segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O ciclo vitorioso nos pavilhões foi interrompido pelos rapazes do Hóquei. A surpreendente escorregadela em Braga foi o único aspecto negativo do passado fim de semana.

Confira o rescaldo de cada uma das cinco partidas realizadas.


No Clássico contra o ABC, as águias garantiram um triunfo claro por 32-26, em jogo a contar para a 9ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

O dia de Sábado foi marcante para esta secção, particularmente a vertente feminina. A equipa chefiada por Ana Sobral, que milita no terceiro escalão nacional, realizou o primeiro jogo oficial no Complexo da Luz. O Colégio de Gaia apadrinhou o regresso das águias. A sorte não quis nada connosco na Taça de Portugal. Recebemos a formação vice-campeã nacional. Fomos afastados da "prova-rainha" naturalmente (21-34).

Relativamente ao conjunto às ordens de Carlos Resende, que curiosamente fez alinhar na formação inicial cinco ex-ABC (Nuno Grilo, Pedro Seabra, Ricardo Pesqueira, Fábio Vidrago e Carlos Martins), bem se pode dizer que superou um dos testes mais exigentes do campeonato. 

Com uma entrada fulgurante, assente em muita mobilidade e assertividade ofensiva, as águias rapidamente tomaram as rédeas do encontro e construíram uma boa vantagem (8-3 aos 9 min). A fluidez e eficácia dos rapazes da Luz causou muitos estragos de facto nos instantes iniciais da partida. Os comandados de Jorge Rito reagiram, pressionando mais o portador da bola e aproveitando a superioridade numérica, fruto de exclusões (9-6). O jogo prosseguiu equilibrado, com as águias a conservarem a vantagem cifrada em 3/4 golos até ao intervalo (17-13).

O sistema defensivo dos anfitriões (ora 5x1 ora um bloco alto e forte de 6x0) condicionou a manobra ofensiva dos minhotos. Isso, juntamente com um Ristovski seguro na baliza e a clarividência benfiquista no ataque, fez a diferença. Nos segundos 30 min a qualidade de jogo diminuiu um pouco, mas isso não impediu o Benfica de ter alcançado a maior diferença de golos na partida (26-18). Depois controlou com tranquilidade até ao final.

A nível individual, sublinhe-se a exibição certeira rubricada por Nuno Grilo no capítulo ofensivo. Marcou 8 golos. Nota positiva para a boa afluência dos benfiquistas ao Pavilhão Nº 2 da Luz. Excelente apoio!

Resultados Finais da 9ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 32-26 ABC
Belenenses 36-22 AC Fafe
Madeira SAD 32-26 Arsenal Clube Devesa
Boa Hora FC 19-18 AA Avanca
FC Porto 39-25 Águas Santas
ISMAI 30-25 Sp. Horta
CCR Fermentões 22-36 Sporting


Os comandados de Arturo Álvarez foram ao Funchal derrotar o CAB Madeira de forma expressiva por 69-89. Seis vitórias em seis jogos da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

No confronto entre pólos opostos da classificação não houve lugar a surpresas. Insulares revelaram-se impotentes para colocar em sentido as águias. A maré de derrotas continua para os lados do Dragão. A Oliveirense, que divide connosco a primeira posição, venceu categoricamente, por 82-96. Os azuis e brancos averbaram a terceira derrota em casa.

Conforme os números finais traduzem, foi um jogo amplamente dominado pelos homens de "águias ao peito". O 15-25 registado no primeiro parcial ilustra bem o modo determinado como as águias encararam este duelo. Essencialmente no plano ofensivo, a máquina encarnada mostrou-se satisfatoriamente bem oleada. Se o tiro exterior não funciona, procura-se o jogo interior, e vice-versa. Colectivamente temos resolvido bem. Os insulares não viraram a cara à luta e com brio não deixaram que as águias descolassem ainda mais no marcador (32-42 ao intervalo). O CAB é o actual 'lanterna vermelha', as coisas não estão a correr de feição, mas concerteza irá a breve trecho subir na classificação. O Benfica com a vantagem constantemente situada na casa da dezena de pontos, pese embora uma ou outra oscilação, não sentiu em momento algum calafrios. E apenas no último quarto é que alargou a vantagem, mercê da maior frescura física e também de um certo 'baixar a guarda' do colectivo às ordens de João Paulo Silva. Micah Downs voltou a ser melhor unidade benfiquista em campo, com 16 pontos e 9 ressaltos obtidos. José Silva foi o melhor marcador do encontro, a par do ex-Benfica Mário Fernandes, com 17 pontos.

Uma palavra de significativo elogio e agradecimento para o 'stream' disponibilizado pelo clube madeirense. Deveria ser a regra e não a excepção na elite do desporto português.

Resultados Finais da 6ª Jornada (1ª Fase)

CAB Madeira 69-89 SL BENFICA
Terceira Basket 82-78 Illiabum
Imortal 78-71 V. Guimarães
Ovarense 77-85 Esgueira
Lusitânia 76-65 Galitos Barreiro
FC Porto 82-96 Oliveirense


Um tropeção gigantesco no rinque do Hóquei Clube de Braga. Águias sofreram uma dura derrota, por 6-3, em jogo relativo à 5ª Jornada do Campeonato Nacional.

Todos ficamos perplexos. Mas quem assistiu ao encontro no Pavilhão das Goladas nem tanto. O HC Braga venceu com mérito frente a um Benfica desorientado, que a espaços foi maduro e pragmático, como tem sido apanágio em 18/19, mas que no cômputo geral revelou os problemas de anos anteriores, com demasiado egoísmo e previsibilidade ofensivamente e desastroso na tarefa defensiva, especialmente no momento da transição ataque-defesa. Pupilos de Pedro Nunes caíram da liderança para o 4º lugar da tabela classificativa.

O técnico minhoto tinha avisado que não se iria remeter exclusivamente à tarefa defensiva. E assim se constatou na tarde de Sábado. Desde os momentos iniciais da partida se viu um Braga organizado e muito solidário sob ponto de vista defensivo, mas também atrevido na componente ofensiva com transições rápidas. E à passagem do min 5 adiantou-se no marcador, perante a passividade defensiva das águias quando se esgotava o tempo de ataque do Braga. Precisamente 5 min volvidos e deu-se o empate, através de uma execução oportuna de Diogo Rafael. Entretanto Pedro Henriques defendeu uma grande penalidade, inexistente. E a meio da 1ª parte Valter Neves fez o 1-2, após passe de Diogo Rafael. O Benfica estava nesta altura por cima no encontro, com mais controlo da posse de bola, adulto e seguro na sua forma de jogar. Até que a 7 min do intervalo surgiu novo penalty para os locais, ao qual PH se opôs novamente. Mas não tardou a surgir o tento da igualdade, precisamente em contra-ataque. Os encarnados, nesta fase com Nicolia, Ordoñez, Miguel Rocha e Vieirinha na pista, deparavam-se com muitos problemas em furar a sólida muralha defensiva contrária e expunham-se defensivamente. Novamente no contra-golpe os locais voltaram a revelar eficácia e assumiram outra vez a dianteira do marcador. 3-2 ao intervalo.

As águias, com Miguel Rocha na pista, vieram com mais determinação no regresso dos balneários e Jordi Adroher, na sequência de uma combinação com Nicolia, deu expressão a esse ímpeto encarnado. O Braga respondeu da melhor forma possível, com golo, e em contra-ataque. Com cerca de 7 min cumpridos no segundo tempo assinaram o 4-3. Daí para a frente o nervosismo e ansiedade começaram gradualmente a tomar conta dos nossos jogadores. O conjunto encarnado passou cada vez mais a arriscar no ataque, muito à custa de iniciativas individuais, mas de forma atabalhoada e comprometeu profundamente na defesa. Os locais, empolgados pelo apoio do seu público, foram muito pacientes e coordenados em todas as suas acções, bloqueando muito bem a turma encarnada. No momento da recuperação da bola exploraram muito bem a vulnerabilidade, os espaços concedidos, das águias e criaram muito perigo. O desnorte apoderou-se do Benfica. Pedro Henriques ainda defendeu um livre directo após azul mostrado a Lucas Ordoñez, por simulação, mas não impediu que Tomás Castanheira, homem da partida com um "hat-trick", deixasse os minhotos bem encaminhados para a vitória, através de um livre directo causado por um cartão azul visto por Nicolia. A seguir ocorreu a 10ª falta do Braga, porém Adroher não transformou em golo. A 5 min do apito final foi fixado o 6-3 final num dia de notória desinspiração para a armada encarnada. Ainda houve tempo para Casanovas falhar uma grande penalidade. Em suma, foi uma desilusão. Num campeonato tão competitivo, e com as artimanhas que o caracteriza, não se pode perder pontos contra equipas de menor valia. Inadmissível o que se verificou no passado Sábado. Foi um fracasso em toda a sua extensão.

Resultados Finais da 5ª Jornada

HC Braga 6-3 SL BENFICA
FC Porto 5-2 Sp. Tomar
Sporting 3-3 Oliveirense
AD Valongo 6-3 HC Turquel
Riba D'Ave 5-3 AD Oeiras
SC Marinhense-Paço de Arcos (Adiado)
OC Barcelos 5-4 Juv. Viana


Na recepção ao Voleibol Clube Viana as hostes encarnadas asseguraram novo triunfo e pela margem máxima (25-17; 25-13; 25-18), numa partida alusiva à 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

O Voleibol do Benfica está mais pobre. Vivem-se dias muito dolorosos no seio desta secção, após a partida do seu Presidente, o Senhor Rui Mourinha. É um dos rostos do nosso ecletismo. O seu enorme trabalho passou ao lado do meio mediático, mas a verdade é que batalhou imenso num período conturbado da secção. Sempre se pautou pelos valores mais puros do nosso clube, com muito amor ao Voleibol e ao SL Benfica. O seu nome ficará para sempre gravado na memória do Glorioso. Obrigado Sr. Mourinha! Até sempre!

Os parciais espelham bem a forma contundente como os comandados de Marcel Matz se impuseram ao final da tarde de Sábado. Foi um jogo em que estivemos particularmente bem no serviço. Muita potência nesta acção, com vários dos nossos jogadores a provocarem bastantes dificuldades à recepção adversária. Tendo em consideração que já esta Quarta-feira há jogo europeu no Chipre, o treinador encarnado aproveitou evidentemente para rodar o plantel. Por exemplo, Filip Cveticanin e Bernardo Martins foram utilizados.

Resultados Finais da 8ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 3-0 VC Viana (25-17; 25-13; 25-18)
Ac. Espinho 1-3 SC Caldas (30-32; 16-25; 25-23; 19-25)
Sp. Espinho 3-0 Famalicense (25-21; 25-21; 25-20)
Esmoriz 0-3 Leixões (20-25; 16-25; 16-25)
V. Guimarães 0-3 Sporting (17-25; 28-30; 14-25)
Ac. São Mamede 3-2 Fonte Bastado (14-25; 25-18; 25-21; 12-25; 15-11)
Clube K 0-3 Castêlo da Maia (11-25; 20-25; 18-25)


No Pavilhão do Parque da Lavandeira, as águias venceram por 2-5 e relegaram o Módicus para a terceira posição, na 9ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Depois de três jogos consecutivos fora de portas em que as águias cumpriram com a obrigação, mas de forma dramática, desta vez o cenário foi mais favorável. E poderia ter sido mais tranquilo, não fosse algum desacerto, ou azar, face às várias bolas enviadas aos ferros.

Em vésperas da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, a formação benfiquista mostrou-se empenhada desde o começo do encontro em manter o registo impoluto no campeonato. Sublinhe-se mais uma boa actuação de Fits. O pivot brasileiro tem vindo a subir de nível e já não sobram dúvidas sobre a sua capacidade. O seu contributo será decerto relevante para as nossas aspirações. Roncaglio, engripado, e Chaguinha não viajaram até Vila Nova de Gaia. Uma nota para o piso escorregadio. Chovia dentro do pavilhão. Inconcebível.

O finalizador brasileiro, acima indicado, foi o autor do primeiro golo da tarde. Robinho bateu o canto e Fits com um remate colocado colocou as águias a vencer. O conjunto de Sandim apresenta uma equipa bem apetrechada e tem ambições para esta temporada, prova disso foi o facto de ter avançado com o "5 para 4" pouco depois do golo benfiquista. Isso é ousadia de equipa que à partida para esta jornada partilhava a vice-liderança com o Sporting. Num lance em que efectivamente o Cristiano não ficou bem na fotografia, os nortenhos empataram a contenda. Mesmo assim o Módicus continuou a aplicar a estratégia de "guarda-redes avançado". E nesse contexto arriscado, perante baliza aberta, Rafael Henmi fez o gosto ao pé. O ala japonês aproveitou uma bola perdida para rematar de pronto para o 1-2. A 2 min do intervalo, o Benfica ficou condicionado em virtude da 5ª falta. Mas o marcador não sofreu mais mexidas.

Na etapa complementar houve mais Benfica. Muitas situações de golo construídas, e várias bolas a serem devolvidas pelos postes. Também se verificou uma arbitragem habilidosa, a querer equilibrar os pratos da balança, e que a cerca de 8 min e meio do fim deixou as águias tapadas por faltas. Mas este Benfica é rico em soluções e tem até ao momento sabido encontrar forma de fazer face às adversidades que vão surgindo. As coisas até nem começaram bem nesta segunda parte para o Glorioso. O ex-Benfica Joel Queirós fez o 2-2, na conversão de uma grande penalidade. Respondeu bem o Benfica, em ataque planeado e a toda a velocidade, com Tiago Brito a devolver a vantagem aos encarnados. André Coelho concluiu de forma certeira uma transição rápida, fazendo desta forma o 4-2. Mas o melhor estava por vir. Fits de forma brilhante trocou completamente as voltas ao opositor e bisou no jogo. Um golo para ver e rever, vezes sem conta.

Resultados Finais da 9ª Jornada

Módicus 2-5 SL BENFICA
Sp. Braga-Unidos Pinheirense (14/11, às 21h)
Viseu 2001 5-11 Eléctrico
Sporting 9-2 Futsal Azeméis
Rio Ave 1-3 AD Fundão
Burinhosa 2-1 Quinta dos Lombos
Belenenses 2-4 Leões de Porto Salvo


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário