terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Mais SLB

Já arrancou a 38ª edição do emblemático e duro Rally Dakar! Apontado como um dos candidatos à vitória, o motard Paulo Gonçalves, 2º classificado na competição de 2015, que recentemente renovou a parceria com o nosso clube, ocupa o 4º lugar (a 1:08 min do actual líder da classificação), volvidas três tiradas disputadas. Depois de um início algo atribulado veio uma trajectória ascendente e condizente com a capacidade do piloto da Honda. Rumo ao título!
Tendo em perspectiva os Campeonatos Nacionais de Atletismo de Estrada, agendados para 23 de Janeiro, onde as águias procuram revalidar o título quer femininos quer em masculinos, muitos atletas do SL Benfica alinharam nas tradicionais corridas de São Silvestre que ocorrem nesta época festiva e naturalmente alguns somaram triunfos, designadamente, Dulce Félix em Lisboa pelo 3º ano consecutivo, Catarina Ribeiro na Amadora, Emilia Kumós no Crato e em Avis, Joana Costa em Amares, Hélio Gomes em Viana do Castelo, Coimbra e Santa Marta de Portuzelo, Emanuel Rolim na LourinhãPedro Ferreira em Gondomar e Paulo Pinheiro em Setúbal e nos Olivais. Sublinhe-se ainda a vitória das águias por equipas na São Silvestre de Lisboa e o prestigiante 4º lugar obtido por Salomé Rocha em Madrid, na San Silvestre Vallecana.
Numa prova realizada em Vila Real de Santo António, o benfiquista Paulo Conceição estabeleceu novo record nacional de Salto em Altura referente ao escalão Sub-23, em Pista Coberta, com a marca de 2,17 m.
Na Marcha Atlética, Pedro Isidro impôs-se indiscutivelmente nos 5000 m do I GP Atletis, em Tunes, Algarve, enquanto na vertente feminina Kristina Saltanovic concluiu no 2º posto. No 1ª GP de Oliveira do Douro, Sérgio Vieira superiorizou-se ao seu irmão que vendeu cara a derrota e cotou-se como o mais rápido a percorrer os 10 Km da prova.
A formação masculina do SL Benfica sagrou-se de forma contundente Campeão Nacional da 2ª Divisão de Natação e subiu ao escalão máximo nacional. Parabéns pelo título e pela promoção!
Na secção de Bilhar, ênfase para as vitórias de Teresa Castro Cláudia Dominguez no 3º Open de Pool Feminino da Zona Centro e de Lisboa/Setúbal, respectivamente.



Como é habitual na quadra natalícia, realizaram-se em vários pontos do território nacional, as emblemáticas corridas de cerca de 10 Km denominadas de São Silvestre. Evidentemente vários atletas do SL Benfica aproveitam esta fase da época para se prepararem para os compromissos colectivos e individuais agendados para 2016 e participaram nas mais variadas provas, com evidente destaque para os triunfos de: Dulce Félix (33 min), pela 5ª vez, em Lisboa; Hélio Gomes em Viana do Castelo (30:38 min), Coimbra (28:21 min) e Santa Marta de Portuzelo (32:10 min); Catarina Ribeiro (33:55 min) na Amadora (onde o pódio foi completado na plenitude por atletas do SL Benfica, Vanessa Fernandes e Mónica Silva, respectivamente); Emanuel Rolim na Lourinhã; Emilia Kumós no Crato (37:26 min) e em Avis (10:53 min em 3,3 Km); Joana Costa (35:35 min) em Amares, Paulo Pinheiro em Setúbal/Sado (30:13 min) e nos Olivais (31:51 min)Pedro Ferreira (31:51 min) em Gondomar. Na 8ª São Silvestre de Lisboa, o SL Benfica tornou-se vencedor do troféu referente à classificação por equipas, em que cada equipa era composta por três atletas do sexo feminino e outros tantos do sexo masculino.
Face aos muitos atletas encarnados que competiram ao longo dos últimos dias, optamos apenas por mencionar nesta rubrica os vencedores e aqueles que asseguraram presença no pódio. Rui Pedro Silva não foi além do 2º lugar no Porto, falhando assim a 7ª vitória consecutiva, e na Volta à Cidade do Funchal, sucedendo-se o mesmo com Mónica Silva. Na cidade de Gondomar, Ismael Queirós terminou imediatamente atrás do vencedor e colega de equipa, tal como aconteceu com Ruben Pessoa em Setúbal. Em Vila Real, Silvana Dias também concluiu no 2º lugar. Em Lisboa, o triatleta João Pereira (aproveitamos para agradecer o profissionalismo do triatleta consagrado Bruno Pais, uma vez que deixou de pertencer ao SL Benfica) e Salomé Rocha subiram ao 3º lugar do pódio, tal como Rui Pinto na Amadora. Por último, nota para o bastante satisfatório desempenho de Salomé Rocha, 4ª classificada, na capital castelhana, na San Silvestre Vallecana.














Ainda no Atletismo, claro destaque para a exibição de Paulo Conceição em Vila Real de Santo António. O atleta benfiquista fixou novo record nacional de Salto em Altura em Pista Coberta na categoria de Sub-23, que já lhe pertencia em igualdade com o colega de equipa Tiago Pereira, ao transpor a fasquia colocada a 2,17 m, numa prova de preparação em Vila Real de Santo António organizada pela Associação de Atletismo do Algarve.
Resultado oficial em:



Na Marcha Atlética, Kristina Saltanovic e Pedro Isidro representaram o SL Benfica nos 5 km do 1º GP Atletis, em Tunes, Algarve. A experiente e nova aposta do Atletismo encarnado arrecadou o 2º lugar, ao passo que no sector masculino o atleta referido venceu a prova, gastando 21:13 min. Em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, Sérgio Vieira levou a melhor na intensa disputa até à meta com o seu irmão que enverga o equipamento do nosso rival da 2ª Circular e distinguiu-se como vencedor dos 10 Km do 1º GP local, ao babo de 41:24 min.
Resultados oficiais em:
http://www.aaalgarve.org/images/resultados2016/1680017%20RESULT%201.pdf
http://www.aaporto.com/index.php/competicoes/class




Já teve início o mítico Rally Dakar 2016, que decorre entre os dias 2 e 16 de Janeiro, na Argentina e Bolívia, e conta com a participação do motard de todo-o-terreno Paulo Gonçalves. O benfiquista é um dos principais candidatos à vitória final, depois de acabar a edição transacta da prova na honrosa 2ª posição. As condições climatéricas adversas na Argentina têm dificultado a tarefa a todos os pilotos e inclusivamente levaram à anulação da 1ª etapa da competição e ao encurtar da distância cronometrada na jornada seguinte. O Vice-Campeão Paulo Gonçalves, ao serviço da Honda, cumpriu o prólogo de 11 Km em Buenos Aires, que marcou simbolicamente o começo do 38º Rally Dakar, com o modesto 50º melhor tempo, por causa de problemas mecânicos na moto que afectaram o seu rendimento, mas esta Segunda-feira ascendeu ao 7º posto da classificação geral, ao concluir a 2ª tirada no 6º lugar. Hoje, o piloto encarnado confirmou a evolução de forma e subiu ao 4º lugar, após ter sido 2º classificado na 3ª etapa.



No Complexo de Piscinas Olímpicas de Coimbra, o SL Benfica disputou, quer em masculinos quer em femininos, a 2ª Divisão do Campeonato Nacional de Natação. Na vertente masculina transitamos para o principal escalão nacional da modalidade ao vencer categoricamente o concurso com 266 pontos obtidos, ao passo que no sector feminino terminamos na 12ª posição com 145 pontos somados.



Depois da vitória encarnada na prova regional na vertente Carambola, a secção de Bilhar do SL Benfica voltou a ter motivos de festejo. Teresa Castro e Cláudia Dominguez venceram respectivamente o 3º Open de Pool Feminino da Zona Centro e o de Lisboa/Setúbal.


Sem comentários:

Enviar um comentário