terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A desilusão do fim de semana veio de Vila Nova de Famalicão, com a derrota em Basquetebol. Tudo o resto foram vitórias, ainda que com alguns percalços.

Confira uma síntese do que se desenrolou em cada uma das partidas onde o "Manto Sagrado" esteve em evidencia.


O Benfica confirmou o claro favoritismo e venceu os dois jogos disputados no passado fim de semana, a contar para a 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Saldo positivo, pois claro. Manutenção no topo da pauta classificativa, com 4 pontos de vantagem sobre Sp. Espinho e agora 6 pontos sobre a Fonte Bastardo que somou apenas 5 pontos nesta dupla jornada.

No Pavilhão Rainha D. Leonor, o SL Benfica venceu, por 1-3 (25-23; 16-25; 21-25; 14-25), frente ao SC Caldas, em desafio da 9ª Jornada.

Na tarde de Domingo, a formação do Prof. José Jardim recebeu e bateu o Esmoriz, por 3-0 (25-20; 25-17; 25-21), em encontro relativo à 10ª Jornada.

Dois opositores que se poderiam tornar perigosos, aliás partilham o estatuto de "equipa-sensação", conforme espelham os lugares que ambas as equipas ocupam na classificação. Todavia, as águias abordaram ambos os jogos com seriedade q.b. para não haver lugar a surpresas, e com naturalidade impuseram-se nas diferentes áreas do jogo. Nas Caldas da Rainha, apesar do set inicial ter sido vencido pelos da casa, a vitória foi inequívoca, tal como se sucedeu na recepção ao Esmoriz que revelou organização e a espaços dividiu o jogo connosco. O timoneiro encarnado rodou o plantel à disposição (Ivo Casas cedeu o lugar a João Magalhães no confronto com o Esmoriz), ficando uma vez mais demonstrado que estamos bem servidos em qualidade e quantidade.

Agora as atenções viram-se para a Challenge Cup, onde iremos discutir a continuidade na competição europeia, na próxima Quinta-feira

Resultados Finais da 9ª Jornada

SC Caldas 1-3 SL BENFICA (25-23; 16-25; 21-25; 14-25)
Leixões 1-3 Castêlo da Maia (17-25; 21-25; 25-20; 12-25)
Ac. Espinho 0-3 Ac. São Mamede (18-25; 21-25; 19-25)
Atl. Madalena 0-3 Fonte Bastardo (17-25; 11-25; 19-25)
Sp. Espinho 3-0 VC Viana (25-20; 25-8; 25-17)
V. Guimarães 1-3 Esmoriz (19-25; 25-18; 22-25; 18-25)

Resultados Finais da 10ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Esmoriz (25-20; 25-17; 25-21)
Atl. Madalena 0-3 Sp. Espinho (15-25; 19-25; 14-25)
Ac. Espinho 0-3 Castêlo da Maia (19-25; 22-25; 19-25)
SC Caldas 2-3 VC Viana (23-25; 25-20; 14-25; 25-16; 11-15)
Ac. São Mamede 2-3 Fonte Bastardo (25-19; 23-25; 25-19; 19-25; 11-15)
Leixões 1-3 V. Guimarães (16-25; 25-23; 17-25; 23-25)


No início da 2ª Volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol, os comandados de Carlos Lisboa perderam, por 68-65, em "casa" do V. Guimarães. Vergonhoso!

Definitivamente, a lição ainda não foi aprendida. No passado Sábado aconteceu a terceira derrota encarnada na prova. Estamos no 5º lugar da tabela classificativa. Já chega disto! A nossa obrigação é ganhar os jogos todos até final desta fase!

Este duelo foi disputado no Pavilhão Municipal de Famalicão, em virtude da realização do Campeonato Nacional de Kickboxing no Pavilhão do Vitória SC. Não há muito a dizer de mais um deslize encarnado. As estatísticas espelham a nossa actuação. Péssima eficácia ofensiva no tiro exterior (25%, 3/12) e mais "turnovers" cometidos (23 contra 8). 31 pontos na 1ª parte diz tudo sobre o desempenho benfiquista. Uma equipa que vive das acções individuais facilmente tropeça diante de colectivo satisfatoriamente bem trabalhado. Um triplo do meio da rua, "ao cair do pano", fechou a contenda. 

Esta Quarta-feira, no Pavilhão Fidelidade, há duelo marcado para a 2ª Fase da FIBA Europe Cup.

Resultados Finais da 12ª Jornada

V. Guimarães 68-65 SL BENFICA
Ovarense 73-84 Illiabum
CAB Madeira 104-71 Sampaense
Galitos Barreiro 89-77 Lusitânia
FC Porto 97-76 Eléctrico
Maia Basket 70-76 Oliveirense


Vitória sofrida em Andebol, por 30-31, na visita ao reduto do Belenenses, em encontro da 17ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Regresso às vitórias, depois do desaire na recepção ao FC Porto. Permanecemos no 3º lugar da classificação. Devido à vitória do ABC em "casa" do Sporting (23-26), voltamos a estar à distância de dois pontos dos leões, actuais 2º classificados.

A equipa do Restelo vendeu bem cara a derrota. Encarnados estiveram grande parte do tempo em desvantagem mas nos derradeiros instantes da partida revelaram uma lucidez suficiente para a conquista dos três pontos.

Na 1ª parte, a formação oriunda de Belém entrou destemida e logrou uma vantagem de três golos de diferença (7-4), contudo os homens de "águia ao peito" reagiram e levaram o marcador para uma desvantagem mínima no intervalo do jogo (16-15).

Depois do descanso regulamentar, prevaleceu o equilíbrio durante sensivelmente 10 min. A partir daí, foi a vez do Benfica cavar uma vantagem de três golos de diferença (21-24), porém a dois min do apito final permitiu a igualdade aos visitados (29-29). Paulo Moreno foi o herói encarnado ao apontar o derradeiro tento que selou o triunfo benfiquista, no entanto é igualmente justo realçar a veia goleadora de Belone Moreira, que se cotou como o melhor marcador, com 10 golos concretizados.

Última nota para a boa prestação dos diversos atletas que se encontram cedidos temporariamente à formação de Belém, particularmente Ivo Santos que com 7 golos se distinguiu como um dos melhores marcadores dos azuis.

Resultados Finais da 17ª Jornada

Belenenses 30-31 SL BENFICA
Madeira SAD 29-30 Águas Santas
Ac. São Mamede 21-29 AC Fafe
Sporting 23-26 ABC
Arsenal Clube Devesa 24-29 Boa Hora FC
FC Porto-AA Avanca (18/01, às 20h30)
Sp. Horta-ISMAI (14/02, às 21h)


Na noite de Sábado, houve um emocionante duelo em território italiano. O Campeão da Europa arrecadou, com uma fantástica reviravolta, nova vitória, 6-7 diante do Amatori Lodi, para a 3ª Ronda do Grupo A da Liga Europeia de Hóquei em Patins.

Jogo pautado pela alternância no marcador e por muitos golos, especialmente após o descanso regulamentar. As águias cimentaram a sua posição na liderança da tabela classificativa e estão mais próximos de carimbar o passaporte para os Quartos de Final da principal competição europeia de clubes da modalidade.

Os homens da casa, treinados por um português, estavam alertados para a velocidade e vertigem do jogo encarnado e procuraram surpreender no contra-golpe. Empolgados pelo seu vibrante público, os italianos, com o seu tradicional cinismo, entraram na partida praticamente a vencer. De tal forma que ainda o jogo se encontrava na fase inicial, e o Lodi já vencia por 2-0. A reacção das águias, que contaram com o apoio de mais de três dezenas de fervorosos benfiquistas, foi pronta. Jordi Adroher, numa bela stickada após ser servido por Tiago Rafael e Carlos Nicolia, num lance magnífico em que contornou a baliza contrária e surpreendeu o guardião com uma "picadinha", restabeleceram a igualdade. Ao intervalo, tudo empatado a duas bolas.

No início da 2ª parte, os anfitriões voltaram a surpreender e a aproveitar as debilidades encarnadas na vertente defensiva, chegando novamente à vantagem e logo de seguida ampliaram para 4-2. Nicolia reduziu, na transformação de um livre directo, todavia na resposta os italianos marcaram mais dois golos. Restavam 8 min para o término da partida. Mas quem tem o melhor hoquista do mundo nas suas fileiras jamais pode deitar a toalha ao chão. O génio Nicolia, autor de mais uma portentosa exibição, carregou o Benfica às costas e foi encetada uma auspiciosa recuperação que redundou numa brilhante e memorável reviravolta (de 6-3 para 6-7). Golos de Nicolia, por duas vezes (o último dos quais a encerrar as contas do embate num fabuloso remate cruzado de meia distância), Diogo Rafael e João Rodrigues.

Pela frente há a habitual paragem natalícia e o próximo compromisso oficial encontra-se agendado apenas para 2017 e para o Campeonato Nacional.

Resultados Finais da 3ª Jornada do Grupo A da Liga Europeia

Amatori Lodi 6-7 SL BENFICA
RHC Diessbach 2-9 Vic


Em Vila Nova de Gaia, a equipa de Futsal do SL Benfica derrotou o Módicus por 3-4, para a 12ª Jornada do Campeonato Nacional.

Na visita a um dos pavilhões mais difíceis nacionais, de dimensões curtas e muito bem composto, os homens liderados por Joel Rocha alcançaram um precioso triunfo. Continuamos no segundo lugar da pauta classificativa a três pontos do líder Sporting.

De enaltecer o regresso de Franklin Cavalcante. Cristian Dominguez, Jefferson, Mário Freitas e Ré ficaram de fora.

A turma da casa esteve muito intensa, coesa e determinada durante os 40 min, complicando arduamente a tarefa às águias. Os nortenhos inauguraram o marcador, num lance em que ficou patente alguma passividade encarnada. Rafael Henmi, na sequência de uma boa combinação com Alessandro Patias, disparou um autêntico míssil e repôs o empate. Depois surgiu o 2-1, numa bola parada cobrada em zona frontal à nossa baliza, já em cima da área. Resposta imediata do Benfica, por Fábio Cecílio. O internacional luso, solicitado por Fernando Wilhelm na cobrança de um canto, empatou o jogo a duas bolas. A menos de 2 min do final da 1ª parte, Elisandro, com alguma sorte à mistura, tirou dois adversários do caminho e assistiu Miguel Ângelo que só teve de encostar para o fundo das redes. Já dentro do último min, Chaguinha ampliou a vantagem, ao desviar subtilmente a bola do guardião contrário após assistência de Fernando, fixando o resultado com que se chegaria ao intervalo.

Logo após o regresso dos balneários, uma desconcentração benfiquista redundou no 3-4. Daí para a frente o jogo assumiu uma tendência de muita parra pouca uva, ou seja, tornou-se um jogo muito combativo, mas com ambas as equipas a criarem poucas chances de chegar ao golo. O lance mais passível de golo surgiu num corte infeliz para a própria baliza de um elemento da casa, contudo a bola esbarrou na trave. Nos últimos 2 min, os da casa avançaram com o "5 para 4". Bebé assumiu papel de protagonista com uma par de excelentes intervenções a segurar a vitória benfiquista. Patias ainda enviou uma bola ao poste, perante baliza deserta.

Segue-se a pausa natalícia, e antes do final de ano há uma viagem até Coimbra, para enfrentar o Centro Social de São João.

Resultados Finais da 12ª Jornada

Módicus 3-4 SL BENFICA
Futsal Azeméis 3-4 Sporting
Sp. Braga 3-1 AD Fundão
Quinta dos Lombos 4-4 CS São João
Burinhosa 7-3 Os Vinhais
Belenenses 8-1 Leões de Porto Salvo
Rio Ave 7-4 Unidos Pinheirense


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário