terça-feira, 21 de março de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O ponto negativo do passado fim de semana recaiu no afastamento da Taça de Portugal de Andebol. Realce também, em sentido contrário, para o percurso imaculado assegurado no fecho da 1ª Fase do campeonato de Voleibol.

Confira a nossa análise a cada uma das cinco partidas realizadas.


Vitória difícil e importante na recepção à Oliveirense, por 72-67, em jogo da 4ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Encarnados mais próximos do 1º Lugar, em virtude do deslize portista frente ao Vitória de Guimarães. Ao invés do que aconteceu nos dois embates na 1ª Fase, desta vez o Benfica venceu a Oliveirense e está a um ponto do FC Porto.

A formação de Oliveira de Azeméis, com um parcial de 0-8, entrou a todo o "gás" (18-27 no término do 1º Período) e liderou o marcador durante a maior parte de tempo do jogo. Os forasteiros demonstravam tranquilidade e organização no seu rendimento. Apenas nos derradeiros instantes do 3º Período, o Benfica conseguiu anular a tendência da partida e passou para a frente do "score", com dois triplos de Carlos Morais. Nos últimos 10 min, a turma comandada por Carlos Lisboa descolou no marcador com um parcial de 10-0 (67-56). A Oliveirense ainda encurtou distâncias mas as águias acabariam por vencer.

Destaques individuais para a estreia de Cláudio Fonseca e para Damian Hollis que, com 16 pontos e 10 ressaltos, e por conseguinte um duplo-duplo, foi o homem do jogo.

Resultados Finais da 4ª Jornada (2ª Fase)

SL BENFICA 72-67 Oliveirense
V. Guimarães 78-76 FC Porto
Galitos Barreiro 80-61 Illiabum


Em Andebol, a turma benfiquista foi eliminada da Taça de Portugal, fruto do desaire por 35-28 na visita ao reduto do Sporting, em partida a contar para os Quartos de Final.

Derrota natural. Como tal, já não iremos revalidar o título. Leões foram superiores às águias. Venceu a equipa favorita, claramente melhor apetrechada de valores individuais.

Um jogo marcado por bastante equilíbrio durante os primeiros 30 min. Aliás, o Benfica entrou até melhor no Derby e conseguiu vantagem no marcador (0-2), e só perto do final da 1ª metade do 1º tempo, a equipa sportinguista se colocou a vencer (7-5). Daí até ao intervalo, os leões foram liderando o "placar" mas o Benfica manteve-se próximo, como ilustra o 14-13 verificado aquando do descanso regulamentar. Foi um conjunto encarnado concentrado e sólido na defesa, a provocar o erro contrário, e com lucidez e determinação, à procura da melhor opção para finalizar, na manobra ofensiva.

No reatamento do jogo, o Benfica apresentou-se mais permissivo e menos esclarecido nas suas acções, permitindo uma vitória a um consistente Sporting por 7 golos de diferença, resultado que espelha bem a diferença de valores entre os "eternos rivais". Não conseguimos manter a capacidade defensiva e o rival não teve piedade - sofremos 21 golos na 2ª parte. Por diversas vezes os nossos executantes não conseguiram desfeitear o guarda-redes Matej Asanin que se revelou como uma das figuras do duelo.

Resultado Final dos 1/4 Final

Sporting 35-28 SL BENFICA


No último Sábado, a equipa de Voleibol do SL Benfica conquistou três pontos pela 22ª vez na 1ª Fase do Campeonato Nacional, após bater sem espinhas a Associação Académica de Espinho.

Jogo sem grande história. Não se podia esperar outro cenário depois do fracasso da Taça de Portugal. O Benfica impôs a sua maior qualidade e garantiu a invencibilidade na fase regular, conquistando a máxima pontuação possível - total de 66 pontos. O que importa é ser Campeão Nacional, mas é um fantástico registo!

O conjunto liderado por José Jardim entrou de forma dominadora em campo e desde cedo cavou um fosso considerável no marcador. A vantagem benfiquista foi-se avolumando durante o set, que as águias acabaram por vencer folgadamente com naturalidade, 25-10. No parcial seguinte, igual desfecho, 25-10. Já no último parcial, a equipa vareira, que se apresentou algo desfalcada, ainda esboçou uma reacção (16-14) mas durou pouco tempo. Pese embora a rotação de plantel efectuada pelo técnico benfiquista, o triunfo pela margem máxima foi selado após vitória no 3º set por 25-16. Nota final para Rapha que com 21 pontos foi o mais concretizador da tarde.

Venham os Playoffs, onde iremos defrontar nas Meias Finais precisamente o actual Campeão Nacional, a Fonte Bastardo, equipa 4ª classificada na fase regular do campeonato.

Resultados Finais da 22ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Ac. Espinho (25-10; 25-10; 25-16)
VC Viana 0-3 Castêlo da Maia (22-25; 25-27; 11-25)
Atl. Madalena 0-3 Ac. São Mamede (21-25; 10-25; 18-25)
Sp. Espinho 3-1 Esmoriz (25-23; 24-26; 25-18; 25-16)
Fonte Bastardo 3-1 V. Guimarães (25-21; 22-25; 25-19; 25-16)
SC Caldas 3-1 Leixões (25-17; 25-20; 22-25; 25-23)


Apuramento arrancado "a ferros" para os Oitavos de Final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins. De salientar o decisivo golo de ouro da autoria de Jordi Adroher que eliminou um aguerrido HC Turquel.

Tradicionalmente a visita a Turquel são jogos muito complicados. A equipa da casa empolga-se bastante com a presença assídua e em bom número da sua massa adepta e, num dia sim, pode bater o pé a qualquer equipa. E o resultado final traduz as dificuldades sentidas pela formação do Benfica, que não pôde contar com o contributo de Guillem Trabal e Tiago Rafael.

O artilheiro da turma da casa, Vasco Luís, abriu o activo aos 7 min do desafio, através de grande penalidade, e só nos min finais da 1ª parte o marcador funcionou a favor do Benfica. Adroher, assistido de forma brilhante por Carlos Nicolia, restabeleceu a igualdade e João Rodrigues (que já tinha claudicado na cobrança de um castigo máximo) numa boa rotação colocou os Bi-Campeões Nacionais na liderança da partida. Contudo, logo de seguida foi a vez do Turquel empatar, perante passividade benfiquista, levando assim o 2-2 para o intervalo.

No 2º tempo, os guarda-redes mantiveram as redes invioláveis nos lances das bolas paradas que ocorreram. Nicolia desperdiçou uma grande penalidade e Adroher um livre directo. Mas logo de seguida, o espanhol adiantou o Benfica novamente no marcador. Solto de marcação e servido por Nicolia só teve de empurrar o esférico para o interior da baliza contrária. Contudo, a meio da 2ª parte, em contra-golpe, Vasco Luís fez o 3-3, resultado com que se chegou no final dos 50 min. O conjunto da casa dispôs de um livre directo já perto do fim mas não concretizou por culpa do nosso guardião Diogo Almeida.

No tempo extra, foi através da bola parada que se definiu o vencedor do jogo. Adroher, autor de um "hat-trick", confirmou o acesso das águias à fase seguinte da competição. No livre directo a castigar a 10ª falta do Turquel, surgiu a felicidade benfiquista. O avançado não falhou e fez o golo (de ouro) da vitória!

Resultado Final dos 1/16 Final

HC Turquel 3-4 (a.p.) SL BENFICA

 
Em Alcobaça houve vitória benfiquista, por 2-4, diante do Burinhosa, em partida relativa à 20ª Jornada do Campeonato Nacional de Futsal.

O Sporting continua o seu percurso tranquilo nesta fase regular e, portanto, tudo se mantém inalterado nos lugares cimeiros da classificação. Estamos destacados no 2º posto, com 5 pontos de desvantagem face ao conjunto leonino.

Na "casa" emprestada do Burinhosa, que tem vindo a realizar uma temporada bem diferente, para pior, da de 2015/2016, assistiu-se à conservação da série vitoriosa por parte do colectivo às ordens de Joel Rocha - 6ª vitória consecutiva.

Mas na quadra a equipa encarnada até entrou algo apática e consentiu que o conjunto anfitrião, na sequência de uma reposição lateral, se adiantasse no marcador, com 5 min de jogo. O Benfica respondeu, as oportunidades de golo surgiram, e, por intermédio de Fábio Cecílio, numa bela iniciativa individual, repôs o empate na partida. Até ao intervalo o marcador não sofreu modificações. Resultado aceitável, atendendo ao equilíbrio verificado. Benfica com mais posse de bola mas ineficaz, enquanto o Burinhosa fechava bem os espaços nas tarefas defensivas e saía com perigo e atrevimento, em transições rápidas, em direcção à baliza defendida por Bebé.

Na segunda parte foi a vez dos homens que envergam o "Manto Sagrado" chegar ao golo à passagem do min 5. Bruno Coelho combinou com Fábio Cecíclio e, num remate à entrada da área, consumou a reviravolta no marcador. A menos de 10 min do apito final, Elisandro ampliou a vantagem benfiquista para dois golos de diferença, num lance semelhante ao do 1º golo caseiro, porém através de um canto marcado por Bruno Coelho. A reacção do Burinhosa aconteceu aproximadamente a 2 min do fim, com a redução para 2-3 resultante da aposta no "5 para 4". As investidas da formação da casa sucediam-se, mas o Benfica segurou o triunfo e a terminar o encontro Bruno Coelho bisou perante baliza deserta.

Resultados Finais da 20ª Jornada

Burinhosa 2-4 SL BENFICA
Sp. Braga 6-2 Belenenses
Rio Ave 3-2 Quinta dos Lombos
Unidos Pinheirense 4-3 AD Fundão
Futsal Azeméis 6-4 CS São João
Módicus 5-2 Leões de Porto Salvo
Sporting 10-3 Os Vinhais


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário