sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol..

Esta Quarta-feira sorriu ao Benfica. Em Basquetebol sofremos mas asseguramos uma vitória caseira e importante na campanha europeia. Em terras maiatas, alcançamos mais três pontos para o campeonato perante um adversário que nos tem criado muitos problemas em temporadas anteriores.

Confira o rescaldo dessas duas partidas onde o  "Manto Sagrado" esteve em evidência.


Na recepção aos húngaros do Alba Fehérvár, os nossos rapazes do Basquetebol obtiveram uma vitória importante e prestigiante, confirmada após prolongamento, para a 1ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup.

Conforme era expectável, o compromisso europeu da equipa principal de Futebol afastou claramente o público do Pavilhão Fidelidade, registando-se uma fraca adesão dos adeptos benfiquistas.

Pese embora o excelente desenlace garantido, fundamental para as contas da qualificação para a próxima fase da competição, os pupilos de Carlos Lisboa continuam a evidenciar as mesmas lacunas colectivas dos jogos anteriores. Por outro lado, subsistia algum desconhecimento do real valor do adversário magiar, mas pelo que se vislumbrou trata-se de um colectivo perfeitamente ao nosso alcance.

Quanto ao que se desenrolou na noite de Quarta-feira, missão cumprida mas sem grande exuberância. Um jogo marcado pelas várias alternâncias no comando do marcador e pela quantidade de precipitações e erros cometidos de parte a parte, mas também pela incerteza no resultado até final que conferiu emoção ao duelo.

Duas etapas distintas marcaram a primeira parte deste jogo. A turma benfiquista entrou mal neste confronto e no final do 1ª Período o marcador assinalava 13-23 a favor do conjunto forasteiro. Nos 10 min seguintes, houve reacção encarnada, fruto de uma maior agressividade defensiva que permitiu uma série contra-ataques concluídos de forma certeira. Um parcial de 12-0, permitiu-nos uma excelente reviravolta, de 13-23 para 25-23. Ao intervalo, estava tudo empatado, 34-34.

O reatamento da partida não correu de feição à equipa portuguesa (35-44 e 40-51), fruto de um desempenho pouco agressivo defensivamente e descoordenado ofensivamente. No entanto uma ligeira reacção culminou, pouco a pouco, no encurtar de distâncias até final do 3º Período (48-55). No derradeiro parcial, os encarnados, através do tiro exterior, reduziram para a margem mínima (54-55), deixando adivinhar um final de jogo carregado de emoção até ao fim. A formação do centro da Europa voltou a disparar na liderança do "placar" (59-65), mas Damian Hollis voltou a assumir o papel de desequilibrador, empurrando as águias para uma recuperação assinalável e o empate da contenda (68-68), resultado que se manteve até final do tempo regulamentar. O desfecho da partida ficou adiado para o prolongamento. Nota para as diversas decisões precipitadas cometidas por ambas as equipas nesta fase terminal do jogo. Ao longo de todo o encontro, o Benfica cometeu 23 "turnovers" contra 17 dos húngaros.

No tempo extra, ambas as equipas acusaram naturalmente desgaste físico e claro nervosismo. Ainda assim, o Benfica passou para a frente no marcador (72-69), mas os húngaros responderam de imediato e entraram no último min a vencer (72-74), depois de vários lances confusos e perdas de bola infantis por parte das águias. Derek Raivio restabeleceu a igualdade e, no último suspiro do encontro, o energético e veterano Carlos Andrade, com um triplo, selou uma saborosa vitória ao Benfica, quando já se pensava num segundo prolongamento.

Foram quatro os atletas de "águia ao peito" a terminar o embate na casa das dezenas em pontos marcados, sobressaindo Derek Raivio (17 pontos) como o melhor concretizador. Mas o jogador encarnado mais em foco, tendo em conta as estatísticas, foi mesmo Raven Barber, essencial no jogo interior, com 16 pontos e 12 ressaltos, contabilizando assim um duplo-duplo. 

Resultados Finais da 1ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup

SL BENFICA 77-74 (a.p.) Alba Fehérvár
Brussels Basketball 77-86 Elan Chalon


Na Maia, as águias venceram o Águas Santas por 19-22, em partida a contar para 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Desta forma, a senda vitoriosa prossegue, 5ª jogo consecutivo a somar três pontos, e ascendemos ao 3º lugar da tabela classificativa, com dois pontos de desvantagem relativamente a Sporting e FC Porto, que esta Quarta-feira foi a Braga bater o Campeão Nacional.

Ultrapassamos com êxito uma das viagens mais complicadas a nível nacional. Nos últimos anos cedo ficávamos arredados da luta pelo objectivo maior, dado que tropeçávamos neste tipo de embates, contra adversários deste calibre, aguerridos e com história na modalidade, mas cujo favoritismo pertencia-nos.

Aquilo que se verificou foi uma boa postura defensiva, condicionando o poderio ofensivo adversário, especialmente a acção de Pedro Cruz (actual melhor marcador do campeonato) e Elias António, reconhecidamente as melhores individualidades dos maiatos. Esta foi a chave deste jogo. No ataque, é verdade que fomos suficientemente eficazes, no entanto os 22 golos apontados ilustram o menor rendimento encarnado no processo ofensivo. Cometemos demasiadas falhas técnicas, que geralmente surgiam quando os encarnados se revelavam impacientes e ansiosos por chegar rapidamente à baliza adversária. Também desperdiçamos em dose considerável situações de frente-a-frente com o Guarda-Redes da casa, quer nos remates à baliza aos 6 m quer nos livres de 7 m (em seis tentativas, apenas por uma vez foi golo).

O "sete" encarnado, iniciou melhor o desafio, conseguindo alcançar uma vantagem inicial de dois golos de diferença (1-3). A meio da primeira parte ampliou a diferença (3-7) e conservou-a até ao intervalo (8-11). Após o intervalo, voltou a entrar por cima e isso reflectiu-se no resultado (8-13). A maior qualidade encarnada continuou a estar bem patente e tranquilamente as águias aumentaram as distâncias, 10-16 e 11-18 (maior diferença conseguida pelos encarnados). Seguiu-se uma fase em que se registaram várias exclusões a afectar a nossa equipa - Stefan Terzic, Belone Moreira, Ales Silva. Aproveitou a formação da casa para se aproximar no marcador, 14-18. Já dentro dos 10 min finais, um parcial de 3-0 trouxe maior emoção ao jogo (18-20), contudo o Benfica manteve o cenário favorável controlado e garantiu mesmo a conquista do importante triunfo.

Última nota para a péssima actuação da dupla de arbitragem, essencialmente na segunda parte onde se revelou condescendente relativamente à excessiva agressividade dos nortenhos e tentou equilibrar a partida através de sucessivas exclusões dos nossos atletas.

Resultados Finais da 8ª Jornada

Águas Santas 19-22 SL BENFICA
ABC 22-24 FC Porto
AA Avanca 29-29 Sp. Horta
Boa Hora FC 27-25
Sporting 34-26 Madeira SAD
Ac. São Mamede 25-25 Arsenal Clube Devesa
AC Fafe 27-24 Belenenses


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!


Sem comentários:

Enviar um comentário