quinta-feira, 11 de maio de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada desportiva com sabores distintos. Sobre patins, as águias confirmaram a passagem à 'Final Four' da Taça de Portugal. Em sentido negativo, ficou adiada a decisão do título nacional de Voleibol.

Mas há mais. Confira o nosso veredicto sobre a perfomance das nossas equipas em acção.


Qualificação garantida para a 'Final Four' da Taça de Portugal de Hóquei em Patins. O conjunto liderado por Pedro Nunes recebeu e eliminou o Óquei de Barcelos, por 6-3, em jogo relativo aos Quartos de Final.

O Benfica confirmou o favoritismo e selou o acesso à fase decisiva da prova, suplantando um rival que se apresentou naturalmente desgastado em virtude da recente conquista europeia (Taça CERS). Vitória incontestável, à boleia do génio Carlos Nicolia, e que peca por escassa, pois poderia ter assumido números mais expressivos, assim houvesse maior acerto na finalização.

Conforme o emparelhamento já conhecido, o SL Benfica irá enfrentar o actual detentor do título, o FC Porto, nas Meias Finais da competição, uma vez que a formação azul e branca levou a melhor no confronto entre candidatos, tendo afastado a Oliveirense (7-3). Sporting de Tomar e AE Física são as restantes equipas que se apuraram para a 'Final Four', agendada para os dias 24 e 25 de Junho, em local a definir. 

O Benfica entrou praticamente a vencer com um uma boa "stickada" à entrada da área de Carlos Nicolia, ainda com menos de 10 segundos decorridos. Através de livre directo, Jordi Adroher desperdiçou ocasião para ampliar a diferença no marcador. Mas coube a João Rodrigues aproveitar a situação de "powerplay", gerada a partir da amostragem de um cartão azul a um adversário, para aumentar a contagem. Depois de Nicolia ter falhado a cobrança de um livre directo, aconteceu o momento polémico da partida. Golo irregular validado aos minhotos. Alvarinho enviou a bola à barra após livre directo. Árbitro entendeu que o esférico posteriormente entrou na baliza quando na realidade ela tocou no poste. Isto é o que se chama equilibrar o jogo. Mas é melhor não nos alongarmos sobre a prestação da dupla de arbitragem ou nomeações, a bem da nossa sanidade mental. Resultado não sofreu alterações até ao intervalo.

Após o descanso regulamentar, assistido por Diogo Rafael, o Capitão Valter Neves fez o 3-1. Depois, Trabal defendeu uma grande penalidade no frente-a-frente com Reinaldo Ventura. Praticamente no minuto seguinte, Nicolia viu azul e Alvarinho bisou. Perto do meio da etapa complementar, Adroher fez o gosto ao "stick", na recarga a um tiro de meio distância de Nicolia. A resposta não tardou e em contra-golpe Reinaldo Ventura diminuiu para a diferença mínima. Adroher, com um desvio subtil, marcou o seu 2º tento da tarde, tal como Nicolia posteriormente, na sequência da 10ª falta do OC Barcelos, fixando o resultado final em 6-3.

Agora há que concentrar todas as atenções na 'Final Four' da Liga Europeia! Rumo à revalidação do título máximo de clubes do Velho Continente!

Resultado Final dos 1/4 Final

SL BENFICA 6-3 OC Barcelos


O Benfica fechou a Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal de forma positiva, após derrotar, por 4-1, o Centro Social de São João.

Terminamos no 2º lugar da classificação, pelo que iremos defrontar o Burinhosa nos Quartos de Final dos Playoffs, visto que o emblema de Alcobaça concluiu no 7º posto. Foco na 'Final Eight' da Taça de Portugal, a disputar-se no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Exibição q.b. e mais um jogo com diversas oportunidades de golo desperdiçadas frente a um emblema da região de Coimbra que se viu relegado à 2ª Divisão. Toada morna durante a primeira parte, deixando tudo em aberto para os segundos 20 min. Claro está que os golos só surgiram após o intervalo, e logo nos 5 min iniciais do 2º tempo houve três tentos marcados.

E curiosamente foram os visitantes a abrir o activo, num lance em que ficou patente clara passividade benfiquista, permitindo demasiado espaço ao Pivot da equipa visitante. A culminar uma bela jogada colectiva, Miguel Ângelo disparou para o fundo das redes contrárias. Estava feito o 1-1. O internacional luso, pouco depois, aproveitou uma bola perdida a meio-campo para lançar um rápido contra-ataque e depois encontrar Jefferson liberto para consumar a reviravolta. A meio da 2ª parte, o energético Chaguinha, que tem vindo a subir de forma, assinou o golo da tarde, com um excelente remate ao ângulo superior. Os forasteiros avançaram para a situação de "5 para 4" e Alessandro Patias, perante baliza deserta, aproveitou para se estrear na lista de marcadores, fixando o resultado final em 4-1. A equipa visitante ainda desperdiçou livre de 10 m, a penalizar a 6ª falta benfiquista, em cima do apito final.

Resultados Finais da 26ª Jornada

SL BENFICA 4-1 CS São João
Belenenses 2-0 Os Vinhais
Sp. Braga 1-2 Unidos Pinheirense
Futsal Azeméis 2-2 Módicus
Rio Ave 1-3 Sporting
Burinhosa 2-1 AD Fundão
Quinta dos Lombos 4-3 Leões de Porto Salvo


Tudo se decidirá na "negra"! O Sporting de Espinho forçou o Jogo 5 da Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Voleibol, na sequência de nova vitória caseira ante os encarnados, desta vez por 3-1.

Numa Arena Tigre a rebentar pelas costuras, com uma impressionante moldura humana no apoio às duas equipas, a equipa vareira venceu com justiça e título será entregue na Luz, no próximo Sábado, onde se exige maior regularidade ao Benfica e uma casa completamente lotada.

Frente a um adversário que deixou tudo em campo e que estava obrigado a vencer para impedir a festa benfiquista em Espinho, os homens de José Jardim, sem alterações na formação inicial, não se apresentaram ao seu melhor nível e pagaram a factura de uma oscilação gritante no capítulo da recepção. Para além disso, cometemos erros crassos em fase apertadas do encontro. Por exemplo, Vinhedo não esteve ao nível que nos habituou na distribuição, com alguma falta de clarividência e previsibilidade nos seus movimentos em determinados momentos, e Roberto Reis deixou-se afectar pelo ambiente em redor, algo que não constitui novidade.

Ao invés do Benfica, a equipa da casa apresentou-se mais consistente e coesa, sobretudo no capítulo da recepção, e bem menos oscilante do ponto de vista emocional. Mas foram as águias a entrarem mais sólidas no embate de Sábado, tendo vencido o 1º set por 22-25. No 2º parcial, as águias desarmaram depois de uma boa recuperação (16-13 para 16-16) e o Sp. Espinho repôs a igualdade (25-18).

Nos sets seguintesas variações na liderança do marcador foram uma constante (o Benfica chegou a estar a vencer por 16-11 no 3º set), mas os da casa, empolgados pelo apoio do seu público, arrancaram para a vitória frente a um Benfica desorganizado e precipitado nas fases críticas dos sets (25-22 e 25-23). Os tigres foram mais agressivos, esclarecedores e superiores nos diferentes aspectos da partida.

Resultado Final do Jogo 4 da Final dos Playoffs

Sp. Espinho 3-1 SL BENFICA (22-25; 25-18; 25-22; 25-23)


Ao cabo de dois jogos, ambos disputados na Luz, encontra-se tudo empatado no duelo com o CAB Madeira para os Quartos de Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Basquetebol.

A turma comandada por Carlos Lisboa, até começou bem nesta fase decisiva do campeonato, ao vencer por 96-76, no entanto no dia seguinte os insulares bateram o Benfica por 73-74 e restabeleceram a igualdade. Segue-se nova jornada dupla, agora na Madeira, com o CAB a dispor do factor "casa" para resolver a eliminatória a seu favor.

No Sábado, como atesta o resultado final, a supremacia benfiquista nunca esteve em causa.

O jogo começou com ambas as equipas com a pontaria bem afinada, como reflecte o 29-21 favorável às águias no fim do 1º Período. O Benfica esteve sempre no controlo das operações, sem sobressaltos, mas apenas nos últimos 10 min o desequilíbrio no marcador se acentuou, tendo inclusivamente Carlos Lisboa apostado nos jovens Sérgio Silva e Ricardo Monteiro. A aposta no tiro exterior surtiu efeito (11/28) e o domínio na luta de tabelas fez igualmente diferença (41 ressaltos).

Derek Raivio (22 pontos) e João Soares (19 pontos e 5 ressaltos) repartiram o papel de protagonista na partida.

No Domingo, contas complicadas. Com menor qualidade quando recorrem ao banco, esperava-se que o CAB Madeira se apresentasse mais cansado e, por conseguinte, que o Benfica se colocasse a uma vitória da Meia Final. Puro engano.

Mais uma daquelas exibições, igual a tantas outras nesta temporada. Quando há desinspiração individual, qualquer equipa minimamente organizada nos pode vencer. E foi o que aconteceu. O parcial de 10-21 no 2º Período dispensa quaisquer comentários.

A equipa madeirense, finalista vencida da Taça de Portugal, comandou as incidências do desafio durante a maior parte do jogo (28-38 ao intervalo e 34-50 a 6 min do final do 3º Período) e venceu com mérito. As águias estiveram a um nível insatisfatório em termos de produção ofensiva, quer na circulação de bola quer no ataque ao cesto, e desde cedo correram atrás do prejuízo. Nos min finais, decidiram defender um bocado, recuperaram e conseguiram passar para a frente do marcador (73-72), contudo a justiça veio ao de cima e os insulares acabariam por vencer numa parte final de jogo em que se percebe o desnorte encarnado quando as individualidades não resolvem, ou seja, em dia não dos nossos atiradores.

Os dois melhores marcadores do jogo foram ex-atletas do Benfica - Fábio Lima (24 pontos) e Frederick Gentry (20 pontos). Dá que pensar...

Resultados Finais do 1º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

SL BENFICA 96-76 CAB Madeira
V. Guimarães 99-57 Galitos Barreiro
Oliveirense 92-72 Illiabum
FC Porto 95-72 Ovarense

Resultados Finais do 2º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

SL BENFICA 73-74 CAB Madeira
V. Guimarães 92-98 Galitos Barreiro
Oliveirense 91-73 Illiabum
FC Porto 92-63 Ovarense


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário