sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Um arranque positivo na Taça Challenge de Voleibol, um novo percalço em Basquetebol e uma vitória importante em Andebol para os respectivos campeonatos.

Confira o rescaldo de cada partida onde o "Manto Sagrado" foi um dos protagonistas nos últimos dois dias. 


A equipa de Voleibol do SL Benfica venceu por 3-2 a formação do Biogas Volley Nafels, em partida da 1ª Mão dos 1/16 Final da Taça Challenge.

Objectivamente, o Benfica necessita de vencer na Suíça para avançar para os Oitavos de Final. Se perdermos, por 3-0 ou 3-1, somos eliminados, por 3-2, disputar-se- á um "golden set" para decidir qual a equipa que se qualificará.

No jogo que marcou a estreia europeia do Benfica nesta temporada, bem como o reencontro com a formação helvética, os comandados de José Jardim pareciam ter tudo encaminhado para um arranque implacável, porém descomprimiram, de sobremaneira, e o rival aproveitou para vencer dois sets e igualar a contenda.

Nota para a inclusão de Hugo Gaspar na equipa inicial, em detrimento de Ché. Como acima mencionado, as águias entraram claramente por cima na quadra, impondo toda a sua qualidade e colocando em nítidas dificuldades a organização contrária, tendo vencido o primeiro parcial por categóricos 25-12. No 2º set, houve maior equilíbrio na fase inicial, como atesta o 7-8 favorável aos forasteiros aquando da primeira paragem técnica, mas a superioridade anfitriã voltou a vir ao de cima (16-11), e até final gerimos bem a vantagem (25-18).

A partir do 3º set, os papéis inverteram-se. Apoiados num serviço agressivo, bloco a funcionar e aumento do nível de eficácia na recepção, os suíços venceram os dois sets seguintes, por 17-25 e 26-28, garantindo desde logo uma posição algo confortável para o embate da 2ª Mão, que se encontra marcado para o dia 22 de Dezembro.

A turma encarnada esteve praticamente sempre no comando da marcha do marcador durante o 4º set, teve 3 "match points", mas permitiu, numa recta final emocionante e controversa, que o adversário triunfasse novamente, adiando a decisão do encontro para a "negra". Um erro clamoroso por parte dos árbitros, que não assinalaram ponto favorável ao Benfica quando uma bola de Roberto Reis tocou indiscutivelmente no solo, resultou no 26-28, ao invés de 27-27. No 5º e decisivo set, o Benfica voltou a impor a sua qualidade e fechou o jogo (15-10).

Resultado Final da 1ª Mão da Taça Challenge (1/16 Final)

SL BENFICA 3-2 Biogas Volley Nafels (25-12; 25-18; 17-25; 26-28; 15-10)


No início de um ciclo importante de jogos, os nossos rapazes do Andebol derrotaram o Madeira SAD por 27-30, no Funchal, em embate da 15ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

O conjunto orientado por Mariano Ortega derrubou um dos obstáculos mais duros do campeonato, pelo que esta vitória em terras madeirenses merece ser valorizada. Para além de aumentarmos a distância relativamente ao 5º classificado, justamente o Madeira SAD, mantemo-nos de forma sólida no encalço de FC Porto (nosso adversário na próxima ronda) e Sporting, respectivamente 1º e 2º classificados.

O jogo não contou com transmissão televisiva, mas pela marcha do marcador e pelo que deu para apurar, no global resumiu-se numa partida bastante disputada de princípio a fim. A equipa da casa tomou conta do encontro a partir da segunda metade da primeira parte, chegando a ter uma vantagem de três golos (10-7), diminuída para a diferença mínima pelos encarnados já bem perto do intervalo, onde se verificava 15-14 favorável aos insulares.

No segundo tempo, o Benfica empatou a 15 golos e o jogo manteve-se equilibrado durante os primeiros 15 min, mas depois as águias endureceram o ritmo, aproveitaram o desgaste físico dos homens de Paulo Fidalgo, e descolaram no marcador (21-24), alcançando uma vantagem confortável (22-27) gerida até ao final, confirmando a conquista de três preciosos pontos.

No capítulo individual, nota para os cinco golos apontados por Elledy Semedo, Tiago Pereira, Uelington da Silva e João Pais.

Resultados Finais da 15ª Jornada

Madeira SAD 27-30 SL BENFICA
Ac. São Mamede 28-30 Águas Santas
FC Porto 26-24 ISMAI
Sporting 38-26 Boa Hora FC
ABC 34-28 AC Fafe
Sp. Horta 19-24 Belenenses
Arsenal Clube Devesa 23-23 AA Avanca


Em Basquetebol, os encarnados tropeçaram no Barreiro, por 69-68, diante do Galitos, em encontro relativo à 10ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Quando apanha pela frente uma equipa bem trabalhada, com processos bem definidos (mérito do seu treinador André Martins), o Benfica treme por todos os lados. 
Somamos o segundo desaire nesta Fase Regular. Desta forma, Galitos Barreiro e FC Porto partilham agora liderança connosco.

Já não deixa ninguém perplexo, infelizmente. Qualquer leigo conclui que não existe organização ofensiva da equipa. Não se vislumbra critério/dinâmica, no cômputo geral, os nossos ataques surgem de iniciativas individuais. Defensivamente é de uma passividade atroz a permitir demasiados lançamentos fáceis, ainda por cima com Carlos Andrade de fora das opções de Carlos Lisboa devido a lesão. Depois há a rotação do plantel, que é "para inglês ver", porque nos momentos de maior aperto são sempre os mesmos que jogam. Enfim, já cansa repetir a mesma lenga-lenga...

Os dois primeiros períodos foram renhidos, com ambas as equipas irregulares, mercê de algumas más decisões no processo ofensivo e de passividade no sistema defensivo. Ao intervalo, era o Benfica que estava em vantagem, 35-38.

O 3º Período foi dominado pela formação da casa, que arrancou um parcial de 9-0 (35-40 para 44-40). O Benfica fez 11 pontos, sim 11 míseros pontos! Os anfitriões, empolgados pelo seu público, lutaram bravamente para repetir a façanha conseguida pela Oliveirense a 20 de Novembro. Revelaram maior acerto, impuseram mais agressividade e intensidade nas suas acções e estiveram a bom nível no capítulo dos ressaltos, particularmente ofensivos, que lhes permitiu descolar um pouco no marcador durante algum tempo, pese embora o 50-49 registado à entrada para o 4º e decisivo parcial.

Nos últimos 10 min, as águias reagiram e chegaram consumar a reviravolta mas foi "sol de pouca dura". Como tínhamos assinalado na crónica de antevisão deste duelo, o real perigo desta formação da margem Sul consiste em Jarred Jackson (Base) e Stephen Grosey (Extremo-Poste). Ambos estiveram em plano de evidência e nos momentos decisivos foram os mais esclarecidos em campo, carregando a equipa às costas até ao apito final. Nos derradeiros instantes, o Benfica teve possibilidade para atirar com sucesso ao cesto (seriam dois pontos que chegava para a vitória) mas falhou redondamente.

Resultados Finais da 10ª Jornada

Galitos Barreiro 69-68 SL BENFICA
FC Porto 85-73 Illiabum
Sampaense 70-81 Oliveirense
Lusitânia 74-92 CAB Madeira
V. Guimarães 104-77 Eléctrico
Ovarense 81-71 Maia Basket


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário