segunda-feira, 23 de maio de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada de sentimentos distintos para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Pela positiva, destaque para a passagem à Final Four da Taça de Portugal de Hóquei em Patins e às Meias Finais dos Playoffs de Futsal. Pela negativa, realce para a dupla jornada agridoce no arranque da Final do Campeonato Nacional de Basquetebol, bem como para a vitória inglória na Final da Taça Challenge de Andebol. 

Confira mais um rescaldo de todo o fim de semana do SL Benfica.


As águias lideradas por Joel Rocha carimbaram o acesso às Meias Finais dos Playoffs de Futsal, ao baterem o SL. Olivais por categóricos 6-2.

Depois da vitória no Casal Vistoso, importava ao Benfica vencer o 2º jogo da série, de forma a conseguir a passagem à fase seguinte, o que se veio a confirmar. Os Campeões Nacionais confirmaram o favoritismo que lhes era atribuído e fecharam a eliminatória.

Os números da vitória não espelham as dificuldades sentidas pelo Benfica, que se apresentou com Bebé a titular, perante a boa réplica oferecida pelo SL. Olivais que até inaugurou o marcador, aproveitando a superioridade numérica fruto da controversa expulsão de Fernando Wilhelm. O Capitão Gonçalo Alves repôs a igualdade, numa bela finalização após rápida transição conduzida por Alessandro Patias. Num lance parecido com o 1º golo, recuperaram a bola e apanharam o Benfica em contrapé, o conjunto forasteiro fez o 1-2. Com um toque magistral de calcanhar, Alan Brandi empatou, após ser descoberto por Ré, autor de um excelente trabalho individual pela linha lateral. As contas dos 20 min iniciais do desafio encerraram com um tento de Mário Freitas que colocou as águias pela primeira vez em vantagem, na sequência de uma assistência, com classe, de Alan Brandi que deixou a defesa contrária totalmente destruída.

A 1ª parte foi pautada pelo equilíbrio e até se pode considerar injusta a vantagem benfiquista ao intervalo (3-2), no entanto na etapa complementar os encarnados controlaram completamente a partida, aumentando a velocidade na circulação da bola e dispondo de diversas oportunidades de golo ante um rival desgastado. O poderio ofensivo das águias fez-se sentir e naturalmente o Benfica disparou no marcador, Alan Brandi aumentou para 4-2 após uma sucessão de combinações com Chaguinha, sendo que os dois últimos golos, ambos da autoria do energético Chaguinha, surgiram devido a baliza deserta, face à estratégia de "5 para 4" adoptada pelo opositor nos 5 min finais.

Quanto ao que se segue, a Meia Final, a mesma vai ser disputada frente ao Burinhosa à melhor de três jogos. Na outra Meia Final, Sporting e Sp. Braga lutam igualmente pelo apuramento para a Final do Campeonato Nacional.

Resultados Finais do Jogo 2 dos Quartos de Final dos Playoffs

SL BENFICA 6-2 SL. Olivais
Sp. Braga 4-2 Fundão
Sporting 6-1 Belenenses
Burinhosa 4-1 Módicus


Final dos Playoffs de Basquetebol empatada! Na Luz, o conjunto portista começou por adiantar-se, ao vencer por 72-78, mas no dia seguinte as águias responderam da melhor forma, por 89-84.

No primeiro jogo, disputado no Sábado, os pupilos de Carlos Lisboa entraram com boa eficácia ofensiva, que permitiu chegar a uma vantagem de 16 pontos no fim dos primeiros 10 min (29-13). Mas a partir do 2º Período o cenário começou a alterar-se paulatinamente, face à boa defesa contrária e à clara diminuição da eficácia no tiro exterior encarnado. No entanto, o Benfica mantinha-se sempre na liderança do marcador, mesmo no 3º parcial, em que o FC Porto teve o mérito de anular as investidas de Daequan Cook, e a equipa benfiquista ressentiu-se disso. Os triplos deixaram de cair e o rival portista, beneficiando da passividade do Benfica, efectuou a reviravolta (65-57) já dentro dos últimos 4 min e garantiu a vitória.

Já no Domingo, a história foi bem diferente. Perante um rival bem organizado no seu processo defensivo e eficaz nas transições ofensivas, as águias, pressionadas, revelaram algum nervosismo na 1ª parte do jogo (chegaram a estar a perder por 24-40), dada a derrota no dia anterior, e mostravam-se sem soluções para contrariar os intentos do adversário, apenas se socorriam dos lançamentos exteriores. Após o intervalo (32-42), a toada da partida manteve-se, porém a partir da 2ª metade do 3º Período, a equipa benfiquista começou a encurtar distâncias, menos passiva no sector defensivo e mais eficaz na vertente atacante, com um importante contributo de Marko Loncovic, com o extremo-poste naturalizado português a revelar-se muito útil ao nosso colectivo especialmente ao nível do jogo interior. No derradeiro parcial, o Benfica soube, finalmente, explorar as vantagens no jogo interior, e passou pela 1ª vez neste duelo a comandar a marcha do marcador (72-71). Tal aposta, aliada a uma satisfatória e inteligente gestão da posse da bola bem como maior coesão no momento defensivo, redundou no triunfo benfiquista. Realce para a boa exibição de Jeremiah Wilson, que somando 22 pontos e 10 ressaltos foi o MVP deste jogo.

A decisão passa para o Dragão Caixa e, portanto, agora é vencer o terceiro e quarto jogos e assegurar o Penta-Campeonato. Temos clara capacidade para isso. Há que prolongar a hegemonia nacional. Vamos rapazes!

Resultado Final do Jogo 1 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 72-78 FC Porto

Resultado Final do Jogo 2 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 89-84 FC Porto


Apesar da vitória por 25-29 no reduto do ABC, em encontro da 2ª Mão da Taça Challenge de Andebol, tal desfecho não chegou para os comandados de Mariano Ortega alcançarem o título europeu. Parabéns à formação oriunda de Braga pela conquista.

Num Pavilhão Flávio Sá Leite dotado de uma excelente moldura humana a apoiar ruidosamente a equipa da casa, o Benfica entrou determinado, quando se pensava que o ambiente desestabilizasse, e cedo cavou uma boa vantagem (6-2), contudo uma série de precipitações no ataque (perdulários nos livres de 7 m) permitiu aos bracarenses equilibrar o embate e recolher aos balneários empatados, 11-11.

Na etapa complementar, os minhotos entraram melhores e, empolgados pela sua massa adepta, alcançaram dois golos de vantagem (15-13), mas, depois de algum desnorte e da expulsão de Ales Silva, não tardou a reacção do grupo orientado por Mariano Ortega (19-19), que voltou para a frente do "score". Até ao apito final, as águias, que modificaram o sistema defensivo para marcação individual, tentaram alcançar a diferença de seis golos, necessária para a qualificação, mas tal não foi possível. A menos de 2 min do fim, João Pais falhou isolado diante do guarda-redes anfitrião (algo que se sucedeu por várias ocasiões durante a partida com outros jogadores do Benfica) e enjeitou as possibilidades que ainda poderiam restar para o desejado título europeu.

Em suma, orgulho pelo percurso feito, uma vitória com sabor amargo (nunca poderíamos ter perdido daquela forma na Luz) mas que deve servir de catalisador para o que resta da disputa do título nacional. Não poderemos escapar esta oportunidade. Força rapazes!

Resultado Final da 2ª Mão da Final

ABC 25-29 SL BENFICA


No Hóquei em Patins, o SL Benfica qualificou-se de forma natural para a 'Final Four' da Taça de Portugal, após vitória por 1-8 contra o anfitrião Parede.

Na Parede, diante de um adversário que milita no 3º escalão nacional e está de regresso ao 2º, o Benfica foi recebido com guarda de honra num pavilhão perto de lotado, com mais de 1200 espectadores. O Benfica demorou a entrar no jogo e foi supreendido pelo adversário, que abriu a contagem num tiro de longe. E valeu Pedro Henriques, que jogou todo o jogo, com uma bela exibição a evitar o pior.

Foi já depois de trocar todos os jogadores de campo de uma assentada que o Benfica reagiu ofensivamente, e depois de aumentar o volume chegou naturalmente ao golo por Jordi Adroher. Diogo Rafael com um remate embalado colocou o Benfica na frente, e Carlos Nicolia de grande penalidade fez o 1-3 ainda na primeira parte.

Na segunda parte, o ritmo mais alto imposto pelo Benfica fez a diferença. Os Campeões Europeus e Nacionais dominaram a seu belo prazer e sem forçarem muito foram aumentando a contagem. João Rodrigues, por duas vezes, Miguel Rocha e Adroher, este também por mais duas vezes, fizeram os cinco golos do 2º tempo, com destaque para a arte do catalão na cobrança da 10ª falta. Valeu o bilhete a todos os presentes. Defensivamente foi um jogo pouco conseguido, Pedro Henriques brilhou em grande estilo na oportunidade que teve.

Iremos medir forças nas Semi Finais frente ao Sporting sendo que, na outra Meia Final serão opositores as equipas do FC Porto e OC Barcelos. A organização desta fase, agendada para 18 e 19 de Junho, terá lugar em Ponte de Lima, num pavilhão bem mais digno do que o da temporada passada.

Resultado Final dos 1/4 Final

Parede 1-8 SL BENFICA


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


1 comentário:

  1. O andebol, depois de ser uma surpresa, está a ser uma desilusão. Vamos ver se conseguem ganhar o campeonato. Só o irão conseguir se jogarem «à Benfica», com RAÇA, QUERER e AMBIÇÂO.

    A equipa de basquetebol entrou (uma vez mais) a anhar e deu a 1ª parte de avanço. Na 2ª parte entraram «à Benfica» e venceram a partida. Apesar dos desequilíbrios da equipa, acho que não somos inferiores aos frutas. Façam pela vida, «comam a relva», honrem a camisola que vestem e deem-nos a alegria de mais um campeonato.

    Aos atletas e equipas técnicas do futsal e o hóquei, obrigado pelas alegrias que continuam a dar-nos, e continuem.

    ResponderEliminar