terça-feira, 3 de maio de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Sábado à Benfica! Todas as nossas equipas ultrapassaram a última jornada desportiva com êxito. Sublinhe-se a passagem Final da Taça Challenge de Andebol e o apuramento para as Meias Finais dos Playoffs de Basquetebol.

Não deixe de consultar a análise das partidas onde o Benfica se assumiu como protagonista.


Na jornada de encerramento da Fase Regular, o Campeão Nacional de Futsal bateu a AD Módicus, por 1-3, em Vila Nova de Gaia.

Após a participação intensa e honrosa participação na 'Final Four' da UEFA Cup que permite aos encarnados validar presença na International Cup agendada para os dias compreendidos entre 24 e 29 de Junho no Qatar, os pupilos de Joel Rocha, com Alan Brandi e Bebé preteridos, regressaram aos compromissos internos, numa partida para cumprir calendário, dado que a nossa posição na classificação já estava definida, isto é, a vice-liderança.

A primeira parte do duelo foi renhida e, pese embora a maior quantidade de remates desferidos pelos encarnados, a formação nortenha foi bem sucedida em travar o caudal ofensivo contrário, apostou no contra-ataque e recolheu aos balneários na frente do marcador pela margem mínima, na sequência de um pontapé de canto bem trabalhado. Ficou por assinalar uma grande penalidade a favor do Benfica devido a mão deliberada na bola dentro de área a impedir o golo do Capitão Gonçalo Alves.

Na 2ª parte veio ao de cima a superioridade das águias, fruto da maior agressividade e dinâmica impostas na quadra. Cerca de 1 min volvido depois do recomeço do desafio, Jefferson assistiu primorosamente Rafael Henmi que à entrada da área fuzilou de pé esquerdo e restabeleceu o empate. Já dentro da 2ª metade da etapa complementar, um excelente lance individual pela linha lateral até junto da marca do pontapé de canto protagonizado por Gonçalo Alves que serviu de bandeja o golo a Alessandro Patias. O pivot italiano encostou para o interior da baliza e consumou a reviravolta benfiquista. A 1 min da sirene final, Patias bisou na partida perante baliza deserta. O jogador encarnado, aproveitou o "5 para 4" contrário para pressionar o portador da bola, recuperar e atirar a contar, fixando o resultado final.


Nos Quartos de Final dos Playoffs encontraremos o SL. Olivais. Por agora, foco total na 'Final 8' da Taça de Portugal que se disputa entre a próxima Quinta-feira e Domingo.

Resultados Finais da 26ª Jornada

Módicus 1-3 SL BENFICA
Belenenses 3-5 Quinta dos Lombos
SL. Olivais 2-3 Sporting
Boavista 1-4 Gualtar
Sp. Braga 2-4 Burinhosa
Rio Ave 2-5 Fundão
CS São João 3-5 Leões de Porto Salvo


Na viagem até aos Açores, precisamente a Angra do Heroísmo, como era expectável, o Tetra-Campeão de Basquetebol resolveu a questão e confirmou a qualificação para as Meias Finais dos Playoffs, após derrotar amplamente o Lusitânia por 62-83.

No 3º jogo dos Quartos de Final, os 10 minutos iniciais foram pautados por algum equilíbrio, conforme espelha o 20-22. Já no 2º parcial, a história foi bem diferente. O Benfica impôs-se na partida, através de uma prestação mais consistente no sector defensivo e da eficácia de Tomás Barroso nos lançamentos de 3 pontos, e chegou ao intervalo a ganhar por 14 pontos de diferença (34-48).

A vantagem conseguida permitiu ao conjunto de Carlos Lisboa gerir o jogo como quis na etapa complementar e, inclusivamente, ampliar a distância no marcador. No final do 3º Período, o "placar" assinalava 45-66, pelo que já não restava quaisquer dúvidas relativamente ao desfecho da eliminatória, e no último quarto o técnico benfiquista rodou o plantel mas tudo se manteve controlado até soar o gongo. Destaque para o bom jogo de Tomás Barroso e Jeremiah Wilson, que com 23 e 16 pontos respectivamente, foram os melhores marcadores da partida da nossa equipa.

FC Porto e Ovarense defrontam-se na próxima ronda. Encarnados esperam pelo adversário que sairá do confronto entre Oliveirense e Galitos Barreiro cuja série se decidirá na "negra". Independentemente do adversário, o Benfica é evidentemente favorito a atingir a Final da competição.

Resultados Finais do Jogo 3 dos 1/4 de Final dos Playoffs 

Lusitânia 62-83 SL BENFICA 
V. Guimarães 90-94 FC Porto
Galitos Barreiro 77-60 Oliveirense
Barcelos 65-69 Ovarense


Em jogo de acerto no calendário do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, as águias viajaram até à Ilha do Pico para suplantar a combativa Candelária por 4-7.

Vitória sofrida e bastante suada, com uma arbitragem demasiado caseira (muitas faltas sancionadas ao Benfica, que resultaram em golo para os açorianos), porém objectivo cumprido, que culminou no reforço da liderança isolada. Os Campeões Nacionais detêm 8 pontos de vantagem relativamente ao 2º classificado, o FC Porto. Sobram quatro jornadas para o fim do campeonato.

A Candelária começou melhor o encontro, abrindo o activo. Marc Torra repôs a igualdade, e os insulares colocaram-se novamente em vantagem. Até ao descanso regulamentar, um bis de Diogo Rafael e um tento da autoria de Jordi Adroher deixou o Benfica, que se apresentou ainda sem Carlos Nicolia, que foi Pai, a vencer por 2-4, ao intervalo.

A equipa oriunda do arquipélago dos Açores voltou a entrar melhor, empatando a partida a quatro bolas. As águias atravessam uma fase algo intermitente no processo defensivo. O Capitão Valter Neves ofereceu novamente a vantagem ao Benfica. João Rodrigues e Miguel Rocha dilataram a diferença e sentenciaram o desenlace favorável aos homens liderados por Pedro Nunes.

Resultados Finais da 20ª Jornada

Candelária 4-7 SL BENFICA
HC Turquel 7-4 AE Física
Paço de Arcos 4-3 HA Cambra
AD Sanjoanense 8-6 Juv. Viana
HC Braga 0-5 Oliveirense
Sporting 2-4 Porto
OC Barcelos 5-7 Valongo


Mais um feito histórico! A equipa principal de Andebol do SL BENFICA avançou para a Final da Taça Challenge, após vencer novamente o FyllingenBergen, desta vez na Noruega e por 27-29.

Depois da exibição irrepreensível no encontro da 1ª Mão em Lisboa, a formação orientada por Mariano Ortega deslocou-se ao Norte da Europa para carimbar o passaporte para a decisão do título e demonstrar que são claramente superiores ao adversário das Meias Finais.

A vantagem de treze golos era confortável mas restavam 60 min de jogo para a ambicionada qualificação. A partida da 2ª Mão, resumidamente, ficou marcada por duas partes distintas. Nos primeiros 30 minutos, a equipa nórdica aproveitou a irregularidade na vertente defensiva e o desacerto ofensivo dos encarnados. A turma da casa entrou a vencer (3-0), o Benfica reagiu repentinamente (3-4), mas os anfitriões retomaram o comando das operações (10-6). Ao intervalo o 'placar' assinalava um 14-11 a favor do FyllingenBergen.

Na segunda parte surgiu um colectivo benfiquista diferente. O Benfica transfigurou-se para um nível superior, particularmente no processo ofensivo. Os encarnados recomeçaram o desafio dispostos a matar quaisquer esperanças do rival (14-13). Os nórdicos sentiram a realidade à frente dos seus olhos e naturalmente a intensidade do seu jogo baixou. Os homens de "águia ao peito" revelavam tranquilidade, eficácia no ataque e efectuaram a reviravolta (17-18). O técnico benfiquista rodou o plantel e a as águias continuaram a liderar a marcha do marcador. Depois das águias terem estado a ganhar por 19-22, os noruegueses igualaram a contenda a 23 bolas, todavia dois golos seguidos (23-25) selaram praticamente o triunfo dos portugueses. Do lado benfiquista, Javier Borragan e Augusto Aranda foram os melhores marcadores, com quatro golos cada.

A equipa minhota do ABC é a outra finalista, portanto obviamente que o título europeu será conquistado por um clube luso. A primeira Mão será disputada na Luz e a segunda Mão em Braga.


Resultados Finais das Meias Finais (2ª Mão)

FyllingenBergen 27-29 SL BENFICA
HC Dukla Praha 29-33 ABC


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário