sexta-feira, 5 de maio de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim de semana totalmente positivo para as modalidades de pavilhão do SL Benfica, com principal destaque para a reviravolta na Final dos Playoffs de Voleibol. A recuperação do título nacional está mais próxima...

Acompanhe a nossa análise a uma jornada desportiva plena de sucesso.


Benfica firme na luta pelo título nacional de Voleibol, após bater por duas vezes, e pela margem máxima, o Sporting de Espinho, para a Final dos Playoffs do Campeonato Nacional. Está dada a reviravolta.

Depois do desaire na primeira partida, as águias responderam da melhor forma e venceram os dois encontros disputados na Luz, conservando o factor "casa". A série continua com o próximo jogo a disputar-se na Nave de Espinho, sendo que em caso de vitória o Benfica ergue o desejado troféu.

No cômputo geral, duas vitórias inequívocas com superioridade benfiquista em todos os capítulos do jogo. Marc Honoré e André Lopes novamente ausentes dos eleitos de José Jardim. Hugo Gaspar e Vinhedo assumiram a titularidade. Ché e Tiago Violas estiveram no banco.

No Sábado, com um Pavilhão Nº 2 da Luz muito bem composto, os vareiros até entraram com maior acerto nas suas acções comparativamente ao Benfica, no entanto os encarnados reagiram a tempo e arrancaram para uma vitória convincente, empatando dessa forma a Final.

Como atrás mencionado, a formação do Sp. Espinho começou melhor a partida (6-8) e manteve-se na frente do marcador durante largo período de tempo (15-16). O Benfica revelava ansiedade e acumulava erros, demonstrava irregularidade na recepção e não conseguia criar dificuldade aos vareiros na recepção, particularmente no serviço. Paulatinamente começou a melhorar a agressividade, a explorar as debilidades defensivas contrárias, causando evidentes problemas à organização forasteira, e sobretudo a receber bem que impediu os intentos oponentes, de tal forma que as águias se superiorizaram na recta final e venceram por 25-23. No parcial seguinte, o equilíbrio foi nota dominante, mas com o Benfica a gerir bem a diferença de três pontos (16-13), com Roberto Reis a assumir o serviço, ao longo da parte final do set (25-22). Já no 3º set, só deu praticamente Benfica. Descolamos a partir do 1º tempo técnico e, com o Sp. Espinho fragilizado animicamente e o Pavilhão Nº 2 da Luz ao rubro, fechamos categoricamente o jogo a nosso favor (25-16).

Já no Domingo, a história do jogo foi semelhante à do dia anterior, com as águias mais esclarecidas nos momentos decisivos de cada um dos três sets. Nota negativa para o facto de não se ter registado casa cheia. Lamentável!

No primeiro set, os visitantes prematuramente se colocaram em vantagem (3-8), aproveitando a irregularidade da recepção encarnada, mas o Benfica respondeu prontamente e reentrou na discussão (14-16). Na fase crítica, o Benfica voltou a exibir-se a um nível sólido, consistente e pragmático, visto no dia anterior, acabando por vencer (25-21). Os dois sets seguintes foram pautados pelo equilíbrio e igualmente disputados até ao fim, onde novamente as águias levaram a melhor (25-23; 25-23).

Hugo Gaspar e Rapha, através de um remate poderoso e eficaz, foram as principais armas ofensivas do Benfica em ambas os duelos. Vinhedo esteve ao nível que nos habituou, sendo uma peça preponderante na organização ofensiva das águias, como por exemplo no "side out". Zelão e Mart Verkhoven estiveram a um nível satisfatório no centro da rede, quer no remate quer no bloco, ao passo que Roberto Reis e Ivo Casas assumiram bem as despesas no capítulo da recepção.

Resultado Final do Jogo 2 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 3-0 Sp. Espinho (25-23; 25-22; 25-16)

Resultado Final do Jogo 3 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 3-0 Sp. Espinho (25-21; 25-23; 25-23)


"Goleada" benfiquista no fecho da Fase Regular do Campeonato Nacional de Basquetebol. Benfica derrotou o Illiabum por expressivos 106-68.

Num jogo que nada interessava, uma vez que já estava definida a nossa posição na classificação, os comandados de Carlos Lisboa trucidaram o emblema de Ílhavo, que já nos venceu na presente temporada por duas vezes. Seguem-se os Playoffs.

A equipa encarnada entrou na quadra de forma fulgurante, com fluidez atacante, e distanciou-se largamente no marcador logo na fase inicial da contenda (24-11), e a diferença no marcador continuou a ser ampliada até ao intervalo na ordem das dezenas (54-30). Na 2ª parte, o Benfica permaneceu com boa eficácia ofensiva e naturalmente com menor concentração em termos defensivos, mas ainda assim aumentou as distâncias à medida que o jogo ia avançando até ao fim.

Uma partida em que tudo correu bem aos pupilos de Carlos Lisboa, fundamentalmente no capítulo do lançamento, essencialmente no tiro exterior (16/28 - 57%).

João Soares (23 pontos - 5/7 em triplos) e Damian Hollis (23 pontos e 11 ressaltos) dividiram o papel de figura do encontro, especialmente no ataque ao cesto. Carlos Andrade não fez parte dos eleitos e Mário Fernandes regressou à equipa após afastamento por lesão

Nota final para a vitória da Oliveirense no reduto do Vitória de Guimarães que lhe permitiu ascender ao 3º posto, pelo que em condições normais será o nosso adversário no confronto das Meias Finais. Antes, e conforme o emparelhamento já conhecido, iremos defrontar o vencedor do Grupo B da 2ª Fase (no qual participaram as equipas do 7º ao 12º Lugares da 1ª Fase), o CAB Madeira.

Resultados Finais da 10ª Jornada (2ª Fase)

SL BENFICA 106-68 Illiabum
Galitos Barreiro 61-83 FC Porto
V. Guimarães 74-84 Oliveirense


Em Andebol, em jogo relativo à 7ª Jornada, o Benfica bateu o Madeira SAD, por 28-31, e cimentou o 3º lugar da Fase Final do Campeonato Nacional.

Vitória importante e plenamente justa! Diante do actual 4º classificado, em igualdade pontual com o ABC, a formação benfiquista esteve sempre por cima no marcador e assegurou a conquista dos três pontos.

As águias apresentaram-se na quadra cientes da qualidade do adversário e revelaram ter a lição bem estudada, sem permitir grandes veleidades ao conjunto insular. Suportados por uma defesa coesa, com Hugo Figueira seguro na baliza, e com um processo ofensivo rápido e eficaz, o Benfica desde cedo se adiantou no marcador e não deixou os madeirenses entrarem na discussão do resultado. Nos últimos min do 1º tempo, o Benfica aproveitou os erros cometidos pelo Madeira SAD para dilatar a diferença e, com naturalidade, ao intervalo a vantagem no marcador era favorável ao Benfica, 13-18.

No 2º tempo, a equipa da casa regressou com maior agressividade e solidariedade na vertente defensiva e conseguiu aproximar-se no marcador, porém as águias conseguiram segurar o triunfo frente a um Madeira SAD moralizado pela recente vitória frente ao FC Porto.

Quanto aos protagonistas da partida, sublinhe-se as actuações de Belone Moreira, somou sete tentos, e Paulo Moreno, marcou cinco golos.

Atenções viradas para a deslocação ao reduto do Campeão Nacional, ABC, com a possibilidade de selarmos o 3º lugar no campeonato, mas para já há uma paragem motivada pelos compromissos internacionais - Qualificação para o Campeonato Europeu.

Resultados Finais da 7ª Jornada (Fase Final)

Madeira SAD 28-31 SL BENFICA
FC Porto 36-24 ABC
Águas Santas-Sporting (10/05, às 21h)


A encerrar um Sábado à BENFICA, águias superaram com dificuldades a Candelária, por 5-4, em jogo da 21ª ronda do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Excelente réplica da formação açoriana, todavia os Bi-Campeões Nacionais facilitaram imenso. O golo tardio de João Rodrigues impediu as águias de complicarem as contas do título. Obrigação cumprida mas com sustos. Ufa!

Diante de um atrevido e aguerrido opositor, os homens que envergam o "Manto Sagrado" defraudaram de certa maneira as expectativas, uma vez que se esperava uma final de noite tranquila para as hostes encarnadas mas a surpresa esteve perto de acontecer. A fraca adesão do público benfiquista ao Pavilhão Fidelidade não serve para atenuar uma noite menos conseguida por parte dos comandados de Pedro Nunes.

Desengane-se quem pensou que estava encontrado o vencedor deste duelo. Perante uma formação curta na rotação, isto é, com poucas peças para recorrer ao banco, tudo levava a crer que os insulares iriam acusar desgaste físico e que o Benfica iria partir para uma goleada.

Na primeira parte, tudo parecia normal. Com as águias a vencer por 3-0, por intermédio de Diogo Rafael, João Rodrigues e Jordi Adroher, este último de grande penalidade, decorridos cerca de 12 min. Os açorianos reduziram para 3-1, justamente na conversão de um penalty, até ao descanso regulamentar. Mas após o intervalo, a turma benfiquista baixou drasticamente o ritmo e sucederam-se as incursões açorianas em direcção da nossa baliza.

Depois de João Rodrigues ter falhado a marcação de uma grande penalidade, a Candelária chegou ao 2-3 numa transição rápida. Isto tudo no primeiro minuto da etapa complementar. Volvidos alguns min, a história praticamente repetiu-se. Adroher não concretizou em golo o livre directo que dispôs e os açorianos restabeleceram a igualdade para espanto de todos os adeptos benfiquistas presentes. Depois Adroher redimiu-se e não perdoou na cobrança de novo livre directo, estava feito o 4-3. Os últimos minutos do encontro foram emocionantes e inquietantes. Os insulares aproveitaram a passividade encarnada para igualar de novo o jogo e desperdiçaram excelente oportunidade para passar para a dianteira do marcador, contudo não transformaram em golo o livre directo à sua mercê. Mérito para Guillem Trabal. Mas a 33 segundos do apito final, Tiago Rafael foi exímio a descobrir João Rodrigues e o suspeito do costume recolou as águias em vantagem, levando os poucos benfiquistas presentes ao delírio com o golo que sentenciou o desfecho do embate.

Faltam cinco "finais" no campeonato. Há que jogar bem mais em pista! Agora segue-se uma paragem para o campeonato, em virtude dos Quartos de Final da Taça de Portugal e da "Final Four" da Liga Europeia.

Resultados Finais da 21ª Jornada

SL BENFICA 5-4 Candelária
FC Porto 12-0 AD Sanjoanense
Oliveirense 5-2 Paço de Arcos
Riba D'Ave 7-8 Sp. Tomar
AD Valongo 9-3 Valença HC
Sporting 5-3 Juv. Viana
OC Barcelos 5-2 HC Turquel


Em pleno Pavilhão Fidelidade, na noite de Domingo, os rapazes da Luz confirmaram o favoritismo e venceram confortavelmente o Módicus, por 5-1, para a 25ª e penúltima Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Favoritismo confirmado! Triunfo contundente num duelo para cumprir calendário, com a classificação final da fase regular já conhecida. Diante de uma das melhores formações nacionais, os homens de "águia ao peito" dominaram o encontro, conforme espelha o resultado final.

Os 20 min iniciais foram mornos, pautados pelas poucas ocasiões de perigo criadas junto de ambas as balizas, mas com o Benfica em vantagem por 2-0. Primeiro, o argentino Fernando Wilhelm, numa bela execução de pé esquerdo, e em cima do intervalo, solicitado por Chaguinha, Elisandro assinou com classe o golo da partida, mediante um desvio de calcanhar a deixar fora do alcance o guarda-redes contrário.

No 2º tempo, assistiu-se a um jogo mais aberto e portanto houve mais golos. Primeiro, Alessandro Patias, com espaço, atirou de meia distância e voltou aos golos. Depois a formação de Vila Nova de Gaia, num lance em que o nosso guardião Cristiano Marques se precipitou a sair da baliza, reduziu para 3-1. Mas o conjunto orientado por Joel Rocha não se atemorizou e não concedeu aos visitantes que acalentassem esperanças na conquista de pontos, pois Fernando bisou num remate de primeira que desviou num jogador forasteiro que traiu o seu guarda-redes. Alessandro Patias alargou a supremacia benfiquista, beneficiando de baliza aberta numa altura em que os nortenhos arriscavam no "5 para 4", e fechou as contas da partida.

Resultados Finais da 25ª Jornada

SL BENFICA 5-1 Módicus
Unidos Pinheirense 2-4 Rio Ave
Os Vinhais 3-7 Burinhosa
CS São João 1-2 Quinta dos Lombos
AD Fundão 2-4 Sp. Braga
Leões de Porto Salvo 0-1 Belenenses
Sporting 7-1 Futsal Azeméis


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário