terça-feira, 14 de novembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Como tem sido recorrente desde meio do mês de Outubro, o SL Benfica somou por vitórias todos os jogos realizados no fim de semana. Oxalá perdure por muito tempo esta dinâmica...

Fique com o respectivo rescaldo das quatro partidas efectuadas.


Na tarde de Sábado, o líder despachou o Esmoriz sem espinhas (25-19; 25-16; 25-13), em jogo a contar para a 9ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

O Campeão prossegue tranquilamente na dianteira do campeonato, numa jornada em que nenhum dos três rivais na luta pelo título tropeçou.

O Benfica fez uma exibição "quanto baste" ante um opositor combativo e atrevido, contudo desprovido das "armas" que José Jardim dispõe. Os parciais exprimem a maior valia encarnada. Se nos dois últimos sets o jogo foi de sentido único, no primeiro não foi bem assim. A equipa vareira disputou ao máximo cada ponto e obrigou as águias a despertarem após o segundo tempo técnico (16-15), depois de alguma irregularidade na recepção e de um certo desacerto no remate. Nos dois sets seguintes, o assomo do Esmoriz diluiu-se e o Benfica cedo descolou, vencendo com claro conforto, de tal modo que José Jardim aproveitou para rodar o plantel.

Mais uma vez Milija Mrdak, que alinhou na composição titular, teve uma excelente performance individual, somando 19 pontos. Notabilizou-se com o seu poderoso remate e com o seu forte serviço.  

Aproveitamos para endereçar as sentidas condolências ao Hugo Gaspar. O nosso Capitão falhou o jogo em virtude da perda de um ente familiar. De salientar a estreia do brasileiro Guilherme Gentil, rendendo Miroslav Gradinarov.

Resultados Finais da 9ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Esmoriz (25-19; 25-16; 25-13)
Sp. Espinho 3-0 VC Viana (25-19; 25-18; 25-18)
Leixões 0-3 Sporting (19-25; 20-25; 17-25)
V. Guimarães 1-3 Clube K (22-25; 12-25; 25-23; 23-25)
Ac. Espinho 3-2 Ac. São Mamede (34-32; 19-25; 20-25; 25-21; 15-8)
Fonte Bastardo 3-0 Castêlo da Maia, (25-21; 25-22; 25-18)


Em Guimarães, o Benfica bateu o Xico Andebol por 27-34, na 10ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

O jogo não foi objecto de transmissão televisiva e, como não tivemos o privilégio de assistir ao vivo, procuramos por outras vias informações sobre o que realmente se passou na tarde de Sábado. Certo, é que o Benfica encima a tabela classificativa!

A formação orientada por Carlos Resende mostrou a sua superioridade neste encontro e ampliou a sequência vitoriosa de resultados. Contudo, sofrer mais de 20 golos num jogo deste calibre aponta para uma exibição menos feliz do colectivo benfiquista no capítulo defensivo.

O desnível no marcador foi construído na fase final da 1ª parte. O Benfica foi surpreendido pelos vimaranenses na etapa inicial (4-1 e 6-2) e só à passagem do min 20, restabeleceu a igualdade (11-11) e não tardou a lograr a reviravolta (12-13) e a normalizar a situação. Ao intervalo, as águias venciam por 14-18. Pelas estatísticas, assistiu-se a um jogo quezilento, com muitas exclusões e livres de 7 metros. No 2º tempo, com Miguel Espinha na baliza, o Xico Andebol até começou melhor, recuperando distâncias com um parcial de 3-0 (17-18), mas depressa o Benfica voltou a pôr o "pé no acelerador" e dilatou a vantagem (18-23), controlando as operações até final e já com os da casa a acusarem desgaste físico.

A nível individual sobressaíram Nuno Grilo, Fábio Vidrago, Alexandre Cavalcanti e Belone Moreira que, com 8, 7, 6 e 5 golos respectivamente foram os melhores marcadores encarnados em campo. Stefan Terzic regressou ao lote dos indisponíveis.

Resultados Finais da 10ª Jornada 

Xico Andebol 27-34 SL BENFICA
Boa Hora FC 23-22 ISMAI
ABC 36-22 AC Fafe
Madeira SAD 23-24 Belenenses
São Bernardo 24-27 Águas Santas
FC Porto 29-19 AA Avanca
Sporting-Arsenal Clube Devesa (15/11, às 19h)


Na noite de Sábado, as águias somaram mais três pontos, após triunfarem por 3-5 diante do Valença HC para a 4ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Conforme traduz o resultado, a equipa da casa provocou dificuldades aos rapazes da Luz no Municipal de Valença. Felizmente o objectivo foi cumprido, para satisfação dos ruidosos benfiquistas nortenhos presentes que ajudaram a lotar o pavilhão.

O técnico encarnado optou por iniciar o encontro com Guillem Trabal na baliza. Tiago Rafael, Valter Neves, Jordi Adroher e Carlos Nicolia foram igualmente titulares. O internacional português Diogo Rafael não saiu do banco, aparentemente condicionado a nível físico. Aguardamos que recupere bem e que rapidamente volte às opções de Pedro Nunes.

Em rinque, vislumbrou-se um jogo morno durante grande parte dos 25 min iniciais, com ambas as equipas sem correr grandes riscos e com poucas oportunidades de golo criadas. No entanto, os últimos instantes da 1ª parte foram frenéticos...

O conjunto minhoto colocou-se na frente do marcador com 5 min decorridos, na transformação de um livre directo, causado pelo cartão azul visto por Tiago Rafael. Uma perda de bola em zona proibida e falta feita a meio-campo antes de o adversário se isolar na cara de Trabal. A resposta surgiu quase a meio da 1ª parte por intermédio do Capitão. Entretanto o tempo foi passando e as duas equipas pareciam estar conformadas com o equilíbrio do jogo. Mas a cerca de 5 min do intervalo tudo se alterou. O Benfica dispôs de ocasiões soberanas para se adiantar no marcador mas desperdiçou, quer em situações de jogador isolado perante o guarda-redes contrário quer de grande penalidade. Vieirinha sofreu falta dentro de área, porém João Rodrigues não fez golo. Ao invés dos da casa que, na sequência de uma falta inexistente de Vieirinha (que viu o azul), converteram com sucesso o respectivo castigo máximo. O jogo estava completamente partido e pouco depois João Rodrigues, no sítio certo, desviou para o fundo das redes, restabelecendo o empate. No reatamento, e em contra-ataque, o Valença faz o 3-2. Os problemas da recuperação defensiva dos encarnados não são novidade. Nos últimos instantes, livre directo a favor das águias após cartão azul para os da casa. Adroher falhou mas Benfica recuperou a bola e o espanhol, assistido por Nicolia, fixou o resultado ao intervalo em 3-3.

Na segunda parte, o jogo voltou à tendência inicial, isto é, esteve repartido, contudo os encarnados conseguiram desembocar no trajecto certo e arrecadaram os três pontos. O Benfica aliás precisou de pouco mais de 6 min para finalmente chegar à vantagem na partida. Os papéis desta vez inverteram-se. Combinação ofensiva entre Adroher e Nicolia, e o genial argentino finalizou subtilmente perto da linha de golo. Estava consumada a "cambalhota" no marcador. Pouco depois Adroher poderia ter aumentado a contagem mas falhou o livre directo a penalizar a 10ª falta valenciana. O Benfica selou o triunfo a 5 min da buzina final, com Valter Neves a bisar, a concluir uma boa jogada de envolvimento com Vieirinha. Estava feito o mais importante e evitado alguns calafrios. Ainda assim poderia ter sido diferente, uma vez que Luís Viana não materializou em golo o livre directo resultante da 10ª falta benfiquista, tal como logo de seguida Nicolia na sequência da 15ª falta dos da casa. Em suma, uma vitória justa da equipa mais constante e que mais perigo criou. Uma palavra de elogio para o bom desempenho do guardião valenciano.

Em Viana, a Juventude esteve perto de tirar pontos ao Sporting, mas foi impedida pelo dupla de arbitragem com desigualdade de critérios e afins. Em Valença também tentaram equilibrar forças. Não há dúvidas, o Benfica não pode mesmo facilitar neste campeonato.

Resultados Finais da 4ª Jornada

Valença HC 3-5 SL BENFICA
HC Braga 3-2 OC Barcelos
HCP Grândola 1-7 Oliveirense
Sp. Tomar 5-1 Infante Sagres
Juv. Viana 2-3 Sporting
AD Valongo 3-2 Paço de Arcos
HC Turquel 0-4 FC Porto


Triunfo magro, por 4-3, na recepção ao Rio Ave, para a 10ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Ao invés do Voleibol, este jogo teve uma casa bem composta na Luz.

Uma vitória sem contestação mas que peca por escasso e que foi bastante suada, sobretudo na fase crítica do jogo marcada por algum sofrimento desnecessário. Pelo massacre da primeira parte este jogo deveria ter dado goleada, mas foi uma partida de etapas distintas. Continuamos no 2º posto na perseguição ao líder leonino, com 7 pontos de avanço sobre o 3º classificado, o Sp. Braga.

Verificou-se uma entrada forte na quadra por parte dos homens de "águia ao peito". Aliás, na primeira parte só deu Benfica e ao intervalo o resultado era claramente curto. Os encarnados, assertivos, dominaram completamente durante os primeiros 20 min. Asfixiamos o conjunto vilacondense, com inúmeros remates para todos os gostos e não permitimos, salvo uma ou outra excepção, que chegassem à nossa baliza tal a pressão exercida. Destaque para o guarda-redes do Rio Ave que assumiu o papel de herói no embate, ao suster as sucessivas investidas do ataque encarnado. O maior pecado dos comandados de Joel Rocha foi indiscutivelmente a eficácia ofensiva. Produzimos inúmeras chances de golo mas fomos muito perdulários. Com quase 4 min de jogo disputado, o Capitão Bruno Coelho, assistido por Deives, inaugurou o marcador, contudo o golo foi envolto em polémica. A bola bateu na parte interna da trave mas não transpôs a linha de golo quando tocou no solo. No entanto houve resposta imediata. Golo nortenho após canto. O vendaval ofensivo por parte dos encarnados só voltou a surtir efeito a 7 min do intervalo. Num lance de insistência, Robinho descobriu Deives e o brasileiro assinou o 2-1.

Após o descanso regulamentar, o Benfica baixou autenticamente a guarda. Nem parecia o mesmo. Os encarnados acusaram alguma ansiedade no processo ofensivo, com ataques previsíveis e menor objectividade, e do ponto de vista defensivo sofreram as consequências de alguma desconcentração e passividade. Em contrapartida, o Rio Ave começou a subir as linhas e a acreditar numa surpresa, tendo restabelecido o empate a 13 min do fim numa transição rápida. Soaram naturalmente os alarmes na Luz e foi preciso Diego Roncaglio sair da sua baliza para devolver a vantagem ao Glorioso. Um disparo do 'portero' benfiquista ofereceu justiça ao marcador. Os do Rio Ave aplicaram a mesma estratégia, isto é, a do "5 para 4". Sofreram um duro revés com uma expulsão indiscutível que evidentemente os deixou em inferioridade numérica. A pouco mais de 1 min do apito final, um erro do guardião contrário permitiu a Deives perante baliza deserta bisar no encontro. Mas ainda houve tempo para o Rio Ave reduzir para a diferença tangencial, fruto de um remate rasteiro que bateu Roncaglio. Deu para assustar! Missão cumprida.

Resultados Finais da 10ª Jornada

SL BENFICA 4-3 Rio Ave
Unidos Pinheirense 1-8 Sporting
GD Fabril 4-3 Belenenses
Desp. Aves 2-3 Futsal Azeméis
Burinhosa 2-2 Leões de Porto Salvo
Módicus 3-6 Sp. Braga
Quinta dos Lombos 0-3 AD Fundão


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário