quinta-feira, 3 de março de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Tal como no ano passado, a formação principal de Voleibol do SL Benfica derrotou o Ethnikos Alexandroupolis por 2-3 e carimbou o passaporte para as Meias Finais da Taça Challenge. Fantástico! São BENFICA!

Nova demonstração de classe e de força da formação benfiquista. Em território grego, perante uma pavilhão lotado e ensurdecedor no apoio à sua equipa, os Tri-Campeões Nacionais não se deixaram atemorizar pelo ambiente, pese embora a entrada pouco conseguida na partida.

O Prof. José Jardim optou - e bem - por dar a titularidade a André Lopes, sendo esta a única alteração na equipa inicial comparativamente à da 1ª Mão. Por conseguinte, Paulo Renan, Hugo Gaspar, Roberto Reis, Justin Duff, Zelão e Ivo Casas completaram o restante lote dos seleccionados.

A equipa da casa entrou melhor no primeiro set, marcando 5 pontos sem resposta. Os encarnados demoraram a arrancar e chegaram a reduzir distâncias (10-8 e 14-13). Após o 2º tempo técnico, os helénicos dispararam novamente no placar, mas os encarnados souberam reagir e restabelecer o empate (21-21). Contudo, o anfitrião foi mais forte nos decisivos momentos e venceu o set por 25-23. A situação permanecia igual, ou seja, bastariam dois sets para alcançarmos o grande objectivo, no entanto naturalmente que as dúvidas nesta fase do jogo aumentavam. O Ethnikos apresentava-se galvanizado e com o seu fervoroso público a tarefa complicava-se para os encarnados.

No segundo parcial, o Benfica melhorou, impondo-se na recepção e no serviço, e entrou (1-4) disposto a repetir o desenlace da 1ª Mão, onde a turma grega se adiantou no marcador ao vencer justamente o 1º set mas veio a perder o jogo por 3-1. As águias estiveram sempre em vantagem, ora o rival reduzia a diferença (5-6), ora o Benfica fugia no marcador. Desta vez, foi o Benfica a apresentar-se mais eficaz nos derradeiros pontos (20-25) e, portanto, restava fechar mais um set a nosso favor para o apuramento.

Seria no 3º set deste jogo que as águias iriam resolver as contas relativamente a esta eliminatória. O 0-2 cavado longo no início pressionou ainda mais o oponente, ciente de que a margem de erro era nula. Por seu turno, o Benfica revelava conforto e a qualidade individual e colectiva em todas as vertentes do jogo fazia-se notar. Os encarnados dominavam o encontro e, resultado disso foi o dilatar da vantagem (3-7, 5-10 e 6-12). A formação grega reagiu (de 8-14 para 13-14), de forma a não entregar a passagem benfiquista à fase seguinte de mão beijada. O 2º tempo técnico quebrou o ritmo ao conjunto visitado e o Benfica acelerou (14-19) em definitivo para as Meias Finais! Acabamos por consumar a reviravolta vencendo 19-25. Raça, querer e ambição! Uma expressão que "assenta como uma luva" a esta gloriosa equipa.

Sem surpresa, o nosso técnico decidiu fazer rotação do plantel. Consequência dessa rotação, o Ethnikos de orgulho ferido aproveitou para vencer mas somente nas vantagens por 28-26. A discussão quanto ao vencedor do duelo fez-se na "negra", com o Benfica a "colocar a cereja no topo do bolo" (11-15), isto é, a juntar a vitória à qualificação para a Meia Final da Taça Challenge. Parabéns!

Nota ainda para as actuações do Capitão Hugo Gaspar, melhor finalizador do encontro (22 pontos), e do libero Ivo Casas, que registou 63% de eficácia no capítulo da recepção.

Agora teremos pela frente uma equipa transalpina à semelhança do que sucedera na temporada passada, o Calzedonia Verona, actual 4º classificado do Campeonato de Itália. O adversário é favorito, todavia esta secção não cessa de nos honrar e jogamos em casa na 2ª Mão.

Resultado Final dos 1/4 Final - 2ª Mão

Ethnikos Alexandroupolis 2-3 SL BENFICA (25-23; 20-25; 19-25; 28-26; 11-15)


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 do Voleibol do SL Benfica, pode ver aqui:

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

1 comentário: