terça-feira, 21 de novembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Maré de vitórias continua! Mais um fim de semana repleto de triunfos, este com a particularidade de todas as nossas equipas terem disputados jogos em casa. Infelizmente, mas nada surpreendente, no cômputo geral, as bancadas da Luz estiveram despidas...

Confira o nosso veredicto sobre mais uma jornada plenamente positiva para o Glorioso.


Na Sexta-feira, o SL Benfica derrotou confortavelmente a Associação Desportiva de Valongo por 7-3, na abertura da 5ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Fraca assistência na Luz. Lamentável! O conjunto encarnado realizou uma exibição convincente e prossegue plenamente no trilho das vitórias. Não se registaram quaisquer surpresas nesta ronda pelo que continua tudo igual no cimo da tabela classificativa.

De modo sucinto, os rapazes da Luz dominaram o jogo por completo e rubricaram o melhor desempenho até ao momento da temporada. Na 1ª parte o caudal ofensivo justificava uma clivagem maior no marcador, enquanto na etapa complementar optamos por impor menos vertigem ao nosso hóquei, conservando mais a posse de bola e com ataques mais prolongados. Pedro Henriques e Vieirinha constituíram as novidades no cinco inicial. Diogo Rafael, recuperado de lesão, foi utilizado a partir do banco.

Entrada carregada de ímpeto com dois golos nos cinco min iniciais. Primeiro, Carlos Nicolia desbloqueou o nulo no marcador. O génio argentino desferiu uma "stickada" do meio da rua. De seguida, Jordi Adroher aplicou uma sensacional "picadinha" e ampliou para 2-0. À passagem do min 7, a formação nortenha despertou e reduziu para a diferença mínima no primeiro lance de verdadeiro perigo criado junto à nossa baliza. Os valonguenses cresceram e Pedro Henriques evitou por duas ocasiões o empate. As águias passaram a defender de forma mais coesa e sólida, provocando perdas de bola que redundaram em transições rápidas do Benfica para o ataque. Consequência disso, a 15 min do intervalo, os encarnados chegaram ao 3-1, num lance rápido de contra-ataque com Nicolia a servir Vieirinha para o golo. Cinco min volvidos, nova jogada em contra-golpe, combinação sublime entre João Rodrigues e Nicolia e o Capitão da Selecção Nacional a finalizar como ele bem gosta, vindo a repetir o feito a cerca de 4 min do intervalo, bisando assim na partida, dando o melhor seguimento à solicitação de Tiago Rafael. Boa dinâmica ofensiva a redundar numa boa vantagem. Antes do descanso regulamentar, um disparo de meia distância sofreu um desvio em João Rodrigues que traiu o guardião benfiquista. Deste modo, o 'placar' assinalava 5-2 ao intervalo.

Nos segundos 25 min, o Benfica surgiu com uma postura de menor fulgor, mais maduro, a gerir a vantagem no marcador e com Pedro Henriques seguro na baliza perante a ousadia e irreverência valonguense. E só a 10 min houve novamente mexidas no marcador. Num lance fortuito, Nicolia fez o seu segundo tento da noite. A menos de 4 min do fim, o Benfica foi apanhado em contrapé e a turma visitante encurtou para 6-3. Adroher dispôs de uma oportunidade soberana para bisar mas de livre directo não acertou com a baliza. Em "powerplay", Valter Neves aproveitou de forma oportuna uma bola que sobrou no interior da área contrária e fixou o resultado final em 7-3.

Resultados Finais da 5ª Jornada

SL BENFICA 7-3 AD Valongo
FC Porto 13-4 Valença HC
Oliveirense 5-4 OC Barcelos
Infante Sagres 2-5 Juv. Viana
HCP Grândola 1-1 Sp. Tomar
Sporting 7-1 HC Turquel
Paço de Arcos 4-4 HC Braga


Em duelo de históricos e decidido nos instantes finais, os comandados de José Ricardo venceram a Ovarense, por 83-81, na 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Boa réplica vareira a causar muitas dificuldades, obrigando as invictas águias a recorrer às suas melhores "armas". A fadiga resultante do intenso jogo europeu a meio da semana fez-se sentir. Por conseguinte, a pausa competitiva em função dos compromissos internacionais chega em boa altura.

O jogo saldou-se pelo equilíbrio na fase inicial (21-20 ao fim de 10 min), com a Ovarense a revelar bons índices de concretização. As águias até começaram por cavar uma ligeira vantagem (18-10), mas os vareiros responderam prontamente com um parcial de 0-10 (18-20).

A aparente normalidade só começou a ser construída na segunda metade do 2º Período. Até lá o jogo permaneceu repartido. O Benfica apareceu mais concentrado defensivamente e no ataque demorou a descobrir de novo o caminho para o cesto, mas nos instantes finais lá descolou no marcador (39-28). Ao intervalo, 42-34 favorável aos homens de "águia ao peito". João Soares saiu lesionado perto do final da 1ª parte.

A Ovarense reentrou melhor no encontro, passando até para a frente do marcador (46-47), aliando a eficácia ofensiva a uma organização defensiva que condicionou os intentos benfiquistas. Nos últimos 3/4 min do 3º parcial, as águias aumentaram a agressividade na defesa e despertaram no capítulo ofensivo, aplicando um parcial de 10-0 (56-47). Os pupilos de José Ricardo entraram no último quarto a vencer por 60-54. A incerteza quando ao vencedor durou até ao fim. O Benfica até conseguiu alargar distâncias (66-57), mas a Ovarense jamais desistiu e foi mantendo-se próxima no 'score' (81-78). No entanto os encarnados não acusaram pressão, designadamente Jesse Sanders na linha de lance livre, e confirmaram um triunfo complicado.

De realçar os desempenhos de Raven Barber (14 pts e 6 ressaltos), Carlos Andrade (9 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências), Jesse Sanders (8 pts e 4 assistências) e Antywane Robinson (11 pts, 5 ressaltos e 4 assistências).

Resultados Finais da 8ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 83-81 Ovarense
V. Guimarães 96-86 Barreirense
Illiabum 99-75 Terceira Basket
Galitos Barreiro 94-80 CAB Madeira
Oliveirense 108-70 Eléctrico
Lusitânia 84-93 FC Porto


Os Gloriosos do Voleibol venceram sem espinhas o Leixões, para a 10ª Jornada e seguem líderes isolados da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Boa moldura humana presente na recepção do Benfica a um dos históricos da modalidade, decerto justificada por ter antecedido o jogo da equipa de Futebol. O Leixões tem vindo a realizar um excelente início de temporada e apresenta claras ambições de conseguir algo mais do que a manutenção. Na Luz expôs as valências que tem dado resultados, mas nada que apoquentasse a indiscutível supremacia benfiquista. O treinador encarnado fez regressar Hugo Gaspar à equipa inicial. Guilherme Gentil ficou de fora dos 12 convocados. Miroslav Gradinarov foi o melhor pontuador benfiquista com 16 pts.

Os encarnados entraram a todo o gás (8-2), tornando complexa a tarefa defensiva dos matosinhenses. Após o 2º tempo técnico (16-7), o Benfica descomprimiu um pouco e o Leixões minimizou os estragos até aos 25-16.

O parcial seguinte começou sob o desígnio do equilíbrio (8-7) e o colectivo às ordens de José Jardim apenas começou a carburar após o primeiro tempo técnico (19-9), com remates poderosos e sem hipóteses para a recepção nortenha. O timoneiro benfiquista aproveitou a dilatada vantagem para rodar o plantel, promovendo a entrada de Tiago Violas, Milija Mrdak e a estreia de Fred Winters, tendo em vista o compromisso europeu a meio desta semana. Curiosamente, vencemos ainda com maior margem do que no primeiro set (25-12).

Para o terceiro set, JJ optou por fazer descansar os jogadores mais utilizados e deu min de jogo aos jogadores supramencionados e também aos restantes suplentes, especificamente Dusan Stojsavljevic e Filip Cveticanin. Foi o set mais disputado, como demonstra o parcial de 25-21. Os "bebés do mar" entraram por cima (6-8), aproveitando o menor ritmo competitivo das unidades benfiquistas na quadra. À medida que o tempo foi passando notou-se um aumento de entrosamento e com naturalidade as rapazes da Luz consumaram a reviravolta e acentuaram a diferença no "score" tranquilamente (16-11 e 20-15), selando uma vitória pela margem máxima.

Resultados Finais da 10ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Leixões (25-16; 25-12; 25-21)
SC Caldas 3-0 Ac. Espinho (25-23; 25-23; 25-12)
Castêlo da Maia 2-3 Sp. Espinho (21-25; 24-26; 25-19; 25-22; 11-15)
V. Guimarães 3-1 Esmoriz (25-23; 25-19; 26-28; 25-13)
Clube K 3-1 VC Viana (25-25; 25-17; 25-22; 25-15)
Fonte Bastardo 3-0 Ac. São Mamede (25-9; 25-21; 25-21)


Em Andebol, o SL Benfica aniquilou o ISMAI, por 27-15, em jogo a contar para a 11ª ronda da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Porventura frustrados pelo fraca adesão dos benfiquistas, uma vez que poucos foram aqueles que transitaram do Estádio da Luz para o Pavilhão Nº 2 e que provaram do último "prato" da ementa do dia, o Benfica entrou desconcentrado/precipitado na partida com vários ataques não concretizados, de tal forma que o primeiro golo apenas foi apontado quando já estavam cumpridos 6 min de jogo). Desataram o nó e só à passagem do min 13 passaram pela primeira vez para a frente do marcador (4-3) e, posteriormente, se distanciaram no 'placar' (9-4). Nos últimos 8 min do 1º tempo, os encarnados diminuíram a agressividade no sector defensivo, enquanto no ataque continuavam muito perdulários, pese embora a notável oposição do guardião nortenho. Os maiatos encetaram então uma ligeira recuperação e ao intervalo o Benfica vencia por 11-9.

Nos segundos 30 min, a tendência do jogo transformou-se. Foi uma segunda parte de efectivo domínio encarnado, com uns meros 6 golos sofridos (primeiro dos quais sofrido somente perto do min 44, 19-10) e 16 marcados, o que comprova a sólida organização encarnada, essencialmente a defender. Condicionamos a manobra ofensiva contrária, facilitando o trabalho de Hugo Figueira e de Miguel Espinha (que entrou no decorrer da etapa complementar), e subimos os níveis de acerto na vertente atacante. Uma boa vitória e saborosa vitória, que nos deixa no topo da classificação. Relembramos que em 2016/2017 perdemos justamente em casa frente ao ISMAI. Ultrapassamos por isso "fantasmas" recentes.

O Ponta Esquerda, Fábio Vidrago, foi categoricamente a unidade encarnada mais esclarecida no processo ofensivo ao anotar 8 golos. João Pais, debelada a lesão que o afectou nas semanas anteriores, foi utilizado.

Resultados Finais da 11ª Jornada 

SL BENFICA 27-15 ISMAI
Xico Andebol 24-40 ABC
AA Avanca 33-25 São Bernardo
Arsenal Clube Devesa 26-25 Boa Hora FC
Águas Santas-Sporting (22/11, às 21h)
AC Fafe-Madeira SAD (22/11, às 21h30)
Belenenses 29-32 FC Porto


Vitória folgada das águias, por 6-2, ante a Associação Desportiva Módicus, em encontro relativo à 11ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Triunfo que não sofre qualquer contestação. Não houve alterações na tabela classificativa, pelo que continuamos na 2ª posição. Fábio Cecílio fez um "poker" e foi o protagonista do desafio. De salientar também a boa exibição do guarda-redes do Módicus que impediu um resultado ainda mais desnivelado.

Entrada a todo "o gás" das duas equipas. O Módicus entrou praticamente a vencer, com um golo madrugador. Deives escorregou e permitiu a um jogador do actual 4º classificado da prova isolar-se e abrir o activo. Porém a resposta caseira foi imediata. Deives redimiu-se e empatou a contenda, numa recarga após enviar bola à trave. O Benfica impôs uma mobilidade ofensiva que culminou em diversos lances de perigo mas sem êxito, ao passo que o conjunto vindo de Vila Nova de Gaia jogava na expectativa, com um bloco defensivo unido, e na tentativa de saídas rápidas em direcção à baliza à guarda de Roncaglio. A 8 min do intervalo, um remate sofreu desvio em dois jogadores do Módicus e traíu o guarda-redes. O Benfica finalmente chegava à vantagem. Cortesia de Fábio Cecílio, num lance fortuito claro está. Com dois min por jogar na primeira parte, Raul Campos elevou para 3-1, confirmando o eficaz pontapé que ostenta.

Na segunda parte o volume ofensivo dos pupilos de Joel Rocha permaneceu e a eficácia também. Destaque para uns segundos 25 min verdadeiramente demolidores por parte de Fábio Cecílio. Logo no recomeço da partida, assinou o 4-1, num brilhante envolvimento colectivo com Deives a oferecer de bandeja o golo, e pouco mais de 2 min volvidos completou o "hat-trick" num lance de insistência. Com o emblema de Sandim afastado da discussão do resultado, muito embora tenha lutado por encurtar distâncias, o treinador benfiquista concedeu min de jogo aos jovens Afonso Jesus e Jacaré. Com os nortenhos a arriscar mais e o Benfica a manter-se objectivo nas acções ofensivas e mais tranquilo na circulação de bola, houve ainda tempo para dois golos nos últimos instantes, um para cada lado da barricada. Deives assistiu Fábio Cecílio para o "poker" e em "5 para 4" o Módicus fixou o resultado final em 6-2.

Resultados Finais da 11ª Jornada

SL BENFICA 6-2 Módicus
Sporting 8-2 GD Fabril
AD Fundão 1-1 Burinhosa
Sp. Braga 3-1 Desp. Aves
Futsal Azeméis 2-2 Quinta dos Lombos
Rio Ave 3-3 Belenenses
Leões de Porto Salvo 7-3 Unidos Pinheirense


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário