terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Pleno de vitórias nos seis jogos disputados pelas nossas queridas modalidades de pavilhão. Assim tudo faz sentido, assim se cumpre o desígnio do nosso estimado e glorioso clube.

Confira o rescaldo de mais um fim de semana à BENFICA.


Em Voleibol, as águias ultrapassaram sem dificuldades o duplo compromisso do fim de semana que passou. Apuramento para os Quartos de Final da Taça de Portugal e manutenção do registo imaculado para a 1º Fase do Campeonato Nacional.

Nos dois embates, imperou a lei do mais forte, com dois triunfos pela margem máxima. Dois desfechos que se previam. Missão cumprida, com José Jardim a gerir bem o cansaço resultante dos dois jogos e das viagens.

Em São Mamede de Infesta, para a 8ª Jornada da principal competição nacional, JJ fez alinhar praticamente todas as melhores opções e, com os parciais de 21-25, 20-25 e 16-25, o Benfica somou 3 pontos pela 8ª vez em outros tantos jogos, conservando a diferença pontual comparativamente a Sp. Espinho e Fonte Bastardo, com 4 e 5 pontos respectivamente. À excepção do 1º set, que se manteve equilibrado até aos momentos decisivos, o Benfica controlou sempre as incidências do jogo.

Enquanto no Domingo, antes do Derby de Futebol ganho pelo Benfica, num confronto histórico da modalidade, triunfo categórico ante o V. Guimarães, como atestam os parciais (25-13; 25-19; 25-15). Desta vez, o técnico benfiquista optou por dar oportunidade a jogadores menos utilizados mas nem por isso a qualidade de jogo baixou. Na próxima fase da Taça de Portugal iremos enfrentar o VC Viana.

Resultados Finais da 8ª Jornada

Ac. São Mamede 0-3 SL BENFICA (21-25; 20-25; 16-25)
Castêlo da Maia 3-1 V. Guimarães (23-25; 25-16; 25-22; 25-13)
Fonte Bastardo 3-0 SC Caldas (25-22; 25-20; 25-20)
Esmoriz 3-0 Ac. Espinho (25-15; 25-17; 25-10)
Sp. Espinho 3-0 Leixões (25-16; 25-10; 25-17)
VC Viana 3-0 Atl. Madalena (25-19; 25-16; 25-21)

Resultado Final dos 1/8 Final

SL BENFICA 3-0 V. Guimarães (25-13; 25-19; 25-15)


Na Luz, as águias infligiram uma goleada à Quinta dos Lombos, por 10-1, em jogo a contar para a 11ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal.

A equipa oriunda do Carcavelos não teve argumentos para contrariar a dinâmica forte imposta pelos homens que envergam o "Manto Sagrado". Os números desnivelados não deixam margem para dúvidas.

Jogo sem história, de sentido único. Ao intervalo, o Benfica vencia apenas por 3-0 mas depois cilindrou o adversário, retomando assim o trilho dos triunfos. Ademais, ultrapassou os problemas da eficácia, fundamentalmente nos segundos 20 min, muito embora tenha criado oportunidades no Sábado para um resultado ainda mais avultado. Com Elisandro a nossa capacidade para atirar de forma certeira à baliza aumenta exponencialmente.

Mas quanto ao evoluir do marcador, este só mexeu pela primeira vez com cerca de 7:30 min jogados. A pressão alta de Mário Freitas surtiu efeito, provocando o erro adversário, com Alessandro Patias a recuperar a posse do esférico e a disparar sem oposição. Estavam inauguradas as contas da partida. A menos de 6 min do final da 1ª etapa, Rafael Henmi ampliou as distâncias numa jogada de contra-golpe e, 1 min depois, Jefferson aproveitou a baliza deserta para fazer o 3-0, coroando assim um regresso após paragem prolongada por lesão.

Na 2ª parte, assistiu-se a um vendaval de golos, com Joel Rocha a dar oportunidade aos menos utilizados (Cristiano Marques, Tiaguinho). No entanto, nos primeiros segundos, a equipa da Linha reduziu para 3-1, com um remate quase sem ângulo a concluir uma transição rápida. Mas depois, bem, depois apareceram as excelentes finalizações de Elisandro. O brasileiro estava endiabrado, sendo uma ameaça constante para o adversário, e fazendo uso do seu portentoso pé esquerdo marcou 4 golos, deixando as águias a vencer por 7-1. Gonçalo Alves, o Capitão encarnado, também fez o gosto ao pé após combinar com Chaguinha, que pouco depois assistido por Ré desviou para o interior da baliza contrária. O último golo do jogo foi da autoria de Mário Freitas, já dentro do min final, numa incursão individual a que já nos habituou.

Resultados Finais da 11ª Jornada

SL BENFICA 10-1 Quinta dos Lombos
CS São João 2-5 Belenenses
AD Fundão 4-2 Rio Ave
Os Vinhais 1-4 Sp. Braga
Leões de Porto Salvo 5-4 Burinhosa
Sporting 6-3 Módicus
Unidos Pinheirense-Futsal Azeméis (Adiado)


Mais uma vitória no Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Num embate relativo à 10ª ronda e que colocou frente-a-frente pólos opostos da classificação, as águias despacharam sem contemplações a AD Sanjoanense, por 1-12.

A formação encarnada deixou de ter a companhia no topo da pauta classificativa, uma vez que a Oliveirense saiu derrotada do Dragão Caixa, por 6-4.

Jogo completamente controlado pelos pupilos de Pedro Nunes, pese embora o atrevimento ocasional do conjunto anfitrião. E a vitória poderia ter sido ainda mais folgada, em virtude das diversas bolas enviadas aos postes. Uma palavra de reconhecimento para o fantástico ambiente, criado pelos adeptos da casa, num pavilhão a roçar a lotação esgotada.

Entrada autoritária dos Bi-Campeões Nacionais em São João da Madeira. Uma falta na nossa área, logo nos segundos iniciais, fruto de uma "stickada" deliberada a prender o patim de um elemento nosso, e livre directo assinalado. Na cobrança, Carlos Nicolia permitiu a defesa ao guardião contrário mas na recarga não perdoou, abrindo assim o activo. O astro argentino voltou a estar em evidência com várias assistências primorosas. Cerca de 3 min volvidos, Diogo Rafael fez o 0-2. Na baliza, Trabal mostrou segurança, por exemplo como aconteceu com praticamente 7 min disputados, quando defendeu uma grande penalidade. Perto do final da 1ª metade da 1ª parte, João Rodrigues ampliou para 0-3. Até ao intervalo, Jordi Adroher, por duas vezes, acentuou a vantagem encarnada, o 1º golo através de uma espectacular acção individual culminada com uma "picadinha" e o 2º tento na sequência de um livre directo a nosso favor.

Na 2ª parte, nova entrada determinada por parte dos encarnados e até semelhante ao começo do jogo, com três golos no espaço de 7 min. Adroher completou um "poker" e, pelo meio, Tiago Rafael desferiu com sucesso um remate de meia distância. Entretanto, com a vitória mais do que garantida, o técnico encarnado começou a rodar o plantel e fez descansar os jogadores mais utilizados. Diogo Almeida rendeu Trabal na baliza benfiquista. A 13 min do fim, João Rodrigues partiu para mais uma exibição recheada de golos. Assinou o 0-9 e, logo de seguida, os visitados conseguiram reduzir, num lance envolto em polémica, pois alegadamente a bola não terá transposto totalmente a linha de golo. Já com o jovem João Sardo em pista, ainda houve tempo para João Rodrigues marcar por três vezes, logrando uma "manita". Nos instantes finais, quer a AD Sanjoanense quer as águias, por intermédio de João Sardo, desperdiçaram os livres directos que dispuseram, a castigar a 10ª falta de ambas as equipas.

Agora segue-se uma paragem para o campeonato, mas pela frente temos um ciclo de jogos de elevado grau de dificuldade até ao final da 1ª Volta. O próximo jogo está marcado para o dia 7 de Janeiro, com a recepção ao rival FC Porto. Depois vamos a Oliveira de Azeméis e recebemos o Sporting.

Resultados Finais da 10ª Jornada

AD Sanjoanense 1-12 SL BENFICA
Sp. Tomar 5-2 Juv. Viana
FC Porto 6-4 Oliveirense
Paço de Arcos 0-5 AD Valongo
HC Turquel 3-7 Sporting
Valença HC 2-4 OC Barcelos
Candelária 2-4 Riba D'Ave


Em solo algarvio, qualificação assegurada para os Oitavos de Final da Taça de Portugal de Andebol, após triunfo robusto ante o Lagoa AC, por 10-39.

Diante de um adversário que milita na 3ª Divisão lusa, o colectivo benfiquista abordou o jogo com muita competência, sem facilitismos, e venceu confortavelmente, numa partida pautada pela aposta em muitos jovens, como foram os casos de Valter Soares, André Alves, Gustavo Capdeville.

O encontro não foi objecto de transmissão televisiva, mas pela estatística depreende-se que Benfica entrou a toda a força e cavou um fosso considerável no "score", logo nos momentos iniciais da eliminatória (1-12 ao cabo de 15 min). Dominou o jogo a seu belo prazer, encarando o adversário com a máxima seriedade e sem qualquer arrogância, chegando ao intervalo a vencer por expressivos 3-18. Na segunda parte, aumentou sem surpresa a diferença, mesmo apresentando segundas linhas (David Pinto, Francisco Pereira) e jogadores que actuam na nossa Formação. Ênfase para Stefan Terzic que, com os seus sete golos, foi o melhor marcador da partida.

Resultado Final dos 1/16 Final

Lagoa AC 10-39 SL BENFICA


Por último, as águias do Basquetebol voltaram à rota das vitórias, por 72-90, na visita ao pavilhão do CAB Madeira, em jogo a contar para a 11ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Depois de uma péssima tarde no Barreiro, exigia-se uma resposta apropriada, portanto positiva, neste Domingo em território madeirense. Partilhamos a liderança da tabela classificativa com FC Porto e Galitos, no fecho da 1ª Volta.

Os insulares criaram bastantes dificuldades, especialmente na 1ª parte por via do jogo interior, onde o experiente Frederick Gentry (24 pontos e 5 ressaltos), uma "velha" raposa do Basquetebol português que nos é muito familiar, confirmou que ainda é um jogador muito útil e perigoso, quer nas acções defensivas quer nas acções ofensivas. Contudo, a formação sob as ordens de Carlos Lisboa cumpriu a missão, revelando boa eficácia no tiro exterior (52%) e na linha de lance livre (87%).

As águias, com bom aproveitamento dos lançamentos longos, terminaram os 10 min iniciais no comando do marcador, 22-30. No 2º Período, ambas as equipas melhoraram no capítulo defensivo e, ao intervalo, o "placar" ditava 35-48 a favor do Benfica. Para a etapa complementar estava reservada uma partida renhida, embora com ligeiro ascendente dos homens de "águia ao peito". No 3º quarto, ambas as equipas voltaram a evidenciar bons índices de concretização, com a vantagem na casa das dezenas a manter-se por parte dos lisboetas (56-72). Nos derradeiros 10 min, houve equilíbrio mas sem colocar em causa a superioridade benfiquista, como espelham os 18 pontos de diferença no final do encontro.

Raven Barber foi o MVP do jogo (26.5 de valorização) com 14 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências, auxiliado por Damian Hollis (16 pontos, 7 ressaltos e 3 assistências), Carlos Andrade (13 pontos e 5 ressaltos) e Carlos Morais (12 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências).

Resultados Finais da 11ª Jornada

CAB Madeira 72-90 SL BENFICA
Oliveirense 72-54 Ovarense
Illiabum 68-71 V. Guimarães
Lusitânia 88-83 Sampaense
Elétrico 58-70 Galitos Barreiro
Maia Basket 66-90 FC Porto


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


2 comentários:

  1. Tens o Benfica a perder 0-3 com o Vitória no Vólei.
    Corrige lá isso que já me assustaste. Eu como não ligo muito às modalidades, uso este blogue pra me informar e de repente, pensei que tínhamos perdido.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está corrigido. Obrigado pelo reparo.

      Batemos o Vitória Sport Clube e iremos defrontar o Voleibol Clube de Viana nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Voleibol

      Obrigado pela preferência.

      Saudações benfiquistas

      Eliminar