segunda-feira, 21 de março de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim de semana agridoce para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Por um lado, a derrota, no Sábado, no reduto do rival Sporting em Futsal e, no Domingo, a eliminação das Meias Finais da Taça Challenge de Voleibol, por outro lado, a renovação do título da Taça de Portugal de Basquetebol.

Fique então com um rescaldo dos jogos das nossas modalidades, um dos quais ditou a conquista de mais um troféu para enriquecer o Museu Cosme Damião.


No Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, o SL Benfica sagrou-se pelo 3º ano consecutivo vencedor da Taça de Portugal de Basquetebol. Brilhante!

Illiabum, Vitória SC de Guimarães e Ovarense foram os adversários no trajecto do 3º título da presente temporada. Parabéns a toda a secção!

Primeiramente, na Quinta-feira, os pupilos de Carlos Lisboa triunfaram de forma robusta e natural, por 100-54, perante o Illiabum, nos Quartos de Final da competição. A formação de Ílhavo revelou-se, como era antecipado, presa fácil para os encarnados. A nível individual, Jeremiah Wilson (19 pontos, 12 ressaltos e 5 assistências) e Marko Loncovic (17 pontos, 7 ressaltos e 2 roubos de bola) ditaram as leis.

Sábado jogou-se o acesso à Final. Pela frente um obstáculo mais complicado, o combativo e histórico V. Guimarães. Os homens de águia ao peito, menos inspirados, tiveram de suar para superar uma aguerrida formação vitoriana, por 72-62, e carimbar a passagem ao duelo decisivo.

Este Domingo, jogou-se a Final da competição diante da Ovarense que fez um percurso notável na "Final 8" ao eliminar o BC Barcelos e o FC Porto, respectivamente. O resultado final de 103-51, cuja pontuação encarnada constitui novo máximo em finais da Taça de Portugal da modalidade, não deixa margem para dúvidas quanto à justiça do vencedor. Os pupilos de Carlos Lisboa souberam explorar bem a diferença física e impuseram um ritmo vivo desde os minutos iniciais, logrando uma vantagem volumosa no marcador, à boleia do tiro exterior sobretudo da autoria de Daequan Cook (25 pontos e 21 de valorização MVP), porém os vareiros lutaram até à exaustão para chegar ao intervalo com o resultado em aberto. 

Após o descanso, as águias continuaram intensas, particularmente no aspecto defensivo, e dominaram por completo uma formação vareira cansada, não só pelo jogo físico e veloz imposto pelo Benfica, mas também pela fadiga acumulada ao longo da competição, fundamentalmente no jogo ante o FC Porto. Os encarnados ampliaram ainda mais a vantagem, só consentindo dois pontos à Ovarense no 3º Período. Carlos Lisboa rodou o plantel, dando inclusivamente oportunidade ao Capitão Diogo Carreira, que respondeu com dois triplos convertidos.

Em suma, um prémio justo para uma equipa que se revelou coesa e empenhada no objectivo que recaiu na conquista da 21ª Taça de Portugal do glorioso palmarés benfiquista. Agora, depois das merecidas celebrações, é tempo de concentrar as atenções no desejado Penta!

Final 8

1/4 Final

SL BENFICA 100-54 Illiabum
V. Guimarães 70-59 Atlético
Ovarense 73-65 Barcelos
Porto 100-46 Barreirense

1/2 Final

SL BENFICA 72-62 V. Guimarães
Porto 70-73 Ovarense

Final

SL BENFICA 103-51 Ovarense


Em encontro da 20ª Jornada do Campeonato Nacional de Futsal, as águias perderam por 2-1 na visita ao Pavilhão Multiusos de Odivelas.

No embate unanimemente considerado decisivo para a discussão do vencedor da fase regular e, por conseguinte, da garantia do factor "casa" para os Playoffs, os Campeões Nacionais cederam no reduto do principal rival na luta pelo título. Actualmente somamos os mesmos pontos mas menos um jogo disputado comparativamente ao rival Sporting.

O Benfica sucumbiu no Derby e consequentemente entregou praticamente de bandeja o 1º lugar na fase regular ao Sporting. Tal como se antevia, foi um jogo muito intenso, muito táctico e com pouco espaço para se jogar. E na altura de fazer a diferença, o Benfica não fez, por uma série de razões. A 1ª parte foi algo cautelosa por parte do Benfica, pode falar-se numa postura mais expectante mas houve evidentes dificuldades em chegar à baliza contrária. Do outro lado havia mais iniciativa mas sem grande sobrecarga ofensiva – Juanjo não teve muito trabalho – mas os leões saberiam aproveitar um erro do Benfica para sair com superioridade no contra-golpe, abrindo a contagem. 

Na 2ª parte tivemos um Benfica diferente para melhor, a equipa encarnada reagiu à desvantagem e deu trabalho a Marcão, que respondeu à altura, e viu também parte da sua reacção esbarrar na madeira da baliza contrária. O empate chegou num lance confuso, por intermédio de Rafael Henmi, e foi durando algum tempo, até que o Sporting ganhou novamente vantagem, numa jogada que não se pode consentir, passe directo de Marcão e de cabeça Fortino desviou na área, nem a marcação foi eficiente, nem Juanjo saiu a tempo de evitar a cabeçada. O Benfica foi à procura do prejuízo, mas só optou pelo guarda-redes avançado nos últimos três min. Mas à entrada dos últimos 2 min, a derradeira reacção do Benfica foi derrubada por um factor externo: o árbitro deu um amarelo (o segundo) a Jefferson por simulação de uma falta, num lance em que o camisa 23 foi ostensivamente puxado pelo adversário. Enfim, podíamos ter ficado aqui a falar das cotoveladas não ou mal punidas de Fortino e Cavinato, mas evitamos esse caminho mas não podemos deixar passar em claro este lance, não esquecendo que o marcador estava com diferença mínima e o empate favorecia o Benfica neste jogo.

Uma vez mais, tal como na primeira volta, ficou claro que as duas equipas estão muito próximas de valor, e que nos Playoffs devem ambas chegar à final, e que aí tudo pode acontecer, seja na Luz ou em Odivelas. Será jogo a jogo, minuto a minuto, sabendo então o Benfica que terá de vencer pelo menos um jogo na casa do seu rival: na temporada passada venceu dois.

Resultados Finais da 20ª Jornada

Sporting 2-1 SL BENFICA
Boavista 3-4 Burinhosa
Quinta dos Lombos 4-6 Fundão
Belenenses 2-5 Leões de Porto Salvo
SL. Olivais 6-3 Rio Ave
Gualtar 2-4 Módicus
Sp. Braga 7-1 CS São João


Os comandados de Mariano Ortega estão na frente na disputa por um lugar nas Meias Finais da Taça Challenge de Andebol.

Na tarde de Sábado, o Benfica recebeu e bateu os russos do St. Petersburg HC por 24-20. Após o apito final, subsiste a ideia de que poderíamos ter assegurado uma margem mais interessante, pois esperam-nos bastantes dificuldades na viagem até São Petersburgo. Mas, sem dúvida, que este desenlace abre boas perspectivas para o confronto da 2ª Mão.

A boa forma dos encarnados continua... Depois de cerca de 2 min sem qualquer golo registado por parte de ambas as equipas, as águias impuseram velocidade nas suas acções para contrariar o jogo mais físico do oponente russo, e essa aposta surtiu efeito. As águias cedo cavaram uma vantagem bastante proveitosa (6-1) e prosseguiram com um ritmo intenso durante toda a primeira parte. Mérito da rotação de plantel efectuada por Mariano Ortega, uma gestão necessária face ao desgaste causado pelo jogo em casa do FC Porto a meio da semana anterior. Um Benfica bem organizado em todos os aspectos, fundamentalmente coeso e agressivo q.b. a nível defensivo com o guarda-redes Nikola Mitrevski em grande plano e dinâmico ofensivamente a procurar as melhores soluções para finalizar com os jogadores a corresponderem geralmente da melhor forma quando solicitados. A "décalage" acentuou-se (12-6), mas nos instantes finais da 1ª parte algumas precipitações no ataque benfiquista resultaram na redução de distâncias. Ao intervalo, o Benfica vencia por 13-9.

No reatamento do duelo, o Benfica voltou a estar por cima (15-10), no entanto a reacção russa era esperada e assim aconteceu (16-14), contrastando com a diminuição momentânea de agressividade encarnada. O guardião Mitrevski continuou inspirado, travando com sucesso diversos remates contrários, e impulsionou a turma benfiquista para a fase final do embate. Nos últimos 20 min, ora o Benfica dilatava a diferença (18-14 e 22-18), ora a formação visitante encurtava diferenças (19-17 e 22-20), porém os homens que envergam o "Manto Sagrado" haviam de selar o desfecho positivo com toda a justiça, com uma ponta final bem conseguida e que permitiu lograr uma vantagem de quatro golos. Destaque também para a boa exibição de Elledy Semedo que, com 7 golos, se cotou como o melhor marcador do jogo. 

Tudo em aberto na eliminatória, pese embora os quatro golos de avanço. Estamos numa posição privilegiada mas o desafio na Rússia, agendado para o próximo Sábado, será indubitavelmente mais exigente, onde certamente será mais difícil surpreender o nosso adversário nos Quartos de Final da competição europeia.

Resultado Final dos 1/4 Final (1ª Mão)

SL BENFICA 24-20 St. Petersburg HC



No que concerne ao Hóquei em Patins, os pupilos de Pedro Nunes não facilitaram e regressaram naturalmente aos êxitos com uma goleada na recepção à AE Física, a contar para a 19ª Jornada do Campeonato Nacional.

Antes da paragem competitiva de clubes face aos compromissos internacionais, importava ao Benfica vencer e convencer, depois do polémico empate no rinque do OC Barcelos. Os Campeões Nacionais não permitiram quaisquer veleidades e trucidaram autenticamente a formação oriunda de Torres Vedras, actual penúltima classificada, por 14-4. As águias seguem na liderança isolada da classificação, quando restam sete jornadas por disputar, averbando mais 8 pontos face ao FC Porto que ocupa o 2º lugar.

O conjunto liderado por Pedro Nunes começou logo a vencer com um golo esquisito e madrugador do astro Carlos Nicolia. Depois de abrir o marcador, Nicolia bisou na transformação de uma grande penalidade, volvidos quatro min. Instantes depois, a Física reduziu para 2-1 também através de grande penalidade. Nos últimos 15 min da 1ª parte, entrou em cena o 'rolo compressor' benfiquista, somando mais seis golos marcados por Marc Torra, por três vezes, Miguel Rocha, João Rodrigues e Tiago Rafael. Antes do intervalo surgiu o 2º tento forasteiro, fixando o resultado em 8-2 ao intervalo.

Na etapa complementar, o Benfica não tirou o "pé do acelerador" e, aos 36 min, já vencia por 11-3 com stickadas certeiras de Jordi Adroher, Nicolia e Miguel Rocha. Entretanto, a formação visitante aproveitou a desconcentração defensiva dos encarnados e apontou dois golos de rajada. Já na fase final do encontro, a história não foi diferente e o conjunto encarnado somou mais três tentos. João Rodrigues, por duas ocasiões, e Miguel Rocha acertaram com sucesso na baliza contrária, sendo que ambos lograram um "hat-trick" na partida tal como Nicolia e Torra.

Resultados Finais da 19ª Jornada

SL BENFICA 14-4 AE Física
HA Cambra 1-2 HC Turquel
Juv. Viana 2-4 Paço de Arcos
Oliveirense 6-1 AD Sanjoanense
Porto 9-2 HC Braga
Valongo 5-3 Sporting
Candelária 6-2 OC Barcelos


O fim do sonho! O Benfica caiu aos pés do Calzedonia Verona, por 1-3 (15-25; 25-19; 17-25; 14-25), ficando pelo caminho das Meias Finais da Challenge Cup de Voleibol deste ano. 

Com um pavilhão cheio no apoio à sua equipa, o Benfica sabia que tinha pela frente a dura missão de vencer três sets, perante um adversário que continuava a ser favorito para este jogo, e fez valer esse estatuto dentro do campo. 

A equipa italiana aprendeu a lição, e da arrogância e sobranceria com que encararam a primeira mão, entraram com tudo neste jogo, muita concentração e também muito coração, lutando por todos os pontos e salvando bolas incríveis. Esta persistência e tenacidade na defesa foi só uma das muitas armas que funcionaram: a recepção roçou a perfeição, tal como o serviço. O Benfica andou sempre atrás no primeiro set (tal como no terceiro) e teve muitas dificuldades para seguir na peugada do concentrado e assertivo adversário.

Pelo meio, no segundo parcial, as coisas inverteram-se um pouco, foi uma altura de muito acerto do Benfica e com o jogo a fluir, o Benfica acabou por ganhar esse set. Ao fim do terceiro parcial, entrava-se num set em que o Benfica só podia ganhar, para garantir pelo menos o "golden set", ou tentar vencer no 5º set. E ao contrário do set anterior, o Benfica conseguiu aguentar a dinâmica dos italianos, mesmo que para isso tenha muitas vezes jogado nos seus limites técnicos, físicos e anímicos. E acabou por ser aí a que a equipa quebrou. Com 11-13 no marcador, e com muitas dificuldades para responder ao serviço contrário, o Benfica conseguiu finalizar o ponto por Hugo Gaspar, com o árbitro a considerar que o capitão encarnado tocou na rede antes de a bola embater no solo. Ficaram dúvidas, não sobre o contacto com a rede que é evidente, mas sobre o timing do mesmo. Pareceu que o 2º árbitro ia dar instrução ao 1º de que seria depois, mas da conversa entre os dois árbitros ficou vincado que o 1º não iria mudar a sua decisão, saindo ainda um cartão vermelho a Roberto Reis por protestos (evidentes), e portanto de um possível 12-13 o marcador ficou em 11-15. Pior, o Benfica caiu a pique depois disso, e jamais se reencontrou. Terminou aqui a aventura europeia, o Benfica perdeu mas não caiu, sai claramente com a sensação que foi até onde conseguiu ir, e bater o pé a formação de outro nível foi satisfatório. 

Agora é tempo de focar no ponto essencial da época: a conquista do campeonato nacional, isso sim uma eliminatória que só pode ter um desfecho: a vitória do Benfica.

Resultado Final dos 1/2 Final - 2ª Mão

SL BENFICA 1-3 Calzedonia Verona (15-25; 25-19; 17-25; 14-25)


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário