quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada agridoce para as modalidades de pavilhão do SL Benfica que estiveram em acção na Quarta-feira. Em Basquetebol, os encarnados carimbaram o passaporte para a ronda seguinte da Taça de Portugal. Já no Andebol, registou-se uma derrota em Braga que complicou as contas para a concretização do principal objectivo desta temporada. 

Confira a análise de cada partida onde o 'Manto Sagrado' esteve presente. 


Em Braga, o SL Benfica saiu derrotado por 29-27 frente ao ABC, para a penúltima jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Com o desaire consentido no Minho, os comandados de Mariano Ortega ficaram praticamente sem hipóteses de lutar pelo segundo lugar da classificação. O Sporting venceu e, como tal, fomos relegados para o quarto lugar. Resta-nos vencer o rival da 2ª Circular no próximo Sábado, para fechar a fase regular no 3º lugar, o que seria positivo tendo em consideração o emparelhamento nos Playoffs.

Depois do 34-28 a favor do Benfica na 1ª Volta,
 desta vez o conjunto liderado por Mariano Ortega não conseguiu destronar a equipa orientada por Carlos Resende. A entrada na partida parecia indicar o contrário, com as águias a vencer por 0-2, mas imediatamente a seguir o conjunto bracarense virou o resultado a seu favor (3-2) e comandou a marcha do marcador durante quase o jogo inteiro. Até ao intervalo, ora a formação local aumentava a vantagem, ora as águias reduziam a clivagem no marcador, mas no final do 1º tempo os minhotos apenas venciam de forma apertada, por um golo de diferença, 16-15.

Na etapa complementar, os encarnados chegaram a restabelecer a igualdade (16-16), porém praticamente logo de seguida o ABC colocou-se novamente a ganhar e rumou para a vitória ao cavar uma vantagem de 4 golos (22-18). Até final, os rapazes que envergam o "Manto Sagrado" ainda reagiram (28-27), mas claudicaram nos momentos decisivos, algo que esta secção já nos habituou ao longo dos últimos anos.

A equipa da casa apresentou-se, como é norma, muito bem organizada tacticamente e soube tirar partido dos erros inadmissíveis, da permissividade defensiva e da ineficácia encarnada em certos momentos do jogo. Neste tipo de jogos não basta criar situações favoráveis para finalizar, é preciso concretizá-las. Em suma, uma derrota justa e normal. Exige-se um desempenho mais regular em todos os sentidos e mais atitude por parte de alguns jogadores...

Resultados Finais da 21ª Jornada

ABC 29-27 SL BENFICA
Sporting 39-22 ISMAI
Águas Santas 28-29 Passos Manuel
Madeira SAD 36-30 Belenenses
Porto 29-23 AA Avanca
Sp. Horta 26-27 AC Fafe


No Basquetebol, o conjunto liderado por Carlos Lisboa qualificou-se para os Oitavos de Final da Taça de Portugal após levar de vencida o Galitos Barreiro por 76-63.

Os encarnados confirmaram o favoritismo e eliminaram um colectivo jovem que tem realizado uma temporada bem positiva, basta atentar à sua classificação na fase regular (4º classificado).

Com as ausências de Ivica Radic e Carlos Andrade, aguardavam-se maiores dificuldades ao conjunto benfiquista. Os primeiros instantes da partida foram pautados pelo equilíbrio, pese embora um ligeiro ascendente dos Tetra-Campeões. No 2º Período, o Benfica melhorou, particularmente no aspecto defensivo, chegando assim ao intervalo a vencer por 41-30.

Após o descanso, a toada do encontro manteve-se, isto é, o Benfica revelava superioridade nas várias vertentes do jogo. As águias acentuaram a diferença no 'placar', fruto de uma satisfatória eficácia no tiro exterior, de modo a evitar qualquer tipo de surpresa. À entrada dos últimos dez min de jogo, a turma benfiquista vencia por 63-46. No derradeiro parcial, o oponente aproveitou o relaxamento benfiquista e a rotação de plantel efectuada por Carlos Lisboa para reduzir distâncias, mas sem colocar em causa o desfecho previsto. Nota clara para o regresso surpreendente de Diogo Carreira após longo período afastado devido a lesão. Bem-vindo novamente Capitão!

A nível individual, Jeremiah Wilson foi o MVP da partida, ao realizar uma exibição completa, com 18 pontos, 12 ressaltos e 4 assistências. Já Daequan Cook distinguiu-se, com 27 pontos, como o melhor marcador do duelo.

Nos Oitavos de Final, iremos defrontar, na condição de visitante, a formação do Eléctrico, precisamente o nosso próximo adversário, este Sábado, em jogo a contar para o campeonato. A 'Final 8' da competição será disputada entre os dias 17 e 20 de Março, em Oliveira de Azeméis.


Resultado Final dos 1/16 Final

SL BENFICA 76-63 Galitos Barreiro


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html
Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário