terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais glória para a secção de Basquetebol do SL Benfica. Mais um troféu que vai directamente para as vitrinas do Museu Cosme Damião! Erguemos a Taça Hugo dos Santos pela segunda temporada consecutiva. Quanto ao hóquei segue em frente na Taça de Portugal e o Voleibol alcançou facilmente mais três pontos.

Confira a análise de mais um fim de semana à BENFICA. Somar títulos é o nosso combustível.


Apuramento garantido para os Oitavos de Final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins, ao ganharmos por 9-1 ao digno Hóquei Clube Patinagem de Grândola.

No duelo entre candidatos desta eliminatória, o FC Porto levou a melhor sobre a Oliveirense com uma vitória tangencial.

O técnico Pedro Nunes confrontou-se com uma baixa de vulto no seu plantel. Pedro Henriques lesionou-se num treino a meio da semana. Contudo, caso estivesse disponível certamente Guillem Trabal seria na mesma aposta para o elenco inicial. O jovem Daniel Machial, que actua na equipa B e nos Sub-20, integrou a nossa equipa principal e estreou-se na segunda parte deste jogo.

Como tínhamos antecipado, exigia-se uma noite tranquila. E assim se concretizou. No entanto demorámos a desbloquear o marcador. Foi preciso o astro argentino abrir o livro, cumpridos cerca de 13 min, para nos colocarmos na frente do 'placar' e não mais saímos de lá evidentemente. Estava quebrada a resistência alentejana. Frente a um rival acessível, a dinâmica ofensiva imposta no processo ofensivo redundou em vários golos. Ao intervalo, já vencíamos por 5-0. E nos segundos 25 min continuou o caudal ofensivo dos encarnados, pese embora um abrandamento natural do ritmo. Não fosse a ineficácia nas bolas paradas e o resultado poderia ter sido mais dilatado.

Vieirinha e João Rodrigues estiveram em plano de destaque, com 3 e 2 golos respectivamente. Carlos Nicolia, Valter Neves, Jordi Adroher e Miguel Rocha também inscreveram o seu nome na lista de marcadores.

Resultado Final dos 1/16 Final

SL BENFICA 9-1 HCP Grândola


Título renovado no Multiusos de Sines. Tal como em 2017, o SL Benfica conquistou a Taça Hugo dos Santos de Basquetebol!

Esta é a sexta vez que as águias conquistaram esta competição, desde que assumiu a actual designação. Outrora era conhecida por Taça da Liga, troféu que erguemos igualmente em seis ocasiões. Após o êxito na Supertaça, os Campeões Nacionais permanecem na rota dos títulos. Parabéns a todos jogadores, ao staff e dirigentes da secção! A irregularidade exibicional e alguns dissabores ocorridos recentemente deixaram os adeptos algo apreensivos, contudo a equipa deu uma resposta cabal, à BENFICA.

No Sábado, na primeira Meia Final, derrotamos o Vitória Sport Clube por 81-75.

O desaire consentido recentemente em Guimarães ainda está bem fresco na memória. Felizmente, desta vez e num jogo a eliminar, o Benfica levou a melhor. Mas, conforme o resultado atesta, as águias sentiram dificuldades e o jogo apenas ficou resolvido nos instantes finais.

Foi um jogo em que o Benfica, com uma entrada de rompante (parcial de 10-0), liderou praticamente sempre marcador (40-33 ao intervalo), mas os aguerridos vitorianos mantiveram-se próximos no "score", ainda que pontualmente o SLB tenha aumentado distâncias para a casa das dezenas. No 4º Período, a incerteza quanto ao desfecho foi uma constante, tendo inclusivamente o VSC passado para a dianteira (70-72), porém as águias acordaram a tempo e selaram a passagem à Final. Não foi um jogo bem conseguido, longe disso, mas o principal objectivo foi cumprido.


Nuno Oliveira foi o elemento encarnado que se destacou, como reflectem as estatísticas (10 pontos, 7 ressaltos e 6 assistências). De sublinhar os regressos à competição de Jesse Sanders e Carlos Morais. Excelentes novidades! São duas peças fulcrais no esquema de José Ricardo, e decerto que ambos contribuíram bastante para o sucesso encarnado neste fim de semana.

Na outra Meia Final, a Oliveirense afastou o FC Porto num encontro resolvido no tempo extra.

Ao início da noite de Domingo, o capitão Tomás Barroso levantou a taça, depois do triunfo sem discussão diante da Oliveirense por 99-85.

Frente a frente os dois melhores conjuntos nacionais, que sabem o quão importante é defender bem para ganhar um jogo. O Benfica para sair vencedor deste desafio complexo teria de elevar a fasquia. As últimas exibições não convenciam e por isso era imperativo voltar ao nível já demonstrado na presente temporada. A verdade é que se assistiu a um excelente jogo de basquetebol, com duas formações bem orientadas a colocar em campo a sua valia individual e colectiva. No final, foi o Glorioso a celebrar!


As águias entraram determinadas, concentradas defensivamente e estiveram eficazes e criteriosas no ataque ao cesto nos 20 min iniciais (53-39), explorando muito bem quer o jogo interior quer o tiro exterior. Na segunda parte, controlamos autenticamente as operações. O jogo até foi repartido, mas em momento algum deu a entender que a UDO  iria discutir o resultado.

Como mencionado acima, o Benfica apresentou-se inspirado particularmente na tarefa atacante, como comprovam categoricamente as percentagens de lançamento (71% de 2 pts, 61% de 3 pts e 92% de LL). De referir também a capacidade defensiva apresentada e a supremacia na luta das tabelas (27 ressaltos do SLB contra 13 da UDO). No capítulo individual, Raven Barber foi o MVP (15 pontos e 7 ressaltos), auxiliado por João Soares e Antywane Robinson, cada um com 17 pontos totalizados. Quando privilegiamos o colectivo em vez da iniciativa individual, somos imparáveis em Portugal. Virar a página e concentrar as atenções na Taça de Portugal e no campeonato.

Taça Hugo dos Santos - Meias Finais

SL BENFICA 81-75 V. Guimarães
Oliveirense 84-78 (a.p.) FC Porto

Taça Hugo dos Santos - Final

SL BENFICA 99-85 Oliveirense


O conjunto chefiado por José Jardim venceu o Voleibol Clube de Viana por esclarecedores 3-0, em embate relativo à 23ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Continuamos na vice-liderança do campeonato. Os tigres de Espinho alcançaram seis pontos no duplo compromisso em terras açorianas perante Fonte Bastardo e Clube K, pelo que dividem connosco a 2ª posição, muito embora nós tenhamos menos um jogo disputado. O Sporting somou três pontos na recepção ao Castêlo da Maia, e portanto só uma hecatombe os impedirá de vencer a fase regular.


Quanto ao que se desenrolou na quadra do Pavilhão Nº 2 da Luz, os parciais de 25-14, 25-14 e 25-22 ilustram bem a diferença de qualidade existente entre os dois clubes. A formação benfiquista não deu qualquer chance, utilizando as suas melhores armas, e despachou contundentemente o emblema minhotoTendo em vista a eliminatória europeia que se segue, o treinador benfiquista aproveitou para rodar o plantel à sua disposição durante a partida.

Resultados Finais da 23ª Jornada

SL BENFICA 3-0 VC Viana (25-14; 25-14; 25-22)
Clube K 3-2 Ac. Espinho (25-22; 25-19; 24-26; 20-25; 15-9)
Ac. São Mamede 3-2 Leixões (21-25; 25-23; 29-27; 17-25; 22-20)
Esmoriz 1-3 SC Caldas (19-25; 28-26; 23-25; 22-25)
Sporting 3-0 Castêlo da Maia (25-21; 25-18; 26-24)
Fonte Bastardo 1-3 Sp. Espinho (22-25; 20-25; 25-18; 26-28)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário