segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Decepcionante. Assim se define o começo de 2016 para as nossas equipas principais de Basquetebol e Futsal. Ambas estrearam-se a perder no respectivo campeonato nacional, todavia prosseguem no comando da classificação.

Confira o rescaldo do fim de semana desportivo das nossas modalidades de pavilhão.


No Pavilhão Nº 2 da Luz, o Campeão Nacional de Futsal perdeu por 2-4 ante a AD Fundão, a contar para a 16ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.

Mau resultado. Perdemos a liderança isolada na tabela classificativa. A turma chefiada por Joel Rocha reparte o 1º lugar com o rival Sporting.

Bastou chegar 2016 para o Benfica consentir o primeiro desaire na presente edição do campeonato nacional. Ao invés do que se tinha sucedido nos últimos jogos, as águias até estiveram mais intensas, porém foram penalizadas pela ineficácia na hora de rematar à baliza e não souberam contrariar uma das principais armas do adversário oriundo de uma região do interior de Portugal, a transição rápida defesa-ataque. Um factor a rever no capítulo defensivo.

Um golaço de Alan Brandi, fruto de uma vistosa jogada individual culminada com um brilhante chapéu ao guardião oponente, parecia encaminhar, quando estavam decorridos cerca de 12 min desde o início do duelo, o Benfica para a manutenção da invencibilidade, contudo a resposta da AD Fundão foi pronta, isto é, 5 min depois já tinham efectuado a reviravolta no marcador, com dois remates indefensáveis para o internacional luso Bebé, que assumiu a titularidade. O regressado Jefferson, após paragem prolongada devido a lesão, viria a restabelecer a igualdade nos últimos instantes da 1ª parte, através de um lance caricato em que o guarda-redes fundanense viu um colega de equipa roubar-lhe a bola praticamente em cima da linha de golo e imediatamente surgiu o benfiquista brasileiro a agradecer a oferta e a empurrar o esférico para dentro da baliza. Ao intervalo, registava-se um empate a duas bolas.

Na 2ª parte, acentuaram-se as oportunidades de golo desperdiçadas pela formação da casa. A bem orientada AD Fundão criou novamente bastantes dificuldades ao Benfica, conforme tem sido recorrente nos jogos disputados entres as duas equipas, e aproveitou o desnorte ofensivo encarnado para sair velozmente para o contra-ataque, sendo dessa forma que voltou a adiantar-se no marcador e, posteriormente, que fixou o resultado final em 2-4, com Juanjo, aposta de Joel Rocha para os últimos 20 min, sem chances para impedir os tentos. As águias ainda arriscaram, colocando guarda-redes avançado, mas sem sucesso. Nota para a ausência de Fernando Wilhelm na convocatória.

Exige-se uma reacção já esta Quinta-feira, precisamente contra o conjunto da Beira-Baixa, num jogo a contar para os Quartos de Final da estreante Taça Liga.

Resultados Finais da 16ª Jornada

SL BENFICA 2-4 Fundão
Burinhosa 7-5 Leões de Porto Salvo
Boavista 3-4 Rio Ave
Módicus 1-5 Sporting
Quinta dos Lombos 2-6 Sp. Braga
Belenenses 3-1 Gualtar
SL. Olivais 4-3 CS São João



No encontro teoricamente mais complicado da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol, o SL Benfica perdeu no Dragão Caixa frente ao FC Porto por 81-62 na 14ª Jornada.

Uma derrota justa averbada pelo Tetra-Campeão Nacional, atendendo ao que se passou neste Domingo. As águias, claras favoritas a somar mais dois pontos no Clássico, nunca se impuseram ao longo dos 40 minutos e um colapso na fase decisiva da partida (parcial de 27-11 no 4º Período) ditou o desfecho negativo.

É um problema que não é de agora, mas que vai sendo disfarçado pelos resultados e principalmente pela hegemonia encarnada. O Benfica apresentou-se desorganizado na vertente ofensiva e não soube encontrar soluções para o insucesso nas situação de 1x1. Além disso, quem comete infantilmente turnovers na gestão da posse de bola e se revela pouco inteligente e coeso no aspecto defensivo permitindo bastantes facilidades ao rival nortenho no momento de lançar ao cesto arrisca-se a ser batido...

O jogo exterior dos encarnados foi praticamente uma nulidade. Tantas tentativas (25), a maior parte delas de maneira desnecessária, e somente três concretizadas devidamente. Os norte-americanos Daequan Cook e Jeremiah Wilson passaram claramente ao lado do jogo, ao passo que Ivica Radic (15 pontos e 5 ressaltos) e Frederick Gentry (13 pontos) foram preponderantes em manter os encarnados na discussão do jogo até ao final do 3º Período. Nos últimos 10 min, o Benfica apenas marcou presença. A desvantagem de três pontos, 54-51, era recuperável mas a nossa equipa surgiu desastrada, sobretudo com um desempenho inadmissível sobretudo na vertente atacante, resultando num parcial de 16-0 a favor dos da casa, que explica a diferença significativa no resultado final.

Apesar de o SL Benfica continuar na dianteira da fase regular, com um ponto de vantagem sobre a formação portista, não é tolerável perder pontos face à clara supremacia do nosso plantel comparativamente aos restantes que marcam presença no principal escalão nacional da modalidade. Ademais, a prestação do conjunto encarnado pautou-se por uma evidente falta de espírito colectivo aliada a uma jornada de clara desinspiração por parte dos jogadores mais desequilibradores às ordens de Carlos Lisboa.

Resultados Finais da 14ª Jornada

Porto 81-62 SL BENFICA
Lusitânia 64-82 Galitos Barreiro
Oliveirense 81-83 Eléctrico
Maia Basket 73-86 V. Guimarães
Barcelos 64-61 Ovarense

Folga: CAB Madeira


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


1 comentário:

  1. Fizeram-lhes mal, o Natal e a passagem do ano. Vamos lá a acordar, campeões!

    ResponderEliminar