sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Para este Sábado está marcada uma tarde/noite repleta de emoções para os benfiquistas ecléticos na Luz, com destaque para o Derby de Hóquei em Patins e para o frente-a-frente com a Fonte Bastardo em Voleibol. Mas há mais...

Confira a antevisão de cada um dos compromissos neste fim de semana.


Ao início da tarde de Sábado, pelas 15 horas, no Pavilhão Fidelidade, os comandados de Carlos Lisboa defrontam o Eléctrico, na 17ª ronda da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Este encontro terá transmissão televisiva na BENFICA TV.

Ponto de viragem é o que este jogo tem de significar na temporada encarnada. Finda a prestação europeia, é altura de meter fim às derrotas. Não vamos extrapolar trazendo os desaires europeus para cima da mesa, mas a nível de fase regular do campeonato o Benfica já perdeu mais vezes do que aquelas que esperávamos para 32 jornadas, quanto mais em metade das jornadas já passadas.

É altura de inverter este ciclo e começar a somar somente vitórias, é isto que tem de se exigir ao basquetebol do Benfica. Ganhar e convencer! Temos o melhor plantel de Portugal, temos de ser a melhor equipa, ganhar de forma constante para estar ao melhor nível na fase decisiva da temporada.

Há que evitar a todo o custo depender quase única e exclusivamente da inspiração individual dos nossos jogadores. Estaremos mais próximos de sorrirmos no final, se a produção ofensiva tiver sentido colectivo, com uma dinâmica alta na circulação de bola e na procura da melhor solução para atirar ao cesto. Para bem das águias, espera-se que Damian Hollis possa dar o seu contributo à nossa equipa, ele que tem estado condicionado por lesão nas últimas duas semanas.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 17ª Jornada

Sábado - dia 28:

SL BENFICA-Eléctrico 15h BENFICA TV
Lusitânia-Illiabum 15h
CAB Madeira-Ovarense 15h
Oliveirense-V. Guimarães 21h

Domingo - dia 29:

Sampaense-Maia Basket 16h
Galitos Barreiro-FC Porto 17h


Dupla jornada este fim de semana na 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol. Primeiro recebemos a Fonte Bastardo e, no dia seguinte, há uma deslocação ao Norte de Portugal para jogar ante o Voleibol Clube de Viana.

Precisamente duas horas depois do início do desafio de Basquetebol, Benfica e Fonte Bastardo medem forças na Luz, Sábado pelas 17 horas, num encontro relativo à 13ª Jornada. A BENFICA TV transmitirá este duelo electrizante em directo e exclusivo.

Espera-se uma vitória! A Fonte está a ter problemas esta temporada. Várias mudanças na equipa e a mudança de comando técnico, um cenário que se tem reflectido de alguma forma nos resultados, sobretudo no número de sets consentido. Mas, dado o potencial dos jogadores e do que foi permitido observar, o melhor desta equipa insular esta época estará certamente por vir.

Que não seja ainda este Sábado que a Fonte se encontre, o Benfica tem aqui uma boa ocasião para deixar este rival quase afastado da luta pelo primeiro lugar nesta 1ª Fase. É um jogo de máxima exigência e em que se espera que os pupilos de José Jardim estejam no seu melhor. Sem hipocrisias, e depois de triunfos claros na Supertaça e na 1ª Volta na Ilha Terceira, uma vitória amanhã tem outra importância, uma vez que no último embate entre as equipas na Luz, o Benfica perdeu de forma absurda o campeonato da época passada.

Já no Domingo, os encarnados visitam Viana do Castelo para defrontar a equipa local. Habitualmente o VC Viana joga no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, mas a recepção ao Benfica, agendada para as 17 horas, será feita no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Uma partida em que os encarnados são amplamente favoritos. Estamos certo que, respeitando ao máximo o opositor vianense e colocando em campo toda a nossa qualidade, regressaremos a Lisboa com os três pontos conquistados. É provável que José Jardim efectue uma gestão do plantel, mediante a utilização dos jogadores no Sábado e tendo em conta o jogo europeu na Quarta-feira.

Mas claro está, o plantel tem muitas opções e de qualidade garantida. Jogue quem jogar o Benfica entra como favorito único e absoluto à vitória, com a conquista de três pontos.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 13ª Jornada

Sábado - dia 28:

SL BENFICA-Fonte Bastardo 17h BENFICA TV
Ac. Espinho-VC Viana 15h30
Atl. Madalena-Castêlo da Maia 16h
Sp. Espinho-V. Guimarães 17h
SC Caldas-Esmoriz 17h
Ac. São Mamede-Leixões 17h

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 14ª Jornada

Domingo - dia 29:

VC Viana-SL BENFICA 17h
Leixões-Fonte Bastardo 15h
V. Guimarães-Atl. Madalena 15h
Esmoriz-Ac. São Mamede 16h
Sp. Espinho-Ac. Espinho 17h
Castêlo da Maia-SC Caldas 17h


A partir das 18 horas de Sábado, Belenenses e Benfica procuram carimbar o passaporte para os Quartos de Final da Taça de Portugal de Andebol.

A derrota no reduto da AA Avanca ainda está bem presente, mas por agora o foco vira-se para uma competição em que temos de defender o título. E relembrando bem o que se passou nos últimos tempos, o Benfica ganhou em Belém com extremas dificuldades para o campeonato (30-31), antes da derrota inacreditável com o ISMAI. 2017 até tinha arrancado bem, mas rapidamente descambou com a derrota da semana passada.

Amanhã é um jogo de "mata-mata", e um jogo em que a nossa equipa tem de estar no seu melhor! Chega de irregularidades e de um jogo demasiado emocional, a chave para o sucesso passa por impor o nosso jogo, de forma regular e implacável, sem quebras de rendimento durante o embate. Isto é, com o binómio agressividade/coesão defensiva e mobilidade/eficácia no ataque.

O Benfica tem caído quase sempre da mesma forma, ou demasiada previsibilidade nos seus ataques ou uma pressa desenfreada em fazer tudo rápido, que acaba sempre em fazer quase tudo mal. Este jogo tem de estar sinalizado como um jogo de alto risco, para manter-se na luta por um dos objectivos da temporada, tem de aparecer o melhor Benfica!

Taça de Portugal - Jogo dos 1/8 Final

Sábado - dia 28:

Belenenses-SL BENFICA 18h Seguir em: https://livestream.com/andeboltv/events/6919293


Os eternos rivais SL Benfica e Sporting são os grandes intervenientes do jogo "grande" da 13ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, marcado para Sábado, às 19h30. O Derby será transmitido em directo pela BENFICA TV e TVI 24.

A formação Bi-Campeã Nacional, actual líder isolada do campeonato, vem de um derrota frente à Oliveirense e, portanto, a expectativa reside em retomar o caminhos dos triunfos diante do conjunto leonino. Os pupilos de Pedro Nunes merecem obviamente pavilhão lotado e um ambiente infernal a empurrá-los para a vitória. Força BENFICA!

Para superar o rival lisboeta, actual 4º classificado, que se encontra bem mais forte em relação a anos anteriores, o colectivo encarnado não pode conceder quaisquer facilidades. Se na vertente defensiva temos que estar organizados, solidários e concentrados durante os 50 min, no ataque não podemos perdoar quando surgirem as oportunidades para finalizar, fundamentalmente nas bolas paradas. Haverá momentos em que podemos aproveitar as transições rápidas para surpreender, haverá outros em que se impõe inteligência no processo ofensivo, sabendo quando devemos imprimir velocidade ou gerir a posse da bola. E sobretudo conseguir criar soluções novas se o adversário colocar problemas, como foi o caso do último jogo.

Conhecendo bem o carácter da equipa encarnada, estamos certos que mais do que ninguém, os jogadores querem dar uma resposta cabal ao desaire da semana passada, conquistando os três pontos nesta partida. Será por isso também relembrar, quem nem sempre é preciso fazer tudo depressa e bem, é preciso é saber gerir todos os momento do jogo.

Esta partida terá a arbitragem de uma dupla nortenha, Joaquim Pinto e Paulo Rainha. Assinalamos somente que o Benfica Eclético é um blog atento, e que Joaquim Pinto, finda a primeira Volta, apitou tantas vezes o Benfica como tinha feito nas últimas duas épocas.

Campeonato Nacional - Jogos da 13ª Jornada

Sábado - dia 28:

SL BENFICA-Sporting 19h30 BENFICA TV/TVI 24
Sp. Tomar-Valença HC 17h
AD Valongo-Oliveirense 18h30
Riba D'Ave-FC Porto 19h
HC Turquel-Candelária 21h
Juv. Viana-Paço de Arcos 21h30
OC Barcelos-AD Sanjoanense 21h30


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!






Sem comentários:

Enviar um comentário