terça-feira, 15 de novembro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Cinco jogos, cinco vitórias. Eis o saldo do último fim de semana desportivo, com particular destaque para a vitória em Espinho que fechou em beleza uma jornada dupla em Voleibol.

Saiba o que aconteceu em todos os jogos realizados pelas nossas modalidades de pavilhão nos últimos dias.


A iniciar a tarde de Sábado, em Ponte de Sor, o SL Benfica bateu naturalmente o Eléctrico por 62-85, em encontro da 6ª ronda da Fase Regular do Campeonato Nacional de Basquetebol.

O conjunto liderado por Carlos Lisboa continua firme na primeira posição desta fase regular, ao somar por vitórias os jogos disputados.

No regresso aos jogos internos, os encarnados superiorizaram-se naturalmente ao opositor alentejano, contudo apenas na segunda metade do jogo se notou a desigualdade de forças. Assim, a primeira parte foi pautada por algum equilíbrio, com ligeiro ascendente benfiquista. Ao intervalo, o marcador mostrava um 25-31 favorável às águias, espelhando os baixos índices de eficácia na finalização de ambas as equipas.

No reatamento do encontro, o cenário manteve-se praticamente inalterado até que, a cerca de 5 min do fim do terceiro Período, o SL Benfica disparou para uma vantagem na casa das dezenas (31-45 e 38-54). Na entrada dos derradeiros dez min, a vantagem encarnada era de 14 pontos (40-54). No quarto Período, desde cedo o colectivo benfiquista confirmou a conquista de novo triunfo, face ao alargar do fosso entre as duas equipas (40-61 e 45-67). Até final, Carlos Lisboa ainda rodou o plantel à disposição, com destaque para a aposta bem sucedida em Sérgio Silva, e o Benfica geriu a vantagem cavada. Já com todos à espera do apito final, João Soares lançou com sucesso de três pontos sem qualquer oposição, num gesto pouco bonito que merece ser alvo de repreensão por parte dos responsáveis da nossa secção.

Damian Hollis (16 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências) e Raven Barber (13 pontos, 6 ressaltos e 2 roubos de bola), cotaram-se como os melhores jogadores em campo.

Resultados Finais da 6ª Jornada

Eléctrico 62-85 SL BENFICA
V. Guimarães 66-62 Oliveirense
Ovarense 93-88 CAB Madeira
Illiabum 79-54 Lusitânia
FC Porto 82-66 Galitos Barreiro
Maia Basket 79-68 Sampaense


Jornada dupla, duas vitórias. Triunfos justos diante de Leixões e Sp. Espinho, em jogos a contar para a 1ª Fase do Campeonato Nacional de VoleibolCom um percurso imaculado até à data, na classificação dividimos a liderança com a Fonte Bastardo.

No Sábado, em Matosinhos, os comandados do Prof. José Jardim venceram a formação do Leixões pela margem máxima, em jogo da 3ª Jornada. Uma vitória sem contestação, conforme atestam os parciais.

O técnico benfiquista fez, e bem, a gestão de todo o plantel. Tiago Violas, Hugo Gaspar (melhor pontuador da equipa com 13 pontos), Mart Van Werkhoven, Roberto Reis e Raphael Oliveira (voltou de lesão) foram titulares. No primeiro set, a turma matosinhense entrou mais determinada e beneficiou de algumas falhas de concentração da equipa encarnada para alcançar uma vantagem (2-5 e 5-8) que seria desfeita antes do 1º tempo técnico (7-8). Depois, inequivocamente o Benfica não mais saiu da dianteira e garantiu tranquilamente a vitória (17-25). O parcial seguinte foi completamente dominado pelos encarnados, o qual venceram com naturalidade por 17-25. O terceiro set (em que se registaram as entradas de Vinhedo, Honoré, Ché, João Oliveira e André Lopes), que encerrou o embate, teve polémica no início mas depois o Benfica arrancou para uma vitória confortável por 18-25. O árbitro mostrou o cartão vermelho para o lado leixonense e os anfitriões encheram-se de raiva e lograram a reviravolta (de 3-5 para 7-5), contudo a reacção dos homens de "águia ao peito" foi novamente imediata (9-10).

No dia seguinte, houve duelo ante o histórico Sporting de Espinho. Nova vitória, desta vez por 1-3, perante um valoroso adversário e que confirmou ter uma palavra a dizer na discussão pelos títulos nacionais. Casa cheia e ambiente adverso para as nossas cores, pese embora o apoio de algumas dezenas de benfiquistas.

Para superar o segundo maior obstáculo na luta pelo primeiro lugar da pauta classificativa desta fase da competição, o Prof. José Jardim optou por uma formação inicial composta por Vinhedo, Honoré, Zelão, Ché, João Oliveira, André Lopes e Ivo Casas. Raphael Oliveira ficou entre os suplentes não utilizados.

Com André Lopes (de regresso após lesão, tal como Vinhedo) irrepreensível no serviço a causar "estragos" na recepção contrária, o Benfica entrou "a todo o gás" na partida e conseguiu logo uma excelente vantagem (0-7 e 1-10). Tudo parecia facilmente bem encaminhado, todavia o adversário jamais atirou a toalha ao chão e partiu em busca do prejuízo. Já as águias entraram em modo descontracção e o rival, mais intenso e galvanizado, foi encurtando gradualmente distâncias, também com Marco Ferreira a imprimir um serviço agressivo, chegando incrivelmente à igualdade (16-16). Entretanto, depois de um par de erros do jovem João Oliveira, o nosso treinador fez entrar o experiente Roberto Reis, que trouxe maior capacidade na recepção e no ataque ao conjunto benfiquista. A fase final deste primeiro set foi bastante renhida e apenas foi decidida nas vantagens, nuns intermináveis 30-32 a favor dos homens que envergam o "Manto Sagrado".

No 2º set, o jogo permaneceu intenso e renhido. O Sp. Espinho apresentou-se mais regular nas suas acções, comparativamente ao Benfica que facilitou muito, e restabeleceu o empate (25-23). Ché viu vermelho, numa decisão bastante rigorosa e que também atesta a inexistência de dualidade de critérios por parte da arbitragem. Depois, os pupilos de JJ venceram os sets seguintes, por 24-26 e 25-27. Dois parciais relativamente semelhantes. Com Vinhedo mais imprevisível na distribuição e a comandar a organização ofensiva, um bloco e recepção a funcionar e mais assertividade no remate, com Ché e Roberto Reis a corresponderem da melhor forma sempre que solicitados, o Benfica carimbou assim uma importante vitória.

O cubano Ché, autor de 28 pontos, distinguiu-se como o melhor pontuador do desafio, porém Roberto Reis (14 pontos) foi o elemento mais decisivo da partida. Última nota para algumas decisões controversas contra a nossa equipa e para as constantes e nítidas reclamações e protestos por parte dos jogadores da casa, sempre com a conivência dos árbitros.

Resultados Finais da 3ª Jornada

Leixões 0-3 SL BENFICA (17-25; 17-25; 18-25)
Ac. Espinho 1-3 Fonte Bastardo (18-25; 25-22; 15-22; 22-25)
Atl. Madalena 0-3 Esmoriz (15-25; 20-25; 22-25)
Ac. São Mamede 1-3 SC Caldas (25-18; 20-25; 22-25; 16-25)
Castêlo da Maia 0-3 Sp. Espinho (22-25; 16-25; 24-26)
V. Guimarães 3-1 VC Viana (26-28; 25-23; 26-24; 25-14)

Resultados Finais da 4ª Jornada

Sp. Espinho 1-3 SL BENFICA (30-32; 25-23; 24-26; 25-27)
V. Guimarães 3-0 SC Caldas (25-21; 25-18; 25-23)
Ac. Espinho 3-2 Atl. Madalena (26-24; 25-21; 21-25; 23-25; 15-13)
Castêlo da Maia 3-0 Ac. São Mamede (25-23; 25-18; 25-23)
VC Viana 1-3 Fonte Bastardo (21-25; 25-23; 17-25; 16-25)
Leixões 0-3 Esmoriz (19-25; 19-25; 19-25)


No jogo de abertura da 6ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, o SL Benfica assegurou a conquista de mais três pontos ao bater por 4-9 o Sporting de Tomar. 

Foi um triunfo sem mácula e carimbado logo no primeiro tempo, com o Benfica a arrancar muito bem no jogo. Concentrada a nossa equipa defensivamente, foi mais agressiva positivamente na abordagem ao adversário, e os primeiros 4 golos são belos exemplos disso. Jogadas com muitas semelhanças, com a nossa defesa a roubar a bola e rapidamente a lançar o contra-golpe, bem finalizado pelo endiabrado João Rodrigues! O camisa 9 apontou os quatro primeiros golos do jogo, e confirmou o excelente momento de forma! Está de volta o grande matador do hóquei português! Destaque para os homens das assistências também, 2 de Diogo Rafael e 1 de Carlos Nicolia. O Sp. Tomar procurou reagir, mas esbarrou na defensiva encarnada, e em Trabal, que continua em bom momento de forma. A equipa nabantina chegou ao golo num tento em que ficam dúvidas se a bola entrou ou não terá simplesmente batido nos dois postes. Ainda antes do descanso, Miguel Rocha fez o 1-5.

No segundo tempo os encarnados não baixaram a guarda, e foram à procura de ampliar a vantagem. João Rodrigues fez mais um golo de forma oportuna na área, e depois Jordi Adroher marcou de livre directo, numa execução soberba e que merecia que a bola tivesse entrado sem bater no ferro primeiro. O Tomar faria o 7-2 numa desatenção da defensiva encarnada, mas não demoraria muito até voltarem os golos do outro lado. João Sardo assistiu o sub-capitão encarnado, que assim fez o sexto (!) golo da noite! Miguel Rocha fechou as contas do lado encarnado, com uma bomba desferida ainda antes da área dos 3 pontos de basquetebol. Que "stickada" portentosa do camisa 44, que continua também com um belo arranque de época. No derradeiro minuto de jogo o Benfica consentiu dois golos, num misto de alguma descompressão com alguma felicidade para o adversário. Nada que beliscasse um triunfo claro e uma exibição bem conseguida do Benfica. Os nossos rapazes deram no momento certo a resposta devida depois de alguns triunfos suados!

No mesmo dia em que a nossa equipa feminina se estreou na Liga Europeia com uma vitória inequívoca por 0-5 em solo gaulês. Bem se pode dizer que o caminho ficou quase feito para os Quartos de Final! Com golos de Marlene Sousa (2), Inês Vieira, Raquel Abreu e Rita Lopes, as encarnadas conquistaram um triunfo que não deixou margem para dúvidas. Depois da segunda Mão na Luz, há que começar a apontar a mira para a ronda de acesso à Final Four, onde o Benfica terá pela frente ou o US Coutras (finalista vencido em 2015 quando o Benfica se sagrou campeão europeu) ou o Iserlohn. 1-1 foi o resultado desta primeira mão em França, segue-se o jogo na Alemanha.

Resultados Finais da 6ª Jornada

Sp. Tomar 4-9 SL BENFICA
Paço de Arcos 4-2 AD Sanjoanense
HC Turquel 3-3 AD Valongo
Juv. Viana 7-1 Riba D'Ave
Valença HC 2-3 Oliveirense
Candelária 4-10 FC Porto
OC Barcelos 7-3 Sporting


Na noite de Sábado, vitória benfiquista na Beira Baixa, por 1-2, frente à AD Fundão, na disputa da 6ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Desta forma, o colectivo encarnado regressou aos triunfos e prossegue no comando da tabela classificativa, à condição, uma vez que o rival Sporting contabiliza menos um jogo realizado.

Perante uma formação que nos tem criado muitos problemas nos anos anteriores, e Joel Rocha sabe melhor do que ninguém, o Benfica cumpriu a sua missão mas o resultado final espelha as dificuldades experimentadas. Elisandro esteve ausente, alegadamente contraiu uma lesão. Em sentido inverso, Chaguinha está recuperado e já deu o seu contributo à equipa neste jogo. Bebé regressou à titularidade.

A formação orientada por Adil Amarante, conforme tínhamos preconizado, apresentou-se bastante bem preparada, com uma rigorosa actuação a nível táctico que condicionou a circulação de bola do Benfica. A equipa do Interior do país adiantou-se no marcador, num lance infeliz de Rafael Henmi que cortou a bola para dentro da nossa baliza. A entrada de Chaguinha, com sensivelmente 7 min por jogar na 1ª parte, trouxe maior objectividade ao nosso jogo e, claro está, notou-se uma melhoria substancial de rendimento da equipa. Seria o próprio energético jogador brasileiro a repor a igualdade, após combinação com Alessandro Patias, numa boa jogada de envolvimento colectivo, iniciada com um "cabrito" delicioso de Fernando Wilhelm sobre o oponente. O Benfica controlava a partida e, novamente, Chaguinha esteve perto de levar as águias para intervalo em vantagem, no entanto o nulo manteve-se após 20 min de jogo.

No segundo tempo, o volume de ataque encarnado acentuou-se. As águias criaram oportunidades mas revelavam desacerto. Já o rival acusou cansaço físico e o encontro tornou-se mais aberto, com as equipas menos encaixadas tacticamente. O Benfica operou a reviravolta do marcador, quando, a um passe de Franklin, Patias deu o melhor seguimento ao segundo poste. O Fundão colocou em prática o seu "5 para 4", mas os encarnados não se deixaram intimidar e conservaram a diferença e, por conseguinte, asseguraram a importante vitória. Nota ainda para o livre de 10 m desperdiçado por Patias, a castigar a 6ª falta do conjunto fundanense.

Resultados Finais da 6ª Jornada

AD Fundão 1-2 SL BENFICA
Sp. Braga 2-0 Burinhosa
Futsal Azeméis 2-3 Quinta dos Lombos
Módicus 8-1 CS São João
Rio Ave 6-3 Belenenses
Sporting 3-1 Leões de Porto Salvo
Unidos Pinheirense 2-4 Os Vinhais


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário