sexta-feira, 10 de março de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Já vai tarde a crónica e a más horas. Pedimos desculpa pelo sucedido. Passando ao que efectivamente interessa, o passado fim de semana teve saldo positivo, à excepção da igualdade registada na Luz sobre patins. Sublinhe-se de igual modo o facto do Benfica ter sido consagrado Bi-Campeão Nacional de Marcha em Séniores Masculinos, na distância de 20 Km.

Confira a análise do que se passou nos pavilhões onde as águias estiveram envolvidas.


Em encontro relativo à 3ª Jornada do Grupo D da Taça EHF, as águias do Andebol venceram em solo finlandês, por 21-23, contra o Cocks.

Diante do adversário mais acessível nesta fase da prova, que ainda não somou qualquer vitória, os comandados de Mariano Ortega não defraudaram as expectativas e venceram pela 2ª ocasião consecutiva a nível europeu.

Assentes num processo defensivo solidário e agressivo q.b., e com Hugo Figueira em dia "sim", os encarnados arrancaram para um triunfo saboroso e essencial na luta pelo apuramento para a próxima fase da competição. Com a surpreendente vitória do Helvetia Anaitasuna em casa, o Grupo D está ao rubro com três equipas igualadas no topo da classificação.

A 1ª parte pautou-se pelo equilíbrio no marcador, como indica o 11-11 registado ao intervalo. Com Tiago Pereira de regresso às opções e Belone Moreira ausente devido a problemas pessoais, não fosse alguma inconstância na finalização e os homens de "águia ao peito" poderiam muito bem ter recolhido aos balneários na dianteira do "placar".

No 2º tempo, os encarnados reentraram mais determinados e gradualmente foram construindo uma boa vantagem, que não mais a largaram até ao soar da buzina final. Com aproximadamente 5 min por disputar, o Benfica vencia por 18-23 e, portanto, estava praticamente encontrado o vencedor da partida. Na recta final, os anfitriões tentaram o tudo por tudo, subindo a defesa e aumentando a agressividade, conseguindo bloquear a manobra ofensiva encarnada, mas nada que inviabilizasse o êxito benfiquista.

Para além de Hugo Figueira, que assumiu um papel primordial a segurar a vantagem do Benfica, também Alexandre Cavalcanti esteve em plano de evidência, cotando-se como o artilheiro do embate com sete golos anotados.

Resultados Finais da 3ª Jornada do Grupo D da Taça EHF

Cocks 21-23 SL BENFICA
Helvetia Anaitasuna 23-22 MT Melsungen


Benfica deixa escapar liderança do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, após empate a sete bolas ante a Juventude de Viana na Luz, em jogo a contar para a 17ª Jornada.

Descemos à vice-liderança. A Oliveirense ascendeu ao 1º posto da tabela classificativa, após triunfar frente ao HC Turquel.

Jogo de emoções fortes, electrizante do início até ao fim. Para além do mau resultado, a fraca assistência verificada no apoio aos Bi-Campeões Nacionais foi outro ponto negativo da tarde.

Ineficácia nas bolas paradas, com vários livres directos desperdiçados. Problemas na recuperação defensiva a facilitar a tarefa aos visitantes no contra-golpe. Sem Trabal, a cumprir castigo tal como Tiago Rafael, notam-se mais as debilidades defensivas. Fundamentalmente, foi muito por isto que as águias averbaram novo empate para o campeonato.

Mas quem viu o jogo, sobretudo os primeiros 25 min não esperava certamente tal desenlace. Só à passagem do minuto 10 do primeiro tempo foi aberto o activo, por intermédio de João Rodrigues com um desvio oportuno a um passe magistral de Carlos Nicolia. Quatro minutos volvidos, repetiram-se os contornos mas desta vez com Diogo Rafael a assistir. Logo a seguir, espectáculo na Luz, através de uma brilhante execução individual de Jordi Adroher que trocou completamente as voltas ao seu oponente e ao guardião nortenho. Respondeu a Juv. Viana no contra-ataque. 3-1 ao intervalo.

Pouco depois do reatamento do jogo, total passividade encarnada e o adversário reduz para a diferença mínima. A meio da 2ª parte, reposta a igualdade na cobrança de um livre directo. Imediatamente a seguir, reviravolta no marcador. O 3-4 surgiu num remate de meia distância. O Benfica apresentava-se nesta fase muito desequilibrado e sucediam-se os lances de superioridade numérica para os visitantes no ataque. Assim chegou o 3-5. Sim, passou de 3-0 para 3-5. Inadmissível! Mas ainda havia muito por contar neste desafio. Já nos 5 min finais, João Rodrigues marcou de grande penalidade, todavia o inspirado Tó Silva prontamente restabeleceu a diferença de dois golos, na recarga a um livre directo. Na resposta chegou o empate, com dois golos do astro Nicolia. Primeiro concretizou o livre directo que dispôs, depois "sacou" uma obra-prima. Já dentro do último minuto, Benfica vacilou novamente a nível defensivo deixando Tó Silva solto de marcação frente a Diogo Almeida e o jogador forasteiro fez o 6-7. Chegamos de novo milagrosamente ao empate, graças a um golo de João Rodrigues após ser servido por Diogo Rafael.

Resultados Finais da 17ª Jornada

SL BENFICA 7-7 Juv. Viana
Oliveirense 5-2 HC Turquel
Paço de Arcos 6-4 Candelária
AD Sanjoanense 4-5 Valença
AD Valongo 6-8 OC Barcelos
FC Porto 11-2 Sp. Tomar
Sporting 11-3 Riba D'Ave

 
Qualificação assegurada para a "Final 8" da Taça de Portugal de Futsal. Águias eliminaram formação do Unidos Pinheirense, por 4-1.

Missão cumprida. Entretanto, já são conhecidos os oito finalistas - SL BENFICA, GD Estoril Praia, Viseu 2001, Sporting, Módicus, CS São João, Burinhosa, AM Portela. Em Vila Nova de Gaia, A formação do Sp. Braga foi eliminada nos Oitavos de Final da prova pelo Módicus, bem como a AD Fundão diante do Burinhosa.

Relativamente ao nosso jogo, apenas no começo da segunda metade da 1ª parte é que se desbloqueou o marcador. Foi assinalada grande penalidade, por derrube evidente sobre Ré do guardião contrário. Alessandro Patias não teve piedade e abriu o activo. Quatro min volvidos, contra-ataque conduzido e finalizado por Ré, após combinar com Bruno Coelho. A 1 min do intervalo, Unidos reduziu por intermédio de Formiga, num remate de meia distância desviado de forma involuntária por Gonçalo Alves que traiu Cristian Dominguez.

Na segunda parte, a qualidade do jogo permaneceu semelhante, com pouca intensidade e dinâmica e, pese embora mais um jogo em que voltamos a falhar diversas oportunidades, com mais dois tentos encarnados, mas apenas praticamente nos últimos 5 min do jogo. Miguel Ângelo deu a melhor sequência a uma solicitação de Chaguinha e Patias fixou o resultado final em 4-1 perante baliza deserta, beneficiando do "5 para 4" colocado em campo pelos visitantes.

Notas finais para as ausências de Elisandro e Fernando Wilhelm e para um vermelho directo por mostrar a Formiga por agressão deliberada ao nosso técnico Joel Rocha.

Resultado Final dos 1/8 Final

SL BENFICA 4-1 Unidos Pinheirense


Dupla jornada 100% vitoriosa na qualidade de visitante. Benfica somou seis pontos e segue líder invicto da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol, ao cabo de 21 jornadas.

No Sábado, excelente vitória por 1-3 (25-22; 22-25; 15-25; 21-25) no reduto do Castêlo da Maia, com pavilhão lotado e adverso para as hostes encarnadas.

Com Vinhedo no banco, apenas foi utilizado na parte final do derradeiro set, e sem contar com Roberto Reis, André Lopes e Honoré, que não viajaram com a equipa, foi um Benfica algo limitado que enfrentou o actual 3º classificado do campeonato e que demonstrou todo o seu valor durante a maior parte do duelo.

Entrada de rompante por parte da equipa maiata que desde cedo se colocou na dianteira do "score" (4-1), acabando por vencer o primeiro parcial, beneficiando de algum facilitismo benfiquista e irregularidade nas suas acções.

O Benfica lá despertou e, com m
aior velocidade, assertividade, previsibilidade e critério, consumou a reviravolta, impondo-se nos três sets seguintes, conquistando os três pontos. Ché e Hugo Gaspar estiveram bem no capítulo do ataque, com 19 e 17 pontos, respectivamente.

Foi uma vitória bem difícil ante um adversário organizado, aguerrido e se tem revelado como um dos candidatos ao título. Aliás, no Domingo conservou o 3º lugar ao receber e bater a actual formação Campeã Nacional, a Fonte Bastardo.

Na 'Cidade-Berço', novo triunfo benfiquista, desta vez pela margem máxima perante a formação vitoriana por 1-3 (18-25; 17-25; 24-26).

Triunfo natural frente ao 5º classificado, que tem nas suas fileiras o ex-Benfica João Oliveira. Os dois primeiros sets espelham a superioridade e o domínio encarnado. O jogo não foi objecto de transmissão televisiva, porém é claro que o Benfica não deu hipóteses, com excepção de alguma descompressão que redundou num terceiro set disputado até final e resolvido nas vantagens. Segue-se um dos pontos altos da temporada, a "Final Four" da Taça de Portugal.

Vinhedo, em vez de Tiago Violas, alinhou na equipa inicial. Realce para as exibições de Ché e Rapha, melhores pontuadores do jogo, com 17 e 16 pontos, respectivamente
.

Resultados Finais da 20ª Jornada

Castêlo da Maia 1-3 SL BENFICA (25-22; 22-25; 15-25; 21-25)
Leixões 3-0 Atl. Madalena (25-18; 25-20; 25-21)
Ac. Espinho 0-3 V. Guimarães (20-25; 20-25; 16-25)
SC Caldas 0-3 Sp. Espinho (18-25; 20-25; 17-25)
Ac. São Mamede 3-1 VC Viana (21-25; 25-19; 25-17; 25-17)
Esmoriz 0-3 Fonte Bastardo (20-25; 17-25; 21-25)

Resultados Finais da 21ª Jornada

V. Guimarães 0-3 SL BENFICA (18-25; 17-25; 24-26)
Atl. Madalena 3-0 SC Caldas (25-23; 26-24; 26-24)
Ac. Espinho 1-3 Leixões (21-25; 16-25; 25-19; 24-26)
Sp. Espinho 3-0 Ac. São Mamede (25-15; 25-18; 26-24)
Castêlo da Maia 3-0 Fonte Bastardo (25-15; 25-23; 25-10)
VC Viana 0-3 Esmoriz (23-25; 23-25; 23-25)


Vitória sofrida, e confirmada em cima do apito final, na abertura da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. O SL Benfica bateu, por 76-74, o Galitos Barreiro.

Encarnados entraram a vencer e aproveitaram o deslize do FC Porto, por 78-73, em Oliveira de Azeméis, para encurtarem a distância (agora de dois pontos) face ao topo da tabela classificativa

Os comandados de Carlos Lisboa sentiram imensas dificuldades para entrar da melhor forma nesta segunda fase do campeonato, frente a um adversário bem organizado, atrevido e que já nos venceu na presente temporada.

Partida bastante repartida durante os 40 min de jogo (39-39 ao intervalo), conforme atestam as estatísticas. Focando no colectivo às ordens de Carlos Lisboa, vislumbrou-se um rendimento pouco produtivo no capítulo ofensivo (50% nos lançamentos de 2 pontos e 26% nos triplos) e algumas precipitações na posse da bola (cometemos 16 "turnovers").

O Galitos teve o condão de liderar o marcador por diversas ocasiões e no 4º Período parecia estar bem encaminhado para derrotar novamente as águias. A poucos minutos do final da partida o marcador assinalava 62-70, mas aí surgiu a reacção benfiquista que arrancou um triunfo "a ferros" e com bastante sorte à mistura.

No plano individual, Damian Hollis foi distinguido como MVP do encontro (21 pontos e 6 ressaltos), auxiliado por Carlos Morais (20 pontos). De salientar ainda que Mário Fernandes não foi a jogo bem como o reforço Cláudio Fonseca.

Resultados Finais da 1ª Jornada (2ª Fase)

SL BENFICA 76-74 Galitos Barreiro
V. Guimarães 72-55 Illiabum
Oliveirense 78-73 FC Porto


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário