sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...(Voleibol - Antevisão da Época 2016/2017)

Finalmente poderemos ver em acção as cinco modalidades de pavilhão! À excepção da equipa de Voleibol que viaja até Viseu para lutar pela Supertaça, todas as restantes jogam no Complexo da Luz e naturalmente merecem boas assistências na luta pelos grandes objectivos da época. Vamos lá encher a nossa casa!

Fique, de seguida, a conhecer o que se espera das partidas das nossas modalidades nesta jornada.


A iniciar um Sábado recheado de emoções fortes, pelas 15 horas, recebemos a histórica Ovarense, em partida da 3ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Basquetebol. Este encontro irá merecer honras de transmissão televisiva na nossa BENFICA TV.

Com o máximo de respeito pelo adversário, os comandados de Carlos Lisboa são amplamente favoritos à vitória. Espera-se que a nossa equipa prove toda a sua superioridade, e que resolva a partida o mais cedo possível. É certo que o Benfica teve jogo europeu a meio da semana, mas a mais valia em quantidade e qualidade do seu plantel permite fazer face a algum desgaste físico que surja em um ou outro jogador. Além do mais, e como se provou em temporadas anteriores, os jogos europeus acabam por dar outro "andamento" para a competição interna, desde que se mantenha a bitola do respeito pelo adversário e pelo jogo.

A formação vareira tem realizado um começo de temporada abaixo das expectativas, visto que ainda não sabe o que significa vencer. Essencialmente, um dos pontos negativos desta equipa é a sua rotação quando o técnico Nuno Manarte tem de recorrer ao banco de suplentes. Como já é recorrente neste conjunto de Ovar, a sua maior virtude reside numa defesa agressiva, coesa e aguerrida. Pelo que é necessário neste capítulo os encarnados acompanharem a Ovarense, ou seja, não permitirem quaisquer veleidades ao opositor.

Assim e para arrancarmos o Sábado à BENFICA da melhor forma, espera-se um triunfo claro da equipa encarnada, para manter a liderança do campeonato depois da importante vitória no Dragão Caixa na passada semana.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 3ª Jornada

Sábado - dia 22:

SL BENFICA-Ovarense 15h BENFICA TV
CAB Madeira-Galitos Barreiro 15h
Sampaense-V. Guimarães 16h
Lusitânia-FC Porto 17h
Eléctrico-Maia Basket 19h30
Oliveirense-Illiabum 21h


Duas horas mais tarde, pelas 17 horas, é a vez dos encarnados defrontarem o Boa Hora FC, num embate relativo à 9ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol e que será transmitido em directo no canal oficial de televisão do SL Benfica.

A equipa que se sagrou Campeã Nacional do 2º escalão nacional da modalidade tem vindo a realizar um belo percurso em ano de regresso à 1ª Divisão, ocupando o 8º lugar da tabela classificativa. Esta formação lisboeta, cujo objectivo primordial é garantir a manutenção, reforçou-se bem com jogadores jovens (Ricardo Ferreira e Miguel Xavier emprestados pelo Benfica) e outros que vieram acrescentar mais experiência e maturidade, como são os casos de Pedro Sequeira (contratado ao Passos Manuel) e Luís Nunes (que se sagrou Campeão Nacional ao serviço do nosso clube em 2007/2008).

Contudo a maior valia do Benfica é evidente e tem de ser correspondida dentro do campo. Cabe aos comandados de Mariano Ortega partirem para um jogo sério e concentrado, de princípio a fim. São vários os factores que podem nivelar um jogo aparentemente desequilibrado, como se verificou na última Quarta-feira, pelo que o Benfica não se pode dar ao luxo de relaxar.

A nossa equipa está num processo de afirmação e é com agrado que se tem notado evolução de um jogo para o outro em vários jogadores, quer o caso de Terzic, ou o caso de Cavalcanti no ataque, por exemplo. Este trabalho nunca tem fim, com a margem de progressão da nossa equipa há sempre mais e melhor para fazer, e é com vitórias que iremos construir um futuro glorioso.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 9ª Jornada

Sábado - dia 22:

SL BENFICA-Boa Hora FC 17h BENFICA TV/Andebol TV Seguir em: http://livestream.com/andeboltv/events/6445562
FC Porto-Sporting 18h
ISMAI-AC Fafe 19h
Madeira SAD-Ac. São Mamede 19h
Sp. Horta-Arsenal Clube Devesa 21h

Quinta - dia 22 de Dezembro:Belenenses-ABC 19h

AA Avanca 23-20 Águas Santas


No Pavilhão Fidelidade, às 19 horas, entra em acção o Campeão da Europa de Hóquei em Patins no duelo frente ao OC Barcelos para a 3ª Jornada do Campeonato Nacional, e que contará com transmissão televisiva na BENFICA TV.

Uma semana volvida sobre a conquista europeia, os minhotos voltam à Luz no regresso do Campeonato Nacional. Apesar do triunfo categórico da semana anterior, será um erro pensar que o Benfica pode facilmente repetir um resultado tão expressivo. Poder até pode, mas é preciso jogar na bitola elevadíssima da semana passada, e os nossos jogadores melhor que ninguém sabem que não existem dois jogos iguais.

Pede-se aos homens de Pedro Nunes uma entrada forte com a semana passada, muito assertiva e determinada em chegar cedo à vantagem, pois a equipa do OC Barcelos se estiver com um resultado que a mantenha dentro do jogo é um adversário que nunca se rende e que tem argumentos, colectivos e individuais, para vencer qualquer partida. Naturalmente que o Benfica é favorito, mas tem que fazer valer esse estatuto dentro do campo.

Num campeonato que se prevê muito competitivo, não podemos desperdiçar pontos, muito menos em casa e frente a uma equipa, que já perdeu para dois dos nossos maiores rivais na luta pelo título (FC Porto e Oliveirense). Mas em nenhum dos jogos foi goleada como na semana passada, pelo que fica reforçado o alerta para facilitismos. Queremos os três pontos, Benfica!

Campeonato Nacional - Jogos da 3ª Jornada

Sábado - dia 22:

SL BENFICA-OC Barcelos 19h BENFICA TV
FC Porto-HC Turquel 15h
Sporting-Candelária 15h
Oliveirense-Juv. Viana 17h
AD Sanjoanense-Sp. Tomar 18h
AD Valongo-Riba D'Ave 18h30
Paço de Arcos-Valença HC 21h30


Quando o relógio marcar as 19h30, arranca a temporada oficial de Voleibol, com a disputa da Supertaça Nacional, no Pavilhão Cidade de Viseu. Este jogo decisivo, que irá opor o SL Benfica ao Fonte Bastardo, será transmitido em directo e exclusivo pela SPORT TV 5.

As águias, que procuram conquistar este título pelo 6º ano consecutivo, jogam na qualidade de vencedores da última edição da Taça de Portugal, enquanto os açorianos são os actuais Campeões Nacionais da modalidade.

O colectivo liderado pelo Prof. José Jardim, que se mantém à frente da nossa equipa técnica, parte para esta época em busca da conquista de todos os títulos nacionais - Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça. Na Challenge Cup, temos qualidade para fazer uma digna campanha, que passa por chegar o mais longe possível, mas sem querer dar um passo maior do que a perna.

Depois de falhada a renovação do principal troféu nacional, o conjunto benfiquista surge com diversas modificações. Saíram Ivan Kolev, Justin Duff, Paulo Renan, Danilo Gelinski e Robertto Rychard. Mas mantemos a base que tem conquistado diversos títulos nos anos anteriores, à qual juntamos o regresso de Vinhedo, Honoré e João Magalhães (que certamente ficará na sombra de Ivo Casas) e as contratações de Raphael Oliveira e do internacional luso Tiago Violas. 

No cômputo geral, são jogadores de créditos firmados e que vêm melhorar o nosso plantel em termos de qualidade individual e colectiva e, por conseguinte, acreditamos que detemos uma equipa com capacidade para concretizar os seus objectivos. Na distribuição, com Vinhedo e Tiago Violas podemos ficar descansados pois ambos têm muita categoria e oferecem imprevisibilidade, acerto e rapidez ao nosso jogo. Honoré traz incontestavelmente maior eficácia ao nosso bloco central, enquanto Raphael Oliveira, vindo do Brasil, é um Zona 4 que certamente será uma mais valia no remate, serviço e bloco.

Fica também claro que o Benfica fez uma aposta forte no mercado, não só mexeu rápido como se mexeu para alvos bem definidos e que, em condições normais, oferecem maior qualidade do que na temporada anterior. E sem pejo assumimos, até porque criticámos bastante esta situação na última época, é impossível uma equipa de voleibol querer ser consistentemente ganhador com distribuidores intermitentes no seu jogo. Com o regresso de Vinhedo e a contratação de Violas, o Benfica aumentou exponencialmente a sua qualidade especifica nesta posição, e estamos certos que irá também aumentar a qualidade individual do resto da equipa.

Observando o nosso principal e crónico rival, vindo dos Açores, agora orientado por João José, um dos melhores jogadores portugueses de sempre, reforçou-se também e apresenta-se sem surpresa como um candidato a vencer todas as provas em Portugal. Apesar do desconhecimento em relação ao valor dos reforços estrangeiros - o mexicano Pedro Rangel (Distribuidor), os americanos Scott Rhein (Zona 4), Matthew Pollock e KrisvJohnson (Centrais), e ainda o brasileiro João Ricardo Freitas (Oposto) - pelo que se viu no XV Torneio das Vindimas mostraram qualidade, fundamentalmente pela elevada estatura, onde se inclui Afonso Guerreiro, Zona 4 contratado à Ac. São Mamede. Nota também para o ingresso do português e ex-glória do Benfica, Carlos Teixeira (Líbero).

A Fonte será naturalmente o grande rival, nesta Supertaça, na Taça e no Campeonato. E um rival uma vez mais bem apetrechado para lutar de igual para igual com o Benfica. Assim sendo será uma temporada de muito trabalho, o objectivo será ganhar tudo internamente, mas sabendo que para isso o Benfica terá de mostrar que é mais forte que o adversário. A Supertaça é só um jogo e logo a abrir a temporada, mas pelo jogo da semana passada deu para perceber que sem surpresa, deverá ser tudo muito equilibrado.

Supertaça Nacional 2016

Sábado - dia 22:

SL BENFICA-Fonte Bastardo 19h30 SPORT TV 5


No dia seguinte, Domingo, pelas 17 horas, a nossa equipa de Futsal enfrenta o Rio Ave, em jogo a contar para a 3ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. Para quem não pode deslocar-se ao Pavilhão Nº 2 da Luz, tem a possibilidade de acompanhar esta partida à distância sintonizando a TVI 24 ou o canal BENFICA TV, todavia só após o final do desafio da equipa B de Futebol.

Quanto ao jogo, as águias terão de assumir todo o favoritismo para este encontro, mantendo o máximo respeito pelo seu opositor. Espero ver uma equipa a oferecer ao público benfiquista uma bela tarde, praticando um futsal dinâmico, dominador e eficaz, apagando assim um pouco a chama cinzenta da exibição da semana passada, em que garantimos um triunfo em cima da hora e com serviços mínimos.

Queremos ver a equipa a crescer e a melhorar de jogo para jogo, apresentado-se motivada e concentrada do princípio ao fim e durante todos os minutos de jogo. Esperamos também que a massa associativa adira ao jogo. Com uma distância bastante razoável para o jogo de Futebol no Restelo é de esperar uma bela moldura humana, para mais um dia à BENFICA.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 3ª Jornada

Domingo - dia 23:

SL BENFICA-Rio Ave 17h BENFICA TV/TVI 24
Burinhosa-Módicus 17h30

Sábado - dia 22:

Belenenses-Sporting 16h
CS São João-AD Fundão 16h
Quinta dos Lombos-Unidos Pinheirense 16h
Sp. Braga-Futsal Azeméis 16h
Leões de Porto Salvo-Os Vinhais 19h


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!









2 comentários:

  1. Respostas
    1. Pode seguir os resultados e classificações actualizados das nossas equipas femininas Séniores em:

      http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

      Saudações benfiquistas

      Eliminar