segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol..

Fim-de-semana em beleza, isto é à BENFICA, para as nossas modalidades de pavilhão. É assim que o nosso clube se alimenta! O maior destaque vai para a conquista de mais um troféu europeu por parte da nossa equipa de Hóquei em Patins. Porém merecem igualmente nota de relevo os rapazes do Basquetebol que venceram no terreno FC Porto, os de Andebol que asseguraram a qualificação para a próxima ronda europeia da Taça EHF e, por último, os de Futsal que arrecadaram uma vitória "a ferros" na primeira deslocação para o campeonato.

Confira a análise de todas as partidas realizadas durante os últimos dias pelas formações benfiquistas.


E Valter Neves levantou mais uma Taça Continental de Hóquei em Patins, depois de um Benfica implacável trucidar o OC Barcelos por 9-2. Parabéns! "Não quero parar de ganhar!", todos partilhamos este sentimento de Pedro Nunes.

A conquista deste troféu pela terceira vez da História do Glorioso, contribui evidentemente para o aumento do nosso pecúlio de títulos internacionais na modalidade. Cientes do que havia para fazer, em virtude da desvantagem trazida da 1ª Mão da competição (5-4), as águias encantaram a numerosa plateia com uma goleada que redundou num contundente agregado final (13-7).

E apesar da expressividade dos números finais, o começo do jogo não foi nada fácil. O OC Barcelos mostrou que é uma equipa que se pode bater de igual para igual com qualquer adversário, e nos primeiros minutos Guillem Trabal e Ricardo Silva foram os protagonistas do jogo, impondo-se às muitas investidas dos atacantes. O jogo tinha um ritmo frenético, sucediam-se as ocasiões e o golo surgiu cerca dos 10 min, João Rodrigues à matador a aproveitar uma sobra a mais uma iniciativa de Carlos Nicolia.
  
O jogo continuou disputado taco a taco, e o Barcelos ia esbarrando em Trabal, primeira parte quase imaculada do guardião encarnado, que travou um livre directo de Luís Querido.
Os últimos 5 min do primeiro tempo foram prolíficos. Jordi Adroher fez o 2-0 aproveitando nova recarga a iniciativa de Nicolia (numa brilhante jogada individual), mas respondeu João Guimarães com um golo de belo efeito. Estava novamente igualada a eliminatória, mas seria por pouco tempo. Em poucos minutos, entre primeira e segunda parte, o Benfica iria resolver a questão. 

A 30 segundos do descanso João Rodrigues fez o golo da tarde, uma finalização de sonho do camisola 9 encarnado, recebendo um passe de Tiago Rafael levantou a bola ligeiramente e aplicou uma valente "raquetada", para um golo que levantou o pavilhão! O descanso não fez bem ao Barcelos, que não aguentou a avalanche encarnada a abrir o segundo tempo. Aos 20 segundos, tiro de Tiago Rafael do meio-campo a bater Ricardo Silva, aproveitando a quantidade de jogadores que taparam a visão ao guardião.

O desnorte barcelense acentuou-se pouco depois. Primeiro Vieirinha não conseguiu bater Trabal de livre directo a castigar justo cartão azul a Adroher, e com mais um jogador a equipa minhota cometeu a 10ª falta, com Diogo Rafael a dar com a defesa contrária em doida. João Rodrigues fez o 5-1, e poucos segundos depois um cartão azul por palavras a Hugo Costa deixava ambas as equipas com menos um jogador. Muito espaço para jogar, e no contra-ataque Tiago serviu João para o 6-1. "Poker" de João Rodrigues, isto ainda nos primeiros 5 min da segunda parte.

O assunto estava arrumado, Vierinha fez o 6-2 pouco depois mas na resposta e novamente em contra-ataque, Miguel Rocha, novamente titular, colocou a diferença novamente em cinco golos. Faltava jogar mais de um quarto de hora, mas só as bolas paradas iriam mexer com o jogo, já que de bola corrida o Benfica, e só nesta fase do jogo, atirou por três vezes aos ferros. Quanto a golos, Adroher marcou de penalty e de livre directo, do outro lado Joca (LD) e Reinaldo Ventura (GP) não ultrapassaram o muro Trabal. Pedro Nunes ainda lançou Diogo Almeida e João Sardo nos derradeiros min do jogo, e a 2 segundos do fim Sardo podia ter fechado as contas de livre directo, mas Ricardo Silva travou o remate.

Triunfo sem mácula do Benfica, uma vitória bem justa dos encarnados que deram a volta ao resultado negativo da primeira Mão de forma clara e evidente. Tempo de glória com mais uma conquista europeia, festejo breve que para a semana volta a luta do Campeonato e com nova recepção ao Barcelos, por isso não será certamente um jogo fácil.

Resultado Final da 2ª Mão da Taça Continental 2016

SL BENFICA 9-2 OC Barcelos


Enjeitada a possibilidade de conquista da 1ª prova oficial da temporada, desta vez a formação comandada por Carlos Lisboa ganhou, e logo na casa do maior rival, FC Porto, por 74-76, em partida relativa à 2ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Uma vitória historicamente saborosa, e que quebra o enguiço, uma vez que no ano passado as águias não venceram no Dragão Caixa. Que este êxito sirva de mote para a desejada evolução e uma temporada que se deseja gloriosa, ou seja, com a conquista de títulos, sobretudo a recuperação do ceptro nacional.

Diante de um pavilhão que esteve longe de estar cheio e intimidante, o primeiro período pautou-se pelo equilíbrio, mas era o Benfica que se apresentava mais regular nas suas acções, especialmente na defesa da nossa tabela, daí o 15-20 cumpridos 10 min do Clássico. Uma boa entrada das águias no 2º quarto redundou no alargamento da vantagem (15-23), e durante algum tempo conservamos a diferença de oito pontos. Carlos Lisboa rodava o plantel e a equipa mantinha, mais ou menos, o nível competitivo, porém o conjunto portista aplicou-se, recorrendo aos triplos, e encurtou distâncias até ao intervalo, 39-43.

Na 2ª parte, os encarnados até começaram por dilatar a vantagem (39-47), mas sensivelmente a meio do 3º Período, os nortenhos já tinha igualado o encontro e voltariam momentaneamente a estar por cima no marcador (51-50), aproveitando algumas precipitações do ataque benfiquista para sair para o ataque com transições rápidas e lançamentos fáceis. No entanto foi "sol de pouca dura", pois a turma do Lisboa acabaria por encarar os derradeiros 10 min com uma ligeira vantagem (62-58). Mas isso não significou nada, tendo em contra que o FC Porto entrou com tudo no 4ª Período, ao passo que o Benfica parecia desorientado. Os azuis e brancos efectuaram a remontada e tudo parecia encaminhado (67-60) para nova vitória frente aos comandados de Carlos Lisboa, mas os homens de "águia ao peito" não se renderam, ainda tinham uma palavra a dizer nos instantes decisivos do duelo e reentraram na discussão do resultado. À boleia do inconformado Damian Hollis, os encarnados retomaram a liderança do marcador praticamente dentro do último min do encontro. Os portistas ainda dispuseram de dois lances livres quase no fim que lhes valia a vitória, mas felizmente desperdiçaram e o triunfo sorriu mesmo ao Benfica.

Conforme tínhamos vaticinado na antevisão, era importante neutralizar o jogo exterior do adversário (percentagem de 3 pts foi 29%) e equilibrar ou dominar a luta pelos ressaltos (FCP - 34; SLB - 31). Só assim acreditávamos honestamente num êxito na "Cidade Invicta". E de certa forma isso ficou bem espelhado na partida de Sábado, com as águias a imporem maior agressividade e a acertarem as marcações. Ainda bem longe do que esta formação pode valer, a nível individual e colectivo, pelo menos conseguimos ser mais consistentes defensivamente, enquanto no ataque Hollis, irrepreensível, resolveu muito dos nossos problemas em criar situações favoráveis para o ataque ao cesto. O norte-americano esteve a um nível auspicioso, particularmente em termos ofensivos. Foi MVP do jogo com 27 pontos (7/10 de 2 pts, 2/4 de 3 pts, 7/7 de LL), 4 ressaltos e uma valorização de 28.5.

Resultados Finais da 2ª Jornada

FC Porto 74-76 SL BENFICA
CAB Madeira 103-95 Oliveirense
Ovarense 77-83 Eléctrico
Galitos Barreiro 83-54 Sampaense
Lusitânia 70-73 V. Guimarães
Maia Basket 86-89 Illiabum


A principal equipa de Andebol do SL Benfica garantiu o apuramento, no Luxemburgo, para a 3ª Ronda da Taça EHF, ao vencer por 30-33 na visita ao lotado pavilhão do Handball Kaerjeng. Esta Terça-feira, pela manhã, há sorteio.

Os homens que envergam o "Manto Sagrado" contaram com um apoio inexcedível e fundamental de muitos benfiquistas que residem naquela zona da Europa. A dimensão do nosso clube é universal, portanto não é surpresa que tenham comparecido tantos adeptos a empurrar o conjunto chefiado por Mariano Ortega na passagem à fase seguinte da prova europeia.

Relativamente àquilo que se viu na partida, incontornavelmente o Benfica teve sempre a eliminatória controlada. Desde cedo, fruto de uma mediana prestação defensiva, impôs a sua supremacia no embate (1-4) e comandou a marcha do marcador. A equipa da casa reduziu distâncias para a diferença mínima, contudo no último terço do primeiro tempo as águias voltaram a dilatar a vantagem (8-12). Mas, ainda assim, ao intervalo (12-14), a margem registada indicava que a eliminatória não estava decidida, tendo em consideração o 31-26 da 1ª Mão disputada na Luz.

Na segunda metade do encontro, os luxemburgueses restabeleceram a igualdade (14-14) e equilibraram o jogo durante alguns mins, cuja toada foi de sucessivos empates. Todavia, os encarnados desbloquearam e voltaram a descolar (17-20), desta vez definitivamente. De tal forma, que Ortega rodou vários elementos do plantel e inclusivamente deu oportunidade ao jovem guardião Gustavo Capdeville, que mostrou todo o seu potencial. Paulo Moreno, autor de seis golos, distinguiu-se dos demais companheiros de equipa. O pivot está a corresponder exemplarmente à aposta do timoneiro benfiquista.

Resultado Final da 2ª Mão da Taça EHF (2ª Ronda)

Handball Kaerjeng 30-33 SL BENFICA


"Em cima do joelho", as águias alcançaram preciosos três pontos ao derrubarem os Leões de Porto Salvo por 2-3, em jogo a contar para a 2ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Uma vitória bastante sofrida, num jogo emocionante e bastante quezilento. As águias não estiveram bem no jogo perante uns anfitriões sempre muito combativos, demasiado até, e atrevidos. Ênfase para a estreia do novo piso, em madeira, aposta da FPF para os jogos alvos de transmissão televisiva pela TVI.

As águias apresentaram-se desfalcadas de Fernando Wilhelm, mas isso não justifica uma exibição pouca conseguida. Neste jogo fomos, de certa forma, bafejados pelas sorte. Faltou intensidade e maior discernimento na tomada de decisão e isso pode-se pagar caro contra um rival disciplinado tacticamente, desinibido e muito motivado por jogar connosco. E neste jogo estivemos perto de deixar escapar dois pontos.

O jogo teve cenário idêntico durante os 40 min. Com as águias pouco móveis e acertadas na circulação de bola e a pecarem no momento da finalização e o conjunto de Porto Salvo em busca do nosso erro para sair em contra-golpe e nos surpreender. A partida começou algo morna mas na segunda metade da primeira parte os ânimos aqueceram. Pouco depois, Ré abriu o activo e colocou o Benfica em vantagem no encontro, ao desviar subtilmente um remate de Chaguinha, após lance fortuito e de insistência de Elisandro. A resposta surgiu num ápice, a cerca de 3 min do descanso regulamentar, com a equipa da casa a consumar a reviravolta, com dois golos de João Silva, num curto espaço de tempo, com transições rápidas e bem executadas. Primeiro Ré a desconcentrar-se e a cair na armadilha do adversário, deixando o seu opositor solto de marcação que atirou a contar. Imediatamente a seguir, novo tento caseiro. Um mau passe de Ré, novo erro individual, que originou um contra-ataque certeiro, e assim fomos para o intervalo (2-1). Os encarnados entraram manifestamente em modo "descompressão" depois de marcar o primeiro e sofreram as consequências.

Na segunda parte o Benfica reagiu e imperou a lei do mais forte, mas sem convencer. A 15 min do apito final, Bruno Coelho endossou a bola a Gonçalo Alves e o Capitão empatou a contenda, num excelente disparo de pé esquerdo. Joel Rocha arriscou com o "5 para 4", e na sequência disso os Leões estiveram perto de marcar. Em plena ponta final, com 28 segundos por jogar, Bruno Coelho levou a comitiva benfiquista ao delírio, ao finalizar uma bela jogada colectiva que surgiu a partir de uma feliz combinação entre Bruno Coelho e Elisandro, devidamente trabalhada e indicada por Joel Rocha. Este golo não evitou ainda um susto para o Benfica, com Bruno Coelho novamente no papel de protagonista ao salvar as águias, cortando de cabeça uma bola que iria para o interior da baliza defendida por Bebé. O jogo terminou com os ânimos exaltados, nada surpreendente depois de um jogo em que por diversas ocasiões se transpôs deliberadamente o limite da agressividade, com a cumplicidade da equipa de arbitragem.

Resultados Finais da 2ª Jornada

Leões de Porto Salvo 2-3 SL BENFICA
Unidos Pinheirense 2-6 Belenenses
Sporting-Burinhosa (26/10, às 21h)
Futsal Azeméis 3-3 Rio Ave
Módicus 1-4 Sp. Braga
AD Fundão 3-0 Quinta dos Lombos
Os Vinhais 1-6 CS São João


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!


Sem comentários:

Enviar um comentário