segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada de sabores distintos para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. De assinalar, pela positiva, os triunfos em Voleibol, Hóquei em Patins e Futsal. Em sentido oposto, importa sublinhar os desfechos negativos consentidos em Andebol e Basquetebol.

Confira a análise de cada partida realizada no último fim de semana.


O embate entre pólos opostos da classificação redundou numa vitória categórica dos pupilos de José Jardim, por 3-0 frente ao Atl. Madalena, na 5ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Voleibol.

Na tarde de Sábado, a formação encarnada não deu qualquer hipótese ao último classificado desta fase, conforme traduzem os parciais (25-14; 25-15; 25-14). Nos Açores, o Sp. Espinho surpreendeu ao bater a Fonte Bastardo, precisamente o nosso próximo adversário, por 2-3. Desta forma, o Benfica assumiu a liderança isolada da tabela classificativa.

Provavelmente para não dar lugar a eventuais facilitismos, o técnico benfiquista repetiu a mesma equipa inicial da Supertaça, com claro destaque para a estreia oficial de Rapha em jogos disputados na Luz. De assinalar ainda a ausência de Mart Van Werkhoven, por lesão.

Como tínhamos preconizado, a jovem equipa nortenha foi presa fácil, contudo o Benfica teve mérito na forma séria e determinada como respeitou e defrontou o adversário. Os resultados dos sets são sintomáticos relativamente à superioridade evidenciada em todos os capítulos do jogo. Foi um Benfica concentrado, muito seguro nas suas acções. Funcionaram serviço, recepção, ataque e bloco e também uma distribuição de excelência, muito variada.

Ainda no decorrer do 2º set, JJ fez entrar Tiago Violas, Hugo Gaspar, João Oliveira e João Magalhães, e a tendência da partida permaneceu igual. Em suma, uma vitória categórica antes da deslocação à Ilha Terceira.

Resultados Finais da 5ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Atl. Madalena (25-14; 25-15; 25-14)
SC Caldas 3-0 Ac. Espinho (25-19; 25-13; 25-21)
Esmoriz 0-3 Castêlo da Maia (16-25; 20-25; 16-25)
Ac. São Mamede 3-1 V. Guimarães (18-25; 25-23; 25-17; 25-21)
Fonte Bastardo 2-3 Sp. Espinho (19-25; 25-23; 17-25; 29-27; 10-15)
VC Viana 3-0 Leixões (30-28; 25-23; 25-16)


Em terras polacas, complicaram-se as contas europeias em Andebol, devido ao deslize diante do KS Azoty-Pulawy, por 34-29, no confronto da 1ª Mão da 3ª Ronda da Taça EHF.

Os pupilos treinados por Mariano Ortega vacilaram perante um adversário valoroso que actualmente ocupa o 3º lugar do campeonato local. Cinco golos é uma desvantagem considerável, porém há chance para a reviravolta. A tarefa é árdua mas não é impossível. Para acalentar esperanças será obrigatório um Benfica em excelente nível, irrepreensível e consistente. A 2ª Mão está agendada para o próximo Domingo. Acreditem rapazes! Quanto a nós, adeptos, há que encher a Luz...

Voltando ao jogo de Sábado, sucintamente é um mau resultado e um castigo justo para a exibição cinzenta das águias. Um encontro marcado pelas diversas precipitações, pela irregularidade e pelo desgaste físico dos encarnados. Numa prova deste calibre, e diante de adversários de grande valia como é o caso, não podemos cometer tantas asneiras nem apresentar tantas oscilações de rendimento.

A equipa da casa cedo fugiu no marcador (4-1), segurou a diferença de três golos durante largo período e descolou na parte final da primeira parte beneficiando da desconcentração benfiquista, 16-12 ao intervalo. Notou-se um Benfica sem capacidade para contrariar as dinâmicas ofensivas do adversário, com as muitas trocas ofensivas a colocarem várias dificuldades à defesa encarnada, que terá de ser mais agressiva na 2ª Mão e redobrar a atenção na defesa da 1ª linha - o gigante Nikola Prce revelou-se um quebra-cabeças ao anotar 10 golos. Os nossos guarda-redes também têm de fazer a diferença, ao invés do sucedido neste primeiro "round".

Na 2ª parte, os encarnados ainda encetaram uma recuperação apoiada numa defesa mais agressiva (17-15), chegando a ter a possibilidade de reduzir para a diferença mínima (26-24) mas na fase final, como já tinha acontecido nos 20 min iniciais, o Benfica claudicou fisicamente e deixou o adversário novamente cavar uma boa vantagem no marcador, que chegou a ser de sete golos (32-25) mas foi encurtada para cinco nos derradeiros 2/3 min de jogo. 

Resultado Final da 1ª Mão da Taça EHF (3ª Ronda)

KS Azoty-Pulawy 34-29 SL BENFICA


No Pavilhão Fidelidade bem composto, as águias trucidaram o Valença HC por 10-1, em encontro da 7ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Antes de uma viagem até à Suíça para a Liga Europeia, os Bi-Campeões Nacionais atropelaram autenticamente o opositor minhoto, num fim de semana em que não se registaram alterações no topo da classificação. O desenlace não deixa dúvidas quanto à diferença qualitativa existente entre os dois plantéis.

Em rinque, os homens orientados por Pedro Nunes cumpriram a missão. Aos 5 min, já vencíamos por 2-0, com ambos os golos da autoria de Valter Neves. Até ao intervalo, João Rodrigues, por duas vezes, e Jordi Adroher também inscreveram o seu nome na lista de marcadores. O descanso chegou com o Benfica a vencer por 5-0, resultado que espelhava uma primeira parte demolidora por parte dos encarnados.

Nos segundos 25 min, a toada do encontro manteve-se, muito embora com maior tranquilidade e algum natural relaxamento. O adversário até começou por reduzir para 5-1, mas rapidamente, e num curto espaço de tempo, João Rodrigues voltou a bisar - "Poker", encerrando quaisquer dúvidas que ainda restassem quanto ao vencedor do embate. Posteriormente, Diogo Rafael não teve sucesso na cobrança de uma grande penalidade. Os encarnados tiraram nitidamente o pé do acelerador, todavia até ao final da partida, ainda deu para Adroher bisar, completando um "hat-trick", e para Carlos Nicolia, responsável por várias assistências para golo, transformar um livre directo em novo golo benfiquista.

Um triunfo justo e sem qualquer  margem para contestação, em mais uma prova de evolução da equipa benfiquista. João Rodrigues continua em alta (melhor marcador do campeonato)! Aí vão 10 golos em apenas dois jogos, mas toda a equipa está a evoluir em todos os capítulos, nomeadamente fisicamente. A melhoria da prestação defensiva não pode ser dissociada deste facto. 

Resultados Finais da 7ª Jornada

SL BENFICA 10-1 Valença HC
Sporting 7-2 AD Sanjoanense
Oliveirense 5-2 Candelária
FC Porto 12-1 Paço de Arcos
AD Valongo 6-4 Sp. Tomar
Riba D'Ave 1-7 HC Turquel
OC Barcelos 7-6 Juv. Viana


Ao cabo de sete rondas, o SL Benfica conheceu o sabor da derrota, 78-75 no reduto da Oliveirense, para a 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

No passado Sábado, a formação de Azeméis interrompeu a série totalmente vitoriosa das águias que, mesmo com este desfecho, seguem no 1º lugar da tabela classificativa, numa jornada em que os actuais Campeões Nacionais deslizaram na "Cidade-Berço da Nação".

Quem acompanha a realidade da turma treinada por Carlos Lisboa, infelizmente não se surpreende, mesmo após a fantástica vitória na Europa, com esta quebra de ciclo invencível, tendo pela frente um dos conjuntos mais capazes a nível nacional. Longe vão os tempos em que ganhávamos porque apresentávamos, incontestavelmente, o melhor plantel.

O Benfica até entrou melhor na partida (0-6 e 9-18) e concluiu na dianteira o quarto inicial (18-23). No entanto, no 2º Período rapidamente deu para perceber que se afigurava um cenário complicado para as nossas cores (23-23), atingindo-se o intervalo, com 34-33 favorável aos da casa.

Já na etapa complementar, o equilíbrio foi uma constante embora com ligeira vantagem das águias no marcador, isto até o rival fazendo uso do tiro exterior passar para a frente no marcador (46-43) e dilatar distâncias (53-47). À entrada dos últimos 10 min, a diferença era de 6 pontos. Perante um sistema defensivo praticamente inexistente e total desnorte no processo ofensivo, a Oliveirense jamais abandonou o comando do encontro e inclusivamente alcançou uma vantagem na casa das "dezenas" (72-62). No derradeiro min, a turma benfiquista ainda chegou a sonhar com a reviravolta (74-70 e 76-72), porém a formação do distrito de Aveiro não tremeu e retomou o trilho dos êxitos, depois do desaire em Guimarães na jornada anterior. Em termos individuais, salvou-se o inconformismo de Damian Hollis - 22 pontos, 8 ressaltos e 24.5 de valorização.

Nos momentos de aperto, Lisboa aposta sempre nos mesmos jogadores, que se resumem a seis ou sete. Depois, óbvio, nota-se fadiga acumulada. Faz rotação, mas é só "para inglês ver". Os jogadores mais utilizados na partida europeia foram os que somaram mais min neste Sábado. Ademais, cometemos 27 "turnovers" (contra 11 dos anfitriões), o que ilustra a nossa incapacidade na gestão da posse de bola. Assim é difícil a vitória nos sorrir...

Agora há que concentrar as atenções novamente na FIBA Europe Cup, e tentar fechar a fase de grupos com nova vitória na condição de visitado.

Resultados Finais da 7ª Jornada

Oliveirense 78-75 SL BENFICA
CAB Madeira 93-77 Maia Basket
Lusitânia 62-75 Eléctrico
V. Guimarães 74-71 FC Porto
Galitos Barreiro 82-71 Ovarense
Sampaense 73-87 Illiabum


No Futsal, o Benfica voltou às vitórias caseiras, 4-0 ante o Burinhosa, em jogo a contar para a 7ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.

Triunfo natural mas dada a avalanche ofensiva dos encarnados durante os 40 min, o resultado final peca por muito escasso, como Joel Rocha afirmou peremptoriamente nas entrevistas rápidas. Continuamos no segundo lugar desta fase, a 2 pontos do Sporting.

Na quadra assistiu-se a uma partida completamente dominada pelos encarnados que acumularam bastantes oportunidades não concretizadas. A formação vinda de Alcobaça raramente criou perigo junta da baliza defendida por Bebé, que foi quase um mero espectador. Só deu Benfica, e diga-se que foi também por muita falta de sorte que o Benfica não conseguiu um resultado com outra expressividade. Os nossos jogadores trabalharam afincadamente, criaram inúmeras situações de golo, faltou a concretização acertada. O homem do jogo foi indiscutivelmente o guardião dos visitantes.

Com Ré (castigado), Elisandro e Jefferson (lesionados) novamente de fora, à passagem do min 5, Fábio Cecílio abriu o activo num desvio pouco ortodoxo após uma bela incursão e assistência de Rafael Henmi. Já perto do meio da 1ª parte, Bruno Coelho ampliou para 2-0, com um tiro de pé esquerdo ao ser solicitado por Alessandro Patias. Miguel Ângelo ainda enviou uma bola à barra, antes de Franklin sair lesionado. Ao intervalo, vantagem curta a castigar a ineficácia encarnada.

Após o descanso regulamentar, as características do jogo permaneceram intactas, isto é, muito volume ofensivo das águias, um autêntico massacre, e falta de lucidez/acerto no momento de disparar para a baliza contrária. Também Rafael Henmi desferiu uma bola à trave. Só a cerca de 2 min do apito final, e resultante da aposta do "5 para 4" da turma visitante, é que o marcador voltou a funcionar, e logo por duas vezes, por intermédio de Patias, permitindo assim sentenciar definitivamente a partida e trazer maior justiça. Primeiro, aproveitou um mau passe de um jogador adversário e rematou para baliza deserta, segundo, excelente combinação com Fernando Wilhelm e só teve de empurrar o esférico perante baliza aberta.

De salientar, no sector feminino, a vitória contundente por 2-0, com ambos os golos da autoria de Sara Ferreira, na recepção ao Sporting. Por conseguinte, as nossas imbatíveis gloriosas isolaram-se na liderança da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Resultados Finais da 7ª Jornada

SL BENFICA 4-0 Burinhosa
Belenenses 3-3 Sp. Braga
Quinta dos Lombos 5-3 Rio Ave
CS São João 2-2 Futsal Azeméis
AD Fundão 6-0 Unidos Pinheirense
Leões de Porto Salvo 1-2 Módicus
Os Vinhais 2-10 Sporting


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário