quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Desfechos negativos no dia de ontem, particularmente em Basquetebol para a competição europeia e em Andebol para o Campeonato Nacional.

Confira a análise das incidências das duas partidas.


Na tarde desta Quarta-feira, os nossos rapazes do Basquetebol somaram uma derrota no começo da 2ª Fase da FIBA Europe Cup, perante os búlgaros do Lukoil Academic por 84-72.

Pese embora a ausência de Derek Raivio por lesão, a tarefa já se adivinhava complicada para a turma orientada por Carlos Lisboa, na visita ao reduto de um opositor valioso e experiente. De frisar que esta formação venceu o Grupo F na 1ª Fase e lidera o campeonato do seu país com apenas um desaire consentido.

O equilíbrio foi a nota dominante durante a primeira parte, com ambas as equipas a acumularem alguns erros mas a apresentarem eficácia, sobretudo no 1ª Período, como ilustra a igualdade a 25 pontos. A equipa encarnada defendeu bem diante de um adversário mais forte fisicamente e esteve à frente do "score" por algumas vezes no 2ª Período (25-29, 32-37). Na realidade claudicou na luta das tabelas, permitindo ressaltos ofensivos que deram origem a segundos lançamentos ao conjunto da casa. Nos últimos 2 min, um parcial de 11-0 (37-41, 48-41) aplicado pela formação da casa garantiu a maior diferença no marcador registada até aí. Um desastrosa fase final do 1º tempo, com sucessivas precipitações no ataque e com o adversário a não ter piedade no contra-ataque, estragou o cenário que até então era positivo.

A fase inicial da segunda metade do 3º Período revelou-se decisiva para definir o vencedor da partida. O Benfica não mais se encontrou e o Lukoil Academic, com um parcial de 13-0 (58-52, 71-52), aproveitou para alcançar uma vantagem confortável no resultado. Ao invés dos búlgaros (34.4%, 11/32), os encarnados estiveram péssimos na linha de 3 pontos (13.6 %, 3/22). À entrada para os últimos 10 min, o Benfica perdia por 72-55, e ainda encetou uma ligeira recuperação (74-64) mas jamais beliscou o triunfo búlgaro até ao apito final.

Na equipa do Benfica, Damian Hollis com 23 pontos foi o melhor marcador do encontro, embora tenha sido Raven Barber o mais valorizado entre as águias fruto do duplo-duplo (18 pontos e 10 ressaltos).

Resultados Finais da 1ª Jornada do Grupo P da FIBA Europe Cup

Lukoil Academic 84-72 SL BENFICA
Donar Groningen 76-84 BC Enisey


A noite também não foi positiva para a equipa de Andebol que saiu derrotada no Clássico frente ao FC Porto, por 21-26, para a 16ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Perante um Pavilhão Nº 2 muito bem composto e em forte apoio à nossa equipa, o Benfica teve muitas dificuldades para lutar de igual para igual com a equipa azul e branca.

Na primeira parte, o ataque encarnado teve muitas dificuldades para ultrapassar a compacta, pesada e agressiva defensiva contrária, e quando ultrapassou encontrou Alfredo Quintana em grande nível. Alguma precipitação no ataque também não ajudou, e numa primeira parte com poucos golos (Hugo Figueira foi equilibrando as contas), o Benfica teve quase sempre com 2 ou 3 golos de desvantagem, tendo contudo conseguindo chegar aos 9-9 aos 24 min. Contudo uns últimos minutos muito ineficazes deixaram o marcador em 9-11 ao intervalo.

Muitos problemas da defensiva do Benfica em lidar com Alexis Borges, o pivot cubano iria ser o melhor marcador da partida, apontando 8 golos. A par de Rui Silva, foram os homens que fizeram a diferença no ataque visitante. Aos 34 min o marcador assinalava 11-14, mas foi então que veio o melhor período do Benfica, aproveitando também o desnorte temporário do FC Porto.

Com um parcial de 4-0, o Benfica passou para o comando do marcador em apenas 5 min, com o último golo a coincidir com a lesão de Stefan Terzic, que saiu em evidentes dificuldades físicas e causou muita apreensão. O marcador ainda chegou a 17-15, mas com o treinador portista a promover a troca de Guarda-Redes, Hugo Laurentino entrou em grande e foi travando os ataques do Benfica.

Nem o "timeout" ajudou o Benfica a acalmar, e entre os 45 e 51 min o marcador passou de 18-18 para 19-23. Foi a estocada final no jogo. O FC Porto geriu bem a vantagem até final, perante um Benfica sem forças para dar a volta ao texto, mesmo recorrendo a todo o banco de suplentes.

No cômputo geral do jogo, a diferença do resultado é elevada, mas a vitória do FC Porto é indiscutível. O Benfica tem de tirar as devidas ilações e melhorar rapidamente. Há muito campeonato pela frente.

Resultados Finais da 16ª Jornada

SL BENFICA 21-26 FC Porto
ISMAI 28-32 Belenenses
AA Avanca 20-29 Madeira SAD
AC Fafe 21-38 Sporting
Águas Santas 29-25 Arsenal Clube Devesa
Boa Hora FC 28-21 Ac. São Mamede
ABC-Sp. Horta (Adiado)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário