domingo, 27 de março de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O fim de semana prolongado da Páscoa ficou marcado por diferentes desfechos. Em Voleibol perdemos a primeira batalha da Final dos Playoffs e no Futsal consentimos um empate caseiro que nos afasta quase definitivamente no 1º lugar da Fase Regular. Já no Andebol carimbamos o acesso às Meias Finais da Challenge Cup e em Basquetebol regressamos às vitórias para o campeonato nacional.

Fique com uma análise mais específica de cada jogo das nossas modalidades durante a última jornada desportiva.


Na tarde Sexta-feira, o Tetra-Campeão de Basquetebol recebeu e bateu a Oliveirense por tranquilos 95-70, em encontro da 5ª ronda da 2ª Fase do Campeonato Nacional.

O conjunto liderado por Carlos Lisboa apresentou-se com duas ausências por lesão, para além de Carlos Ferreirinho, os experientes Carlos Andrade e Frederick Gentry. Quanto ao jogo propriamente dito, foi pautado pelo equilíbrio na fase inicial. A formação de Oliveira de Azeméis até esteve por cima (8-14), mas rapidamente os encarnados recuperaram e passaram a liderar definitivamente a marcha do marcador (15-14 e 27-19). Após os 10 min iniciais, as águias venciam por 27-21, num período onde os ataques se superiorizaram às defesas e onde ambas as equipas se equivaleram nos lançamentos exteriores.

No 2º Período, as águias acertaram no capítulo defensivo, deixando de consentir contra-ataques fáceis ao oponente, e com naturalidade fugiram no marcador (38-24 e 49-30). A Oliveirense sentiu muitas dificuldades em suster o maior caudal ofensivo do Benfica, que se apresentava com um ritmo intenso e eficaz, em particular com João Soares em plano evidência. Ao intervalo, as águias recolheram aos balneários com um diferença robusta na ordem das duas "dezenas" de pontos, 58-34.

No reatamento do encontro, uma menor concentração e agressividade no sector defensivo e maior individualismo no processo ofensivo do lado encarnado, permitiu uma ligeira recuperação à Oliveirense (67-50) que entrou no derradeiro parcial a perder por 73-54.

Relativamente aos últimos 10 min do embate, a equipa de Carlos Lisboa voltou ao nível demonstrado na 1ª parte, gerindo o jogo como quis, ampliando a vantagem, e diante de uma Oliveirense fatigada e com evidentes problemas na rotação. O mítico técnico benfiquista aproveitou para dar oportunidade aos menos utilizados, como foi o caso do Capitão Diogo Carreira e de Ricardo Monteiro, sendo que ambos não desperdiçaram a chamada para inscrever o seu nome na lista de marcadores.

Um resultado final que não deixa margem para dúvida face à vitória do Benfica. Entre outros aspectos, a diferença esteve sobretudo na eficácia de lançamento, parâmetro onde as águias conseguiram percentagens de 63% nos 2 pontos e 52% no tiro exterior (concretizamos 14 triplos). Continua tudo na mesma nos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Resultados Finais da 5ª Jornada

SL BENFICA 95-70 Oliveirense
Barcelos 57-93 Porto
Galitos Barreiro 74-61 Ovarense


No arquipélago dos Açores, o Tri-Campeão perdeu por 3-1 frente à Fonte do Bastardo no arranque da Final dos Playoffs de Voleibol.

O conjunto treinado por José Jardim começou da pior forma no início da decisão do título máximo nacional da modalidade, na ressaca da eliminação europeia. No primeiro set do encontro, as águias estiveram sempre atrás do prejuízo, com muitas oscilações a nível exibicional. A equipa açoriana entrou a todo o gás, surpreendendo com a aposta (ganha) no distribuidor José Pedro Monteiro em detrimento de Tiago Violas, vencendo por 25-20.

Os encarnados atacavam com pouca imprevisibilidade, facilitando a organização defensiva ao anfitrião, daí que José Jardim tirou Renan e colocou Gelinski, no início do set seguinte. O Benfica entrou a vencer (1-4 e 6-8), mas foi "sol de pouca dura" (16-14). Os erros na recepção, bem como no serviço, continuavam e esse factor afectava o jogo ofensivo dos encarnados. O espírito combativo dos pupilos de José Jardim resultou numa parte final emocionante (22-22 e 23-24), porém com a Fonte Bastardo a vencer novamente, recorrendo às vantagens (26-24).

Finalmente, no parcial seguinte, surgiu o Benfica mais próximo da sua real valia. Gelinski continuava a ser aposta, e entretanto o Capitão Hugo Gaspar deu lugar a Ché. A meio do set, Mart Van Werkhoven rendeu Duff. A superioridade benfiquista (6-8 e 13-16) foi evidente, conforme reflecte o parcial de 18-25.

No 4º set, era expectável que o Benfica igualasse o confronto titânico, contudo regressou um Benfica muito irregular e algo desequilibrado emocionalmente, e foi mesmo por aí que perdeu este set. Com naturalidade, a Fonte Bastardo sentenciou (25-20) o desfecho da partida a seu favor. Outro factor a rever será a constante pressão que os locais, em particular Caíque, fizeram sobre o árbitro durante todo o jogo. Na dúvida, os pontos eram marcados para os locais.

Em suma, um jogo quase perfeito da formação insular que venceu peremptoriamente um Benfica muito distante do que já vimos e esperamos fazer. Nada está perdido. Na temporada passada também perdemos o 1º duelo mas sorrimos no final. É tempo de preparar os dois próximos jogos desta Final, jogados dia 9 e 10 de Abril, no Pavilhão Nº 2 da Luz, cientes de que a margem de erro é quase nula.

Resultado Final do Jogo 1 da Final dos Playoffs

Fonte do Bastardo 3-1 SL BENFICA (25-20; 26-24; 18-25; 25-20)


Na deslocação até à Rússia, a formação benfiquista perdeu por 27-25 frente ao St. Petersburg HC na segunda mão dos Quartos de Final da Taça Challenge de Andebol, mas qualificou-se para a fase europeia seguinte, fruto dos quatro golos de vantagem arrecadados na primeira mão desta eliminatória, juntando-se aos minhotos do ABC. 

Depois de um período inicial de menor fulgor ofensivo (6-2), mérito da postura defensiva dos anfitriões que fizeram marcação individual ao central Tiago Pereira, os encarnados diminuíram a diferença (8-7). Todavia, defensivamente estava complicado parar os ataques do opositor (11-8), motivando Mariano Ortega a substituir o guardião Mitrevski pelo Hugo Figueira. O Benfica entretanto voltou a reduzir diferenças (11-10), mas ao intervalo os russos venciam por 14-11.

Na segunda parte, a formação da casa permaneceu sempre na frente do "score", mas com 2/3 golos de diferença. A meio da etapa complementar, as coisas pareciam complicar-se para o lado benfiquista (21-17 e 23-18), mas a equipa encarnada demonstrou mais uma vez que atravessa um momento de forma assinalável, e com raça, querer e ambição encurtou distâncias (24-23) e selou a passagem com toda a justiça.

Nas Meias Finais, a turma orientada por Mariano Ortega encontrará, em meados de Abril, os noruegueses do FyllingenBergen numa reedição da terceira eliminatória da Challenge Cup 2014/2015 (registou-se duas vitórias encarnadas, por 33-32 e 25-28), antevendo-se bastante equilíbrio na discussão por uma vaga na Final da competição europeia.

Resultado Final dos 1/4 Final (2ª Mão)

St. Petersburg HC 27-25 SL BENFICA


O Campeão Nacional de Futsal empatou a uma bola perante a Quinta dos Lombos, na disputa da 21ª jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional da modalidade.

No último jogo caseiro na fase regular, os pupilos de Joel Rocha não lograram despedir-se da melhor forma, tendo inclusivamente hipotecado praticamente a possibilidade de arrebatar o 1º lugar e o respectivo factor "casa" nos Playoffs. Estamos nos 2º lugar, com dois pontos de desvantagem e mais um jogo disputado face ao líder Sporting.

Com o internacional luso Bebé a titular, as águias criaram mais oportunidades para marcar mas a natural supremacia benfiquista não se traduziu no resultado final. Notou-se algum nervosismo e intranquilidade dos encarnados, essencialmente provocados pela derrota em Odivelas na transacta jornada mas também através da estratégia imposta pela equipa oriunda de Carcavelos que teve o mérito de anular as sucessivas investidas dos da casa. O opositor apresentou-se muito bem organizado, bastante solidário em todas as acções da partida e atrevido no processo ofensivo à espreita de algum espaço concedido, perante um Benfica lento e previsível na manobra ofensiva com vários jogadores desinspirados. Ao intervalo, o marcador continuava sem sofrer alterações, 0-0.

Na etapa complementar, a toada do encontro manteve-se. O Benfica com a iniciativa de jogo, no entanto as situações para finalizar surgiram com mais frequência. Até que quando distavam 11 min e meio do final, a equipa que luta pela manutenção no principal escalão nacional desbloqueou o jogo, com um remate oportuno, sem a devida oposição de Chaguinha, na sequência de uma reposição de bola a partir da linha lateral, e também com Bebé a facilitar no posicionamento. A ineficácia benfiquista continuava, esbarrando diversas vezes no empenhado guarda-redes forasteiro, autor de uma segura e preponderante exibição, que dificultou ainda mais a tarefa aos encarnados. Já dentro dos últimos três min de jogo, o Benfica colocou o "5 para 4" em campo e, logo no primeiro lance de ataque, o energético Chaguinha evitou novo desaire numa jogada de insistência benfiquista. Ainda sobrava tempo para consumar a reviravolta, mas assim não aconteceu. Um castigo duro, mas que premeia a boa postura da Quinta dos Lombos contrastando com a pouca intensidade e dinâmica reveladas pelo Benfica. Ficou a ideia de que podia ter recorrido mais cedo à situação de 5 para 4.

Espero que os últimos dois tropeções tenham servido de alerta para todos os jogadores e equipa técnica. Impõe-se que tudo volte à normalidade no começo dos Playoffs e na hora da decisão europeia, por isso é o momento de cerrar fileiras e evoluir o nosso jogo para patamares já observados na presente temporada, isto é, um futsal pragmático, eficaz e muito colectivo.

Resultados Finais da 21ª Jornada

SL BENFICA 1-1 Quinta dos Lombos
CS São João 6-4 Boavista
Burinhosa 1-5 Sporting
Fundão 3-4 Belenenses
Leões de Porto Salvo 5-5 SL. Olivais
Rio Ave 5-1 Gualtar
Módicus 2-2 Sp. Braga


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário