terça-feira, 10 de outubro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Dois triunfos caseiros, duas derrotas forasteiras. As nossas equipas de Andebol e Basquetebol prosseguem na senda vitoriosa, enquanto o duplo Derby em Futsal e Voleibol não correu de feição às hostes encarnadas.

Fique com a análise a cada uma das quatro partidas disputadas.


A iniciar um fim de semana de derbys, a nossa equipa de Futsal perdeu por 5-2 na nova casa do "eterno rival", para a 5ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.

Atendendo ao que se passou na quadra, e como o próprio Joel Rocha reconheceu, o Sporting foi um justo vencedor. Este resultado nada altera relativamente às nossas aspirações, no entanto é inegável que uma nova derrota frente aos leões deixa marcas. Já são três desaires na presente temporada...

Ao cabo de cinco jogos, o Benfica tropeçou pela primeira vez e está agora isolado na vice-liderança do campeonato. Sem Chaguinha, sem esquecer Miguel Ângelo, a tarefa é mais árdua, claro está, mas este futsal não convence. Qualidade individual existe, é um facto, porém em prol do colectivo nem por isso. O Sporting mantém-se como favorito na corrida ao título, mas nós temos ainda uma enorme margem para evoluir. Ao trabalho, rapazes!

Na quadra até foi o Benfica a abrir o activo, com cerca de 3 min decorridos, por intermédio de Robinho, num disparo fulminante do internacional russo ao ângulo superior da baliza defendida por André Sousa. A meio da 1ª parte, o Sporting chegou à igualdade, numa movimentação à pivot de Dieguinho. Este golo veio oferecer justiça ao marcador, dado que o conjunto leonino já tinha ameaçado a baliza à guarda de Diego Roncaglio. Contudo, a reacção benfiquista fez-se sentir com duas bolas enviadas ao poste, por Fábio Cecílio e Rafael Henmi, respectivamente. Seria infelizmente a equipa da casa a recolher aos balneários em vantagem, através de Pedro Cary, matreiro a aproveitar a desconcentração das águias após um canto favorável aos que vestem de verde.

Nos segundos 20 min, o Sporting soube jogar com a vantagem no marcador e fez por merecer a conquista dos três pontos. Esperou pelo nosso erro para responder letalmente. As águias revelavam dificuldade na circulação de bola (falta de critério e problemas claros na criação de lances de perigo, demasiado dependentes dos desequilíbrios causados por Robinho) e Roncaglio subiu no terreno para trazer maior objectividade à nossa manobra ofensiva. Numa dessas situações, André Coelho rematou com André Sousa a servir de muro e a bola acabou por sobrar para os da casa que perante baliza deserta ampliaram para 3-1. O Benfica lá teve de correr atrás do prejuízo e precisamente em "5 para 4" reduziu para a diferença mínima, com Robinho a bisar, exímio a finalizar um passe açucarado do Capitão Bruno Coelho.

As hipóteses do Benfica reentrar na batalha pelos pontos em jogo diminuíram quando à passagem do min 29, o guardião Roncaglio foi expulso num lance controverso mas em que as águias se puseram a jeito. Já com Cristiano na baliza vermelha, o Sporting beneficiou da superioridade numérica para repor a diferença de dois golos. Pouco depois houve uma grande penalidade clara por assinalar sobre Tiago Brito. Não querendo com isto justificar o desaire, mas com 9 min por jogar, as águias poderiam ainda ter uma palavra a dizer. Dois min volvidos, o Capitão João Matos rematou de forma oportuna na sequência de um canto, fixando resultado final em 5-2. As águias até final arriscaram, com Bruno Coelho a guarda-redes avançado, mas sem colher frutos. Referência final para a escassa utilização de Deives, a contas com limitação de natureza física.

Resultados Finais da 5ª Jornada

Sporting 5-2 SL BENFICA
AD Fundão 1-1 Futsal Azeméis
GD Fabril 6-5 Desp. Aves
Belenenses 6-4 Módicus
Rio Ave 5-2 Burinhosa
Leões de Porto Salvo 2-2 Sp. Braga
Unidos Pinheirense 5-3 Quinta dos Lombos


O SL Benfica colocou-se em posição de vantagem na 2ª Ronda da Taça EHF, após receber e bater o Gwardia Opole por 28-24.

Carlos Resende bem tentou apelar à comparência em bom número dos adeptos, do clube e do 
Andebol, mas lá teve apenas de contar com as mesmas incansáveis dezenas de pessoas. Aquelas que estão sempre presentes. Sem o "Braço Armado das Modalidades" as bancadas nos pavilhões podiam ser demolidas, passe o exagero. A falta de militância é gritante. Não vale a pena, Mister!

A turma encarnada irá então enfrentar a viagem até à Polónia com quatro golos de diferença na bagagem. Tendo em consideração aquilo que efectivamente se desenrolou no passado Sábado, as águias poderiam deslocar-se a solo polaco com uma margem mais confortável.

No jogo da 1ª Mão, a formação benfiquista foi claramente superior a uma equipa estreante nestas andanças, mas é bom relembrar que a Polónia é um país com bastante sucesso e tradição na modalidade. Portanto, pese embora a difícil tarefa que nos aguarda, estamos numa situação favorável para confirmar o acesso à 3ª Ronda.

Depois de um período inicial pautado pelo equilíbrio e até com ligeiro ascendente polaco (4-7), com as águias algo desconcentradas ofensivamente, a desperdiçar ataques fáceis, e com dificuldades em fazer face à maior envergadura física dos polacos, Carlos Resende promoveu trocas no sistema defensivo e viu os seus pupilos corresponderem às suas ordens, com uma pressão mais intensa. O conjunto encarnado começou a colocar em prática a sua vasta qualidade, com versatilidade, dinâmica e eficácia no ataque, já com Miguel Espinha a entrar para o lugar do titular Hugo Figueira. Neste sentido, ao intervalo, a vantagem benfiquista já era de 3 golos (15-12).

Nos segundos 30 min, predominou a superioridade benfiquista. A formação polaca entrou determinada a reduzir diferenças e até estava a conseguir (21-20), todavia o Benfica, apoiado numa defesa sólida, com Miguel Espinha em bom plano, voltou a descolar (25-21 e 27-22) e arrancou para o êxito. Não fosse algum deslumbramento ofensivo e o Benfica poderia encarar a 2ª Mão com maior conforto. Nota para o excesso de agressividade dos polacos, sobretudo na segunda metade do 2º tempo, perante alguma complacência da dupla de arbitragem.

Destaques individuais desta partida vão para João Silva e Belone Moreira que, com 7 e 5 golos respectivamente foram os melhores marcadores do encontro do lado anfitrião. 

Resultado Final da 1ª Mão da Taça EHF (2ª Ronda)

SL BENFICA 28-24 Gwardia Opole


Perante as crónicas poucas dezenas de adeptos na Luz, o Campeão Nacional de Basquetebol iniciou de forma contundente a defesa do título, ao derrotar amplamente o Vitória de Guimarães por 106-82.

Depois da Supertaça, o Benfica voltou a ultrapassar a barreira dos 100 pontos. Sinal claro da boa forma encarnada nesta fase tenra da temporada. Em sentido inverso, quem não começou bem foi o FC Porto - inesperada derrota, por 76-80, na recepção ao Illiabum.

A formação vitoriana apareceu disposta a tentar surpreender o colectivo de José Ricardo, mas rapidamente se percebeu que as águias não estavam em maré de quaisquer facilitismos. Não houve demérito do adversário. Houve sim, mais um desempenho bastante satisfatório dos Campeões Nacionais frente a uma das equipas mais capazes do campeonato.

O conjunto encarnado apresentou-se, como é seu timbre, com solidariedade e agressividade defensiva, muito embora se tenha registado alguma descompressão com o avolumar do resultado, e um jogo colectivo no ataque (27 assistências), onde predominou a eficácia de 45% no lançamento de 3 pontos (14 triplos convertidos). Excelente forma de iniciar a defesa do título!

Logo ao final dos 10 min a ideia de uma tarde tranquila pairava plenamente, uma vez que as águias venceram o primeiro parcial com 9 pontos de diferença (27-18). O caudal ofensivo, na busca pela melhor opção para atirar ao cesto, continuou até ao intervalo (51-34). No 3º Período os ataques sobrepuseram-se indiscutivelmente às defesas, como espelha o parcial de 36-31 (87-65). Até final, o domínio encarnado prevaleceu intacto e com naturalidade atingimos a marca dos 100 pontos.

No plano individual, destaque para o jogo completo de Antywane Robinson: 14 pontos, 9 ressaltos, 10 assistências. João Soares alcançou novamente a fasquia dos 21 pontos com 7/9 de 2pts e 4/4 de LL. Ao passo que Tomás Barroso foi autor de 19 pontos, 5/11 de 3pts. De sublinhar também as exibições rubricadas por Raven Barber (12 pontos e 8 ressaltos), Carlos Andrade (12 pontos) e Nuno Oliveira (12 pontos). Nota final para a aposta nos jovens vindos da Formação: Aljaz Slutej, Neemias Barbosa e Ricardo Monteiro, bem como para as ausências por lesão de José Silva e Carlos Morais.

Resultados Finais da 1ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 106-82 V. Guimarães
Terceira Basket 57-96 Oliveirense
Galitos Barreiro 80-78 Barreirense
CAB Madeira 109-79 Eléctrico
Lusitânia 79-75 Ovarense
FC Porto 76-80 Illiabum


No final de tarde de Domingo, o SL Benfica perdeu frente ao Sporting por 3-1, (25-23; 17-25; 30-28; 25-18). Péssima estreia no Campeonato Nacional de Voleibol e no novo reduto leonino. 

Cerca de 1500 pessoas assistiram no recém-inaugurado Pavilhão João Rocha a um triunfo justo da equipa da casa. 
O técnico José Jardim, ao contrário do que aconteceu na Supertaça, colocou Vinhedo na formação inicial encarnada.

O primeiro set da partida foi para a equipa que está de regresso à modalidade. Os leões desde cedo assumiram o comando do marcador (6-3). Benfica reagiu (16-16), viu os da casa fugirem novamente (22-18) e na fase da decisão restabeleceu a igualdade (23-23), contudo o parcial acabou favorável à turma de verde. As águias revelavam problemas na recepção e o bloco não funcionava. No parcial seguinte, foi o Benfica que, mais concentrado, acertando no capítulo da recepção e consequentemente na distribuição, entrou por cima, logrando uma vantagem de 5 pontos (1-6). O domínio do Campeão Nacional foi constante, como ilustra o 17-25. 1-1 em sets.

No terceiro set, o ascendente benfiquista permaneceu durante largos minutos (8-11). O Sporting reagiu (17-17) e quando as águias se preparavam para descolar novamente no marcador, um ponto mal decidido (18-22 para 19-21) mudou completamente o cenário do parcial. As águias contestaram e deixaram-se envolver pelo ambiente, incluindo o próprio José Jardim. O rival aproveitou para operar a reviravolta (25-24) e fazer o 2-1 nas vantagens (30-28).


Depois da decisão polémica da arbitragem vislumbrou-se um Benfica perturbado, completamente à deriva a nível anímico. O desnorte apoderou-se dos comandados de José Jardim e com toda a tranquilidade do mundo o Sporting garantiu a primeira vitória logo na estreia. Inadmissível! Infelizmente próximo da recta final, Ary Neto sofreu uma grave lesão. Desejamos uma rápida e plena recuperação ao internacional brasileiro. Hugo Gaspar foi o melhor pontuador da partida, com 20 pontos.

Há vários jogadores em sub-rendimento nesta altura e perante um conjunto de jogadores experientes, como foram os casos de Sp. Espinho e Sporting, paga-se caro. A irregularidade de Vinhedo e Ivo Casas na distribuição e recepção, respectivamente, afecta todo o restante jogo. Além disso, os reforços não se têm destacado. Miroslav Gradinarov e Filip Cveticanin têm sido os mais utilizados mas não têm feito a diferença. Ary Neto praticamente só tem entrado para defender. Milija Mrdak e Dusan Stojsavljevic estão de fora das opções disponíveis. É preciso ter muito azar, com tanta lesão. É cedo para tirar ilações mas há muito a escalpelizar por parte dos responsáveis da secção neste momento...

Resultados Finais da 1ª Jornada

Sporting 3-1 SL BENFICA (25-23; 17-25; 30-28; 25-18)
Ac. São Mamede 1-3 Sp. Espinho (25-16; 21-25; 13-25; 16-25)
Leixões 3-1 VGuimarães (23-25; 28-26; 25-21; 25-21)
Clube K 0-3 Castêlo da Maia (23-25; 18-25; 16-25)
VC Viana 1-3 Esmoriz (23-25; 25-22; 22-25; 23-25)
Fonte Bastardo 3-1 SC Caldas (25-18; 25-19; 23-25; 25-21)


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


1 comentário:

  1. nao temos um distribuidor ke saiba jogar rapido,cada vez de distribui da tempo ao bloco ir beber um cafe e voltar para fazer bloco

    ResponderEliminar