaja para a Rússia para a primeira Mão dos Quartos de Final.

Mas será um erro pensar já nesse jogo, o foco tem de estar todo no jogo em Espinho, onde o Benfica precisa dos 3 pontos. E de preferência sem ceder um set sequer, mas claro o primeiro objectivo tem de ser sempre o mesmo: 3 pontos. Para isso é necessário um Benfica a top, eficaz na recepção, variado e incisivo no ataque, reactivo no bloco e defesa baixa e muito certeiro no serviço. Sem vacilar! Rumo à vitória.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 19ª Jornada

Sábado - dia 26:

Sp. Espinho-SL BENFICA 15h SPORT TV 2
V. Guimarães-Castêlo da Maia 15h
Ac. Espinho-Leixões 15h30
Ac. São Mamede-SC Caldas 16h
Clube K-Esmoriz 17h
Fonte Bastardo-VC Viana 19h

Domingo - dia 27:

Famalicense-Sporting 16h


Duelo de titãs na Invicta, entre dragões e águias. A "bola ao ar" será lançada às 16 horas de Sábado, em jogo a contar para a 16ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Para ver em directo e exclusivo na RTP 2.

O Benfica vai a casa do rival para manter o primeiro lugar da fase regular, pois a Oliveirense continua somente a um ponto dos encarnados. O adversário deste Sábado tem realizado uma primeira fase algo desapontante, e joga aqui uma cartada decisiva para, juntamente com a segunda fase, ainda poder sonhar com o primeiro lugar. Isto é, em caso de vitória encarnada, a diferença de cinco desaires será provavelmente irreversível.

Do lado encarnado, este jogo é uma ocasião para nova afirmação nesta primeira fase, onde o Benfica ainda só conta com vitórias, e dar continuidade ao que de bom tem sido feito até agora. O Benfica vem numa trajectória claramente ascendente, e há que dar continuidade a isso mesmo. 

Um alerta para este jogo, Cláudio Fonseca tem sido baixa por lesão e Álex Suárez falhou o último jogo, o Benfica pode ter algumas limitações no jogo interior, mas veremos como será a situação física dos atletas para o jogo. Do jogo da primeira Volta todos se lembram das dificuldades que Sasa Borovnjak criou, mas nesta partida o Benfica já terá Xavi Rey, e fica desde logo a curiosidade para ver como será este primeiro duelo entre os dois gigantes. Pode muito bem ser uma das chaves do jogo.

Outro factor importante será a defesa. Nos últimos jogos o Benfica teve alguns períodos em que pareceu facilitar, por oposição a algumas partidas anteriores onde esteve muito bem nesse capítulo. É fazer o que foi feito de melhor até agora! No ataque manter a variedade de soluções evidenciada pela qualidade dos atletas e dos processos. E claro, este é um jogo para Micah Downs. Espera-se que o craque mantenha a sua bitola habitual.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 16ª Jornada

Sábado - dia 26:

FC Porto-SL BENFICA 16h RTP 2
Terceira Basket-Galitos Barreiro 15h
CAB Madeira-V. Guimarães 16h
Imortal-Esgueira 16h

Domingo - dia 27:

Lusitânia-Oliveirense 15h
Ovarense-Illiabum 16h


O Centro Social de São João recebe-nos em Coimbra, num confronto marcado para as 19 horas de Sábado, e alusivo à Quarta Eliminatória da Taça de Portugal de Futsal.

Obviamente que nada mais se espera que não seja a vitória e qualificação do Glorioso, dando continuidade ao bom trabalho que a equipa tem vindo a fazer. Nestes jogos já se sabe que a maior dificuldade poderá estar em marcar o primeiro golo, a partir daí tudo poderá ser mais fácil. Para isso exige-se que a equipa entre concentrada ao máximo, encarando o adversário como se um jogo do campeonato se tratasse.

Depois será naturalmente tempo de o jogo fluir. Um Benfica concentrado e motivado terá argumentos de sobra, pode impor a sua rotação e com paciência construir um triunfo sólido. Será claro uma tarde/noite de festa para a equipa da casa, que ainda há pouco tempo andou pela primeira Divisão. 

Do lado encarnado, Joel Rocha poderá dar alguma utilização a jogadores como Afonso Jesus e Miguel Ângelo (este vindo de lesão), bem como Raul Campos, Chaguinha e claro Cristiano e/ou André Correia na baliza. Tempo para explorar toda a profundidade do plantel encarnado.

Taça de Portugal - 1/16 Final

Sábado - dia 26:

CS São João-SL BENFICA 19h


Domingo há Derby de Hóquei em Patins. Águias e leões têm confronto marcado para as 17 horas no Pavilhão Fidelidade, a contar para a 14ª ronda do Campeonato Nacional. Este jogo merecerá honras de transmissão televisiva na BENFICA TV e TVI 24.

Arranca a segunda Volta, e se todos os jogos são decisivos, este é um pouco mais... porque é o próximo. O rival acabou de perder 5 pontos em duas jornadas e ficou com os mesmos 30 do SL Benfica. Agora em nossa casa não podemos vacilar, pois há ainda outros dois rivais na luta pelo título, e uma coisa é certa, todas as quatro equipas dobram o campeonato a dependerem somente de si para serem campeãs.

Para esta partida existem várias situações que o Benfica tem de controlar: impedir o adversário de fazer o que fez na época passada na Luz: rematar do meio-campo à procura do chouriço, e se o rival voltar a acantonar-se à frente da sua baliza, há que desistir do jogo interior e arranjar formas de atacar a baliza contrária, onde ser espera que o guarda-redes apareça com um equipamento de acordo com os regulamentos.

Outro possível factor decisivo para esta partida será a questão das bolas paradas. Será preciso muita eficácia neste aspecto, quer defensiva quer sobretudo ofensiva. Com Jordi Adroher em dúvida, a responsabilidade irá recair para Lucas Ordoñez, e o argentino vem de um jogo de muita inspiração em Paço de Arcos. Mais preocupante para Alejandro Domínguez com a possível baixa de Adroher, é a dificuldade em gerir o tempo de jogo de Carlos Nicolia e Ordoñez, de modo a ter os seus principais avançados sempre frescos.

Do lado de fora da pista exige-se um pavilhão cheio, e muito fervoroso e pressionante, de começo a fim do jogo. Não podemos vacilar, temos de sair com os três pontos neste jogo, acreditar do primeiro ao último minuto, lutar com todas as forças dentro e fora da pista até ao objectivo final. À vitória!

Campeonato Nacional - Jogos da 14ª Jornada

Domingo - dia 27:

SL BENFICA-Sporting 17h BENFICA TV/TVI 24

Sábado - dia 26:

AD Oeiras-FC Porto 18h
Riba D'Ave-OC Barcelos 18h30
AD Valongo-SC Marinhense 18h30
Paço de Arcos-Sp. Tomar 20h
HC Turquel-HC Braga 21h
Juv. Viana-Oliveirense 21h30


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário