segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Não há como escamotear as evidências. Este último fim de semana traduz-se como negativo para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Derrotas vergonhosas em Andebol e Basquetebol e, em Hóquei em Patins, a Oliveirense infligiu a primeira derrota ao Benfica no campeonato.

Portanto, há muito para escalpelizar da jornada desportiva que findou.


No jogo que marcou o arranque da 12ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol, o SL Benfica bateu taxativamente o Leixões por 3-0, (25-16; 25-16; 25-11).

A lei do mais forte prevaleceu no encontro disputado no Complexo da Luz. Com efeito, a formação benfiquista permanece com série invicta. Na tabela classificativa, o Benfica lidera confortavelmente com 36 pontos amealhados, seguindo-se Sp. Espinho e Fonte Bastardo (precisamente o nosso opositor no próximo Sábado), com 30 pontos, no 2º e 3º lugares respectivamente.

Quanto àquilo que se desenrolou na quadra, basicamente a desigualdade de forças fez-se notar claramente. O Leixões é um clube que possui pergaminhos na modalidade, mas encontra-se bem distante dos seus tempos áureos. Nos últimos anos, a sua luta é pela manutenção no principal escalão nacional, sendo o actual penúltimo classificado. José Jardim, conforme era esperado, rodou a equipa e, no cômputo geral, viu todos os jogadores corresponderem ao pretendido. Tiago Violas, Ché, Roberto Reis, Mart Van Werkhoven e João Magalhães foram as escolhas iniciais, as quais se juntaram a Zelão e Rapha.

A equipa matosinhense esforçou-se mas defrontou uma equipa, com valores individuais e colectivos incomparavelmente superiores, que não permitiu quaisquer chances. Os encarnados não sentiram problemas, como espelham os resultados dos sets (25-16; 25-16; 25-11). Curiosamente, aquele que foi o parcial mais desnivelado, o terceiro portanto, foi aquele em se registou algum equilíbrio, nomeadamente na fase inicial, fruto de alguma natural descompressão, contudo logo após o primeiro tempo técnico a normalidade se impôs.

Resultados Finais da 12ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Leixões (25-16; 25-16; 25-11)
Sp. Espinho 2-3 Castêlo da Maia (23-25; 25-23; 20-25; 26-24; 14-16)
SC Caldas 3-1 Ac. São Mamede (20-25; 25-22; 26-24; 25-20)
Esmoriz 3-0 Atl. Madalena (25-18; 25-15; 25-15)
Fonte Bastardo 3-0 Ac. Espinho (25-17; 25-20; 25-19)
VC Viana 0-3 V. Guimarães (13-25; 24-26; 22-25)


Em Estarreja, houve desaire surpreendente e comprometedor diante da AA Avanca, por 27-25, num embate referente à 20ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

D
epois do desenlace negativo na recepção ao ISMAI, nova aparatosa derrota, a fazer lembrar tempos dolorosos não muito distantes. Não pode acontecer, isto se queremos lutar pelo título mais importante a nível nacional. Há há desculpa.

Durante os primeiros instantes do jogo, o equilíbrio foi uma tendência, porém não demorou muito o adiantamento no marcador por parte das águias que entretanto alcançaram uma vantagem de quatro golos (5-9). O técnico caseiro pediu desconto de tempo, a cerca de 10 min do final do 1º tempo, e surtiu efeito. Com um parcial de 5-0, os avancanenses atingiram a reviravolta no marcador (6-10 para 11-10), aproveitando uma série de falhas técnicas e de ataques sem nexo por parte da formação forasteira. Prontamente, o Benfica reagiu e concretizou nova reviravolta. A primeira parte terminou com 13-15 favorável aos pupilos de Mariano Ortega.

Após o intervalo, as águias continuaram na frente do marcador, com 1/2 golos de vantagem, e por conseguinte a incerteza no resultado manteve-se até aos derradeiros instantes. Falta de intensidade e mobilidade de jogo, bem como erros individuais inadmissíveis patenteados durante os 60 min (há jogadores em nítida queda de rendimento), ditaram uma recta final de jogo medíocre. Ao passo que a AA Avanca, galvanizada pelo seu público, neutralizou o ataque contrário (apenas cinco golos do Benfica nos último 15/20 min) e foi eficaz na vertente ofensiva (com um parcial de 5-0, já dentro dos 10 min finais, transformou 21-23 em 26-23). Se Hugo Figueira não fez a diferença, o mesmo não se pode dizer do Guarda-redes anfitrião.

Sublinhe-se o inconformismo de Belone Moreira que, com 9 golos, se distinguiu como o artilheiro da partida.

Resultados Finais da 20ª Jornada

AA Avanca 27-25 SL BENFICA
Ac. São Mamede 22-22 Sp. Horta
Sporting 39-28 Arsenal Clube Devesa
Boa Hora FC 21-31 Belenenses
AC Fafe 27-28 FC Porto
ABC 26-26 Madeira SAD
Águas Santas-ISMAI (8/02, às 21h)


Os Bi-Campeões Nacionais de Hóquei em Patins cederam os primeiros pontos para o Campeonato Nacional, após derrota por 4-2 diante da Oliveirense, num duelo entre candidatos e respeitante à 12ª Jornada.

Os dois finalistas da edição 2015/2016 da Liga Europeia subiram à pista e proporcionaram um belo jogo de hóquei em patins. O Benfica entrou forte no jogo, e teve várias situações de golo, mas cedo Xavier Puigbi emergiu como figura da noite, negando várias vezes os golos aos encarnados. Cerca dos 6 min, João Rodrigues desperdiçou uma grande penalidade e três (!!!) situações de recarga. Na resposta e em contra-ataque, Pedro Moreira assistiu Ricardo Barreiros que desviou para o primeiro da partida. Respondeu com golo o Benfica. Carlos Nicolia de livre directo fez o 1-1 somente 2 min depois do primeiro golo. Até ao intervalo, o Benfica teve um momento, entre os dez e vinte min do primeiro tempo, em que criou pouco perigo junto da baliza adversária. Mas terminou bem a primeira parte, e podia esperar-se mais na segunda.

Ao intervalo, algum problema reteve Guillem Trabal na cabine por mais tempo que o esperado, e em vez de esperar ou fazer por esperar, o jogo prosseguiu com Diogo Almeida, a frio, na baliza. E ainda no primeiro min da segunda parte, e já com Trabal pronto para reentrar, Pablo Cancela fez o 2-1. Não correram bem os min seguintes ao Benfica, e Pedro Nunes rapidamente sentiu necessidade de mexer na equipa, mas sem efeitos. O 3-1 chegava aos 9 min, com o júnior Jorge Almeida a saltar do banco para desfeitear, com alguma sorte à mistura, Trabal. O Benfica acusou este golo, e não reagiu como devia ser. Muita iniciativa mas pouco esclarecimento. Muitas dificuldades em finalizar, e com os remates a esbarrarem em Puigbi. A 11 min do fim, Jordi Bargalló, outra das figuras do jogo, disparou no contra-ataque e ampliou para 4-1. Um golo que sentenciou praticamente a partida. Era uma noite não do Benfica. Não tão intenso como habitual, não tão eficaz como habitual. O jogo foi caminhando penosamente para o fim, e somente a 5 seg do fim chegou o 4-2, por Nicolia em tiro do meio da rua. 

Resultado justo atendendo ao que se passou dentro do rinque. À partida para esta jornada, o Benfica somava por vitórias os jogos realizados, todavia a série invicta foi quebrada e o campeonato está indubitavelmente ao rubro, com FC Porto, Oliveirense e Sporting próximos.


Resultados Finais da 12ª Jornada

Oliveirense 4-2 SL BENFICA
Sporting 5-3 Sp. Tomar
AD Sanjoanense 2-0 Riba D'Ave
FC Porto 4-1 AD Valongo
Valença HC 6-2 HC Turquel
Paço de Arcos 2-2 OC Barcelos
Candelária 2-3 Juv. Viana


No recinto do Illiabum, em Aveiro, as águias do Basquetebol averbaram uma derrota expressiva, por 85-71, em jogo da 16ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Liderança perdida para o FC Porto. Passamos a ser o terceiro classificado. Mais uma desilusão. Surpresa? Só para os mais distraídos... Como se explica mais uma vergonhosa actuação? As ausências de Damian Hollis e Tomás Barroso não justificam nem atenuam. Pelos vistos, já não chega ter melhor plantel.

Esta partida não foi alvo de transmissão televisiva, pelo que nos socorremos das estatísticas para tentar descortinar o que se passou no último Sábado. 
Em teoria, a tarefa não se adivinhava muito fácil para o Benfica, em virtude do excelente campeonato protagonizado até ao momento pela equipa de Ílhavo. Mas obviamente o favoritismo estava do lado benfiquista.

Um dos aspectos, seguramente, que fez a diferença prende-se com as menores percentagens no capítulo de lançamento (49% contra 62% de 2 pontos, 30% contra 42% de 3 pontos) apresentadas pelas águias. Ademais, perdemos na luta das tabelas (27-35) e contabilizamos menos assistências (15-20) o que indica pouco sentido colectivo do nosso jogo

Os pupilos às ordens de Carlos Lisboa viram, desde o quarto inicial, o Illiabum assumir o comando do marcador, sendo que, ao intervalo, a diferença era de apenas 7 pontos (47-40). Na 2ª parte, a formação ilhavense continuou por cima, mas apenas no 4ª Período descolou definitivamente, com a vantagem no marcador a cifrar-se na casa das "dezenas" (14 pontos de diferença). A actuação das águias no derradeiro parcial foi miserável, com somente 8 pontos concretizados, enquanto o conjunto da casa com maior confiança partiu tranquilamente para a vitória.

Resultados Finais da 16ª Jornada

Illiabum 85-71 SL BENFICA
Maia Basket 82-89 Lusitânia
Eléctrico 56-77 Oliveirense
Ovarense 88-67 Sampaense
V. Guimarães 83-80 Galitos Barreiro
FC Porto 91-68 CAB Madeira


Na visita a Vila do Conde, perante o Rio Ave, o Benfica não defraudou as expectativas e venceu por 1-5, num embate a contar para a 16ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Futsal.

Antes da pausa competitiva (próximo encontro é para os 1/16 Final da Taça de Portugal e está marcado para o início de Fevereiro), para a Selecção Nacional, os encarnados cimentaram a vice-liderança, em virtude do empate logrado pelo Sp. Braga em Oliveira de Azeméis, mas continuam a 5 pontos do topo da classificação.

Cristiano Marques novamente a merecer a confiança do técnico benfiquista, tendo actuado durante os 40 min. Cristian Dominguez, Gonçalo Alves, Bruno Coelho (castigado) e Mário de Freitas não viajaram com a equipa.

A turma de Joel Rocha dominou por completo o jogo, no entanto apenas na parte final da primeira metade da 2ª parte se colocou em posição de vantagem no marcador, fruto de imensas ocasiões soberanas desperdiçadas. Do outro lado, verificou-se um Rio Ave praticamente inofensivo, isto é, raramente criou perigo junto da baliza encarnada.

A equipa da casa desbloqueou o marcador, com cerca de 2 min de jogo, numa falha clamorosa do guardião Cristiano. Mas imediatamente a vantagem anfitriã foi desfeita. Canto a favor das águias, apontado por Chaguinha, e Fernando Wilhelm deu a melhor sequência, fazendo uso do seu potente pé esquerdo, com um remate cruzado. Até ao intervalo, o marcador não sofreu alterações. O 1-1 castigava a ineficácia ofensiva dos encarnados, que enviaram duas bolas ao poste e vacilaram diversas vezes na definição dos lances de ataque.

A coesa defensiva aliada a uma exibição portentosa do guardião vilacondense foram adiando o inevitável. O Benfica surgiu mais intenso e impôs um ritmo mais vigoroso, tendo finalmente chegado à vantagem, a 11 min do fim, por intermédio de Franklin, após ser solicitado por Jefferson através de um "bico". Dois min volvidos, Rafael Henmi elevou o resultado para 1-3, ao desviar ao segundo poste para o fundo da baliza verde e branca. Entretanto mais uma bola atirada ao poste e mais uma série de oportunidades não aproveitadas. A sensivelmente 4 min do apito final, os nortenhos arriscaram a situação de "5 para 4", mas foi o Benfica a marcar, e por duas ocasiões. Primeiro, Ré isolado não falhou. E a fechar as contas da partida, Fernando bisou a culminar uma bela jogada colectiva e conduzida por Franklin.

Resultados Finais da 16ª Jornada

Rio Ave 1-5 SL BENFICA
Unidos Pinheirense 3-4 Quinta dos Lombos
AD Fundão 5-2 CS São João
Futsal Azeméis 3-3 Sp. Braga
Os Vinhais 6-6 Leões de Porto Salvo
Módicus 8-4 Burinhosa
Sporting 5-0 Belenenses


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


1 comentário:

  1. no inicio da epoca perdemos o torra enao fomos buscar este grande jogador Jordi Bargalló porke,tantos milhoes pr o futebol e pr as modalidades so migalhas,se keremos ter grandes ekipas pr lutar temos de ter os bons jogadoes, no andebol nao temos bons jogadores so mediocres,principalmente os estrangeiros, no futsal precisamos de 2 ou 3 jogadores bons,Gonçalo Alvesesta velho, e Mário de Freitas, Jefferson nao sao jogadores pr o benfica,o resto tem de render bastante mais ,estao a jogar metade dakilo ke ja os vi jogar !!

    ResponderEliminar