quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A época 2017/2018 já se encontra em andamento, tendo de imediato causado um sabor agridoce às hostes encarnadas. Em Andebol asseguramos a qualificação para a próxima ronda europeia da Taça EHF, ao passo que em Futsal os homens não conseguiram repetir a façanha das mulheres na Supertaça Nacional.

Confira as incidências de cada jogo realizado e a nossa consequente análise.


Apuramento selado para a 2ª Ronda da Taça EHF, prova europeia de Andebol, depois de um duplo triunfo sem margem para dúvidas frente ao HC Dinamo Pancevo.

O colectivo chefiado por Carlos Resende ultrapassou confortavelmente a oposição sérvia. Na 1ª Mão aconteceu vitória categórica por 39-20, enquanto na 2ª Mão o resultado foi menos desnivelado, 28-35. Não havia naturalmente um grande conhecimento sobre o rival, que se estreou nas lides europeias, porém ficou patente a melhor qualidade individual e colectiva das águias.

Nos dois encontros, ambos realizados na Luz por acordo entre os clubes, a formação encarnada não facilitou. Imprimiu muita intensidade e cavou um fosso no marcador desde os momentos iniciais e gradualmente a diferença foi sendo avolumada. A agressividade e solidez defensiva e o desejado sistema 5x1 imposto pelo técnico benfiquista colocaram sérios problemas à organização ofensiva do adversário que não teve capacidade para nos derrubar. No ataque encarnado o critério e a dinâmica foram uma constante, com especial enfoque nas transições rápidas e no jogo para os nossos pontas.

O treinador benfiquista aproveitou para rodar toda a equipa, colocando em campo alguns dos nossos jovens que estiveram à altura do acontecimento, conforme foram os casos de Pedro Santana, Gonçalo Nogueira e André Alves. Mas em geral o comportamento da equipa foi bastante satisfatório, pelo que se torna injusto destacar este ou aquele elemento. Referência apenas para o regresso Stefan Terzic depois de vários meses afastado por lesão e para a veia goleadora revelada por Fábio Vidrago, 7 e 6 golos respectivamente.

Venha a 2ª Ronda, em que iremos defrontar o Gwardia Opole (Polónia), em Outubro. Agora total concentração para o Campeonato Nacional, pois a estreia encarnada está marcada para o próximo fim de semana.

Uma palavra de apreço para as poucas dezenas de benfiquistas que passaram pela Luz no fim de semana. Podem ter sido poucos, e a assistência verificada foi de facto fraca, mas foram lá apoiar e contribuir para o ecletismo. É fácil criticar, difícil parece ter legitimidade para tal, e a realidade é que a larga maioria dos benfiquistas, sobretudo os da região de Lisboa, não fazem um esforço para marcar presença nos pavilhões...


Resultado Final da 1ª Mão da Taça EHF (1ª Ronda)

SL BENFICA 39-20 HC Dinamo Pancevo

Resultado Final da 2ª Mão da Taça EHF (1ª Ronda)

HC Dinamo Pancevo 28-35 SL BENFICA


Na tarde de Sábado, ao invés do que se sucedeu na temporada transacta, o Benfica foi derrotado por 2-3 pelo Sporting no jogo que decidiu o vencedor da Supertaça de Futsal.

Na vertente feminina, a equipa liderada por Bruno Fernandes permanece firme na rota dos títulos. As actuais Campeãs Nacionais e detentoras da Taça de Portugal derrotaram a Novasemente Cavalinho amplamente por 3-0. Muito bem, meninas!

Desfecho infeliz, nomeadamente com a turma de Alvalade a confirmar na prática o favoritismo atribuído e a prosseguir com a hegemonia na modalidade. Perante uma equipa com vários anos de trabalho consolidado e de inegável sucesso, a formação comandada por Joel Rocha deparou-se com dificuldades na circulação de bola e no ataque planeado, tentando essencialmente através de rasgos individuais contrariar a melhor valia colectiva do adversário, no entanto o primeiro título da época foi mesmo entregue ao "eterno rival".

Aliás, o conjunto leonino entrou praticamente a vencer, após remate de meia distância que sofreu um desvio suficiente para trair o guarda-redes Cristiano, titular na baliza benfiquista que pouco depois defendeu com sucesso uma grande penalidade. O Benfica precisou de pouco mais de 5 min para empatar a partida. Rafael Henmi revelou arte e engenho para numa iniciativa individual até à linha final, de ângulo apertado, rematar para golo. 1-1 ao intervalo, resultado que se aceitava face ao equilíbrio registado, com ambas as equipas naturalmente ainda distantes daquilo que podem e devem valer durante a época.

Com praticamente 3 min disputados no 2º tempo, um passe disparatado de Tiago Brito, permitiu a recuperação de bola a Pedro Cary e o próprio aproveitou a oferta para rematar em zona frontal à baliza, com o jovem guardião das águias a ficar mal na fotografia. Cristiano não foi feliz, todavia teve um punhado de boas intervenções que impediram uma diferença mais acentuada no marcador. A meio da 2ª parte, Chaguinha restabeleceu a igualdade. Perante baliza deserta, uma vez que André Sousa avançou no terreno e disparou do meio-campo, o energético brasileiro interceptou o remate do guardião leonino e enviou a bola para o fundo das redes.


A menos de 10 do apito final, com a defesa benfiquista claramente desconectada, o Sporting não perdoou numa jogada de insistência e regressou à vantagem. Até ao final do decisivo embate, o Benfica ainda arriscou com a estratégia de guarda-redes avançado, contudo o resultado não mais sofreu mexidas. Estamos obviamente tristes mas o plantel foi bem construído e seguramente há muita margem para evoluir...

Bruno Coelho viu ser-lhe aplicado na Sexta-feira um castigo de 3 jogos, mediante a expulsão no encontro de carácter amigável ante a Burinhosa. O guarda-redes Diego Roncaglio contratado neste defeso esteve igualmente ausente por ainda não ter chegado o certificado à FPF. Não dá para perceber...

Resultado Final da Supertaça Nacional 2017

SL BENFICA 2-3 Sporting


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!


Sem comentários:

Enviar um comentário