segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Triunfo sem espinhas em Futsal e vitória folgada em Andebol, com as equipas na dianteira do respectivo campeonato. Em Almada, houve um valente balde de água fria com o desaire benfiquista para a Supertaça de Voleibol.

Fique com a análise aos jogos realizados no passado Sábado.


Não foi avassalador, mas foi um triunfo sem mácula. Com aproximadamente meia casa na Luz, o Benfica suplantou o Belenenses por expressivos 6-0, num embate respeitante à 4ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Na antecâmara do duplo confronto com o Sporting, para a Final da Taça de Honra AFL (17 horas de Quinta-feira) e para o campeonato, a turma treinada por Joel Rocha arrecadou mais três pontos e prossegue firme na dianteira da pauta classificativa.

Bastaram os 10 min finais do 1º tempo, para que o Derby ficasse resolvido. Até lá, os encarnados estiveram algo adormecidos e pouco objectivos frente a um adversário organizado e fechado no plano defensivo. A partir do momento em que as águias imprimiram maior velocidade na circulação de bola, as oportunidades surgiram com normalidade e foram letais na concretização. Deives inaugurou o marcador e depois os golos foram acontecendo em catadupa, tal o caudal ofensivo logrado. Fábio Cecílio, Robinho, novamente Deives e André Coelho fixaram o resultado ao intervalo em 5-0. 

Nos segundos 20 min, as águias abrandaram o ritmo e geriram o jogo confortavelmente já a pensar nos duros compromissos que se aproximam, ao passo que os homens da Cruz de Cristo se resignaram. Tiago Brito também fez o gosto ao pé, dilatando para 6-0, e o resultado não voltou a sofrer mais alterações até ao apito final. Ainda deu para o jovem Afonso Jesus somar minutos.

Miguel Ângelo veio lesionado dos trabalhos da Selecção e foi ausência notada. Será alvo de uma cirurgia nesta semana, o mesmo acontecerá com Chaguinha. Que tudo corra pelo melhor!

Resultados Finais da 4ª Jornada

SL BENFICA 6-0 Belenenses
AD Fundão 5-4 Rio Ave
Desp. Aves 4-5 Unidos Pinheirense
Futsal Azeméis 4-3 Leões de Porto Salvo
Módicus 6-5 GD Fabril
Burinhosa 1-4 Quinta dos Lombos
Sp. Braga 1-4 Sporting


Perante um Pavilhão da Luz vazio, o Benfica bateu amplamente o recém-promovido São Bernardo por 28-15, para a 5ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Não houve portanto lugar a surpresas diante de um adversário acessível e as águias beneficiaram do deslize do Belenenses nesta ronda para se isolarem no topo da tabela classificativa.

Pese embora o resultado desnivelado a
 partida até foi dividida até meio da 1ª parte, altura em que os encarnados, apoiados numa postura defensiva organizada e agressiva, aceleraram no processo ofensivo e dispararam no marcador (8-4), tendo alargado a vantagem até ao intervalo (14-7).

Após o descanso regulamentar, o conjunto benfiquista controlou as operações e até acentuou as diferenças no "placar", com mais uma exibição sólida na vertente defensiva e com Carlos Resende a promover a rotação do plantel, incluindo a aposta em jovens valores. Realce também para o regresso de Stefan Terzic à competição, coroado com um golo.

A nível individual há a enaltecer a boa exibição rubricada pelo o guardião Miguel Espinha, que alinhou de início ao fim, enquanto à sua frente Pedro Santana e Francisco Pereira, com 5 e 4 golos respectivamente, aproveitaram inequivocamente o tempo de jogo concedido e entusiasmaram quem assistiu ao desafio.

Resultados Finais da 5ª Jornada 

SL BENFICA 28-15 São Bernardo
Boa Hora FC 32-35 Madeira SAD
AA Avanca 31-27 Belenenses
Águas Santas 23-19 AC Fafe
ISMAI 25-29 ABC
Arsenal Clube Devesa 25-25 Xico Andebol
Sporting 23-26 FC Porto


No duelo que decidiu o vencedor da Supertaça Nacional de Voleibol, o SL Benfica foi batido pelo Sporting de Espinho, ao cabo de 5 sets (25-19; 22-25; 23-25; 31-29; 11-15). Um fracasso!

Começou da pior forma a temporada 2017/2018 para os comandados de José Jardim, que até entraram melhor em jogo mas não conseguiram dar sequência. Vitória justa dos tigres. Ficou patente que a qualidade dos plantéis não ganha jogos. Não conseguimos conquistar a 7ª Supertaça consecutiva. Há muito trabalho pela frente...

Sem contar com Honoré, em representação da sua selecção
, e Vinhedo com aparentes limitações físicas, o Prof. José Jardim optou pela seguinte equipa inicial: Ivo Casas, Tiago Violas, Zelão, Filip Cveticanin, Hugo Gaspar, Miroslav Gradinarov e André Lopes.

No set inicial, o Benfica entrou bem e com um parcial de 7-0, com Gradinarov a provocar estragos no serviço, adquiriu uma boa vantagem (9-3), tendo com naturalidade levado de vencida o set (25-19). Depois gradualmente os vencedores da pretérita edição da Taça de Portugal foram tomando conta da partida...

Com Violas previsível na distribuição, a solicitar poucas vezes o centro da rede, e com problemas evidentes na recepção, as águias desconcentradas e a cometer sucessivas falhas viram os espinhenses consumarem a reviravolta (22-25 e 23-25). Demasiados erros da parte do Benfica, e uma incapacidade de contrariar o ataque contrário, com o bloco quase inexistente, e uma recepção que colocou a distribuição sempre em xeque.


No quarto set, os encarnados mais agressivos lideraram o marcador mas permitiram a recuperação aos rivais. Foi necessário então recorrer-se às vantagens para que o Benfica conseguisse levar o encontro para a decisiva "negra". Hugo Gaspar, melhor marcador do jogo com 34 pontos, esteve muito eficaz no capítulo do remate e foi peça fundamental para impedir que o Sp. Espinho garantisse logo ali a conquista do troféu. Contudo percebia-se que psicologicamente era o Benfica que estava por baixo no jogo.

Finalmente, no 5º set, o Benfica voltou a cometer erros crassos e o opositor cavou rapidamente uma vantagem difícil de inverter (8-4). A arbitragem foi habilidosa, é certo, mas nada justifica tão pobre e inconsistente prestação dos pupilos de José Jardim. De resto o técnico encarnado teve uma noite para esquecer, sobretudo nas alterações promovidas ao longo do jogo. Num ano em que a competitividade aumentou, temos de rapidamente melhorar e apresentar um voleibol mais consentâneo com a qualidade do nosso plantel. Sem margem de erro!

Resultado Final da Supertaça Nacional 2017 

SL BENFICA 2-3 Sp. Espinho (25-19; 22-25; 23-25; 31-29; 11-15)


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário