segunda-feira, 3 de abril de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim de semana agridoce para as nossa queridas modalidades de pavilhão. Aventura europeia terminou em Andebol e sobre Patins iremos defender o título na 'Final Four'. Em Voleibol estamos mais próximos do acesso à Final do Campeonato Nacional. Em Basquetebol e Futsal tropeçamos para o respectivo campeonato.

Confira de forma mais pormenorizada aquilo que se passou em cada um dos encontros disputados.


Possibilidade de lutar pelo 1º posto enjeitada, após empate a duas bolas ante o Belenenses para a 22ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Futsal

Série de 7 jogos a ganhar interrompida. Novo resultado embaraçoso frente ao emblema da "Cruz de Cristo". Se dúvidas restassem, elas foram dissipadas. Só algo de muito insólito impedirá o Sporting de vencer a fase regular do campeonato.

Mais um jogo em que as águias pecaram na finalização, desperdiçando diversas ocasiões de perigo para concretizar. Aliado ao desacerto ofensivo, o Benfica revelou pouca dinâmica e lucidez na circulação de bola. Já a formação da casa conseguiu os seus intentos, fruto especialmente da disciplina táctica apresentada. De frisar ainda os regressos de Fernando Wilhelm e Alessandro Patias, bem como a titularidade de Bebé na baliza encarnada.

Tudo parecia estar resolvido no final do primeiro tempo, com um bis de Ré em dois lances semelhantes. Elisandro, de costas para a baliza dos homens da casa, segurou a bola e combinou com o internacional português que desferiu um remate de primeira para o fundo das redes contrárias. Porém no segundo tempo, com cerca de 4 min decorridos, Bebé não foi competente, isto é, não agarrou uma bola fácil e esta sobrou para os anfitriões que aproveitaram a oportunidade para reduzir a desvantagem. Este golo teve o condão de empolgar a formação do Restelo e de intranquilizar o Benfica. A 4 min do apito final Rafael Henmi viu o 2º cartão amarelo e, consequentemente, foi expulso da quadra. Um min volvido, grande penalidade assinalada a favor do conjunto de Belém, após mão na bola de Ré, e igualdade restabelecida no Derby. O conjunto às ordens de Joel Rocha ainda arriscou no "5 para 4" mas de nada adiantou.

Segue-se uma paragem no calendário competitivo, devido aos compromissos internacionais. O próximo adversário é justamente o Sporting, num jogo marcado para 15 de Abril no Complexo da Luz.

Resultados Finais da 22ª Jornada

Belenenses 2-2 SL BENFICA
Sp. Braga 3-3 CS São João
Sporting 10-1 Unidos Pinheirense
Futsal Azeméis 4-3 Os Vinhais
Módicus 5-5 AD Fundão
Rio Ave 3-3 Leões de Porto Salvo
Burinhosa 6-2 Quinta dos Lombos


O Benfica suplantou em dose dupla a Fonte Bastardo, nos jogos 2 e 3 da Meia Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Voleibol.

A equipa invicta e vencedora da 1ª Fase do campeonato, está assim na frente da eliminatória por um lugar na Final onde será conhecido o novo Campeão Nacional. Com as duas vitórias obtidas, continuamos a dispor do "factor casa" caso o actual detentor do título consiga forçar a "negra".

A pressão pairava no ar, uma vez que uma derrota complicava bastante as nossas contas, mas os pupilos de José Jardim responderam à altura, igualando a série no Sábado, com um triunfo sem discussão
(25-22; 25-18; 25-20). Sem contar com Honoré e André Lopes de fora por lesão, e com Hugo Gaspar, Vinhedo e Roberto Reis com limitações físicas, José Jardim lançou a equipa possível para este jogo.

E na verdade, quem subiu à quadra fez o que lhe competia. Um Benfica que aprendeu a lição da semana anterior e apareceu melhor em quase todos os capítulos do jogo, colocando sempre muitas dificuldades ao adversário. A começar pelo serviço, que condicionou a recepção dos contrários, mas também na recepção o Benfica teve maior acerto e partiu para uma vitória categórica.

Livres de problemas físicos nesta fase da época, Rapha e Ché foram os alvos favoritos da distribuão de Vinhedo, e ambos responderam em bom nível, em particular o ponta brasileiro, autor de 40 pontos entre os dois jogos deste fim de semana. O Benfica foi dominando os sets e vencendo com clareza, não deixando sequer o adversário aproximar-se. Um triunfo categórico!

O jogo de Domingo já foi diferente (21-25; 25-18; 25-18; 25-20), desde logo e apesar de nenhuma das equipas apresentar alterações nas suas equipas iniciais, a Fonte apareceu em melhor nível do que Sábado, e aproveitou as dificuldades do Benfica no primeiro set para vencer. O ataque não estava a funcionar, e com o bloco muito fraco o serviço encarnado não colocou as devidas dificuldades aos receptores contrários.

No segundo set o Benfica nem entrou bem, com discussões com a equipa de arbitragem e alguma desconcentração. José Jardim trocou de distribuidor, e ainda que lentamente Tiago Violas entrou no jogo e trouxe o Benfica de volta para o jogo, e com uma subida de rendimento a nível colectivo os encarnados foram buscar o set e ainda o venceram por margem clara.

Em particular no serviço, o Benfica começou a apostar mais em Afonso Guerreiro ou Caíque Silva que com dificuldades na acção de recepção deixavam a vida de José Pedro Monteiro muito complicada. Uma vez mais, Rapha e Ché foram as "armas" do ataque benfiquista, mas tendo sempre de enaltecer o grande esforço de Roberto Reis, que mesmo condicionado por lesão deu tudo nestes dois jogos. Enorme alma do carismático jogador!

No quarto set, a Fonte voltou a equilibrar as operações e ao contrário dos sets anteriores o Benfica não conseguiu disparar logo no marcador. Mas depois do segundo tempo técnico isso aconteceu, o set foi fechado com naturalidade aos 25-20.

No próximo Sábado há novo embate na Praia da Vitória, na Ilha Terceira, e há que fechar esta série já! Força rapazes!

Resultado Final do Jogo 2 das Meias Finais dos Playoffs

SL BENFICA 3-0 Fonte Bastardo (25-22; 25-18; 25-20)

Resultado Final do Jogo 3 das Meias Finais dos Playoffs

SL BENFICA 3-1 Fonte Bastardo (21-25; 25-18; 25-18; 25-20)


Águias superaram novamente o Liceo da Corunha, desta vez por contundentes 6-2, e apuraram-se mais uma vez para a 'Final Four´da Liga Europeia de Hóquei em Patins.

Perante Luz cheia, a formação liderada por Pedro Nunes assegurou a desejada qualificação e com distinção, depois do magro triunfo em solo galego por 2-3. Barcelona, Réus e Oliveirense são os restantes finalistas da principal competição europeia de clubes da modalidade, cuja decisão está agendada para 13 e 14 de Maio, em local a definir.


A formação visitante marcou o primeiro tento da tarde, na cobrança de um livre directo. Mas a reacção encarnada ainda surgiu antes do intervalo. Carlos Nicolia num lance de génio empatou a contenda e Jordi Adroher, que instantes antes tinha falhado, apontou um livre directo que deixou as águias na frente do marcador. Até ao final do primeiro tempo, o marcador não voltou a sofrer alterações.

Na 2ª parte, os Campeões da Europa vincaram bem a superioridade no duelo e arrancaram definitivamente para a vitória diante de um rival peremptoriamente descrente. Com Trabal a protagonizar boas intervenções, o colectivo benfiquista apresentou-se bastante coeso na defesa e eficaz no ataque e vulgarizou a equipa espanhola, com mais quatro golos logrados. E se o 3-1 demorou a surgir -  e a descansar as hostes da Luz - num lance de contra-golpe finalizado com mestria por João Rodrigues, os outros três golos surgiram em minuto e meio, por intermédio de João Rodrigues, Nicolia e Miguel Rocha.

Depois do cartão azul a Xavi Malián (grande exibição na baliza do Liceo), o Benfica fez três golos de rajada e avolumou o resultado a seu favor. Os espanhóis ainda encurtaram para 6-2, mas nada que apoquentasse a supremacia das águias. Grande vitória!

Resultado final da 2ª Mão dos Quartos de Final da Liga Europeia

SL BENFICA 6-2 Liceo da Corunha


O destemido Illiabum surpreendeu de novo o instável Benfica ao vencer por 79-76, no encerramento da 1ª Volta da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Assim torna-se mais complicado resgatar a liderança da tabela classificativa. Permanecemos na vice-liderança, agora partilhada com o Vitória de Guimarães. FC Porto reforçou o 1º lugar, dispõe de dois pontos de avanço. Resta-nos vencer todos os restantes cinco jogos por disputar antes dos Playoffs.

Sem as nossas melhores individualidades inspiradas, sobretudo nos momentos de maior aperto, corremos seriamente este risco. Não é novidade. Incrível, no mínimo, como com um plantel bem mais extenso e melhor apetrechado, perdemos dois jogos com o conjunto de Ílhavo. Logramos 8 assistências, contra 23 do adversário. Isto diz muito sobre o sentido colectivo do nosso jogo. E no ataque ao cesto obtivemos 32% nos lançamentos de curta distância (15/47), portanto está tudo dito sobre o nosso jogo interior. Enfim...

A equipa anfitriã apresentou-se desinibida e, ao contrário do confronto na 'Final 8' da Taça de Portugal, conseguiu manter o jogo em aberto até final, pese embora o ligeiro ascendente benfiquista (37-44 ao intervalo). No final do 3º Período, águias venciam por 53-60, mas um parcial de 10-0 no início do último quarto deixou a formação da casa em vantagem, que soube gerir a vantagem até final, aproveitando a passividade nas tarefas defensivas e o desnorte ofensivo por parte da equipa orientada por Carlos Lisboa.

Resultados Finais da 5ª Jornada (2ª Fase)

Illiabum 79-76 SL BENFICA
FC Porto 82-58 Galitos Barreiro
Oliveirense 83-87 V. Guimarães


Encarnados arredados das competições europeias de Andebol. Na deslocação a Espanha, em jogo relativo à 6ª e última ronda do Grupo da Taça EHF, o Helvetia Anaitasuna venceu por 35-28.

Naturalmente estamos frustrados por não termos carimbado a passagem aos Quartos de Final, no entanto todos concordamos que os comandados de Mariano Ortega dignificaram de forma indelével o "Manto Sagrado", lutando bravamente para prosseguir com a campanha europeia. Concluímos no 3º posto, com 8 pontos averbados, em igualdade pontual comparativamente aos espanhóis e ao MT Melsugen, explicado pelo critério de desempate que recai sobre os jogos disputados entre as três equipas.

Quanto ao jogo em si, realizado no Sábado transacto, as dificuldades perspectivadas confirmaram-se. O conjunto benfiquista até entrou bem (1-3 e 5-7), mas não demoraria muito até a vantagem no marcador se esfumar, conseguindo apenas manter o jogo dividido durante essencialmente os 15 min iniciais. A partir daí, os castelhanos alcançaram a barreira dos três golos de diferença, que ainda permitia às águias se qualificarem. Mas o Benfica estava em nítidas dificuldades e com naturalidade a formação da casa, moralizada pelo apoio de cerca de 3 mil adeptos, ampliou gradualmente as distâncias. Ao intervalo verificava-se 17-12 favorável aos da casa.

Na etapa complementar, o jogo desenrolou-se no mesmo sentido, ou seja, prevaleceu o domínio castelhano. Sem ter sido avassaladora, a turma espanhola não concedeu quaisquer chances aos homens de "águia ao peito".

Chega assim ao fim uma aventura que ultrapassou as expectativas. Alcançamos o apuramento para a Fase de Grupos, tendo arrecadado quatro vitórias em seis jornadas disputadas frente a equipas claramente de um patamar acima do nosso,. Infelizmente os resultados desnivelados nas deslocações à Alemanha e Espanha ditaram o nosso afastamento. Aquando do sorteio, seria difícil perspectivar que estaríamos tão próximos da qualificação. Finda a participação europeia, fica um sabor amargo porque poderíamos perfeitamente ter continuado em prova.


Resultados Finais da 6ª Jornada do Grupo D da Taça EHF

Helvetia Anaitasuna 35-28 SL BENFICA
MT Melsungen 33-19 Cocks


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


2 comentários:

  1. Não se percebe nada da equipa de basquetebol. No jogo para a final da taça de Portugal o SLB ganhou folgadamente. Agora logo de seguida tem este comportamento. Parece que estão interessados em dar o campeonato ao FCP.

    ResponderEliminar
  2. rcebe, percebe, José. Esta equipa de basquete anda á deriva, sem trabalho fisico/táctico que se veja com um orçamento de milhões a perder vergonhosamente com outras de tostões, sete derrotas numa época que devia ganhar TODOS os jogos de cabaz.A equipa que jogou e ganhou ao Glorioso, jogou sem dois estrangeiros que ganham cerca de 500 (QUINHENTOS!!) EUROS/MÊS!! O Benfica tem um jogador a quem paga meio milhão/ano. Não se critica o que se paga, mas sim o que rendem para o que recebem. Três treinadores, três, para a miséria que se assiste e mais um ano a sermos humilhados pelo espanhol dos corruptos.Enquanto o responsável pelas modalidades for juiz em causa própria vamos continuar a ganhar umas taças quando os corruptos se distrairem. Sou sócio e tenho o direito de dizer que com as minhas cotas (modalidades) não vão mais contar enquanto esta vergonha continuar. BENFICA SEMPRE sem parasitas!

    ResponderEliminar